segunda-feira, dezembro 07, 2009

DIGA OBRIGADO

Leia o Salmo 104.24-28
Que variedade, Senhor, nas tuas obras! [...] Todos esperam de ti que lhes dês de comer a seu tempo. Salmo 104.24, 27
......................
Durante a Conferência Mundial do Meio Ambiente, que ocorre agora na Dinamarca*, serão colocados no altar das igrejas em muitos cultos religiosos três objetos incomuns: uma pedra, um grão de milho e um fragmento de coral**. As pedras vêm da Groenlândia; o milho, do Maláui; e os corais, do Pacífico. Esses objetos nos lembram que as mudanças climáticas causadas pelo nosso comportamento afetam as pessoas em todo o mundo. O aquecimento global elevou a temperatura do oceano que banha a Groenlândia, fazendo com que os peixes desapareçam, impossibilitando que muitas famílias se alimentem. O milho representa a seca que gera a fome dos camponeses pobres do Maláui. O coral nos lembra das ilhas do oceano Pacífico inundadas por causa da elevação do nível dá água; famílias perderam tudo e fugiram. Deus nos deu espaço para viver, plantar e pescar, mas nossos atos estão destruindo a terra e a vida das pessoas. Ganância e consumismo são pecados, e essa mentalidade descartável infecta nossas relações uns com os outros. Nós pensamos que podemos usar e descartar seres humanos. Mas Jesus nos ensinou a considerar os outros nossos irmãos e irmãs e a ver o mundo como uma preciosa dádiva de Deus.
Oração: Generoso Deus, graças por Tuas preciosas dádivas que permitem a todos/as nós viver. Ajuda-nos a honrar o planeta em que vivemos e uns aos outros. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Deus criou a Terra para nos sustentar; nós mudamos isso.
Anders Gadegaard (Copenhague, Dinamarca)
Oremos pelas pessoas que enfrentam a seca.
MEDITE: MATEUS 4 ____ * Conferência da Organização das Nações Unidas sobre as mudanças climáticas, que ocorre de hoje a 18 de dezembro em Copenhague, na Dinamarca. ____ ** Animal marinho que, juntamente com algas calcárias, forma as estruturas de um recife.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial