segunda-feira, outubro 26, 2009

ABENÇÃO DE DEUS

Leia Sofonias 3.14-20
Volta-te, Senhor, e livra a minha alma; salva-me por tua graça. Salmo 6.4
......................
Por muitos anos, pude dizer às pessoas que Deus havia me abençoado com boa saúde. Então, em 2005, descobri que tinha câncer. Para alguém que só havia tido doenças simples na vida, o câncer foi um choque e tanto. Durante todo o meu tratamento, muitos de meus amigos oraram por mim. Passei por alguns momentos de ansiedade, mas estava sempre consciente de que aqueles que me amavam estavam orando por mim e pedindo a Deus que me sustentasse. Comecei a perceber que ainda tinha a maior de todas as bênçãos: o amor incondicional de Deus demonstrado por meio do amor de familiares e amigos queridos. Estou muito bem agora e venci a batalha contra o câncer. Mas, se as coisas não tivessem corrido bem, ou se o câncer voltar, no futuro, ainda tenho a bênção do amor de Deus por mim, aconteça o que acontecer. Hoje simplesmente digo às pessoas que Deus me abençoou com um amor maior que qualquer luta que eu possa ter de travar.
Oração: Amado Deus, graças pelo Teu amor que nunca nos abandona. Ajuda-nos a lembrar que Tu estás sempre conosco, mesmo em nossos momentos mais sombrios. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: O poder de Deus é maior que qualquer problema que possamos enfrentar.
Glen Graham (Louisiana, EUA)
Oremos pelas pessoas em tratamento contra um câncer.
Medite: Apocalipse 1

ALEGRIA E CORAÇÃO

Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. 
Filipenses 4:6

Algumas vezes cremos que somos independentes, pessoas auto-suficientes. Nossas mentes cansadas, costas doendo, mãos calosas que produziram uma carreira de sucesso, uma casa confortável parecem reafirmar aquele mito. Mas, e se uma reestrutura na empresa acaba com nosso emprego, ou uma doença terminal rouba nossa forca e vitalidade? Ansiedade, preocupação e medo tomam conta, tomando o lugar do orgulho. A vida vem do Senhor, e da mesma forma o socorro diário.

Se a graça que revela a alegria é um dom, então a oração é o meio gracioso que o Senhor usa para sustentar aquela alegria. Vamos ao Senhor por meio da oração, e o fruto da oração é paz. Mas oração não é um mantra, uma reza, e não podemos usar a oração para manipular Deus. A oração é um dom divino para fortalecer o laço de amor entre nós e Deus. O ato em si da oração afirma nossa dependência dele.

Paz é saber que a morte foi vencida pela ressurreição, falsidade pela verdade, confusão pela sabedoria, ódio por amor. Isto é o alegre fruto dos crentes que buscam ao Senhor! Então, quando tudo mais falha, podemos ainda dizer: “ainda assim eu exultarei no Senhor e me alegrarei no Deus da minha salvação.” (Habacuque 3:18).

Ore
Querido 
Senhor, regozijo-me em ti. “Eu exultarei no Senhor e me alegrarei no Deus da minha salvação.” Muito obrigado pelo dom da oração, por ouvir os segredos do meu coração, por falar-me da tua graça. Em Cristo. Amém.

Pense
A oração é um dom divino para fortalecer o laço de amor entre nós e Deus

domingo, outubro 25, 2009

COISA PARA PENSAR

Coisa para pensar
Leia o Salmo 103.1-14
......................
Ele te declarou, ó homem, o que é bom e que é o que o Senhor pede de ti: que pratiques a justiça, e ames a misericórdia, e andes humildemente com o teu Deus. Miquéias 6.8
Oração: Estou completando 94 anos e passo grande parte do tempo refletindo sobre os diferentes estágios de minha vida. Gosto especialmente de pensar em minha infância feliz. Tive pais amorosos que transmitiram-me valores e hábitos cristãos tanto por meio de palavras como de exemplos. Esses valores influenciaram-me durante os anos de minha adolescência e vida adulta e agora influenciam-me neste estágio de minha vida. Ao folhear um livro de recortes que colecionei ao longo dos anos, a seguinte pergunta deu-me o que pensar: Quando eu morrer, o mundo será um lugar melhor porque vivi ou porque morri? Se for avaliar minha vida honestamente, devo fazer ainda outras perguntas: Será que amei o meu próximo como a mim mesma? Tratei as pessoas como queria ser
Pensamento para o dia: Graças, Deus compassivo, pela vida. Graças pelo Teu amor e perdão quando deixamos de fazer a Tua vontade. Em nome de Jesus. Amém.
Nunca é tarde para ajudarmos Deus a mudar o mundo.
Oremos Billie E. Kemp (Tennessee, EUA)
pelas pessoas que estão se aproximando dos cem anos.

ALEGRIA E GENTILEZA

Seja a amabilidade de vocês conhecida por todos. Perto está o Senhor.
Filipenses 4:5

É inevitável que os crentes tenham conflitos entre si por causa do resquício do pecado. Mas é verdade que estão sob a influencia do Espírito Santo, que os comanda a exercitar uma gentil alegria que vem a nós por meio das boas novas de Cristo Jesus.

A gentil alegria reconhece que os crentes compartilham uma esperança comum. Apesar das nossas diferenças, nossos nomes estão escritos no “livro da vida”. Os crentes também compartilham um objetivo comum. Eles lutam juntos numa simples causa do Evangelho, mesmo embora cada um tenha um papel diferente. Finalmente, os crentes exercitam um senso comum. Cada filho de Deus vive um estágio diferente do desenvolvimento cristão. Alguns são experientes veteranos enquanto outros estão apenas começando a jornada da alegria. Sabemos que precisamos a gentil paciência dos outros.

Conflitos não resolvidos exaltam o interesse próprio, promove preconceito, e suga a alegria humana. Alegria gentil, entretanto, se recusa a minar a esperança comum, o propósito comum, e o senso comum em Cristo Jesus.

O seguidor de Cristo se recusa a ser aprisionado pelo conflito. Ao invés disso fará todo esforço para gentilmente “conservar a unidade do Espírito.” (Efésios 4:3).

Ore
Querido Senhor, “faça de mim um instrumento da tua paz... Onde houver ódio que eu leve o amor... Onde houver trevas, que eu leve a luz; onde houver tristeza, que eu leve a alegria.” Oramos em nome de Jesus. Amém.

Pense
Conflitos não resolvidos exaltam o interesse próprio, promove preconceito, e suga a alegria humana.

quarta-feira, outubro 21, 2009

UM GRAMADO A CORTAR

Leia Lucas 10.25-37
Ele, porém, querendo justificar-se, perguntou a Jesus: Quem é o meu próximo? Lucas 10.29
......................
"Ei, você pode vir até aqui?", gritou Ruby, encostando-se no batente de sua porta. Cruzei o jardim e cheguei rapidamente aonde ela estava. Ruby perguntou-me se eu conhecia alguém que pudesse cortar a grama do seu jardim. Expliquei que estava visitando minha filha e não conhecia ninguém na cidade. Dei um sorriso tímido e disse que lhe informaria caso encontrasse alguém que pudesse cortar sua grama. Ela respirou fundo em seu tubo de oxigênio e agradeceu-me. Claro que eu era perfeitamente capaz de cortar sua grama, por isso me senti culpada durante o trajeto até a casa de minha filha. Justifiquei-me buscando desculpas para não ajudar Ruby: eu cuido de minha mãe de 81 anos; ajudo meus filhos e netos; trabalho na igreja; Ruby não é responsabilidade minha. Mas até para mim mesma as desculpas pareciam esfarrapadas. Em Mateus 19.19, Jesus diz: "Amarás o teu próximo como a ti mesmo". Ruby precisava enxergar o amor de Deus no meu amor por ela. Empurrei o cortador até o pequeno gramado de Ruby e liguei o motor. A limpeza do jardim ajudou Ruby, e minha ação agradou a Deus. Entendi então que nossos dias estão cheios de oportunidades para ajudarmos o nosso próximo. Agir com bondade, oferecer um sorriso sincero e aliviar o fardo de alguém em necessidade mostra que estamos tentando viver uma vida de amor, uma vida que Deus quer que vivamos.
Oração: Lembra-me, Senhor, de ajudar o meu próximo, seja ele rico ou pobre, jovem ou velho, não importa onde ele viva. Ajuda-me a mostrar Jesus a todas as pessoas. No nome dEle, oramos. Amém.
Pensamento para o dia: Quando houver uma necessidade que eu possa atender, Deus espera que eu faça exatamente isso.
Irene Pruett-Wilson (Texas, EUA)
Oremos pelo nosso próximo.

ALEGRIA CENTRADA NO CÉU

O destino deles é a perdição, o seu deus é o estômago e eles têm orgulho do que é vergonhoso; só pensam nas coisas terrenas..
Filipenses 3:19

Uma criança de dois anos brincando com uma boneca ou um carrinho, anuncia: “É meu!”. Mesmo os adultos muitas vezes vivem por essa forma de pensar: “É tudo sobre mim!”

Entretanto, os cristãos sabem que uma vida boa não é encontrada na busca de prazer pessoal mas numa vida centrada na vontade de Deus. A centralização do eu é uma inimiga da verdadeira alegria.

O egocentrismo domina nossa cultura. As casas são protegidas pelos muros, grades, cercas elétrica e alarmes. Somos levados a isso. A privacidade das nossas casas serve como um maravilhoso refugio depois de um dia cansativo de trabalho rodeado de pessoas. As conseqüências espirituais, entretanto, deveriam nos assustar. Uma vida centrada no eu é um passo lento para a destruição, pois ele rejeita essencialmente a verdadeira vida. Os crentes em Cristo sabem que são administradores de suas posses, servos em seu mundo, e embaixadores globais da sua vontade. Porque Jesus é Senhor, nos gloriamos na sua morte e ressurreição, e nossas mentes se envolvem com as prioridades dos céus. Os crentes aprendem a dizer: “Pai, se queres, afasta de mim este cálice;contudo, não seja feita a minha vontade, mas a tua”. (Lucas 22:42).

Ore
Querido Senhor, liberta minha vida da escravidão da minha própria vontade e desejos, para que eu possa ouvir melhor tua verdade, aprender os teus caminhos e viver somente para a tua gloria. Em nome de Jesus. Amém.

Pense
A privacidade das nossas casas nos protegem também do envolvimento com as pessoas ao nosso redor.

terça-feira, outubro 20, 2009

TEMPOS DE REFRIGÉRIO


Leia o Salmo 51.1-12
Arrependei-vos, pois, e convertei-vos para serem cancelados os vossos pecados, a fim de que da presença do Senhor venham tempos de refrigério. Atos 3.19
......................
Quando era adolescente, ajudava meu pai a colher o feno durante o outono. Era um trabalho quente e sujo. Nós apanhávamos os fardos de feno nos campos e os empilhávamos numa carroça. Partículas de feno caíam inevitavelmente sobre mim ao colocar os fardos na carroça. Os fragmentos de poeira grudavam em minha roupa, em meus cabelos e muitas vezes entravam em meus olhos, irritando minha pele quente e suada. Ah, como eu ansiava por um banho revigorante para lavar a poeira e os fragmentos de meu corpo! O pecado deixa nossa alma igualmente suja, e também rompe nosso relacionamento com um Deus Santo, leia Isaías 59.2. A passagem de hoje é uma oração de arrependimento. O rei Davi a fez depois de ser confrontado por Natã, o profeta, por causa de seu adultério com Bate-Seba e do assassinato de Urias. Davi reconheceu que seus pecados o tinham separado de Deus. Como o salmo nos diz, Davi entendeu que o arrependimento sincero restaura nosso relacionamento com Deus e traz tempos de refrigério. Há momentos em que todos nós temos sujeira espiritual em nossa vida. Mas, quando nos examinamos e buscamos o perdão de Deus, também podemos experimentar "tempos de refrigério".
Oração: Lava nossos pecados, amado Deus, e restaura-nos "a alegria da tua salvação" (Salmo 51.12). Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Quando nos arrependemos, o perdão jorra sobre nós.
Terry Thomas Bowman (Carolina do Norte, EUA)
Oremos pelos fazendeiros e fazendeiras

ALEGRIA E LEGALISMO



Se alguém pensa que tem razões para confiar na carne, eu ainda mais...
Filipenses 3:4

Currículos, referências pessoais, e condecorações, servem para promover o sucesso pessoal das pessoas. Naturalmente, o esforço intencional que resulta em realizações é corretamente celebrado.

Mas quando e fala de alegria eterna, os fatores humanos de realização pessoal estão fora de questão.

A idéia legalista de que a salvação deve ser parcialmente conquistada pelas boas obras mata a alegria. E afinal quem é bom o suficiente? Existe alguém que nunca teve um mau pensamento ou se deixado levar por alguma tentação?

A verdade é que quanto mais tentamos ser bons para Deus, mais frustrados nos tornamos. Temos os mesmos conflitos que Paulo teve: “Sei que nada de bom habita em mim, isto é, em minha carne. Porque tenho o desejo de fazer o que é bom, mas não consigo realizá-lo. Pois o que faço não é o bem que desejo, mas o mal que não quero fazer, esse eu continuo fazendo.” (Romanos 7:18-19) Então, como ele, descobrimos o quão desgraçados somos (7:24).

Então, quem é suficientemente bom?

Somente Jesus! Seu perfeito sacrifício somente permite ao crente ser cheio de alegria e contentamento.

Ore

Querido 
Senhor, perdoa-nos quando tentamos ser bons o bastante para sermos contados como dignos do teu amor. Torna-nos humildes, e ensina-nos a celebrar somente a alegria da graça. Em nome de Cristo. Amém.


Pense

Quem é suficientemente bom?

sábado, outubro 17, 2009

ALEGRIA NA AMIZADE

Não tenho ninguém que, como ele, tenha interesse sincero pelo bem-estar de vocês. 
Filipenses 2:20

Quando passamos por um tempo de desânimo emocional precisamos de uma palavra de encorajamento. Nos sentimos órfãos espirituais e gostaríamos de uma palavra que nos trouxesse segurança. Ansiamos por uma palavra de esperança quando perdemos uma pessoa querida. Nesses tempos difíceis os amigos verdadeiros são essenciais.

O verdadeiro amigo ou amiga, está pronto a ajudar, confortar e a ficar do nosso lado, especialmente nas adversidades. Mas um amigo é também aquele que discerne. Um amigo faz questões difíceis, confronta a falsidade, e exige a verdade.

Isso é o que Paulo viu e experimento de dois amigos. Timóteo e Epafrodito. Paulo nutria essas amizades com alegria porque eles compartilhavam um interesse genuíno centrado em Cristo e no bem estar dos outros.

O amigo que mais podemos contar é Jesus. Sendo amigos de pecadores, Ele esta sempre pronto a ajudar, confortar e ficar do lado daqueles que se voltam pra Ele em arrependimento. Sua ajuda é sempre encorajadora, seu conforto traz segurança, e sua presença é uma base de esperança. Todos os que confiam em Jesus podem ser chamados de “amigos de Deus” (Tiago 2:23).

Ore
Querido Senhor, obrigado por enviar Jesus, como Salvador e Amigo. Capacita-nos, pedimos, para confortar, ajudar e ficar do lado de outros, como tu mesmo tens feito conosco. Em nome de Jesus oramos. Amém.

Pense
O verdadeiro é aquele que discerne. Pergunta questões difíceis, confronta a falsidade, e exige a verdade.

CONFIANDO EM DEUS

Leia Romanos 8.37-39
Jesus lhe respondeu: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso. Lucas 23.43
......................
Faço parte de um grupo de estudos bíblicos para homens idosos. Toda semana, lemos e discutimos passagens e meditações do No Cenáculo usando o guia publicado no fim da revista. Em um encontro recente, um homem perguntou: "O que é o céu?" Após uma pausa, outras pessoas do grupo deram opiniões cuidadosas. Chegamos ao consenso de que, embora não tenhamos uma descrição específica e detalhada do céu, acreditamos que seja um lugar maravilhoso. Pensando nessa conversa, lembrei-me de uma experiência da minha infância. Num verão, quando tinha cerca de cinco anos, minha família foi passar férias junto a um lago. Ao chegar, vesti minha sunga e corri até a beira do píer. Parei, olhando para a água. Ainda não tinha aprendido a nadar. De repente, ouvi a voz de meu pai, e ele apareceu dentro do lago, com a água na altura do peito, olhando para mim. "Venha!", ele chamou, com os braços estendidos. "Pule em meus braços!" Hesitei. "Venha!", ele insistiu. "Vou pegá-lo, prometo." Ele sorriu para mim. "Vai ficar tudo bem. Confie em mim." Reunindo coragem, pulei e caí em seus braços. Ele riu e gentilmente me baixou na água fresca. "Está vendo?", ele disse. "Eu disse que ficaria tudo bem." A Bíblia nos assegura do amor de Deus por nós. Embora não saibamos como o céu será, podemos confiar que Deus estará lá nos esperando. Assim como meu pai pegou-me quando pulei apreensivo do píer, nosso Pai celestial está sempre presente para nos segurar.
Oração: Ó Deus, dá-nos fé para confiarmos no Teu amor. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Deus espera para nos abraçar, aqui e do outro lado da morte.
Tuck Eudy (Flórida, EUA)
Oremos pelos grupos de homens.
---------

sexta-feira, outubro 16, 2009

DANDO FRUTOS

Leia João 15.1-8
Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. João 15.5
......................
Quando jovem, participei de uma conferência cristã que durou uma semana. Esforcei-me para estar presente nas várias reuniões e palestras. Todos pareciam empolgados e falavam sobre o que tinham aprendido, menos eu. "Por que, Senhor, não consigo me envolver?", orei. Conhecia a resposta: estava deprimida demais para estar com os outros. Caminhando pelos lindos gramados, cheguei a uma árvore majestosa. Um galho tinha sido arrancado, provavelmente em uma tempestade. Em seu lugar havia um grande talho vermelho, e uma resina grudenta escorria da ferida. No entanto, apesar do estrago, a árvore estava cheia de folhas e pinhas. O talho na árvore fez-me lembrar de que eu também perdi algo em minha vida com a morte de meu pai. Então pensei na passagem bíblica que diz que, se permanecermos em Jesus, daremos muitos frutos. Por meio de Seu amor e de pessoas atenciosas, Jesus Cristo pode curar as feridas em nossa vida. Olhando os frutos abundantes na árvore naquele dia, vi que, mesmo machucada, ela pode dar muitos frutos. Assim como ela, nós podemos dar frutos em nossa vida mesmo quando estamos sofrendo.
Oração: Senhor amado, fonte de vida e força, ajuda-nos a confiar em Ti para curar nossas feridas. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Pessoas que sofrem perdas são instrumentos de Deus.
Lynn Sara How (Cheshire, Inglaterra)
Oremos pelas pessoas que estão sofrendo a morte de um pai.
Medite: Apocalipse 11
www.editoracedro.com.br

ALEGRIA NA PALAVRA


Retendo firmemente a palavra da vida. Assim, no dia de Cristo eu me orgulharei de não ter corrido nem me esforçado inutilmente. 
Filipenses 2:16

Se eu me regozijo no Senhor Jesus, então me regozijarei na sua Palavra. Não há forma melhor de regozijar-se em Cristo do que aprender da Bíblia aquilo que Ele é, o que tem feito e a esperança de que Ele nos dá.

Na verdade, é uma alegria receber de Deus a Palavra da verdade e sua graça, e as tomar com fundação e guia para a vida, e anunciar aos outros essa esperança eterna.

E por que fazemos isso?

Porque a Palavra de Deus é um convite para entrarmos num relacionamento de amor com Ele, um relacionamento que se tornou possível por meio da morte e ressurreição do seu Filho, Jesus Cristo. Como resultado, o crente não precisa mais temer a Deus mas pode sentir a alegria de que nada pode tirar dele o amor de Deus. E isso nos leva uma esperança eterna plena de alegria.

Quando a maioria das religiões ensina que devemos nos aproximar de um deus ou divindade, ganhar a salvação por nossas ações, temer a divindade, não é mesmo um privilégio abraçar a Palavra do dom gratuito da vida liberta em Cristo Jesus?

Muita gente fala de um deus, mas não sabe exatamente do que está falando. Os cristão, entretanto, sabem quem é o verdadeiro Deus e a alegria que Ele trás aos nossos corações.

Ore
Querido Senhor, obrigado por claramente nos revelar quem tu és, o que fazes e a esperança que nos dás. Que tua Palavra continue a realizar tua obra em cada coração. Oramos em nome de Jesus. Amém.

Pense
A melhor forma de se alegrar em Cristo é aprender o que Ele é, o que tem feito e a esperança que Ele nos dá.
www.lpc.org.br

quinta-feira, outubro 15, 2009

DESCANSE APENAS

Leia Eclesiastes 3.1-13
Então exaltarei eu a alegria, porquanto ao homem nenhuma coisa melhor tem debaixo do sol do que comer, beber e alegrar-se. Eclesiastes 8.15a
......................
A ansiedade é algo quase que incontrolável dentro do coração humano. Na maioria das vezes, o fruto do espírito chamado "domínio próprio" se ausenta de nosso coração e permitimos que o mundo, o desejo de resolução dos problemas e questões da vida tomem conta de nós. Quando damos lugar à ansiedade e, junto com ela, tentamos "dar um jeito", deixamos de lado o tempo de Deus para nossa vida e adiamos a alegria de ver a ação dEle sobre nós. Porém, quando descansamos em Seus braços e deixamos que Ele faça conforme Lhe apraz, "infinitamente mais do que tudo que pedimos ou pensamos", podemos sentir a alegria proporcionada em saber que, a seu tempo, Deus traz novas oportunidades e abre portas que antes, aos nossos olhos, pareciam estar eternamente fechadas.
Oração: Senhor Jesus, louvamos-Te porque Tu não fazes as coisas conforme nosso tempo, e, sim, conforme o Teu. Obrigada por podermos descansar em Ti e termos a alegria que Tu nos proporciona. Em Teu nome. Amém.
Pensamento para o dia: Quando descansamos em Deus, as coisas se resolvem mais depressa.
Simone de Castro A. Barrígio (Muriaé, MG, Brasil)
Oremos pelas pessoas que hoje precisam descansar em Deus para se alegrar.

ALEGRIA NA PUREZA

Para que venham a tornar-se puros e irrepreensíveis, filhos de Deus inculpáveis... vocês brilham como estrelas no Universo...
Filipenses 2:15

Onde eu vivo, as estrelas brilham intensamente em contraste com a noite escura. Nem a neblina ou as luzes da cidade diminuem sua intensidade. Da mesma forma os seguidores de Cristo “brilham como estrelas no Universo”.

‘Brilhar como estrelas’ significa viver uma vida pura como filhos de Deus. Significa possuir uma inegável devoção para aprender e viver pela vontade de Deus em Cristo Jesus.

Como podemos viver uma vida pura?

Primeiro, a pura luz de Deus brilha em nos para afugentar as trevas do nosso pecado pessoal. Pureza é um dom de Deus. Segundo, a luz pura de Deus brilha dentro de nos. A neblina do pecado nubla nossas mentes, e as tentações flamejantes do mundo facilmente cegam nosso coração. Precisamos da luz de Deus para nos corrigir e nos guiar. Finalmente, a luz de Deus brilha através de nós para refletir o esplendor do Senhor nas trevas do mundo.

Muita gente quer viver uma “boa vida”, mas a pergunta para a qual não encontram resposta muitas vezes deixa um rastro de inveja, filhos abandonados, casamentos infelizes, e outras feridas. A única maneira de escapar a estes padrões das trevas é aprender a vontade de Deus e viver seus princípios em nossa vida diária.

Ore
Senhor, quão grande e maravilhoso tu és. Que a luz da tua graça brilhe sempre em nós, dentro de nós e por através de nós. Guia nossas vidas para conhecer e ter prazer na tua vontade. Em nome de Jesus. Amém.

Pense
A luz de Deus brilha em nós, dentro de nós e através de nós.

quarta-feira, outubro 14, 2009

DEUS É PODEROSO

Leia Atos 12.1-19
Acaso para Deus há cousa demasiadamente difícil? Gênesis 18.14
......................
Esta manhã lia a passagem sobre a prisão e libertação de Pedro por um anjo do Senhor, em Atos 12.1-19. Enquanto lia, Deus chamou minha atenção para dois detalhes: a oração dos cristãos por Pedro e a reação deles à resposta de Deus a essas orações. No versículo 5 lemos que a igreja orava constantemente por Pedro. Não somos informados do conteúdo dessas orações, mas os cristãos sem dúvida pediam a libertação de Pedro. Quando Pedro chegou na casa de Maria bateu à porta e Rode, a criada, informou aos cristãos, a reação deles foi de descrença. Rode insistiu que Pedro estava vivo e do lado de fora da porta, seus amigos pensaram que o anjo de Pedro os visitava. Quando finalmente viram Pedro por si mesmos, ficaram admirados. Alguns elementos dessa passagem são quase cômicos: a criada se esquecendo de abrir a porta, Pedro esperando do lado de fora. A Escritura também revela algo sobre a natureza humana. Jesus nos diz: "Tudo quanto pedirdes em oração, crendo, recebereis", Mateus 21.22. Quantas vezes nós oramos por algo sem acreditar que Deus seja capaz de fazer o que pedimos? Mas a Bíblia nos diz: "Para Deus tudo é possível", Marcos 10.27.
Oração: Ó Deus, fortalece a nossa fé para que oremos com confiança e abre nossos olhos para verem como Tu respondes. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Às vezes a resposta às nossas orações está bem na nossa frente.
Janine A. Kuty (Virgínia, EUA)
Oremos pelas pessoas que estão presas por causa de sua fé.
Medite: Apocalipse 10

ALEGRIA NO CRESCIMENTO

Assim, meus amados, como sempre vocês obedeceram, não apenas na minha presença, porém muito mais agora na minha ausência, ponham em ação a salvação de vocês com temor e tremor. 
Filipenses 2:12

“Estou gostando muito de estudar a Bíblia. Tenho descoberto verdades que nunca pensei antes.” Esta foi a resposta de um homem quando perguntaram do que ele estava gostando mais na sua aposentadoria.

Ele era um conhecido teólogo, apresentador e um programa de radio, um líder espiritual, mas nem sua idade ou reputação o impediram de continuar seu crescimento em Cristo. Mas qual é o terreno propício pra esse crescimento?

Primeiro, o crescimento requer desejo. Seguidores genuínos de Cristo desejam ganhar maior compreensão da verdade e da vida de Cristo. Crescimento também requer devoção. Desenvolver a salvação com “temor e tremor” é se submeter reverentemente ao Espírito Santo, que diariamente nos renova à semelhança de Cristo. Finalmente, crescimento requer prazer. Com esse propósito em mente, o seguidor de Cristo vai orar diariamente: “Dirige-me pelo caminho dos teus mandamentos, pois nele encontro satisfação.” (Salmo 119:35)

Pessoas que não buscam o crescimento em Cristo se desidratam espiritualmente, pouco a pouco. Mas todos os que crescem em Cristo sentam a refrescante alegria vinda do rio da vida que jamais deixa de fluir.

Ore
Querido Senhor, eu desejo mais do bom fruto da graça de Cristo. Desafia minha preguiça; convence meu coação; compele minha vida a buscar o crescimento espiritual. 
Em nome 
de Cristo. Amém.

Pense
Pessoas que não buscam o crescimento em Cristo se desidratam espiritualmente, pouco a pouco.

terça-feira, outubro 13, 2009

NOVAS OPORTUNIDADES DE DEUS

Leia o Salmo 107.1-9
Rendei graças ao Senhor, porque ele é bom, e a sua misericórdia dura para sempre. Salmo 107.1
......................
As montanhas do Sandia, no Novo México*, mudam constantemente de aspecto conforme o clima e a posição do sol. Em alguns dias, as montanhas parecem escuras e agourentas; em outros, cintilam e brilham como diamantes refletindo os raios do sol. A mudança mais admirável acontece quando o sol está se pondo e as cores mudam do verde-acinzentado para um vibrante rosa ou vermelho. Como a beleza mutante das montanhas, a presença e o amor de Deus aparecem de muitas maneiras. Quando minha esposa e eu perdemos nossos primeiros cônjuges, a vida pareceu sombria, melancólica, refletia nossa tristeza e pesar. Tínhamos apenas 40 e poucos anos e nunca havíamos imaginado que poderíamos viver tamanha perda tão jovem. Igualmente, não pensamos que teríamos de nos esforçar para compreender como um Deus amoroso poderia nos deixar com tamanha dor. Mas uma nova alegria chegou quando minha esposa e eu nos conhecemos, meses mais tarde, e descobrimos que Deus havia preparado outro capítulo em nossa vida, um capítulo que nunca havíamos imaginado. Algumas das mudanças da vida são bem-vindas e outras nos partem o coração. Em meio a todas elas, Deus nos sustenta, fortalece e nos traz nova esperança com oportunidades que nunca havíamos imaginado.
Oração: Deus de graça e misericórdia, abre nosso coração à Tua presença em meio a todas as mudanças e oportunidades que atravessam nosso caminho. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Nosso Deus de amor nunca nos deixa em desespero.
D. Max Whitfield (Novo México, EUA)
Oremos pelas pessoas que estão se casando novamente
Medite: Apocalipse 10 //// * Estado americano

ALEGRIA NA ESPERANÇA

A esperança que se retarda deixa o coração doente, mas o anseio satisfeito é árvore de vida. 
Provérbios 13:12

Há esperança?

Poderíamos perguntar se há esperança para os pais que acabaram de sepultar sua filha adolescente? Ou para um homem diagnosticado com câncer? Ou para alguém tomado pela depressão?

A esperança não é apenas um ingrediente básico na vida; ela é o desejo profundo do coração humano. Alguém disse: “Mantenha a esperança e mantenha a vida. Pare de ter esperança e morra — por dentro.”

Para o cristão, a esperança começa com a visão de que Jesus governa o mundo hoje; o reino de Cristo pede que todas as coisas sejam corretas para que todos vivam uma vida plena, como é o propósito de Deus. Esta esperança deságua na paixão de que cada um conhecerá o amor e o perdão de Deus e a vitória de Cristo sobre Satanás e sobre a morte. E essa esperança é revelada na missão — trazer a alegre luz de Cristo a cada canto escuro desse mundo, especialmente ao coração das pessoas.

Jesus é “o caminho a verdade e a vida” (João 14:6). Ele é o único caminho para a esperança e a vida! Podemos ficar com essa esperança para nós mesmos, sabendo que muitos nunca conhecerão o caminho para a verdadeira vida e paz? A resposta é “não” para aqueles que tem no coração a visão, paixão e missão de Cristo, plenas de esperança.

Ore
Querido 
Senhor, graças te dou por fazer brilhar a luz da tua graça nas trevas da minha alma. Continua enchendo minha vida com tua esperança e que eu possa compartilhá-la com outros, para o teu louvor. Em Cristo. Amém.

Pense
“Mantenha a esperança e mantenha a vida. 
Pare de ter esperança e morra — por dentro.”

segunda-feira, outubro 12, 2009

FUGAZ OU ETERNO?

Leia 1 João 2.15-17
Ora, o mundo passa, bem como a sua concupiscência; aquele, porém, que faz a vontade de Deus permanece eternamente. 1 João 2.17
......................
Um dia, nas primeiras horas da manhã, comecei a pensar nessas palavras da epístola de João. O que João quis dizer com elas? Refletindo sobre a questão, entendi que Deus deseja que nós concentremos nossa atenção nos valores eternos. No texto de hoje, os valores passageiros do mundo são contrastados com os valores eternos de Deus. Como estão as coisas comigo hoje? Tenho buscado ansiosamente fazer a vontade de Deus, seguindo o exemplo de Cristo, que disse: "Não procuro a minha própria vontade, e, sim, a daquele que me enviou" (João 5.30)? Tenho vivido de acordo com a vontade de Deus? Essa é uma pergunta-chave para a vida cristã. Somente Cristo pode nos salvar deste mundo corrompido pelo pecado e nos dar uma vida nova aqui, bem como vida eterna no porvir. O Espírito Santo nos dá o poder para compreender e viver de acordo com a vontade de Deus. Como Paulo escreveu, "não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus".
Oração: Ó Deus, ensina-nos a buscar a Tua vontade em todas as coisas. Ajuda-nos a abrir mão de tudo o que é passageiro e indigno aos Teus olhos. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: O estilo de vida dos cristãos é buscar fazer a vontade de Deus.
Toomas Pajusoo (Harjumaa, Estônia)
Oremos pelas pessoas que estão buscando a vontade de Deus.
Hoje se comemora no Brasil o Dia das Crianças. Agradeça a Deus por elas. Ame-as tendo paciência e cuidado

ALEGRIA NO SERVIÇO


Cada um cuide, não somente dos seus interesses, mas também dos interesses dos outros. 
Filipenses 2:4

A sabedoria diz que “não há trilha mais rápida para a alma encontrar satisfação do que o caminho do serviço ao próximo.” Na verdade, Jesus mesmo disse: “Quem quiser tornar-se importante entre vocês deverá ser servo.” (Mateus 20:26) Os seguidores de Cristo deveriam ter um espírito de serviço que sempre olhasse “o interesse dos outros.”

Algumas vezes o serviço ao próximo, ou diaconia é compreendido de maneira muito pobre. Todos somos iguais em Cristo, mas temos papéis diferentes. Se a mãe tem uma mente servidora, ainda assim terá autoridade sobre seu filhos. Um executivo com uma mente servidora, jamais abandonará sua responsabilidade de liderar.

Um cristão deseja imitar o espírito de Cristo como servo. Jesus disse: “Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados...” (Mateus 11:28), seus seguidores estendem suas mãos para as pessoas que precisam descanso, conforto e ajuda. Eles servem com um canal da sua graça a pessoas infetadas com doenças terminais, perdidas num ciclo de pobreza ou depreciadas por causa da cor da sua pele. Eles se deleitam no fato de que outros tenham o privilégio de testar a perseverante graça por meio da sua ação de serviço.

Ore

Querido Senhor, ajude-nos a fazer aos outros aquilo que gostaria que fizessem por nós. E mais importante, molde Cristo em nós para que Ele possa ministrar por nosso meio. Em nome 
de Jesus. Amém.

Pense

As atitudes e ações do cristão são caracterizadas pela diaconia e não pela posição que ela tem.

domingo, outubro 11, 2009

DEUS, NOSSO GUIA

Leia o Salmo 32
Instruir-te-ei e te ensinarei o caminho que deves seguir; e, sob as minhas vistas, te darei conselho. Salmo 32.8
......................
Com minha pele clara e meus cabelos loiros, não podia esconder o fato de que era uma estrangeira no norte da China. Minha companheira de viagem se destacava ainda mais porque, além do seu cabelo claro, era também alta. Tentamos nos ajustar, aprendendo algumas frases em mandarim e observando os costumes locais. Mesmo assim, tudo era desconhecido; estávamos conscientes de que não estávamos em casa. Uma tarde, fomos passear em um mercado lotado em Pequim. De repente, fiquei em pânico porque perdi minha amiga de vista. Estava sozinha, a milhares de quilômetros de casa. Fiquei num canto, examinando lentamente o local, mas não conseguia achá-la. Então, uma mulher chamou minha atenção e apontou para o lugar onde minha amiga havia se agachado para examinar alguma coisa. Aliviada e agradecida, olhei para a desconhecida e acenei com gratidão. Sua bondade fez me lembrar de que Deus conhece cada um de meus passos quando viajo por este mundo desconhecido, longe de meu lar eterno. Deus conhece cada uma de minhas necessidades antes mesmo que eu as conheça. Ele conhece a situação de cada um e espera que eu procure Sua orientação.
Oração: Ensina-nos, ó Deus, a fixar nossos olhos em Ti para obter orientação. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Nosso Deus, que tudo vê, é um guia confiável.
Dolly Dickinson (Carolina do Norte, EUA)
Oremos pelas pessoas que estão viajando por outros países.
Medite: Apocalipse 9

ALEGRIA EM HUMILDADE

Nada façam por ambição egoísta ou por vaidade, mas humildemente considerem os outros superiores a si mesmos. 
Filipenses 2:3

O cinema, televisão, mundo dos esportes e da música, falam em “ídolos”, “estrelas”, “reis” e “rainhas” para sintonizar com o desejo das pessoas de serem importantes. Mas, palavras como “ídolos”, “estrelas”, “reis” e “rainhas” não descrevem a alegria da vida cristã. O que é mais importante? Ser uma celebridade ou imitar a Cristo?

A alegria genuína é expressa no tipo de humildade cristã. Entretanto, incomoda quando as pessoas torcem a verdade, traem a confiança e sacrificam a alegria da comunidade no altar da ambição pessoal. Humildade é algo difícil, mas a prática de conceitos vãos (orgulho egoísta) semeia sementes de morte no meio da vida. O orgulho excessivo começou com Adão e Eva e esse mesmo mau fruto é colhido hoje.

Por que temos a tendência de medir nosso valor pessoal em comparação com o sucesso ou o fracasso dos outros? É por que pensamos que a meta maior da vida é a realização pessoal? Ou que viver a vida a custa de outros provocará sentimentos de alegria?

Humildade genuína encontra o verdadeiro valor da vida, não nos padrões humanos de realização pessoal, mas ao ajudar a alegria de Deus penetrar cada coração sem se importar com as circunstâncias ou o caráter.

Ore
Querido Senhor, eu te louvo porque a dignidade humana é um dom da tua graça. Proteja minha vida do orgulho e nos faca como Cristo para que possamos semear sementes de alegria. 
Em nome de Jesus. Amém.

Pense
Somos induzidos ao erro ao medir nosso valor pessoal em comparação com o sucesso ou o fracasso dos outros.

sábado, outubro 10, 2009

SÚPLICA AO ESPÍRITO SANTO (de EYSHILA)

Espírito Santo, ore por mim
Leve pra Deus tudo aquilo que eu preciso
Espírito Santo use as palavras
Que eu necessito usar mas não consigo
Me ajude nas minhas fraquezas
Não sei como devo pedir
Espírito Santo, vem interceder por mim
Todas as coisas cooperam pra o bem daqueles que amam a ti
Espírito Santo vem orar por mim
Estou clamando, estou pedindo
Só Deus sabe a dor que estou sentindo
Meu coração está ferido
Mas o meu clamor está subindo.

ENTREGANDO TUDO

Leia Romanos 10.1-13
Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo. Romanos 10.13
......................
Mamãe era britânica, veterana de guerra, a matriarca de nossa família e inteligente. Mas não conhecia Jesus como seu Salvador pessoal. Acreditava em Deus, mas tinha dificuldade com o conceito da divindade de Jesus. "Eu acredito que Jesus era um grande profeta", dizia ela, "mas o Filho de Deus?" Após ter sofrido um derrame, ela enfrentou muitos desafios físicos. Fiquei de coração partido ao ver mamãe deteriorar diante de meus olhos. Mais tarde, ela veio morar comigo. Havia lhe prometido, muitos anos antes, que cuidaria dela e não a colocaria em uma casa de repouso ou asilo. Por anos eu orava pela salvação de minha mãe. Três dias antes dela morrer, Deus fez um milagre. Mamãe entregou sua vida a Ele, não por algo que eu tenha dito ou feito. Ela olhou para o céu e pediu a Jesus que Ele fosse seu Salvador. Uma paz indescritível desceu sobre mamãe durante as poucas horas que ela viveu nesta terra. Ela mal podia esperar para estar com Jesus. Deus oferece salvação e vida eterna a cada um de nós. A escolha é nossa.
Oração: Ó Pai, na Tua Palavra Tu declaraste que a salvação está disponível a todos. Ajuda-nos a nunca desistir de orar por aqueles que não Te conhecem. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: A entrega a Cristo nos dá a suprema liberdade.
Glynis M. Belec (Ontário, Canadá)
Oremos por alguém que não conhece a Cristo.

ALEGRIA COMPLETA

Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus... 
Filipenses 2:5

Boa informação precisa se transformar em ação responsável. Comerciais na televisão nos convida a comprar a idéia de termos um corpo perfeito, um sono perfeito ou um ar puro. E seguimos seus argumentos convincentes, os resultados parecem óbvios — ou pelo menos somos levados a pensar assim.

Para os verdadeiros seguidores de Jesus, os resultados de estarmos “unidos com ele” são óbvios. Quem tem o Espírito Santo vai agir como Cristo. Nascidos no seu amor, eles amam uns aos outros. Portadores da sua alegria, buscam completar tal alegria ao partilhar os propósitos do Evangelho.

Dois princípios são dados aqui para ajudar os crentes: primeiro, devemos evitar a “ambição egoísta”. E, segundo, considerar os interesses dos outros.

Em última instancia, os cristãos são convidados a ver a si mesmos como esponjas. Assim como encharcamos uma esponja com água para depois a espremer, os crentes recebem a generosa alegria de Deus para repartir depois com outros.

Devemos permitir ao Espírito Santo espremer nossas vidas de tal forma que o nome de Jesus, seu amor generoso, e sua graça plena de alegria flua por nosso meio aos corações dos outros.

Ore
Querido 
Senhor, graças te damos por preencher nossas vidas com tua graça generosa. Por teu Espírito usa-nos como uma tubulação que leve a alegria de Cristo à vida dos outros. Em nome dele oramos. Amém.

Pense
A mensagem bíblica de alegria não é dada para informação apenas, mas para transformação.

sexta-feira, outubro 09, 2009

COXEADURAS E CICATRIZES

Leia Gênesis 32.9-32
Esquecendo-me das cousas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus. Filipenses 3.13-14
......................
Uma de minhas histórias bíblicas favoritas conta a luta de Jacó com Deus. Gosto dela porque me faz pensar nos momentos sombrios da vida, em que meus sonhos se desmoronaram à minha volta e caio em terra, lutando com Deus. Em momentos como esses pergunto a mim mesmo: O que poderia vir de bom com essa experiência? A história de Jacó responde a essa pergunta. Jacó saiu dessa luta com um novo nome, Israel, porque ele havia lutado com Deus e com pessoas e havia vencido. (Veja Gênesis 32.28.) Quando lutamos com Deus, também nós saímos fortalecidos para vencer as provações à frente. Como Jacó, podemos sair da luta coxos ou com uma cicatriz. Mas com frequência essas cicatrizes podem nos lembrar de ajudar aqueles que necessitam de boas-novas de esperança em meio a suas próprias dificuldades. "O sol nasceu [sobre Jacó]" (Gênesis 32.31) quando ele saiu para enfrentar antigas dificuldades de uma nova maneira. Quaisquer que sejam as nossas dificuldades, Deus nos ajuda a deixar para trás as provações do passado e prosseguir com esperança rumo ao amanhã.
Oração: Ó Senhor, ajuda-nos a encontrar esperança em Ti e na Tua bondade durante as batalhas de nossas vidas. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: A luta com Deus abre a porta a um relacionamento mais profundo.
Dyton L. Owen (Oklahoma, EUA)
Oremos pelas pessoas que estão enfrentando dificuldades opressoras.

VALE A PENA VIVER

Não importa o que aconteça, exerçam a sua cidadania de maneira digna do evangelho de Cristo...
Filipenses 1:27

Uma empresa está errada em esperar que seus diretores defendam onde forem os seus valores e visão?

A igreja local desrespeita seus membros quando espera que eles honrem as suas prioridades?

O cristianismo trai a liberdade humana quando abraça os padrões morais de Cristo Jesus? A resposta a cada uma dessas questões é um estrondoso “não”.

Os seguidores de Jesus devem conduzir suas vidas “de uma forma digna do evangelho de Cristo.” Eles devem desenvolver suas mentes de forma que cada pensamento obedeça às verdades de Cristo. Eles devem imitar a vida de Cristo, submetendo-se à sua vontade sem se importar o quanto isso custará. Devem permanecer unidos com seus irmãos numa oposição direta à ação de Satanás. Eles devem assumir o nome e os propósitos de Cristo no mundo. Hoje em dia muita gente vive uma vida absorvida por seus próprios interesses. São embaixadores deles mesmos; decidem seus próprios padrões; e sua meta principal é a realização pessoal. Mas Jesus disse: “Mas se alguém quer me seguir, deve negar a si mesmo tomar sua cruz e me seguir.” (Matthew 16:24).

O que nos traz maior alegria? Uma vida digna do Evangelho ou uma vida que se conforma com o mundo?

Ore
Querido 
Senhor, perdoa-nos quando cedemos e nos conformamos com os padrões do mundo. Renova e nos capacite a conduzir nossas vidas de forma digna ao nome de Cristo. 
Em nome dele oramos. Amém.

Pense
Hoje em dia muita gente vive uma vida absorvida por seus próprios interesses.

quinta-feira, outubro 08, 2009

TRABALHANDO PARA DEUS

Leia 2 Tessalonicenses 3.6-13
Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como para o Senhor, e não para homens. Colossenses 3.23
......................
Depois de trabalhar muitos anos como pastora, hoje trabalho como conselheira em saúde mental. Ainda assim, sinto-me uma pastora; minha abordagem desse trabalho é a de uma cristã servindo ao Senhor. Cada pessoa que encontro é um filho de Deus. Quando tenho isso em mente, meu trabalho torna-se meu ministério. Seja qual for o nosso trabalho, seja na igreja ou no mundo secular, temos a oportunidade de partilhar o amor de Deus. Nesse trabalho encontro pessoas que jamais entrariam em uma igreja, o que amplia o alcance do meu ministério. Um dia, uma colega de trabalho perguntou-me como eu conseguia tratar nossos pacientes, às vezes agressivos, com tanta paciência e bondade. Respondi: "Porque o faço para Deus". Cada um de nós pode, pelo modo como fazemos nossas tarefas diárias, buscar oportunidades para servir a Deus.
Oração: Deus das oportunidades, abre nossos olhos àqueles à nossa volta que possam precisar experimentar o Teu amor. Faz de nosso comportamento um testemunho do Teu amor e graça. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Podemos fazer de nossas tarefas diárias um ministério.
Malinda Fillingim (Geórgia, EUA)
Oremos pelas pessoas que trabalham com saúde mental.
Medite: Apocalipse 8
www.editoracedro.com.br

VIVER O EVANGELHO

Desejo partir e estar com Cristo, o que é muito melhor; contudo, é mais necessário, por causa de vocês, que eu permaneça no corpo. 
Filipenses 1:23-24

“Eu vivo como se não houvesse um amanhã — porque não há um amanhã.” Muita diz diz alguma coisa assim, outros vivem de acordo com essas palavras.

Mas se não houver eternidade, há algo de valor na vida? Se não há um dia quando me apresentarei diante de Jesus, realmente importa como vivo? Para ambas as perguntas a resposta é: “Provavelmente não!” Segundo a Bíblia, a base da vida crstã é a promessa da vida eterna em Cristo. Tal verdade define nossas ações. Vivendo com Cristo nos céus ou com Ele na terra, os crentes se alegram por estarem envolvidos por sua glória.

Tal verdade define nossa vida prática. Os cristão não se envergonham de confessar Cristo como Senhor. Estamos comprometidos a uma vida frutífera por Ele, e buscamos revelar a alegria da nossa fé nele a todas as pessoas.

A luta de Paulo não é entre o desejo egoísta e uma obediência cega. Ele está dividido entre dois desejos que são expressões naturais de um fé plena de alegria. Paulo sabe que viver para Cristo agora ou com Ele na eternidade, Jesus será verdadeiramente exaltado!

A Bíblia nos convida a viver uma vida plena, aproveitando o maximo de cada dia — não porque não ha um amanha, mas porque há um amanhã!

Ore

Querido Senhor, graças te damos pela certeza da eternidade com Cristo Jesus. Ajuda-nos a nos orgulharmos dele na vida presente, e que possamos reinar com Ele na morte. 
Em nome 
de Jesus. Amém.

Pense

Se não houvesse um amanha, ainda assim valeria a pena viver com Cristo hoje.
www.lpc.org.br

quarta-feira, outubro 07, 2009

PRETENSIOSO OU MODESTO?

Leia Jeremias 18.1-10
Que perversidade a vossa! Como se o oleiro fosse igual ao barro, e a obra dissesse do seu artífice: Ele não me fez; e a coisa feita dissesse do seu oleiro: Ele nada sabe. Isaías 29.16
......................
Devo admitir que tenho dificuldade com o conceito de ser barro e não poder decidir sobre meu desenvolvimento. Não é que seja rebelde e queira fazer as coisas à minha maneira; quero apenas poder opinar sobre o que acontece comigo. Tudo bem, admito! Tenho medo de que o plano que Deus tem para mim não me agrade. Neste caso, se der um ótimo vaso de cerâmica para ser exposto e admirado, ótimo, mas, em vez disso, se eu for moldada em um cinzeiro? Talvez o vaso de exposição seja pretensioso demais. Mas e se for uma ótima travessa que poderia ser útil de diversas maneiras, mas seja moldada em um vaso coletor? Nesse caso, acho que preferiria ser um cinzeiro. Em minha mente, sei que Deus quer para mim não apenas o que é bom, mas o que é melhor. Ainda assim, tenho dificuldade em sentir esta realidade em meu coração e viver esta situação em minha vida, especialmente quando as pessoas à minha volta me tratam como se eu fosse um cinzeiro ou coisa pior. Aprendi que, quando faço o que Deus quer que eu faça, sou o que Ele espera que eu seja. Não preciso me preocupar com o que pareço a mim mesma ou aos outros.
Oração: Pai, ajuda-nos a ser quem Tu queres que sejamos, no lugar onde nos colocaste. Ajuda-nos a participar alegremente do plano que tens para nossa vida. Em nome de Jesus, nosso Salvador. Amém.
Pensamento para o dia: Posso confiar que o Oleiro me moldará da melhor maneira.
Darlene Mackey (Califórnia, EUA)
Oremos pelos oleiros e oleiras
Medite: Apocalipse 7

A MARCHA DO EVANGELHO


O importante é que de qualquer forma, seja por motivos falsos ou verdadeiros, Cristo está sendo pregado, e por isso me alegro. 
Filipenses 1:18

O Evangelho transforma as pessoas e faz delas pessoas melhores na família, no trabalho, na sociedade onde vivem e por meio delas o mundo é transformado. Se isso é verdade, por que não se vê progresso e melhoria em áreas onde o Evangelho tem crescido atingindo milhares de pessoas? O que parece acontecer é que onde Deus constrói, Satanás tenta destruir. Onde Deus atrai as pessoas para sua graça, Satanás os puxa de volta para a miséria.

Os assaltos contra o Evangelho são muitos. Para Paulo, eles incluíram prisão, inveja e rivalidade entre colegas missionários, e o uso do nome de Jesus para promoção pessoal. Para nós pode ser a rejeição de Jesus como único Salvador, ou a entrega à confusa moralidade do nosso tempo.

Mas a boa notícia é que a marcha do Evangelho não pode parar! O objetivo de Satanás é nos puxar para trás para a lama da vergonha, o calabouço da culpa e a prisão do medo. A marcha do Evangelho anuncia que Jesus suportou nossa vergonha, removeu nossa culpa e nos libertou da punição do pecado. Ele diariamente perfila seu amor para nutrir a vida.

Nada em última instância pode parar a marcha do Evangelho. Há, então, uma grande alegria, para todos que mantém o passo com Jesus.

Ore

Querido Senhor, eu me alegro muito porque apesar da oposição, o Evangelho atinge seus propósitos. Continue a revelar tua graça e a nos ajudar a andar no caminho de Cristo. Em nome dele oramos. Amém.

terça-feira, outubro 06, 2009

O OBJETIVO DO EVANGELHO

Esta é a minha oração: Que o amor de vocês aumente cada vez mais em conhecimento e em toda a percepção... 
Filipenses 1:9

Mais um ano está chegando ao fim e como ficaram as metas que estabelecemos para nós mesmos? Somos felizes se conseguimos cumprir algumas delas. Mas fazer metas, traçar objetivos na vida, nos estudos, nos negócios é necessário e sudável.

Os seguidores de Cristo devem ter suas metas bem definidas. O objetivo do Evangelho é de que os crentes atinjam perfeita maturidade. Este é um tema repetido em toda a Bíblia e é a essência da oração de Paulo para os crentes de Filipos.

O que é maturidade cristã? Primeiro, é um relacionamento de amor defiinido por uma crescente lealdade a Cristo e seu propósito. Segundo, essa maturidade demonstra um crecente amor pela verdade de Deus, que floresce na iluminação da vida e do pensamento cristãos. Finalmente, é revelada na paixão natural em viver uma vida santa e pura. Em essência, a maturidade cristã é estar vestido de Cristo na mente, no coração e no comportamento.

A Bíblia ensina que a vida mais alegre é vivida em e para o Senhor. O pecado debilita, mas a salvação em Cristo Jesus reabilita.

Ser verdadeiramente humano é colocar como meta pessoal: afirmar e buscar o crescimento, na força de Deus, na semelhança de Cristo. (2 Coríntios 3:18)

Ore
Querido Senhor afasta meu coração da velha forma de vida longe de ti e transforma minha vida por tua graça. Em tua palavra me alegro, e desejo de coração crescer dentro da tua vontade. Em Cristo. Amém.

Pense
O pecado debilita, mas a salvação em Cristo Jesus reabilita.
www.lpc.org.br

TESTEMUNHA FIEL

Leia Isaías 12.1-6
A alegria do Senhor é a vossa força. Neemias 8.10
......................
Martha, nossa irmã no Senhor, foi hospitalizada em virtude de uma fratura muito grave. O prognóstico não era bom. Muito provavelmente ela não voltaria a andar. Fui visitá-la no hospital junto com nosso grupo de jovens. Começamos a conversar com ela, mas, em vez de o grupo lhe oferecer palavras de esperança e encorajamento, ela partilhou conosco sua visão de fé com palavras ânimo e de força. Quando voltei para casa, lembrei-me das palavras que mais me haviam tocado: "A alegria do Senhor é a nossa força. Devemos permanecer fiéis a Deus em todos os tempos". Martha morreu, mas o tempo não apagou a lembrança de seu fiel testemunho e de sua confiança em Deus em circunstâncias difíceis. Hoje não me apego mais ao tamanho dos meus problemas; antes, lembro-me de quão grande é o meu Deus.
Oração: Deus fiel, em meio aos nossos problemas, ajuda-nos a ver o Teu poder. Oramos como Jesus nos ensinou: "Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; venha o teu reino; [...] Amém!"*
Pensamento para o dia: Podemos testemunhar a bondade de Deus mesmo em tempos de dificuldade.
Roberto Herrera (Holguin, Cuba)
Oremos pelas pessoas hospitalizadas
Medite: Apocalipse 6 //// * Faça a oração completa do Pai Nosso como em Mateus 6.9-13.
www.editoracedro.com.br

domingo, outubro 04, 2009

O POVO DO EVANGELHO

Deus é minha testemunha de como tenho saudade de todos vocês, com a profunda afeição de Cristo Jesus.
Filipenses 1:8

“A Igreja seria maravilhosa, se não fossem as pessoas!” Esta é uma piada antiga. Esta idéia é completamente diferente do que pensa o apóstolo Paulo. Para ele a igreja é maravilhosa por causa das pessoas. Na verdade a igreja são as pessoas (1 Coríntios 12:12-27).

Paulo dá graças a Deus pelas pesoas e sua afeição por elas espelha o amor de Cristo. O evangelho tem a ver com as pessoas. A Bíblia foi escrita para que mulheres, homens e crianças ‘possam crer que Jesus é o Cristo’ e possam ‘ter vida em seu nome’ (João 20:31). A Bíblia revela uma esperança que envolve o mundo todo, ‘uma grande multidão... de todas as nações, tribos, povos e línguas’ que um dia se reunirá em adoração ao redor do trono de Deus (Apocalípse 7:9). Sim, o Evangelho tem a ver com pessoas, gente.

Por um lado o Evangelho é inclusivo. O convide para crer e receber perdão e esperança é para todos. Por outro lado, o Evangelho é exclusivo. A Bíblia diz claramente que só poderemos receber salvação e vida eterna se recebermos Jesus como o Salvador do nosso pecado. Nenhum dos nossos méritos nos ajudara no dia do julgamento.

O Evangelho tem a ver com as pessoas. Tem a ver com nossas vidas.

Ore

Senhor, quão grande és tu que toda língua, povo e nação é convdada ao enlace alegre da tua graça. Aceite nosso arrependimento e nos guie nos 
passos de Cristo. Em nome dele oramos. Amém.

Pense

O Evangelho é inclusivo, para todos. 
E exclusivo, apenas para os que crêem.
www.lpc.org.br

NO JARDIM

Leia 1 Samuel 3.1-10
Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus; sou exaltado entre as nações, sou exaltado na terra. Salmo 46.10
......................
Gosto de barulho, não de um barulho alto, intenso, mas lembretes regulares e constantes de que não estou só no mundo. O rádio, a televisão, o som de outras famílias mexendo na cozinha, tudo isso é uma alegria para mim. E, quando não há ninguém mais à minha volta para fazer barulho para mim, crio a ilusão de companhia fazendo eu mesma o barulho. Essa necessidade de companhia se estende ao meu relacionamento com Deus. Com muita frequência, quando não tenho mais o que dizer, começo a repetir as coisas todas outra vez, apenas para "manter vivo o diálogo". Infelizmente, quando estou ocupada falando, ninguém mais consegue falar. Ao longo dos anos, descobri que Deus é um ouvinte muito educado e Se recusa a falar quando estou falando. Deus espera para falar até que eu esteja pronta para ouvir. Finalmente, sabendo que esse dia talvez nunca chegasse, Deus gentilmente me conduziu ao hobby da jardinagem, uma atividade que me ocupa tão bem que não preciso pensar em falar. Surpreendentemente, enquanto arranco o mato da terra para dar lugar às ervas, verduras e flores, estou em silêncio. Ouço os pássaros e sinto o vento, mas me sinto feliz por n.brão precisar falar. Os pensamentos sobre meu dia, meus amigos, familiares e colegas de trabalho simplesmente desaparecem e fico com Deus. Para mim, o tempo no jardim é tempo de oração.
Oração: Senhor, ajuda-nos sempre a encontrar um lugar onde possamos ouvir-Te. Acalma-nos para que ouçamos Teu sussurro silencioso. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Deus espera por nós no silêncio.
Anna C. Gheen (Idaho, EUA)
Oremos pelos jardineiros e jardineiras.
Medite: Apocalipse 4
www.editoracedro.com

sábado, outubro 03, 2009

PALAVRAS DO EVANGELHO

Agradeço a meu Deus toda vez que me lembro de vocês. 
Filipenses 1:3

Somos sempre lembrados que o Evangelho tem a ver com homens, mulheres e crianças. Pessoas, seres humanos. Concordo, mas somente se for, antes de mais nada, sobre as pessoas da Trindade: Pai, Filho e Espírito Santo.

Paulo revela que suas lembranças sobre os crentes de Filipos os levava diretamente ao Criador, Salvador e Conselheiro das suas vidas.

O Evangelho começa com o Pai, Deus por nós. Deus revelou o seu caráter amoroso a Moisés: “Tenho visto a opressão sobre o meu povo... tenho escutado o seu clamor... e sei quanto eles estão sofrendo. Por isso desci para livrá-los... (Êxodo 3:7-8). O Pai, então, enviou Jeus, Deus conosco. Porque Ele ama profundamente o seu povo, Jesus nos oferece o convite: “Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso. (Mateus 11:28).

Hoje recebemos o amor de Deus por meio do Espírito Santo, Deus em nós! A Bíblia pergunta: “Acaso não sabem que o corpo de vocês é santuário do Espírito Santo que habita em vocês, que lhes foi dado por Deus?” Então a Bíblia também afirma por nós: “Vocês foram comprados por alto preço. Portanto, glorifiquem a Deus com o seu próprio corpo.” (1 Coríntios 6:19-20)

Ore

Querido Deus, nos alegramos naquilo que tu és. Fico maravilhado em como tu não te apressas em tua ira, mas nos inundas com teu amor. Guia-nos a uma vida de gratidão e alegria. Em nome de Jesus. Amém.

Pense

Infelizmente, ao contrário do caráter de Deus, o ser humano é apressado na sua ira, e demorado em seu amor.

LUZ NA ESCURIDÃO

Leia Isaías 60.1-3
Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder a cidade edificada sobre um monte. Mateus 5.14
......................
Todo verão, minha família e eu viajamos para um centro de retiro em uma ilha próxima à costa de New Hampshire*. Toda noite, nós participamos de um culto em uma pequena capela de pedra construída sobre uma elevação no centro da ilha. Reunimo-nos em silêncio ao pé do monte, ouvindo a badalada profunda do sino que nos chama para o culto. Cada pessoa carrega uma lanterna à vela para a capela, que não tem eletricidade. Ao nos aventurarmos pelo caminho estreito e rochoso, ouvimos a grasnada das gaivotas, o estrondo das ondas, o assobio do vento sobre a água. Enquanto uma pessoa após outra sobe o monte, uma fila de luzes de velas cresce, tremulando na escuridão. A capela ilumina-se cada vez mais à medida que as pessoas vão entrando e pendurando suas lanternas. Quando vejo uma vela ou lanterna, lembro-me de que Jesus veio para ser a luz do mundo. Todos nós carregamos a luz de Deus dentro de nós e podemos fazê-la brilhar para os outros. Somos faróis, convidando as pessoas a seguirem a Jesus e a responderem ao convite de Deus a uma nova vida.
Oração: Deus de luz, que a Tua luz brilhe por meio de nós para que outros possam ver-Te claramente e seguir-Te. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Nós somos a luz de Deus, brilhando para iluminar o caminho para a vida.
Susan J. Foster (Connecticut, EUA)
Oremos pelas famílias em férias.
Medite: Apocalipse 3 //// * Estado americano.

sexta-feira, outubro 02, 2009

DONS DA GRAÇA E DA PAZ

A vocês, graça e paz da parte de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo.
Filipenses 1:2

Em vários Natais nossa filha pequena enrolava copos e pratos descartáveis e os colocava debaixo da árvore de Natal como presentes. Sus olhos brilhavam de alegria enquanto embrulhava seus “presentes” para nós. O que era mesmo um privilegio receber era a alegria do seu coração de criança.

Deus tem prazer em nos dar graça e paz. Graça é o anuncio de que que Deus não se lembra mais dos nossos pecados. Paz é a declaração de que “agora já não há condenação para os que estão em Cristo Jesus” (Romanos 8:1). Embora mereçamos ira e punição, Deus se deleita em receber pecadores que nada merecem.

Quando Paulo diz ser o “pior dos pecadores” (1 Timóteo 1:16) ele fala sobre muitos de nós. Certamente nos lembramos de escolhas mal feitas e suas consequências; de termos feito horas extra para esconder nosso pecado; de termos ficado sobrecarregados pelo medo do julgamento. Mas não precisa ser assim. Os dons da graça e da paz transformam o “pior dos pecadores” em “santos em Cristo”. O prazer de Deus é nos salvar, libertar do pecado e do medo da morte, se unir a nós num relacionamento de alegria. Podemos, até mesmo, imaginar a alegria de Deus ao oferecer graça aos corações pecaminosos e paz aos corações atribulados.

Ore
Querido 
Senhor, embora não tenha lhe visto eu o amo e sinto uma imensa alegria pelos dons da graça e da paz. Obrigado por teu perdão e libertação. 
Oro em nome 
de Jesus. 
Amém.

Pense
Graça, significa perdão; paz, significa libertação.
www.lpc.org.br

O GUIA DEVOCIONAL DIÁRIO

Leia 1 Coríntios 15.50-58
Tragada foi a morte pela vitória. 1 Coríntios 15.54
......................
É quinta-feira de manhã. Paro e olho. A cama está vazia. Tudo o que resta é uma simples estrutura de metal, sem colchão, lençóis e travesseiros. A verdade nua e crua é: minha mãe, que passou quase cinco anos nessa cama, morreu. Olho para ela vazia. Então, meus olhos se movem para a mesinha de cabeceira. O exemplar do No Cenáculo de minha mãe está sobre sua Bíblia; um oportuno lembrete do poder curador do tempo passado com Deus todos os dias. Deixo o quarto para tomar as providências para o funeral. Alguns dias depois, volto para partilhar os momentos do ofício fúnebre com Paula e Joy, as duas companheiras de quarto de mamãe, também acamadas. Para minha surpresa, outra pessoa ocupa a cama de minha mãe. Ela sorri para mim, baixando o exemplar do No Cenáculo. "Eu tenho lido este livrinho desde que cheguei aqui, na sexta-feira", diz ela. "Ele ajuda-me muito a cada dia." Ao partir, reflito: Depois de fazer esta viagem durante 5 anos, a cada 15 dias, não preciso mais voltar aqui. Mas, talvez venha. De que outro modo os ocupantes daquela cama receberão seus exemplares do No Cenáculo? A morte não é o fim, nem para minha mãe, nem para mim. É simplesmente o começo de uma nova jornada, um novo desafio. Mais um dia servindo ao Senhor.
Oração: Graças, Senhor, por nos ofereceres a Tua paz mesmo nos tempos de tristeza. Graças por nos dares vida nova aqui e na eternidade. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: A morte não é o fim é apenas um novo começo.
Roland Rink (Gauteng, África do Sul)
Oremos pelos funcionários e funcionárias das casas de repouso.
Medite: Apocalipse 2
www.editoracedro.com.br

quinta-feira, outubro 01, 2009

FIQUE SEMPRE ALEGRE

Alegrem-se sempre no Senhor. Novamente direi: Alegrem-se! Seja a amabilidade de vocês conhecida por todos. Perto está o Senhor.
Filipenses 4:4-5

Se a vida é difícil e se enfrentamos uma crise aguda, ainda rimos de uma piada ou temos momentos breves de alegria, mas ficar sempre alegre é algo que pensamos ser inconcebível. Mas, Paulo, diz exatamente isso: “Alegrem-se sempre no Senhor.” Este é o convite de Paulo aos corações cansados do pecado e oprimidos pelo mal a saciar suas angústias e tristesas na inesgotável alegria que é o fruto de estar seguro nos braços de Cristo.

Conheço alguém, que como muitos outros, tem fome de alegria nas suas horas de trevas. Seu nome tem sido aviltado, seu caráter tomado como maligno e suas ações julgadas de forma maliciosa. Mentiras foram ditas e a platéia digere tudo no “delicioso” tempero da malediscência.

Palavras como “O Senhor está perto” trouxeram à sua vida conforto nas horas de medo; paz no meio dos ataques e das dúvidas. Em seus piores momentos, tais palavras o livraram para ‘se alegrar sempre no Senhor’.

Paulo tambeem enfrentou momentos de densas trevas, acorrentado em uma prisão. Ele também foi humilhado e ameaçado. Sua carta mostra um coração testado e provado que descobriu a verdadeira alegria no relacionamento com Jesus. E nós podemos fazer o mesmo.

Ore
Graças te damos Senhor por aquilo que és e auilo que fazes. Tu és forca para cansado e companhia para o solitário. Encha nossas vidas com a aelegria do teu amor. Em nome de Jesus. Amém.

Pense
Viver sempre alegre só é possível quando se vive em Cristo.

VINDE ÀS ÁGUAS

Leia João 4.1-15
Ah! Todos vós os que tendes sede, vinde às águas. Isaías 55.1
......................
Chove pouco na Ilha Canária de Lanzarote, a 90 km da costa do Marrocos, nossa terra. A água é preciosa, já que vem do mar e precisa ser dessalinizada para o nosso uso. Em consequência disso, a ilha tem um aspecto desértico. Isso torna o cuidado e a rega das plantas sedentas de nosso pequeno jardim ainda mais importantes para mim. Assim como o jardim, nós, ilhéus, frequentemente temos sede e precisamos beber muita água. Ela é muito importante também na história da samaritana à beira do poço. Ali, Jesus diz a ela e a nós que Ele pode satisfazer nossa sede espiritual. Ele pode nos refrescar com a água viva da fonte eterna. Que benção que é quando estamos sedentos espiritualmente! Quando nos sentimos sedentos e improdutivos, Cristo estende Seus braços para nos receber com uma fonte de bênçãos. Sua água viva abundante refrigera nossa alma. Não precisamos esperar até ficarmos "secos", sem vida; podemos buscar a Cristo para sermos saciados.
Oração: Água Viva, derrama-Te sobre nós e enche-nos. Satisfaz a nossa sede de Ti. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: A Água Viva pode matar a nossa sede.
Jo Sherard (Lanzarote, Espanha)
Oremos para nos colocarmos disponíveis ao serviço de Cristo.
Medite: Apocalipse 1