segunda-feira, novembro 23, 2009

RASGAR E COSTURAR

Lucas 
5:36-39

Jesus ensina que há uma relação entre o Israel do Antigo Testamento e a igreja do Novo Testamento. É uma relação que implica continuidade e diferença. Há dimensões no relacionamento, ou aliança, de Deus com Israel, que permanecem no relacionamento de Deus com seu povo hoje. Há também diferenças que nos movem a um novo relacionamento com Deus. Precisamos de sabedoria para discernir o que permanece do passado e o que já foi cumprido. E o Espírito Santo nos dá tal sabedoria ao nos conduzir a “toda a verdade” (João 16:13).

Para ilustrar, Jesus conta a história do remendo de uma roupa, na qual um alfaiate faria o melhor para que a roupa durasse pelo menos mais um dia. Mas, mesmo o pior dos alfaiates sabe que certos tecidos estão muito gastos para aguentar outro remendo. A única opção é fazer uma roupa nova. Pode-se seguir o modelo da antiga, mas será nova e melhor.

Jesus ensinou que há partes da antiga aliança que não se aplicariam mais à nova. E se tomássemos partes da Nova Aliança e simplesmente aplicássemos à antiga, tentando costurá-las, o resultado seria uma roupa rasgada. O remendo seria visível e não duraria nada. Jesus cumpriu a Antiga Aliança e nos presenteou com a Nova.

Ore

Mestre e Senhor, mostra-nos o que permanece da Antiga Aliança e o que fizestes novo, para que teu Espírito molde nosso pensamento, ação e palavras. Graças te damos por nos teres incluído na Nova Aliança. Amém.

Pense

Mesmo o pior dos alfaiates sabe que certos tecidos estão muito gastos para aguentar outro remendo.
www.lpc.org.br

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial