segunda-feira, dezembro 31, 2007

NO CENÁCULO - GUIA DEVOCIONAL

Faça um barulho alegre!
Leia Salmo 100.1-5
Servi ao Senhor com alegria, apresentai-vos diante dele com cântico. - Salmo 100.2
......................
Meu pai gostava de música, mas nunca o ouvi cantar uma vez sequer. Quando ele era bem jovem, juntou-se aos seus colegas de escola para cantar. Ele me contou que sua professora caminhava por trás dos cantores, dando um tapa na cabeça de alguns. Quando chegou junto dele, descobriu o que ela fazia. Sentiu a pancada e ouviu-a dizer: "Não cante!" Papai cantava em um só tom. Ele foi ensinado a não estragar a música por juntar sua voz às outras. Nunca mais ele cantou uma nota. A música de que ele gostava permaneceu dentro dele porque não era suficientemente boa para ser partilhada. O que Deus espera das pessoas dentre nós que só conseguimos cantar em um só tom? Lembro-me de uma senhora em nosso coro da igreja, que cantou lá durante décadas. Por problemas de saúde, teve sua voz maravilhosa transformada em uma dissonância desafinada. Mas seus amigos do coral insistiram para que ela cantasse com eles enquanto lhe fosse possível. Eles não cantavam para entreter os ouvintes; cantavam para expressar sua devoção a um Deus amoroso. Não somos dignos do amor que Deus nos dedica e jamais poderemos merecê-lo, não importa quão bem façamos as coisas. Nossas vidas, assim como nossas vozes, nunca chegarão a um padrão de perfeição. Mas Deus quer que cantemos mesmo assim, que vivamos nossas vidas o melhor que pudermos, sabendo que Ele aceita todos os nossos esforços!
Oração: Ó Deus, graças por nos amares, quer cantemos afinadamente ou não. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Não importa que tipo de voz eu tenha, posso cantar para Deus.
Joe W. Walker (Oregon, EUA)
Oremos pelos corais de igreja.

DEVOCIONAL DO DIA - LPC

OPORTUNIDADES
Leia:
Sejam sábios no procedimento... aproveitem ao máximo todas as oportunidades. Colossenses 4:5

Colossenses 4:2-6
Em março de 2005, Ashley Smith encontrou em sua casa um assassino que havia fugido da prisão. Com uma arma apontada para ela, o homem a manteve como refém durante horas. Ashley aproveitou a oportunidade e fez algo extraordinário. Preparou um café da manhã para seu captor, falou-lhe de Cristo, e leu para ele alguns textos do livro “Uma Vida com Propósito”, de Rick Warren. Então conversou longamente com o homem sobre o plano de Deus para a vida dele. Mais tarde, aquele homem se entregou à polícia pacificamente. Nem sempre é aconselhável ou possível conversarmos com um criminoso que aponta uma arma para nossa cabeça, mas a Bíblia nos diz para sermos “sábios no procedimento para com os de fora” e aproveitarmos ao máximo todas as oportunidades. Deus sempre nos oferece ocasiões para darmos testemunho do seu amor pelas pessoas, mas, muitas vezes, passamos por elas sem fazer nada. Deixamos escapar boas oportunidades. O apóstolo Paulo diz que somos “criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou antes para nós as praticarmos” (Efésios 2:10). “Como cooperadores de Deus”, vamos receber com boa vontade a sua graça e falar dela aos outros (2 Coríntios 6.1-3).

Pense:
Natal é a oportunidade que Deus nos dá para sermos salvos e servirmos o próximo.

Ore:
Senhor, com freqüência permitimos que as oportunidades passem. Dá-nos sabedoria para ver cada oportunidade que colocas diante de nós como uma chance de fazer a tua vontade. Em nome de Jesus. Amém.

domingo, dezembro 30, 2007

DEVOCIONAL - NO CENÁCULO

O sopro da vida

Leia Gênesis 2.4-9
Então, formou o Senhor Deus ao homem do pó da terra e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida, e o homem passou a ser alma vivente. - Gênesis 2.7
......................
Um domingo de manhã, eu estava ajudando na distribuição da Santa Ceia. Enquanto as pessoas eram servidas, olhei pela janela no fundo do santuário e percebi o vento soprando sobre as árvores e a neve ao redor. Pensei no vento como o sopro de Deus, que dá alento a todas as pessoas. Deus formou Adão a partir do pó, mas Adão não era um ser vivo até que Deus soprou nele o alento da vida. Em Gênesis 1.2, lemos que "o Espírito de Deus pairava sobre as águas". A palavra hebraica para Espírito é muitas vezes traduzida como "vento", "sopro" ou "fôlego". Por isso, podemos entender o fôlego de vida como o Espírito que Deus soprou em Adão para lhe dar vida. Não vivemos somente pelos nossos corpos físicos órgãos e tecidos, mas também pelo Espírito de Deus que habita em nós. Pelo poder de Deus, o fôlego de vida permanece em nós e o vento da vida paira sobre nós. Deus nos deu a vida e continua a nos dá-la. Vivemos porque Deus vive em nós. A vida é um milagre pelo qual Deus nos sustenta. Inspirar e expirar: o fôlego de Deus. Graças a Deus! Viva assim no Ano Novo.
Oração: Graças Te damos, Espírito Santo, que continuas a nos dar a vida. Ajuda-nos a sentir Tua presença em nossas vidas. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Deus é o autor e sustentador da vida.
Matthew J. van Maastricht (Michigan, EUA)
Oremos para sentir todos os dias o Espírito vivificador de Deus.
MEDITE: Efésios 4.25-5.2

DEVOCIONAL DO DIA - CADA DIA

ATÉ MONTES SE AFUNDAM
Leia:
Não temeremos, ainda que a terra trema e os montes afundem no coração do mar... Salmo 46:2

Em 2005, pelo menos 1.400 pessoas foram soterradas numa aldeia indígena na Guatemala. Chuvas torrenciais, que chegaram com o furacão Stan em sua passagem pela América Central, provocaram vários deslizamentos de terra. Uma catástrofe assim nos leva a pensar nas palavras do salmista: “Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente nas tribulações. Portanto, não temeremos ainda que a terra se transtorne e os montes se abalem no seio dos mares...” Este é um lembrete de que até mesmo as montanhas, que parecem ser símbolos de estabilidade e segurança, podem ruir. As pessoas que pereceram no acidente na Guatemala viram, em questões de segundos, suas vidas sendo viradas de cabeça para baixo. Quem já viveu tragédias ou sofreu perdas, sabe o que é sofrimento. Imagine, então, quem sobreviveu à catástrofe naquela vila? Mas, apesar das incertezas deste mundo, o salmista nos lembra de que até mesmo nos piores momentos da nossa vida encontramos força naquele que criou os céus e a terra. A Bíblia com freqüência se refere ao Senhor como nossa rocha. Não importa o que o futuro nos reserva, Deus será sempre refúgio, fortaleza e socorro nas tribulações. Ele é a Rocha que jamais ruirá!

Pense:
Natal é crer, não importa o que aconteça.

Ore:
Senhor Deus, ao findar mais um ano, ajuda-nos a não temer o futuro e a estar seguros em ti, nossa Rocha. E que possamos também ajudar aqueles que enfrentam tragédias. Em nome de Jesus. Amém.

sábado, dezembro 29, 2007

NO CENÁCULO

Por detrás do Natal
Leia Lucas 2.10-12
É que hoje vos nasceu, na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo, o Senhor. - Lucas 2.11
......................
Após a derrota e morte do gigante Golias, o rei Saul mandou chamar Davi, pois tinha uma pergunta a fazer-lhe: "Quem é seu pai?". Por quê? Porque por detrás daquele jovem e brilhante guerreiro, agora transformado em herói nacional, existia um pai anônimo, possuidor de valores espirituais expressivos e incomuns. Com o nascimento de Jesus, a humanidade foi agraciada com boas-novas de grande alegria, destinadas a todo o povo. Com Jesus, veio um novo tempo, caracterizado pela luz e esperança, pela verdade e justiça. Com Jesus, vieram a revelação do Pai, o perdão e a restauração, a vida plena no presente e a perspectiva de vida eterna, após a morte. Por detrás do nascimento de Jesus existe também um Pai discreto; porém, atuante, que embora tenha grande santidade e majestade, é solícito em nos abençoar, a despeito de nossas falhas e desobediência. Por detrás do nascimento de Jesus existe um Pai santo e eterno, acessível e virtuoso, poderoso e gracioso. Por detrás do nascimento de Jesus, existe um Pai misericordioso que nos perdoa e restaura, que nos orienta e fortalece, que nos anima e estimula, que nos protege e sustenta. Neste Natal, o Pai está, amorosamente, nos convidando a estreitar nossa comunhão com Ele; a ver o mover de Sua mão; a reconhecer a manifestação do Seu Espírito; a ser mais sensíveis ao clamor de Sua mensagem.
Oração: Deus, faz nascer, hoje, em cada um de nós, o Salvador, dando-nos um tempo de muita certeza; corações repletos de fé, trasbordantes de amor e impregnados de gratidão. Amém.
Pensamento para o dia: O Pai me ama porque colocou em mim uma porção do Seu Espírito.
Humberto Campos Lago (Curitiba, PR, Brasil)
Oremos para correspondermos ao amor divino.
MEDITE: Apocalipse 21.1-8

Sábado - 29/12/2007
PENSAMENTOS E PENSAMENTOS

Leia:
“Pois os meus pensamentos não são os pensamentos de vocês, nem os seus caminhos são os meus caminhos”, declara o Senhor.Isaías 55:8

Isaías 55:6-13
Questionamentos vivem rondando a nossa vida. E pensamentos negativos ocupam a nossa mente. “Por que pessoas boas sofrem tanto?” “Por que crianças morrem de câncer?” “Por que ondas gigantes arrasam uma vila?” Por que pais dedicados são esquecidos quando chegam na velhice?” Tudo isso é um dilema. Na vida experimentamos coisas que não parecem fazer sentido e, com a mesma freqüência, somos desafiados a confiar em Deus. Ele sabe o que permite e o que está fazendo. Deus nos lembra disso quando diz: “[Os] meus pensamentos não são os pensamentos de vocês, nem os seus caminhos são os meus caminhos... Assim como os céus são mais altos do que a terra, também os meus caminhos são mais altos do que os seus caminhos, e os meus pensamentos, mais altos do que os seus pensamentos.” Em nosso mundo, a vida obedece a uma ordem. Há leis que, se quebradas, causam problemas e danos. Existem coisas que são de nossa responsabilidade. Plantamos e colhemos, tanto para o bem quanto para o mal. Mas há muita coisa que foge ao nosso controle. Ainda assim, podemos nos assegurar de que Deus está no comando, mesmo quando nem tudo faz sentido para nós. Podemos confiar em seu cuidado por nós o tempo todo.
Pense:
Natal é saber que Deus age no tempo certo.
Ore:
Deus de toda a Criação, reconhecemos que os nossos pensamentos não são os teus pensamentos, e que os nossos caminhos também não são os teus caminhos. Ajuda-nos a confiar em ti. Em Cristo. Amém.

sexta-feira, dezembro 28, 2007

DEVOCIONAL NO CENÁCULO

FESTA DA ALMA

Um dos meus mentores espirituais, Henri Nouwen, disse que ministério significa ver e tornar visível a presença de Deus. Jesus vivia em constante consciência da presença de Deus e fomentava o mesmo nos Seus seguidores. Mas fez mais do que isso. Ele tornou visível a invisível presença de Deus através de actos de serviço e de grupos de pessoas que começaram a mostrar ao mundo como é o amor de Deus.

Em nome de Cristo, nós procuramos fazer o mesmo através do No Cenáculo: ajudar as pessoas a criar um espaço onde a vida de Deus em nós possa ser nutrida. Ao longo dos anos, este ministério tem produzido uma “festa da alma” para o povo de Deus – um fluxo de revistas e livros para a vida espiritual que fomentam a oração e o crescimento espiritual, e programas nos quais o amor de Deus torna-se tangível e visível. Um dos frutos dessa festa é a comunhão espiritual com milhões de pessoas ao redor do mundo, cujos espíritos se encontram diariamente numa hora de devoção. Esta linda comunhão é difícil de ser vista, mas torna-se uma realidade visível nos encontros que promovemos.

Um grande encontro do No Cenáculo – “soul feast” [festa da alma] – reúne pessoas que buscam uma formação mais profunda em Cristo e uma vida religiosa mais vital. Todos os anos, em meados do mês de Julho, centenas de pessoas reúnem-se nas margens de um lago na Carolina do Norte (EUA) durante cinco dias de aprendizagem, culto, pregação e oração silenciosa e em grupos. Indivíduos, famílias e grupos religiosos vêm celebrar a graça de Deus, estudar um tema espiritual e experimentar mais profundamente a vida abundante que Deus nos dá em Jesus Cristo. O nosso tema para 2007 é “Viver e liderar a partir de um coração atento”. Seria maravilhoso se você se juntasse a nós.

Acima de tudo, junte-se a nós hoje fazendo do caminho de Jesus o seu caminho. Busque compreender e torne visível, nos seus encontros diários, de uma maneira diferente, o amor invisível de Deus. Tente escutar, ouça e então escute a inaudível palavra de Deus. Na sua igreja, deixe que a graça de Deus se manifeste numa festa para a alma, à qual todos sejam bem-vindos.

Stephen D. Bryant
Editor Mundial do No Cenáculo

DEVOCIONAL DO DIA - CADA DIA

AINDA GIRANDO
Leia:
“Quem de vocês, por mais que se preocupe, pode acrescentar uma hora que seja à sua vida?” Mateus 6:27

Mateus 6:25-34
Mark Martin, famoso piloto norte-americano de corridas de automóvel, sofreu um grave acidente em sua carreira. Numa competição, alguns carros, descontrolados, começaram a rodar na pista; outros colidiram. A fumaça tomou conta do ar e a visibilidade era muito pouca. Tudo aconteceu muito rápido e Martin também começou a girar. O chefe da sua equipe, usando o rádio, perguntou se ele havia conseguido passar ileso por aquele tumulto. Martin imediatamente respondeu que não podia conversar naquele momento, pois ainda estava girando. Às vezes nos sentimos assim também. Se alguém nos pergunta como estamos, temos vontade de responder que ainda estamos “girando”. Talvez porque estamos passando por uma crise financeira, ou por algum problema no trabalho, ou tentando concertar nosso casamento ou nosso relacionamento com a família. Em tais situações, quando nossa vida parece estar girando e fora de controle, é comum sentirmos medo e ansiedade. É por isso que as palavras de Jesus nos confortam. Se Deus cuida dos passarinhos e das flores no campo, Ele certamente cuidará de nós. Portanto, vamos deixar de nos preocupar, até mesmo quando nos sentimos como se estivéssemos “girando”.

Pense:
Natal é saber que Deus está conosco, mesmo quando tudo está girando ao nosso redor.

Ore:
Pai, perdoa-nos quando temos dúvidas e nos preocupamos demais. Ajuda-nos a lembrar do teu cuidado e proteção constantes, até mesmo quando os problemas persistem. Em nome de Jesus. Amém.

quinta-feira, dezembro 27, 2007

DEVOCIONAL DO DIA - NO CENÁCULO

Presença constante

Leia Deuteronômio 31.6-8
[Deus disse:] De maneira alguma te deixarei, nunca jamais te abandonarei. - Hebreus 13.5
......................
Sento-me na cadeira de praia, na costa da Carolina do Sul e olho as ondas do oceano indo e vindo. Nada do que acontecer em minha vida alterará esse estável movimento das marés. Para mim, essa é uma idéia reconfortante. As mudanças em minha vida, que trouxeram tanto alegria como angústia, não perturbaram as marés; nem nada do que me acontecer o fará. Ainda mais do que as marés, Deus é sempre constante. Não importa o que eu faça, seja para o mal ou para o bem, a presença de Deus está constantemente comigo. Posso não senti-la ou perceber Deus, mas Ele sempre estará comigo. Posso fazer coisas das quais não me orgulharei, mas não posso alterar a vontade de Deus de estar comigo. Sua presença contínua me encoraja. Podemos contar com o apoio de Deus em tempos de aflição e com Sua força para nos guiar em meio às dificuldades da vida. A certeza destas verdades pode dar-nos coragem e esperança.
Oração: Senhor amado, agradecemos-Te por nunca nos abandonares. Como Jesus nos ensinou, oramos: "Pai nosso, [...] Amém."*

Pensamento para o dia: A presença constante de Deus nos ajuda a lidar com a mudança.
Mary Eloise H. Leake (Alabama, EUA)

Oremos pelas pessoas que duvidam da presença de Deus.

* Mateus 6.9-13. MEDITE: Colossenses 3.12-17,23

DEVOCIONAL DO DIA - CADA DIA

ELE TROUXE A CURA
Leia: Então a mulher... contou por que tinha tocado nele e como fora instantaneamente curada. Lucas 8:47

Lucas 8:40-48
O Evangelho conta a história da mulher que tocou as vestes de Jesus e foi instantaneamente curada. Jesus virou-se e perguntou quem havia tocado em suas vestes. Jesus sentiu que o poder da cura havia saído dele. A mulher, constrangida, identificou-se, e, na presença de todos, contou porque havia tocado em Jesus e como fora logo curada. A mulher testemunhou o poder da cura de Cristo. De alguma forma, todos os cristãos já experimentaram o poder de Cristo. Nem sempre a cura física ocorre, mas todos os salvos por Cristo já experimentaram a cura espiritual. A Bíblia nos diz que estávamos mortos por causa do pecado e cegos para a verdade de Deus. Sem Cristo não vivíamos nem podíamos enxergar. Entretanto Ele abriu os nossos olhos para que pudéssemos ver, e nos deu vida quando estávamos mortos (Efésios 1:18; 2:1). Cristo chama a todos para experimentar o poder da cura em suas vidas. Mas nem sempre é fácil ir até Ele. Muitos vivem envergonhados por causa dos pecados e das falhas que infectam seus corações; outros preferem buscar a cura em outro lugar. O certo é que, sem reconhecer o que está errado conosco, não conseguiremos mostrar aos outros a grandiosidade do poder da cura pela qual passamos.

Pense:
Natal é celebrar o milagre de estar morto e reviver, estar cego e ver.

Ore:
Senhor Jesus, ajuda-nos a encontrar maneiras de contar aos outros sobre o teu poder. Tu nos tens curado, perdoando os nossos pecados e salvando as nossas vidas. Graças te damos por isto. Amém.

quarta-feira, dezembro 26, 2007

DEVOCIONAL NO CENÁCULO

Na carência e na fartura

Leia 1 Timóteo 6.6-12

Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graça. - Filipenses 4.6
......................
Enquanto fazia planos para meu casamento, há alguns anos, minha situação econômica começou a cair inesperadamente. De repente, eu não tinha renda. Enquanto enfrentava o problema, muitos de meus conhecidos pareciam evitar-me; pessoas a quem eu havia emprestado dinheiro não estavam dispostas a me ajudar no tempo de necessidade. Durante aquele difícil período, descobri que é muito mais difícil viver a Palavra de Deus do que simplesmente falar dela. Sem que eu soubesse, no entanto, foi um período em que Deus me moldou e me ensinou uma lição. Eu tinha que abandonar as armadilhas das rotinas diárias, voltar a concentrar minha atenção em Deus e encontrar um caminho mais límpido para a minha vida, como discípula de Cristo. Participei de vários projetos missionários, todos sem apoio financeiro. De algum modo, no entanto, minhas necessidades diárias eram atendidas de maneiras que dificilmente eu poderia explicar. Como Paulo, aprendi a contentar-me (ver Filipenses 4.12). Hoje posso ver os frutos espirituais que cresceram durante aquele período de minha vida. Olho com reverência os muitos mistérios de Deus operando em minha vida e nas pessoas à minha volta. Deus continua provendo à minha esposa, a mim e agora aos nossos filhos. E eu continuo fazendo a obra de Deus.

Oração: Ó Deus, ensina-nos a confiar em Ti enquanto vivemos Tua sagrada palavra por meio das nossas palavras e atos. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Procure Deus em meio aos desafios diários.
Philip Polo (Nairobi, Quênia)

Oremos pelas pessoas que enfrentam dificuldades financeiras.

MEDITE: Colossenses 3.5-11

DEVOCIONAL DO DIA - CADA DIA

NATAL O ANO TODO
Leia: “Quando virem essas borlas vocês se lembrarão de todos os mandamentos do Senhor...”Números 15:39

Números 15:37-41
Muitos de nós possuímos hábitos diferentes. Um dos meus hábitos é beber café numa caneca de Natal. Ela é decorada com figuras de árvores de Natal, bolas e luzes coloridas. Eu bebo café nessa caneca o ano todo, não só porque gosto dela, mas porque ela me ajuda a lembrar do Natal. Em toda a Bíblia encontramos lembretes. Por exemplo, Deus instruiu o seu povo a fazer borlas nas extremidades de suas roupas para que se lembrassem das suas ordens: “Quando virem essas borlas vocês se lembrarão de todos os mandamentos do Senhor...” (Números 15). Deus disse também ao povo para pegar doze pedras do Rio Jordão e guardá-las como lembrete, memorial, de que o Senhor os ajudou a atravessar o rio em segurança: “Essas pedras serão um memorial perpétuo para o povo de Israel.” (Josué 4) Muitas igrejas hoje têm cruzes para lembrar o sacrifício que Cristo fez, morrendo por nós. O símbolo da cruz, sem o corpo de Cristo, mostra que Jesus cumpriu seu ministério na terra e ressuscitou. Depois do Natal, vamos continuar lembrando que Deus mandou Jesus para nos salvar. E que a alegria, a bondade e a graça do Natal continuem a encher nossos corações de felicidade e as nossas vidas de ternas lembranças.

Pense:
Natal é lembrar de Jesus o ano todo.

Ore:
Senhor Deus, ajuda-nos a lembrar sempre do maravilhoso presente que tu nos deste, teu Filho Jesus. E ajuda-nos a viver todos os dias com a alegria do Natal. Em nome de Jesus, oramos. Amém.

terça-feira, dezembro 25, 2007

DEVOCIONAL DO DIA - CADA DIA

AMAR E DOAR
Leia: Se amarmos uns aos outros, Deus permanece em nós, e o seu amor está aperfeiçoado em nós.1 João 4:12

1 João 4:7-12
Anne Frank, garota judia que escreveu um diário enquanto viveu num esconderijo durante a ocupação nazista na Holanda, registrou as seguintes palavras: “Ninguém nunca se tornou pobre doando.” Com certeza, ao doarmos, nós nos tornamos espiritualmente ricos. Deus provou seu amor por nós doando seu Filho, como diz o texto que resume todo o Evangelho: “Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.” (João 3:16) Se o dom mais precioso que alguém pode ter, a vida eterna, nos foi concedido graciosamente, precisamos repartir com os outros, todos os dias, os muitos presentes que Deus envia para nós. Dádivas decorrentes da sua graça, bondade e amor que tornam nossa vida rica de virtudes e bens. Doação é conseqüência do amor. Se amamos verdadeiramente a Deus e ao próximo, vamos doar nosso tempo, energia, dinheiro e outros recursos para socorrer os que estão necessitados ou para melhorar a vida das pessoas que vivem ao nosso redor.Se não amamos, não podemos dizer que pertencemos a Deus. O amor é o teste da nossa ligação com Ele. Se amarmos uns aos outros com palavras e ações, Deus permanecerá em nós.

Pense:
Natal é amar e amar é pertencer a Deus.

Ore:
Senhor Deus, enche nossos corações com o teu amor e com o desejo de doar e repartir a nossa vida com os outros. Que a nossa doação reflita o amor de ?Cristo por nós. Em nome de quem oramos. Amém.

segunda-feira, dezembro 24, 2007

DEVOCIONAL DO DIA - CADA DIA

VOZ DE COMANDO
Leia: “Vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os...”Mateus 28:19-20

Mateus 28:16-20
Às vezes, quando estou parado num sinal de trânsito, meus filhos vêem o sinal ficar verde antes de mim e gritam impacientes: “Pai, a luz está verde. Vamos!” O comando “vamos!” ou “vá!” é simples e tem o propósito de nos colocar em movimento. A voz de comando de Jesus aos seus discípulos “vão e façam discípulos de todas as nações” soa como um exagero de linguagem. Jesus os estava estimulando a ir pelo menos além das fronteiras da Palestina. Afinal, os discípulos, um pequeno grupo, marginalizados pela sociedade, ainda se sentiam desanimados sob o impacto da morte do seu líder; e, agora, atônitos com a sua ressurreição. Demoraram tanto para obedecer as ordens do Mestre, que acabaram ficando ali por Jerusalém mesmo, reunindo-se nas casas dos crentes e no templo. Foi preciso uma sacudida violenta, o apedrejamento de Estevão, a perseguição, para finalmente se espalharem pelo mundo. “Vão! Já está passando da hora!” O Evangelho de Cristo chegou em praticamente todas as nações da Terra, mas ainda há muitos que precisam ouvir e crer. Jesus nos diz: “Vão!” Façam discípulos, batizem, ensinem. É uma grande tarefa que começa com a disposição de obedecer a uma simples voz de comando.

Pense:
Natal é obedecer à voz de comando de Jesus que diz: “Vá!”

Ore:
Senhor Jesus, confessamos que temos falhado em viver da maneira que ordenaste, proclamando tua Palavra em verdade e obediência. Guia-nos para que compartilhemos a tua história com fidelidade. Amém.

sexta-feira, dezembro 21, 2007

DEVOCIONAL DO DIA - CADA DIA

CRISTO PARA TODOS
Leia: “[Para] que todo o que nele crer tenha a vida eterna.” João 3:15

João 3:13-17
O Museu de Ciência de Chicago fez, há alguns anos, por ocasião do Natal, uma exposição de centenas de árvores de Natal representando vários países do mundo. Pendurada em cada árvore havia a bandeira do país e decorações que identificavam suas tradições.“O Natal é para todo o mundo”. Isso é o significado das palavras do anjo aos pastores na noite do Natal: “Não tenham medo. Estou lhes trazendo boas novas de grande alegria, que são para todo o povo: Hoje, na cidade de Davi, lhes nasceu o Salvador, que é Cristo, o Senhor.” (Lucas 2:10-11)Geralmente, as árvores de Natal são pinheiros. Tudo parece ter começado em países onde é inverno no mês de dezembro e todas as árvores, com exceção dos pinheiros que permanecem verdes, perdem suas folhas e parecem mortas. Por isso, os pinheiros simbolizam a vida. Jesus veio, e todo o que nele crer terá vida eterna. Podemos decorar a casa com um pinheiro de Natal. A Bíblia utiliza vários símbolos para mostrar verdades espirituais. Jesus é a luz do mundo e a videira. Nós também somos luz e ramos da videira. E quando, em todo o mundo, as pessoas decoram suas árvores de Natal, isto reforça a lembrança de que Cristo veio como luz das nações, trazendo vida eterna.

Pense:
Natal é se unir aos irmãos e irmãs do mundo inteiro, que celebram a vinda de Jesus ao mundo.

Ore:
Pai, graças te damos porque tua salvação é para todos os povos do mundo. Ajuda-nos a celebrar com singeleza e alegria o Natal, lembrando sempre que Jesus Cristo é o centro da comemoração. Amém.

quinta-feira, dezembro 20, 2007

DEVOCIONAL DO DIA - LPC

GRAÇA, PAZ E BENEVOLÊNCIA
Leia: Pois ele é a nossa paz, o qual... destruiu... o muro de inimizade.Efésios 2:14

Efésios 2:11-18
Na época do Natal costumamos tratar melhor as outras pessoas. Até mesmo quem não se importa com os outros costuma amolecer o coração e desejar um “Feliz Natal”. Isso acontece porque, de muitas maneiras, o Natal é um tempo de graça, paz e bondade. Quando Jesus nasceu, os anjos disseram: “Glória a Deus nas alturas, e paz na terra aos homens aos quais ele concede o seu favor. ”Outras versões bíblicas se referem ao favor de Deus, ou graça, como “boa vontade” e “a quem ele quer bem” (Lucas 2:14). Por meio do Natal, Deus proveu os meios para que fizéssemos as pazes com Ele e com o nosso próximo. Em Cristo, Ele nos ofereceu a graça e a boa vontade. Graça significa, basicamente, perdão. Boa vontade é uma predisposição interior, sincera e desprendida, de querer o bem do outro. Natal é tempo de cessarem os conflitos, de se reatar o diálogo e a comunhão, e deixar fluir do nosso coração o favor de Deus — “[Jesus] é a nossa paz, o qual... destruiu a barreira, o muro de inimizade...” que existia entre todas as nações, povos, culturas e línguas. Natal é quando a graça de Deus vem com toda sua força em busca dos seres humanos, produzindo neles a boa vontade para com Deus e com seu semelhante.

Pense: Natal é quando a graça de Deus vem à Terra e produz no coração das pessoas o milagre da boa vontade.

Ore: Senhor Deus, nós te agradecemos porque nos deste a tua paz por meio de Jesus Cristo. Ajuda-nos a oferecer o teu presente de graça e boa vontade ao nosso próximo. Em nome de Jesus. Amém.

terça-feira, dezembro 18, 2007

DEVOCIONAL DO DIA - CADA DIA

ESPÍRITOS MINISTRADORES
Leia: E aconteceu que um anjo do Senhor apareceu-lhes e a glória do Senhor resplandeceu ao redor deles. ?Lucas 2:9

Lucas ?2:8-15
Muitas decorações de Natal incluem anjos. Os anjos tiveram um papel importante na história do nascimento de Jesus. Eles trouxeram as boas novas da vinda do Messias, e um anjo anunciou o seu nascimento aos pastores. Ele disse: “Estou lhes trazendo boas novas de grande alegria, que são para todo o povo: Hoje, na cidade de Davi, lhes nasceu o Salvador, que é Cristo, o Senhor.” ?A Bíblia diz que os anjos são “espíritos ministradores”, e que, sem saber, algumas pessoas os hospedaram (Hebreus 1:4; 13:2). ?Anjos são enviados de Deus para tarefas especiais. Eles não estão a serviço dos seres humanos, mas sempre a serviço do Deus Eterno. E, apesar de terem sido importantes na história do Natal, Jesus é o ponto central dos acontecimentos.?Os anjos são parte da história e tiveram o privilégio de anunciar as Boas Novas de que Cristo veio à Terra. Mas eles não participam do mistério da grande salvação de Jesus. Pedro diz: “Foi a respeito dessa salvação que os profetas que falaram da graça destinada a vocês investigaram e examinaram, procurando saber o tempo e as circunstâncias para os quais apontava o Espírito de Cristo que neles estava... coisas que até os anjos anseiam observar.” (1 Pedro 1:10-12)
Pense:
Natal é relembrar os anjos, sem esquecer que eles são apenas mensageiros do grande Rei.
Ore:
Senhor Jesus, somos-te gratos por todos os anjos e mensageiros da tua graça e verdade que vieram até nós. Que, como eles, possamos testemunhar aos outros e levar as tuas boas novas. ?Amém.

segunda-feira, dezembro 17, 2007

DEVOCIONAL DO DIA - LPC

JESUS CHOROU
Leia: Jesus chorou. Então os judeus disseram: “Vejam como ele o amava!”?João 11:35-36

João ?11:32-45
Será que Jesus chorou quando era bebê? Uma canção antiga e popular de Natal diz que “o pequenino Jesus nenhuma lágrima derramava”. Mas como os bebês choram quando nascem para que o ar possa entrar em seus pulmões, certamente Jesus chorou.?Os jovens pais logo se acostumam com o choro do seu bebê. Sabem quando ele está com fome ou se precisam trocar a fralda — e com freqüência esse choro os acorda no meio da noite! O choro faz parte da rotina dos bebês. A Bíblia não nos diz se Jesus chorou quando criança, mas nos diz que Ele chorou quando adulto.?Jesus foi visitar as irmãs de Lázaro, seu amigo, por ocasião de sua morte. Maria e Marta choravam e outros membros da comunidade também. Quando Jesus as viu, “agitou-se no espírito... perturbou-se... e chorou”. Todas as pessoas sabem o que é chorar e prantear; o que é enfrentar o sofrimento, a perda e a dor da separação. Jesus também conhece essas coisas. Ele sabe e nos ajuda em nossos problemas, ouve nosso lamento e vê as nossas lágrimas.?Que maravilhoso presente é saber que o Deus do Universo tornou-se humano, compreende quando choramos e nos prometeu que, um dia, enxugará nossas lágrimas para sempre (Apocalipse 21:4).
Pense:
Natal é chorar com os que choram e saber que Jesus virá outra vez e enxugará dos olhos toda lágrima.
Ore:
Senhor Jesus, tu és a ressurreição e a vida. Tu te tornaste como nós e conheces nossos sorrisos e nossas lágrimas. Somos gratos a ti pela alegria e pelo consolo de saber que tu nos amas. Amém.

quinta-feira, dezembro 13, 2007

ZACARIAS, O PROFETA
Leia: Zacarias foi cheio do Espírito Santo e profetizou... Lucas 1:67

Lucas 1:57-75
O Antigo Testamento fala sobre profetas e sacerdotes. Um profeta falava ao povo em nome de Deus. Um sacerdote falava com Deus em nome do povo. Quando Zacarias estava exercendo a função de sacerdote no templo, intercedendo pelo povo, o anjo Gabriel anunciou que sua esposa teria um filho. ?Sabemos que Zacarias ficou mudo porque descreu. Mas Lucas afirma que todos os sacerdotes do Velho Testamento, e não somente Zacarias, ficaram em silêncio; logo, não havia necessidade de um sacerdote falar em nome do povo. Com o anúncio do nascimento de João, o caminho estava pronto para a vinda de Cristo, que é o Único Sumo Sacerdote de que necessitamos. O escritor de Hebreus diz que “Jesus tem um sacerdócio permanente. Portanto, ele é capaz de salvar definitivamente aqueles que, por meio dele, aproximam-se de Deus, pois vive sempre para interceder por eles” (7:23-25). Quando João nasceu, Zacarias voltou a falar. E quando ele falou, falou como um profeta e não como um sacerdote. Após o nascimento de João, “Zacarias foi cheio do Espírito Santo e profetizou”. Em vez de falar com Deus em nome do povo, ele agora falava ao povo sobre a grandeza e a graça de Deus, que logo enviaria o Salvador.
Pense:
Natal é falar aos outros da grandeza e da graça de Deus.
Ore:
Senhor, graças te damos porque podemos orar a ti por meio de Jesus Cristo, nosso Salvador. Que possamos ser preenchidos com o teu Espírito e contar sobre a tua bondade aos outros. Em nome de Jesus. Amém.

quarta-feira, dezembro 12, 2007

DEVOCIONAL DO DIA - LPC

CULPA SILENCIOSA
Leia: “Agora você ficará mudo. Não poderá falar... porque não acreditou em minhas palavras.” Lucas 1:20

Lucas 1:5-20
Quem já sofreu um derrame e está impedido de falar ou conhece alguém que passou por isso, pode imaginar a frustração de Zacarias, o sacerdote, quando ficou mudo. Um anjo aproximou-se dele, enquanto intercedia pelo povo no templo. O anjo havia dito a Zacarias que sua esposa, Isabel, que já estava em idade avançada, teria um filho. Zacarias não acreditou nas palavras do enviado de Deus e, como punição, perdeu a capacidade de falar. Somente após o nascimento do seu filho, Zacarias pôde se expressar novamente. E, para surpresa e alegria de todos, confirmou que o nome da criança seria João (Lucas 1:59-64). ?Além da frustração de não ser capaz de falar, Zacarias também teve que carregar a culpa do seu pecado. Seu silêncio foi resultado da sua falta de fé e ele não pôde se livrar desse fardo por meio da confissão.?Às vezes, temos pecados não confessos que carregamos sozinhos e em silêncio, ou segredos que não conseguimos compartilhar com os outros. A história de Zacarias é maravilhosa porque faz parte da preparação do caminho para a vinda de Jesus Cristo, que tornou possível a confissão. Por causa de Jesus, podemos confessar nossos pecados a Deus, que nos perdoa e remove nosso fardo de tristeza e culpa.
Pense:
Natal é abrir o coração para Jesus, o Maravilhoso Conselheiro.
Ore:
Pai celestial, graças te damos porque podemos confessar a ti os nossos pecados. Agradecemos também o ?teu perdão e o teu amor, que nos ofereces em Jesus Cristo. ?Em nome de quem oramos. ?Amém.

terça-feira, dezembro 11, 2007

DEVOCIONAL DO DIA - LPCO SILÊNCIO DA IRA

O SILÊNCIO DA IRA
Leia: Aquele que é a Palavra tornou-se carne e viveu entre nós. João 1:14

João 1:1-14
Muitos casais permanecem calados depois de brigas e discussões. Há até alguns que, aborrecidos e magoados, fazem voto de silêncio. Ficam sem se comunicar dias seguidos. A hostilidade gera o silêncio. Antes da queda, Adão e Eva falavam abertamente com Deus no Jardim do Éden. Após o pecado, eles foram banidos do jardim e não puderam mais falar com Deus. Para as gerações que se seguiram, Deus se comunicou principalmente por meio dos profetas, mas isso não acontecia sempre. Inúmeras vezes o povo de Israel testou a paciência de Deus. Ao lermos o que os profetas escreveram, vemos a tensão que se seguia quando os israelitas deixavam de ouvi-los. Entretanto, chegou a hora quando a voz de Deus silenciou de vez. E Ele só voltou a falar quando o Novo Testamento começou a ser escrito. O silêncio de Deus durou quase quatrocentos anos. No Novo Testamento, Deus quebrou o silêncio: “[A Palavra] tornou-se carne e viveu entre nós... cheio de graça e de verdade.” Por causa do seu grande amor por nós e
do perdão em Cristo, Deus voltou a falar conosco. Hoje, quando há hostilidade e inimizade entre nós e nosso próximo, devemos, por causa de Jesus, quebrar o silêncio e oferecer o que Deus já nos ofereceu antes: perdão e graça.
Pense:
Natal é o fim do silêncio de Deus — a Palavra se fez gente.
Ore:
Pai de amor, somos gratos pela tua graça em Cristo. Ajuda-nos a assumir o compromisso de compartilhar com os outros palavras de graça, principalmente com os nossos cônjuges. Em nome dele. Amém.

segunda-feira, dezembro 10, 2007

DEVOCIONAL DO DIA - LPC

A SEGURANÇA DO EMANUEL
Leia: “E lhe chamarão Emanuel”, que significa “Deus conosco”. Mateus 1:23

Mateus 1:18-25
Uma das minhas filhas me acordou no meio da noite, dizendo: “Papai, tive um pesadelo e agora não consigo dormir!” Segurei sua mão e a levei de volta ao quarto. Ela se deitou e fiquei sentado ao seu lado por um tempo. Ela voltou a dormir, confiante de que seu pai e sua mãe estavam por perto. Como adultos, podemos não ter os mesmos pesadelos que as crianças têm, mas existem momentos nos quais também enfrentamos dificuldades para dormir. Às vezes a ansiedade não me deixa dormir durante a noite. Viro para um lado e para o outro e me preocupo. Todos nós vivemos noites intranqüilas e agitadas. Muitas coisas podem tirar nosso sono. Por exemplo, medos e aflições que parecem tomar conta da nossa mente e resistem em ir embora. Nós nos preocupamos com nossa saúde, segurança, relacionamentos, filhos, emprego, finanças e nosso futuro. Às vezes nossos medos se tornam realidade e o nosso sofrimento nos mantém acordados. Sentimos falta de alguém que já não está mais conosco, e as lágrimas e a solidão não nos permitem descansar. Em tempos assim, devemos dizer: Emanuel! — “Deus conosco”. Na escuridão da noite, quando nosso espírito está tumultuado e o sono não vem, devemos nos lembrar de que Jesus está por perto. Ele jamais nos desampara!
Pense:
Natal é Deus conosco.
Ore:
Senhor Jesus, tu estás conosco sempre — nos dias mais longos e nas noites mais escuras. Somos gratos a ti porque até mesmo em nossa vida caótica temos a certeza de que tu estás perto. Amém.

quinta-feira, dezembro 06, 2007

MARAVILHOSO CONSELHEIRO

Leia: E ele será chamado Maravilhoso Conselheiro. Isaías 9:6

Isaías 9:6-7
-------------------------------------------------------------------
Tenho um amigo que trabalha como terapeuta para uma agência cristã de aconselhamento. Recentemente, ele fez uma observação dizendo que um conselheiro é apenas um guia. E um guia não pode servir de cicerone para alguém que não deseja segui-lo. Em outras palavras, se uma pessoa não deseja ser feliz e ter vida completa, então as palavras de um conselheiro não serão ouvidas. No livro do profeta Isaías, o Messias prometido é chamado de Maravilhoso Conselheiro. Como um conselheiro, Ele leva as pessoas à busca da cura espiritual, transforma as suas vidas e lhes dá paz. Certo jovem rico aproximou-se de Jesus e perguntou como poderia conseguir a vida eterna. Jesus deu-lhe um bom conselho: “Se você quer ser perfeito, vá, venda os seus bens e dê o dinheiro aos pobres, e você terá um tesouro nos céus. Depois, venha e siga-me.” Em outras palavras, Jesus devia ser prioridade na vida daquele moço. Mas, “ouvindo isso, [ele] afastou-se triste, porque tinha muitas riquezas” (Mateus 19:21, 22). Jesus, o Maravilhoso Conselheiro, nos guia e nos garante a vida eterna. Por meio de suas palavras alcançamos cura e saúde. Por isso, devemos segui-lo como o guia que sabe o que está dizendo e para onde está nos levando.
-------------------------------------------------------------------
Pense:
Natal é ouvir e atender ao conselho de Jesus.
Ore:
Senhor Deus, abre nossos corações e nossa mente para que possamos ouvir o conselho de teu Filho e trilhar o caminho que Ele tem preparado para nós. E então teremos vida completa. Em nome dele. Amém.

DEVOCIONAL DO DIA - LPC

MARAVILHOSO CONSELHEIRO
Leia: E ele será chamado Maravilhoso Conselheiro. Isaías 9:6

Isaías 9:6-7
Tenho um amigo que trabalha como terapeuta para uma agência cristã de aconselhamento. Recentemente, ele fez uma observação dizendo que um conselheiro é apenas um guia. E um guia não pode servir de cicerone para alguém que não deseja segui-lo. Em outras palavras, se uma pessoa não deseja ser feliz e ter vida completa, então as palavras de um conselheiro não serão ouvidas. No livro do profeta Isaías, o Messias prometido é chamado de Maravilhoso Conselheiro. Como um conselheiro, Ele leva as pessoas à busca da cura espiritual, transforma as suas vidas e lhes dá paz. Certo jovem rico aproximou-se de Jesus e perguntou como poderia conseguir a vida eterna. Jesus deu-lhe um bom conselho: “Se você quer ser perfeito, vá, venda os seus bens e dê o dinheiro aos pobres, e você terá um tesouro nos céus. Depois, venha e siga-me.” Em outras palavras, Jesus devia ser prioridade na vida daquele moço. Mas, “ouvindo isso, [ele] afastou-se triste, porque tinha muitas riquezas” (Mateus 19:21, 22). Jesus, o Maravilhoso Conselheiro, nos guia e nos garante a vida eterna. Por meio de suas palavras alcançamos cura e saúde. Por isso, devemos segui-lo como o guia que sabe o que está dizendo e para onde está nos levando.
Pense:
Natal é ouvir e atender ao conselho de Jesus.
Ore:
Senhor Deus, abre nossos corações e nossa mente para que possamos ouvir o conselho de teu Filho e trilhar o caminho que Ele tem preparado para nós. E então teremos vida completa. Em nome dele. Amém.

quarta-feira, dezembro 05, 2007

UMA GRANDE LUZ
Leia: O povo que caminhava em trevas viu uma grande luz. Isaías 9:2

Isaías 9:2-5
Há alguns anos, meu sogro e eu fomos acampar na encosta de uma montanha. Na tarde seguinte, saí sozinho para pescar e, quando o sol começou a se pôr, juntei meus pertences para voltar à barraca. Mas a escuridão chega logo nas montanhas e, antes que eu pudesse alcançar o acampamento, não havia mais luz. Eu estava perdido. O barulho da água do rio abafava qualquer grito por socorro. Sem nenhum senso de direção, o medo tomou conta do meu ser. De repente, vi uma luz distante: meu sogro, munido de uma lanterna, procurava por mim. Imediatamente a minha insegurança desapareceu. Isaías escreveu o seguinte: “O povo que caminhava em trevas viu uma grande luz; sobre os que viviam na terra da sombra da morte raiou uma luz.”Hoje sabemos que Jesus é a luz da qual o profeta falava, porém, tantas pessoas estão perdidas. Perdidas no pecado, na desesperança e na escuridão de uma vida inútil. Muitos têm buscado a verdade, mas apenas encontram mentiras; buscam a esperança, mas apenas encontram o desespero. Precisam descobrir a luz que é Jesus Cristo e precisam que alguém o aponte a eles. Neste mês, vamos procurar pessoas que precisam da luz de Cristo para brilhar em suas vidas.
Pense:
Natal é seguir a luz de Cristo.
Ore:
Senhor Jesus, luz do mundo, agradecemos-te a esperança que tu nos dás em lugar da escuridão. Ajuda-nos a compartilhar a tua luz, o teu perdão e o teu amor com aqueles que estão perdidos. Amém.

segunda-feira, dezembro 03, 2007

DEVOCIONAL DO DIA - LPC

ESPERANÇA

Leia: “A não ser que vocês se convertam e se tornem como crianças, jamais entrarão no Reino dos céus.” Mateus 18:3

Mateus 18:1-5
--------------------------------------------------------------------------------
Com a aproximação do Natal, as crianças ficam agitadas e cheias de esperança. Mas, sejamos sinceros, suas expectativas são, principalmente, pelos presentes que pediram e esperam ganhar. Não é sábio pensar só nas festividades, presentes ou lembranças que iremos ganhar no dia do Natal. Ao contrário, devemos aguardar com grande entusiasmo o momento de celebrar o maior presente que Deus já concedeu à humanidade: Jesus Cristo, seu Filho! Podemos também aguardar ansiosos a volta de Jesus. Esse dia excederá em muito nossas expectativas. Com a aproximação do Natal, vamos preparar nossos corações para receber a Cristo. Vamos lembrar os momentos da nossa infância, quando esperávamos ansiosamente a chegada desta data e adorávamos o bebê recém-nascido. Juntos, podemos resgatar o sentimento gostoso da espera ao nos preparar, com fé e alegria infantis, para a celebração do presente que Deus enviou ao mundo. Jesus Cristo, o Salvador, veio, viveu entre nós, cumpriu seu ministério, morreu pelos nossos pecados e ressuscitou. E hoje reina no céu. Ele nos enche com o seu Espírito Santo, para vivermos com fidelidade até o dia de seu retorno à Terra. Que maravilhosa celebração faremos nesse dia!
--------------------------------------------------------------------------------
Pense:
Natal é a expectativa de que receberemos um presente especial.
Ore:
Pai, ao celebrarmos a tua maravilhosa dádiva, enche nossos corações com a fé dos inocentes. E, enquanto aguardamos a volta de teu Filho, ajuda-nos a ser fiéis. Em nome dele, oramos. Amém.

sábado, dezembro 01, 2007

DEVOCIONAL DO DIA - LPC

EXPECTATIVA
Leia: 1 Coríntios 13:8-13

Agora, pois, vemos apenas um reflexo obscuro, como em espelho; mas, então, veremos face a face. 1 Coríntios 13:12
José Antônio teve, como milhares de brasileiros, que imigrar para os Estados Unidos em busca de trabalho. Foram tempos difíceis de separação da família e dos amigos. Cinco anos depois, ele retornava. Sua mãe foi levada ao aeroporto para reencontrá-lo. E seu coração quase explodia na expectativa de rever e abraçar o filho. O apóstolo Paulo diz que um dia veremos a Cristo face a face, pois agora “vemos apenas um reflexo obscuro, como em espelho” (1 Coríntios 13:12). Naquele dia, nossa fé será transformada em visão, nossa esperança em realidade. Enquanto isso, aguardamos ansiosamente a volta do Senhor. No advento, esperamos com grande expectativa a celebração do grande amor que Deus teve por nós, mandando Jesus ao mundo. O Advento é também tempo de olhar para frente, o dia em que Cristo virá para tornar “novas todas as coisas” (Apocalipse 21:1-5). Há tanta beleza e coisas boas ao nosso redor, além das preocupações do dia-a-dia que nos impedem de aguardar com avidez e grande expectativa a Segunda Vinda do Senhor. Nos nossos preparativos para o Natal, que possamos, com alegria, esperar o dia da sua volta. Aí o veremos face a face e experimentaremos pessoalmente o seu amor.
Pense:
Natal é tempo de celebrar a vinda de Jesus ao mundo e viver a grande expectativa de seu retorno à Terra.
Ore:
Amado Senhor, com freqüência nos sobrecarregamos com os afazeres do dia-a-dia e deixamos de buscar tua face. Enche nossos corações com esperança e anseio pelo dia da tua volta. Amém.