quinta-feira, agosto 27, 2009

O MISTÉRIO DO SOFRIMENTO

Leia 1 Coríntios 13.8-13
E eis que estou convosco todos os dias até a consumação do século. Mateus 28.20
......................
Por séculos, teólogos e filósofos têm se debatido com o problema do sofrimento humano. Alguns consideram o sofrimento consequência do pecado, explicação que não pode ser inteiramente rejeitada, pois a Bíblia nos diz: "Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará" (Gálatas 6.7). Outros creem que o sofrimento pode vir como uma provação da fé. A Bíblia sugere que isso às vezes é verdade, como no caso de Jó. A Bíblia nos diz também que às vezes o sofrimento pode ser uma experiência de aprendizado, sendo Deus nosso mestre benevolente (Hebreus 5.8 e 12.7-11). Cheguei à conclusão, no entanto, de que muitas vezes não há uma razão aceitável para o sofrimento. Com muita frequência, o sofrimento simplesmente não faz sentido e não produz nenhum bem visível. Um bebê nasce seriamente deformado. Uma mãe morre de câncer de mama. Um avião cai, matando centenas de passageiros. Ainda assim, temos a promessa de que, em nossos momentos de sofrimento, quaisquer que sejam as nossas tribulações, por mais pesados que sejam nossos fardos, não importa qual seja a nossa angústia, nada pode nos separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor (Romanos 8.35-39). Com essa certeza, podemos encontrar consolação e coragem para seguir em frente com fé, sabendo que este mundo não é o nosso lar e confiando que um dia os mistérios da vida serão explicados.
Oração: Em tempos de frustração e desespero, ó Deus, que possamos sentir a Tua presença e encontrar força na Tua palavra. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Quando se acumulam os problemas, podemos confiar nos braços fortes de Deus.
Ralph Lord Roy (Connecticut, EUA)
Oremos por alguém que esteja lidando com questões perturbadoras.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial