segunda-feira, junho 02, 2008

NO CENÁCULO

Das regras ao amor

Leia João 3.1-17

Porque toda a lei se cumpre em um só preceito, a saber: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Gálatas 5.14
......................
No verão que antecedeu ao meu noivado com minha mulher, Suzanne, fiquei cheio de dúvidas: Como poderia ter certeza de que nosso casamento não acabaria em divórcio? Como poderia ter certeza de que teria um lar feliz? Ocorreu-me que, em vez de uma certidão de casamento desejava uma garantia de que não correria risco nenhum ao amar outra pessoa. Mas não há amor sem risco.
Do mesmo modo, durante muitos anos quis que minha vida com Deus fosse legalista e literal, como num jogo no qual todas as regras estão definidas. Viver de acordo com regras afasta a ambiguidade e o risco. Boa parte de minha vida vivi cumprindo regras, preferi estar certo a amar. Mas em meu casamento amoroso e em minha vida em Cristo, experimentei a diferença entre viver sob o rigor da lei e viver pela graça.
Espiritualmente, viver dentro do círculo de amor pode exigir que desaprendamos muito do que pensamos que sabemos sobre Deus. Somente quando permitimos que o amor guie nosso entendimento das regras, podemos receber o dom que jamais conheceremos inteiramente, as boas novas que ouvimos e proclamamos: "Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o Seu Filho unigênito [...]. Porquanto Deus enviou o Seu Filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por Ele" (João 3.16-17).

Oração: Deus, afasta nossa necessidade de certezas e dá-nos a fé que se arrisca a amar as outras pessoas e a Ti. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: O amor rompe com o legalismo.
Mike Ripski (Tennessee, EUA)

Oremos pelas pessoas recém-casadas.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial