terça-feira, agosto 18, 2009

ALGO A EVITAR



Paremos de criticar uns aos outros. ... Vocês [não devem fazer] nada que leve seu irmão a tropeçar...
Romanos 14:13


Na relação de uns com os outros na comunidade cristã, promovemos a edificação, mas podemos também demolir ou abalar a estrutura espiritual de um irmão.

Uma maneira é julgar. Certamente, não podemos deixar de emitir julgamentos sobre as pessoas. Como podemos exercer a mútua disciplina de “admoestar-nos uns aos outros”, se não julgamos?

O que se quer dizer aqui não é o ato cristão de julgar, mas a atitude julgadora que destrói, que se deleita em magoar o irmão. Devemos antes ser compreensivos e caridosos, procurando levantar o irmãos mais fraco, corrigindo, se necessário, mas nunca criticando maldosa e levianamente.

Além disso, não devemos julgar questões que nada tenham a ver com a moralidade. Paulo fala aqui sobre comer carne impura, que não é, em si, um ato imoral. Assim, nós também costumamos julgar as pessoas por suas tradições e costumes religiosos, que são obras humanas, ou por estilos de vida, que não são certos nem errados. O respeito e a caridade devem restringir nossas avaliações.

Há ainda uma outra maneira de demolir a vida de um irmão. É pelo mau exemplo. Nossa conduta pode ser uma pedra de tropeço para outrem e causar sua queda.

Ore
Pai, livra-nos do farisaísmo e orgulho que ofendem as pessoas. Ajuda-nos a praticar o amor cristão para com todos e dar o testemunho de vidas exemplares. Oramos em nome de Jesus. 
Amém.

Pense
O respeito e a caridade devem restringir nossas avaliações.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial