sexta-feira, agosto 28, 2009

DISCIPLINA MÚTUA


Ensinem e instruam uns aos outros com toda a sabedoria.
Cl 3:16


A aplicação da disciplina na Igreja é difícil e dolorosa, mas necessária. Mas há outro tipo de disciplina igualmente difícil e penosa: é a disciplina mútua entre irmãos na fé, membros da Igreja. Se ela fosse exercida responsável e fielmente, talvez a disciplina diante dos oficiais da Igreja pudesse ser evitada.

A maioria mostra-se indecisa ou tímida ante a delicadeza de ter de admoestar um irmão ou irmã, pelo fato de sermos nós mesmos vulneráveis e termos nossos próprios pecados ocultos.

Não admoestar quem está em pecado se revela falta de amor cristão, pois a pessoa que se desvia da verdade corre um sério risco, que pode estender-se a outros membros da família. Nós, os possíveis admoestadores, não temos poder espiritual para restaurar o faltoso, pois esta é a obra do Espírito Santo.

Paulo nos dá a receita para a disciplina: amar uns aos outros com amor fraternal, “pois o amor une perfeitamente todas as coisas”; perdoar de antemão; admoestar, isto é, corrigir, usando a Palavra de Deus, o testemunho e a oração; ajudar na sua restauração, oferecendo-se para reintroduzi-lo na comunidade, se for o caso. Sobretudo, ore antecipadamente, mostre compaixão, sinceridade, discrição, humildade — e não se vista de anjo ou de juiz.

Ore
Senhor da graça, dá a tua Igreja amor, humildade e compreensão para guiar, admoestar, confortar e mostrar o caminho de volta aos que se afastam da verdade. Oramos em nome de 
Jesus. Amém.

Pense
Ir atrás de uma ovelha desgarrada é tão 
importante quanto levar alguém a Cristo.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial