quarta-feira, agosto 05, 2009

RETRATO DE UMA IGREJA IDEAL

Todos continuavam firmes no ensino dos apóstolos, viviam em amizade... e se reuniam para as refeições e orações.
Atos 2:42


A igreja original, a igreja-mãe, recém-saída das mãos criativas do Espírito Santo no Pentecoste é descrita no livro de Atos dos Apóstolos. Como é ela?

Primeiro, nela encontramos intensa devoção à verdade divina, o que é fundamental. “Todos continuavam firmes no ensino dos apóstolos.” Eis aqui a chave: o ensino dos apóstolos, que compreendia sua fé e sua experiência e aprendizado com Jesus. Deste ensino e desta crença é que saiu o Credo dos Apóstolos, um sumário de todo o ensino apostólico registrado na Bíblia.

Segundo, havia adoração — a função central da Igreja. A Igreja não é um movimento cruzado em prol de causas: ela é a reunião de crentes para adorar a Deus. O texto nos fala de amizade (comunhão fraternal), de refeições (o partir do pão) e de orações — a atividade comunal que temos hoje nas igrejas cristãs.

Há ainda uma terceira pincelada no quadro: unidade. “Todos os que criam estavam juntos e unidos.”

Tal unidade era demonstrada no amor entre eles, no cuidado de uns para com os outros e no compartilhar de seus próprios bens, especialmente os bens espirituais, fruto da recomendação do Senhor: “Isto vos mando, que vos ameis uns aos outros.”

Ore
Senhor, ajuda-nos como tua Igreja a captar a graça, a beleza e o amor da Igreja ideal. Enche-nos do teu Santo Espírito para que produzamos frutos para o teu Reino. 
Em nome 
de Jesus. Amém.

Pense
“Todos os que criam 
estavam juntos e unidos.”
www.lpc.org.br

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial