sexta-feira, junho 05, 2009

DEUS A URSA MÃE

“Como uma ursa de quem roubaram os filhotes, eu os atacarei e os rasgarei.” 
Oséias 13:8 


Raramente lemos trechos bíblicos como este capítulo de Oséias. Preferimos aquelas passagens que podem ser lidas para as crianças sem amedrontá-las ou preocupá-las. Mas, se desejamos imaginar Deus com maior precisão, necessitamos de todas as imagens da Escritura.

Na profecia de Oséias, Deus é retratado como uma ursa em fúria por ter sido roubada de seus filhotes. Essa perda, conforme o contexto indica, aconteceu quando os israelitas trocaram o Deus verdadeiro por ídolos de metal, buscando uma religião que se conformasse principalmente a seus próprios interesses, e não à vontade de Deus.

Esse padrão autodestrutivo de comportamento não seria tolerado, pois Deus ama seu povo com a ferocidade da mãe ursa. Ele não permaneceria indiferente enquanto seus filhos ignoravam a verdade e caminhavam para a ruína espiritual.

Comentando este texto, João Calvino disse que, por causa de nossa morosidade espiritual, Deus às vezes utiliza imagens chocantes para nos despertar. Que essa atordoante imagem do impetuoso amor de Deus por seus filhos possa chocar aqueles que têm se apegado a padrões autodestrutivos de vida e trazê-los de volta ao Deus que os ama ardorosamente.

Ore

Senhor, nem sempre podemos compreender adequadamente a profundidade de teu amor e zelo por nós, teus filhos. Perdoa-nos, Pai, e ensina-nos a ouvir tua voz e guardar teus caminhos. 
Amém.

Pense

Deus não fica parado contemplando
a autodestruição de seus filhos.
wwwlpc.org.br

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial