sexta-feira, fevereiro 27, 2009

NO CENÁCULO

"Deus está bem aqui"


Leia Salmo 46.1-7
E, porque vós sois filhos, enviou Deus aos nossos corações o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai. Gálatas 4.6
......................
Meu irmão mais novo, Alan, era portador de síndrome de Down e morreu quatro meses antes de completar 50 anos. Tinha pavor das tempestades. Nossa mãe ensinou-lhe que, quando uma tempestade se aproximasse, deveria colocar a mão sobre o coração e dizer: "Deus está bem aqui". Depois que mamãe morreu, Alan passou a dormir em nossa casa uma vez por semana. Quando uma tempestade se aproximava, Alan vinha até nós e dizia: "Deus está bem aqui". Então, se acalmava. Mais tarde, quando a tempestade já tinha passado, vinha até nós e dizia: "Alan está bem". Que maravilhoso exemplo de fé Alan deu-nos. Quando as tempestades da vida nos ameaçam, podemos seguir o exemplo dele e lembrar que "Deus está bem aqui", bem aqui, em nosso coração, a cada dia de nossa vida. E, se acreditarmos nisso com a mesma fé de Alan, também seremos capazes de dizer: "Eu estou bem", mesmo nos momentos difíceis.
Oração: Pai celestial, ajuda-nos a lembrar que Tu estás aqui conosco e que não devemos ter medo. Ajuda-nos a confiar em Ti quando as tempestades da vida vierem na nossa direção. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Porque "Deus está bem aqui", nós "estaremos bem".
Steve D. Davis (Geórgia, EUA)
Oremos pelos portadores e portadoras de síndrome de Down.
MEDITE: HEBREUS 4

CANTICOS 4

1 Eis que és formosa, meu amor, eis que és formosa; os teus olhos são como os das pombas entre as tuas tranças; o teu cabelo é como o rebanho de cabras que pastam no monte de Gileade.
2 Os teus dentes são como o rebanho das ovelhas tosquiadas, que sobem do lavadouro, e das quais todas produzem gêmeos, e nenhuma há estéril entre elas.
3 Os teus lábios são como um fio de escarlate, e o teu falar é agradável; a tua fronte é qual um pedaço de romã entre os teus cabelos.
4 O teu pescoço é como a torre de Davi, edificada para pendurar armas; mil escudos pendem dela, todos broquéis de poderosos.
5 Os teus dois seios são como dois filhos gêmeos da gazela, que se apascentam entre os lírios.
6 Até que refresque o dia, e fujam as sombras, irei ao monte da mirra, e ao outeiro do incenso.
7 Tu és toda formosa, meu amor, e em ti não há mancha.
8 Vem comigo do Líbano, ó minha esposa, vem comigo do Líbano; olha desde o cume de Amana, desde o cume de Senir e de Hermom, desde os covis dos leões, desde os montes dos leopardos.
9 Enlevaste-me o coração, minha irmã, minha esposa; enlevaste-me o coração com um dos teus olhares, com um colar do teu pescoço.
10Que belos são os teus amores, minha irmã, esposa minha! Quanto melhor é o teu amor do que o vinho! E o aroma dos teus ungüentos do que o de todas as especiarias!
11Favos de mel manam dos teus lábios, minha esposa! Mel e leite estão debaixo da tua língua, e o cheiro dos teus vestidos é como o cheiro do Líbano.
12Jardim fechado és tu, minha irmã, esposa minha, manancial fechado, fonte selada.
13Os teus renovos são um pomar de romãs, com frutos excelentes, o cipreste com o nardo.
14O nardo, e o açafrão, o cálamo, e a canela, com toda a sorte de árvores de incenso, a mirra e aloés, com todas as principais especiarias.
15És a fonte dos jardins, poço das águas vivas, que correm do Líbano!
16Levanta-te, vento norte, e vem tu, vento sul; assopra no meu jardim, para que destilem os seus aromas. Ah! entre o meu amado no jardim, e coma os seus frutos excelentes!

quarta-feira, fevereiro 25, 2009

NO CENÁCULO

Para onde estou indo?


Leia o Salmo 16.8-11
Tu me farás ver os caminhos da vida; na tua presença há plenitude de alegria, na tua destra delícias perpetuamente. Salmo 16.11
......................
Alguma vez já lhe aconteceu de estar seguindo pela rua automaticamente, ouvindo o rádio ou deixando sua mente vagar, e, de repente, ao chegar a uma esquina, descobrir: "Oh, não! Não estou indo para o trabalho. Estou indo para ..." (algum outro lugar). A maioria de nós já vivenciou isso. Nós nos acostumamos a entrar no carro e seguir para nosso destino habitual. Em algum ponto, percebemos que não estamos indo para onde queremos ir. O hábito assumiu a direção. Para mim, a Quaresma é como essa esquina onde dou-me conta de que não estou indo na direção certa. Minha vida vai me arrastando, seguindo seu caminho comum. De repente, é Quaresma. É tempo de parar, perceber para onde estou indo e decidir se é para lá que quero ir. Nas seis semanas que antecedem a Páscoa, tenho tempo para refletir com cuidado e questionar-me: Para onde estou indo espiritualmente? Preciso permitir que Deus direcione minha vida? Preciso ouvir mais? Preciso aprender mais sobre a palavra de Deus? Preciso ser mais compreensiva ao lidar com as pessoas? Preciso servir mais? A Quaresma lembra-nos de prestar atenção. Não encontraremos a resposta para todas as nossas perguntas, mas pelo menos podemos mudar de direção, se precisarmos. Tudo que temos de fazer é acordar e seguir para onde Deus está nos levando.
Oração: Ó Deus, ajuda-nos a perceber onde estamos, para termos certeza de estarmos no Teu caminho. E, se tivermos de mudar de direção, dá-nos coragem para fazê-lo. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Onde preciso mudar de direção?
Beverly Kinego (Virgínia, EUA)
Oremos pelos grupos de estudo na Quaresma.
MEDITE: HEBREUS 3

CANTICOS 3

1 De noite, em minha cama, busquei aquele a quem ama a minha alma; busquei-o, e não o achei.
2 Levantar-me-ei, pois, e rodearei a cidade; pelas ruas e pelas praças buscarei aquele a quem ama a minha alma; busquei-o, e não o achei.
3 Acharam-me os guardas, que rondavam pela cidade; eu lhes perguntei: Vistes aquele a quem ama a minha alma?
4 Apartando-me eu um pouco deles, logo achei aquele a quem ama a minha alma; agarrei-me a ele, e não o larguei, até que o introduzi em casa de minha mãe, na câmara daquela que me gerou.
5 Conjuro-vos, ó filhas de Jerusalém, pelas gazelas e cervas do campo, que não acordeis, nem desperteis o meu amor, até que queira.
6 Quem é esta que sobe do deserto, como colunas de fumaça, perfumada de mirra, de incenso, e de todos os __pós__ dos mercadores?
7 Eis que é a liteira de Salomão; sessenta valentes estão ao redor dela, dos valentes de Israel;
8 Todos armados de espadas, destros na guerra; cada um com a sua espada à cinta por causa dos temores noturnos.
9 O rei Salomão fez para si uma carruagem de madeira do Líbano.
10Fez-lhe as colunas de prata, o estrado de ouro, o assento de púrpura, o interior revestido com amor, pelas filhas de Jerusalém.
11Saí, ó filhas de Sião, e contemplai ao rei Salomão com a coroa com que o coroou sua mãe no dia do seu desposório e no dia do júbilo do seu coração.

terça-feira, fevereiro 24, 2009

NO CENÁCULO

O amor não tem cor


Leia Gálatas 3.26-29
Dessarte, não pode haver judeu nem grego; nem escravo nem liberto; nem homem nem mulher; porque todos vós sois um em Cristo Jesus. Gálatas 3.28
......................
Recentemente, ouvi uma história sobre um pássaro sul-africano, o tecelão-sociável, que acolhe pássaros de outras espécies e cores para fazer ninho com ele. Os tecelões-sociáveis e outros pássaros voam, cantam e chocam seus filhotes juntos. Seus diferentes tons de penas só acrescentam beleza a seu grupo, como um arranjo de diversas flores primaveris que cria uma imagem de tirar o fôlego. Um campo de flores de um só tipo ou cor, embora belo, não se compara ao impressionante espetáculo de um campo multicolorido ou de muitas variedades. Alguns amigos nossos se parecem muito com esses pássaros multicoloridos. Ele é branco, ela é negra, e o filho dizem que é "marrom". Infelizmente, os três vivem a dor de ser tratados injustamente apenas por sua variedade de cores. Pessoas sentem-se excluídas por causa de preconceitos nascidos da ignorância. Na passagem de Gálatas, Paulo ensina-nos que somos todos um em Cristo Jesus. Quando eu era criança, freqüentemente cantava um cântico intitulado "Jesus ama as criancinhas". Parte da letra dizia: "Vermelho, amarelo, negro e branco, todos são preciosos aos Seus olhos" ? e, sim, o marrom também. Deus nos criou com grande variedade; não há dois de nós idênticos e cada um é precioso para Ele.
Oração: Criador de todos nós, faze-nos lembrar que somos todos um em Cristo Jesus e que o amor não conhece cor. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Deus enxerga beleza em nossa variedade. E nós, como podemos enxergar?
Jo Rae Cash (Carolina do Sul, EUA)
Oremos pelas pessoas vítimas dos preconceitos.
MEDITE: HEBREUS 2

CÂNTICOS 2

1 Eu sou a rosa de Sarom, o lírio dos vales.
2 Qual o lírio entre os espinhos, tal é meu amor entre as filhas.
3 Qual a macieira entre as árvores do bosque, tal é o meu amado entre os filhos; desejo muito a sua sombra, e debaixo dela me assento; e o seu fruto é doce ao meu paladar.
4 Levou-me à casa do banquete, e o seu estandarte sobre mim era o amor.
5 Sustentai-me com passas, confortai-me com maçãs, porque desfaleço de amor.
6 A sua mão esquerda esteja debaixo da minha cabeça, e a sua mão direita me abrace.
7 Conjuro-vos, ó filhas de Jerusalém, pelas gazelas e cervas do campo, que não acordeis nem desperteis o meu amor, até que queira.
8 Esta é a voz do meu amado; ei-lo aí, que já vem saltando sobre os montes, pulando sobre os outeiros.
9 O meu amado é semelhante ao gamo, ou ao filho do veado; eis que está detrás da nossa parede, olhando pelas janelas, espreitando pelas grades.
10 O meu amado fala e me diz: Levanta-te, meu amor, formosa minha, e vem.
11 Porque eis que passou o inverno; a chuva cessou, e se foi;
12 Aparecem as flores na terra, o tempo de cantar chega, e a voz da rola ouve-se em nossa terra.
13 A figueira já deu os seus figos verdes, e as vides em flor exalam o seu aroma; levanta-te, meu amor, formosa minha, e vem.
14 Pomba minha, que andas pelas fendas das penhas, no oculto das ladeiras, mostra-me a tua face, faze-me ouvir a tua voz, porque a tua voz é doce, e a tua face graciosa.
15 Apanhai-nos as raposas, as raposinhas, que fazem mal às vinhas, porque as nossas vinhas estão em flor.
16 O meu amado é meu, e eu sou dele; ele apascenta o seu rebanho entre os lírios.
17 Até que refresque o dia, e fujam as sombras, volta, amado meu; faze-te semelhante ao gamo ou ao filho dos veados sobre os montes de Beter.

segunda-feira, fevereiro 23, 2009

NO CENÁCULO

Vida nova

Leia 2 Coríntios 5.14-21
E assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura: as cousas antigas já passaram; eis que se fizeram novas. 2 Coríntios 5.17
......................
Era professor em uma escola de ensino médio. Quanto mais eu trabalhava, mais consciente ficava de minhas incapacidade. Sentia-me atormentado pelo vazio. Revendo aquele tempo em minha vida, percebo que estava sofrendo de depressão. Não percebendo qualquer propósito na vida, tentei me matar. Movidos pelo desespero, meus pais foram à igreja em busca de ajuda, implorando para que seu filho fosse salvo. Ao chegar lá, tive meu primeiro encontro com a Bíblia. Ao lê-la, descobri que o pecado é negligenciar a existência de Deus e Sua presença em nossa vida, vivendo por nossos próprios esforços, o que resulta em morte. Essa era a história de minha vida. Quando aceitei a Cristo, que morreu e ressuscitou pelos meus pecados, senti-me completamente transformado. Mais tarde, tornei-me membro da igreja. Hoje uso o dom da música que Deus me concedeu e dou testemunho do que o Senhor fez em minha vida. As pessoas têm me dito que, por meio de minha música, elas encontram esperança para além de tudo o que já imaginaram. Tentei optar pela morte, mas Cristo preferiu me renovar, dar vida e tornar-me embaixador do reino de Deus, testemunhando ao mundo que o Senhor está vivo e age.
Oração: Amado Deus, transforma-nos pela Tua graça e faz-nos embaixadores do Teu amor. Em nome de Jesus Cristo. Amém.
Pensamento para o dia: Deus está sempre do lado da vida.
Yu Nagamine (Yamagata, Japão)
Oremos pelas pessoas que estão pensando em suicídio.
MEDITE: HEBREUS 1

CÂNTICOS 1

1 cântico dos cânticos, que é de Salomão.
2 Beije-me ele com os beijos da sua boca; porque melhor é o teu amor do que o vinho.
3 Suave é o aroma dos teus ungüentos; como o ungüento derramado é o teu nome; por isso as virgens te amam.
4 Leva-me tu; correremos após ti. O rei me introduziu nas suas câmaras; em ti nos regozijaremos e nos alegraremos; do teu amor nos lembraremos, mais do que do vinho; os retos te amam.
5 Eu sou morena, porém formosa, ó filhas de Jerusalém, como as tendas de Quedar, como as cortinas de Salomão.
6 Não olheis para o eu ser morena; porque o sol resplandeceu sobre mim; os filhos de minha mãe indignaram-se contra mim, puseram-me por guarda das vinhas; a minha vinha, porém, não guardei.
7 Dize-me, ó tu, a quem ama a minha alma: Onde apascentas o teu rebanho, onde o fazes descansar ao meio-dia; pois por que razão seria eu como a que anda errante junto aos rebanhos de teus companheiros?
8 Se tu não o sabes, ó mais formosa entre as mulheres, sai-te pelas pisadas do rebanho, e apascenta as tuas cabras junto às moradas dos pastores.
9 Às éguas dos carros de Faraó te comparo, ó meu amor.
10 Formosas são as tuas faces entre os teus enfeites, o teu pescoço com os colares.
11 Enfeites de ouro te faremos, com incrustações de prata.
12 Enquanto o rei está assentado à sua mesa, o meu nardo exala o seu perfume.
13 O meu amado é para mim como um ramalhete de mirra, posto entre os meus seios.
14 Como um ramalhete de hena nas vinhas de Engedi é para mim o meu amado.
15 Eis que és formosa, ó meu amor, eis que és formosa; os teus olhos são como os das pombas.
16 Eis que és formoso, ó amado meu, e também amável; o nosso leito é verde.
17 As traves da nossa casa são de cedro, as nossas varandas de cipreste.

sábado, fevereiro 21, 2009

Pequenos grupos

Leia Marcos 6.30-44
Consolai-vos, pois, uns aos outros, e edificai-vos reciprocamente. 1 Tessalonicenses 5.11
......................
Pertenço a um dos sete pequenos grupos locais de nossa igreja. Cada grupo se encontra regularmente para ouvir a leitura do Evangelho para a semana vindoura, conversar sobre nossa fé, sobre como ela se conecta com nossa vida diária e discutir oportunidades de serviço. No início de cada ano, todos os sete grupos se reúnem para contar histórias, discutir a sabedoria que adquirimos por meio da comunhão dos pequenos grupos e para nos comprometer a nos reunirmos no ano que começa. Este ano, nosso orador falou sobre o milagre dos pães e peixes que mostra como cada um de nós é escolhido, abençoado, enviado para partilhar com os outros e edificar o Corpo de Cristo em nossa comunidade local. Chegamos à conclusão de que, ao encorajarmos uns aos outros e sermos fiéis à palavra de Deus, vamos nos tornar uma comunidade viva em amor, que, por sua vez, pode alimentar a comunidade maior à nossa volta.
Oração: Senhor Jesus, ajuda-nos a trabalharmos juntos para construirmos o Corpo de Cristo e fazermos a diferença em nossas comunidades. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Somos escolhidos, abençoados e enviados para alimentar o mundo.
Brian Patrick Mitchell* (Victoria, Austrália)
Oremos pelos projetos locais de expansão de nossa igreja.
* O autor desta meditação faleceu durante a produção desta edição.

1 Lembra-te também do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos dos quais venhas a dizer: Não tenho neles contentamento;
2 Antes que se escureçam o sol, e a luz, e a lua, e as estrelas, e tornem a vir as nuvens depois da chuva;
3 No dia em que tremerem os guardas da casa, e se encurvarem os homens fortes, e cessarem os moedores, por já serem poucos, e se escurecerem os que olham pelas janelas;
4 E as portas da rua se fecharem por causa do baixo ruído da moedura, e se levantar à voz das aves, e todas as filhas da música se abaterem.
5 Como também quando temerem o que é alto, e houver espantos no caminho, e florescer a amendoeira, e o gafanhoto for um peso, e perecer o apetite; porque o homem se vai à sua casa eterna, e os pranteadores andarão rodeando pela praça;
6 Antes que se rompa o cordão de prata, e se quebre o copo de ouro, e se despedace o cântaro junto à fonte, e se quebre a roda junto ao poço,
7 E o pó volte à terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu.
8 Vaidade de vaidades, diz o pregador, tudo é vaidade.
9 E, quanto mais sábio foi o pregador, tanto mais ensinou ao povo sabedoria; e atentando, e esquadrinhando, compôs muitos provérbios.
10Procurou o pregador achar palavras agradáveis; e escreveu-as com retidão, palavras de verdade.
11As palavras dos sábios são como aguilhões, e como pregos, bem fixados pelos mestres das assembléias, que nos foram dadas pelo único Pastor.
12E, demais disto, filho meu, atenta: não há limite para fazer livros, e o muito estudar é enfado da carne.
13De tudo o que se tem ouvido, o fim é: Teme a Deus, e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo o homem.
14Porque Deus há de trazer a juízo toda a obra, e até tudo o que está encoberto, quer seja bom, quer seja mau.

sexta-feira, fevereiro 20, 2009

Água da vida

Leia João 4.1-15
Quem dá a beber será dessedentado. Provérbios 11.25
......................
Minha lembrança de infância favorita é a ida à casa de campo de vovó para brincar com meus primos. A bomba d?água manual junto ao poço fascinava-nos. Achávamos divertido usá-la e disputávamos a chance de encher os baldes com água. Os adultos ficavam muito contentes em deixar-nos fazer essa tarefa, porque a viam como trabalho! Não tínhamos autorização para brincar com a água, mas enchíamos os baldes até eles transbordarem, para que os respingos "acidentalmente" nos molhassem. Isso era especialmente maravilhoso nos dias quentes e úmidos. Recentemente, ao meditar sobre a lição em Provérbios 11.25, revisitei essas lembranças da infância. Comecei a compreender que as pessoas podem receber dádivas do amor e da graça de Deus a partir dos "respingos" que ocorrem durante nosso relacionamento com elas. Quando permitimos que Cristo, a Água da Vida, nos encha, podemos nos refrescar e saciar os outros, assim como quando criança, enchia os baldes até eles transbordarem. Em troca, encontramos encorajamento que aumenta a nossa esperança, por meio de uma vida de oração mais profunda, na qual interceder pelos outros também é compartilhar as bênçãos de Deus. Se prestarmos atenção e olharmos à nossa volta, perceberemos as pessoas que precisam da água da vida que Cristo oferece.
Oração: Enche-nos com a Tua água da vida, ó Cristo, para que possamos abençoar os outros em Teu nome. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Em quem posso "respingar" a água da vida hoje?
Rachel Rhodes (Missouri, EUA)
Oremos pelas pessoas que precisam de refrigério.

ECLESIASTES 11

1 Lança o teu pão sobre as águas, porque depois de muitos dias o acharás.
2 Reparte com sete, e ainda até com oito, porque não sabes que mal haverá sobre a terra.
3 Estando as nuvens cheias, derramam a chuva sobre a terra, e caindo a árvore para o sul, ou para o norte, no lugar em que a árvore cair ali ficará.
4 Quem observa o vento, nunca semeará, e o que olha para as nuvens nunca segará.
5 Assim como tu não sabes qual o caminho do vento, nem como se formam os ossos no ventre da mulher grávida, assim também não sabes as obras de Deus, que faz todas as coisas.
6 Pela manhã semeia a tua semente, e à tarde não retires a tua mão, porque tu não sabes qual prosperará, se esta, se aquela, ou se ambas serão igualmente boas.
7 Certamente suave é a luz, e agradável é aos olhos ver o sol.
8 Porém, se o homem viver muitos anos, e em todos eles se alegrar, também se deve lembrar dos dias das trevas, porque hão de ser muitos. Tudo quanto sucede é vaidade.
9 Alegra-te, jovem, na tua mocidade, e recreie-se o teu coração nos dias da tua mocidade, e anda pelos caminhos do teu coração, e pela vista dos teus olhos; sabe, porém, que por todas estas coisas te trará Deus a juízo.
10 Afasta, pois, a ira do teu coração, e remove da tua carne o mal, porque a adolescência e a juventude são vaidade.

quinta-feira, fevereiro 19, 2009

Uma dádiva especial

Leia Gênesis 1.1-23
Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam. Mas Deus no-lo revelou pelo Espírito. 1 Coríntios 2.9-10
......................
A cobertura do bolo de aniversário dos 60 anos de papai era azul. Meu filho e eu acrescentamos enfeites feitos à mão. No centro, colocamos uma réplica da Bíblia, representando o amor de papai por Deus. Ele tem um enorme prazer em partilhar sua fé com grupos de detentos e em oferecer-lhes Bíblias. Uma mesa de bilhar em miniatura, com bolas e tacos, um barco de esqui, um caminhão azul e uma espreguiçadeira marrom refletiam o trabalho e as atividades de lazer de papai. Catorze anos se passaram desde aquele aniversário. Nem papai nem meu filho se lembram do bolo. Lembro-me porque fui eu que o criei e porque foi uma dádiva de amor. De modo semelhante, Deus projetou e criou a terra como uma dádiva de amor à humanidade. Com o tempo, o projeto original dEle para nós e para o mundo ficou manchado e esquecido, mas o estudo da palavra de Deus pode nos ajudar a recobrar a visão dos relacionamentos e da terra do modo como Ele pretende que sejam. A Bíblia nos oferece as diretrizes para relacionamentos de amor e nos guia no sentido daquilo que Deus quer que sejamos. Quando vivemos conforme suas palavras, tornamos real a vontade do Senhor em nossas vidas.
Oração: Deus criador, ajuda-nos a compreender Tuas intenções para esta terra e para nós. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: O que Deus quer para nós é muito melhor do que qualquer coisa que possamos sonhar para nós mesmos.
Beth Johnson (Victoria, Austrália)
Oremos pelas pessoas que estão aniversariando hoje.
MEDITE: TITO 3

ECLESIASTES 10

1 Assim como as moscas mortas fazem exalar mau cheiro e inutilizar o ungüento do perfumador, assim é, para o famoso em sabedoria e em honra, um pouco de estultícia.
2 O coração do sábio está à sua direita, mas o coração do tolo está à sua esquerda.
3 E, até quando o tolo vai pelo caminho, falta-lhe o seu entendimento e diz a todos que é tolo.
4 Levantando-se contra ti o espírito do governador, não deixes o teu lugar, porque a submissão é um remédio que aplaca grandes ofensas.
5 Ainda há um mal que vi debaixo do sol, como o erro que procede do governador.
6 A estultícia está posta em grandes alturas, mas os ricos estão assentados em lugar baixo.
7 Vi os servos a cavalo, e os príncipes andando sobre a terra como servos.
8 Quem abrir uma cova, nela cairá, e quem romper um muro, uma cobra o morderá.
9 Aquele que transporta pedras, será maltratado por elas, e o que rachar lenha expõe-se ao perigo.
10 Se estiver embotado o ferro, e não se afiar o corte, então se deve redobrar a força; mas a sabedoria é excelente para dirigir.
11 Seguramente a serpente morderá antes de estar encantada, e o falador não é melhor.
12 Nas palavras da boca do sábio há favor, porém os lábios do tolo o devoram.
13 O princípio das palavras da sua boca é a estultícia, e o fim do seu falar um desvario péssimo.
14 O tolo multiplica as palavras, porém, o homem não sabe o que será; e quem lhe fará saber o que será depois dele?
15 O trabalho dos tolos a cada um deles fatiga, porque não sabem como ir à cidade.
16 Ai de ti, ó terra, quando seu rei é uma criança, e cujos príncipes comem de manhã.
17 Bem-aventurada tu, ó terra, quando seu rei é filho dos nobres, e seus príncipes comem a tempo, para se fortalecerem, e não para bebedice.
18 Por muita preguiça se enfraquece o teto, e pela frouxidão das mãos a casa goteja.
19 Para rir se fazem banquetes, e o vinho produz alegria, e por tudo o dinheiro responde.
20 Nem ainda no teu pensamento amaldiçoes ao rei, nem tampouco no mais interior da tua recâmara amaldiçoes ao rico; porque as aves dos céus levariam a voz, e os que têm asas dariam notícia do assunto.

quarta-feira, fevereiro 18, 2009

Tempo com o Senhor

Leia Salmo 1.1-3
Naqueles dias retirou-se para o monte a fim de orar e passou a noite orando a Deus. Lucas 6.12
......................
Sempre que meu filho e minha filha passam muito tempo com algum amigo ou amiga, eles tendem a começar a se comportar como esse amigo e adotam alguns de seus hábitos. Por isso, tento encorajá-los a estarem com amigos que tenham um bom comportamento. De modo semelhante, se eu passar tempo suficiente com o Senhor, espero que outras pessoas vejam em mim hábitos e comportamentos próprios de Deus. Assisto ao culto dominical em minha comunidade de fé e participo de vários pequenos grupos de estudo bíblico. Isso não substitui o momento pessoal com o Senhor, também tento passar um tempo em oração todos os dias. Embora Jesus estivesse sempre às voltas com a obra do Pai, Ele também passava um tempo orando, às vezes, a noite toda. Passar um tempo em oração é uma das melhores maneiras de estar com Deus, para nos abrirmos à Sua ação em todas as áreas de nossas vidas. A Bíblia nos diz que somos abençoados quando escolhemos cuidadosamente as pessoas com quem passamos nosso tempo e às quais permitimos influenciar nossa vida (Salmo 1.1-3). Passo 40 horas por semana com meus colegas de trabalho. Se meu amigo mais íntimo for Deus, poderei ter uma influência positiva na vida desses colegas.
Oração: Amado Deus Pai, graças por nos dares uma maneira de estarmos conTigo a qualquer hora e pelo tempo que quisermos. Ajuda-nos a refletirmos aos outros a influência da Tua presença em nossa vida. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Será que meu amigo mais íntimo tem sido uma influência divina em minha vida?
Sue Cohen (Texas, EUA)
Oremos por um relacionamento mais íntimo com Deus.
MEDITE: TITO 2

ECLESIASTES 9

1 everas todas estas coisas considerei no meu coração, para declarar tudo isto: que os justos, e os sábios, e as suas obras, estão nas mãos de Deus, e também o homem não conhece nem o amor nem o ódio; tudo passa perante ele.
2 Tudo sucede igualmente a todos; o mesmo sucede ao justo e ao ímpio, ao bom e ao puro, como ao impuro; assim ao que sacrifica como ao que não sacrifica; assim ao bom como ao pecador; ao que jura como ao que teme o juramento.
3 Este é o mal que há entre tudo quanto se faz debaixo do sol; a todos sucede o mesmo; e que também o coração dos filhos dos homens está cheio de maldade, e que há desvarios no seu coração enquanto vivem, e depois se vão aos mortos.
4 Ora, para aquele que está entre os vivos há esperança (porque melhor é o cão vivo do que o leão morto).
5 Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tampouco terão eles recompensa, mas a sua memória fica entregue ao esquecimento.
6 Também o seu amor, o seu ódio, e a sua inveja já pereceram, e já não têm parte alguma para sempre, em coisa alguma do que se faz debaixo do sol.
7 Vai, pois, come com alegria o teu pão e bebe com coração contente o teu vinho, pois já Deus se agrada das tuas obras.
8 Em todo o tempo sejam alvas as tuas roupas, e nunca falte o óleo sobre a tua cabeça.
9 Goza a vida com a mulher que amas, todos os dias da tua vida vã, os quais Deus te deu debaixo do sol, todos os dias da tua vaidade; porque esta é a tua porção nesta vida, e no teu trabalho, que tu fizeste debaixo do sol.
10 Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças, porque na sepultura, para onde tu vais, não há obra nem projeto, nem conhecimento, nem sabedoria alguma.
11 Voltei-me, e vi debaixo do sol que não é dos ligeiros a carreira, nem dos fortes a batalha, nem tampouco dos sábios o pão, nem tampouco dos prudentes as riquezas, nem tampouco dos entendidos o favor, mas que o tempo e a oportunidade ocorrem a todos.
12 que também o homem não sabe o seu tempo; assim como os peixes que se pescam com a rede maligna, e como os passarinhos que se prendem com o laço, assim se enlaçam também os filhos dos homens no mau tempo, quando cai de repente sobre eles.
13 Também vi esta sabedoria debaixo do sol, que para mim foi grande:
14 Houve uma pequena cidade em que havia poucos homens, e veio contra ela um grande rei, e a cercou e levantou contra ela grandes baluartes;
15 E encontrou-se nela um sábio pobre, que livrou aquela cidade pela sua sabedoria, e ninguém se lembrava daquele pobre homem.
16 Então disse eu: Melhor é a sabedoria do que a força, ainda que a sabedoria do pobre foi desprezada, e as suas palavras não foram ouvidas.
17 As palavras dos sábios devem em silêncio ser ouvidas, mais do que o clamor do que domina entre os tolos.
18 Melhor é a sabedoria do que as armas de guerra, porém um só pecador destrói muitos bens.

terça-feira, fevereiro 17, 2009

NO CENÁCULO

Deus está no controle

Leia Mateus 6.25-34
Buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas cousas vos serão acrescentadas. Mateus 6.33
......................
Na segunda-feira logo após o Dia de Ação de Graças, pouco depois de chegar ao trabalho, o dono da empresa informou-me que, em virtude da falta de serviço, tinha decidido demitir cinco pessoas. Eu era uma das cinco. A notícia foi um choque. Estava com 62 anos de idade na época, e minha esperança era permanecer nesse emprego até a idade da aposentadoria. De repente, vi-me na fila dos desempregados e, embora minha esposa tivesse um emprego de tempo integral, sabíamos que precisaria encontrar um emprego rapidamente. Porém, por causa da minha idade, isso seria difícil. Tivemos de confiar na provisão de Deus. E Ele já havia começado a nos prover, colocando em nossa vida amigos e familiares maravilhosos, que nos atenderam em nossa dificuldade. Se dissesse que não me preocupei, não estaria sendo verdadeiro. Como a maioria das pessoas, tentei solucionar meus problemas por conta própria. Conhecia as palavras de Jesus em Mateus 6.33, mas, quando as li, durante aquele tempo de dificuldade, elas se tornaram uma luz brilhando para mim em meio às trevas. Percebi que Deus está no comando, e minha preocupação cessou, porque Ele conhece as necessidades de minha família antes mesmo de Lhe pedirmos. Estou confiante de que Ele as suprirá nos anos que virão.
Oração: Senhor amado, ajuda-nos a confiar em Ti, especialmente em nosso tempo de necessidade. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Quando confiamos em Deus, sobra menos espaço em nós para a preocupação.
Harold Lemley (Geórgia, EUA)
Oremos pelas pessoas demitidas recentemente.
MEDITE: TITO 1

ECLESIASTES 8

1 Quem é como o sábio? E quem sabe a interpretação das coisas? A sabedoria do homem faz brilhar o seu rosto, e a dureza do seu rosto se muda.
2 Eu digo: Observa o mandamento do rei, e isso em consideração ao juramento que fizeste a Deus.
3 Não te apresses a sair da presença dele, nem persistas em alguma coisa má, porque ele faz tudo o que quer.
4 Porque a palavra do rei tem poder; e quem lhe dirá: Que fazes?
5 Quem guardar o mandamento não experimentará nenhum mal; e o coração do sábio discernirá o tempo e o juízo.
6 Porque para todo o propósito há seu tempo e juízo; porquanto a miséria do homem pesa sobre ele.
7 Porque não sabe o que há de suceder, e quando há de ser, quem lho dará a entender?
8 Nenhum homem há que tenha domínio sobre o espírito, para o reter; nem tampouco tem ele poder sobre o dia da morte; como também não há licença nesta peleja; nem tampouco a impiedade livrará aos ímpios.
9 Tudo isto vi quando apliquei o meu coração a toda a obra que se faz debaixo do sol; tempo há em que um homem tem domínio sobre outro homem, para desgraça sua.
10 Assim também vi os ímpios, quando os sepultavam; e eles entravam, e saíam do lugar santo; e foram esquecidos na cidade, em que assim fizeram; também isso é vaidade.
11 Porquanto não se executa logo o juízo sobre a má obra, por isso o coração dos filhos dos homens está inteiramente disposto para fazer o mal.
12 Ainda que o pecador faça o mal cem vezes, e os dias se lhe prolonguem, contudo eu sei com certeza, que bem sucede aos que temem a Deus, aos que temem diante dele.
13 Porém o ímpio não irá bem, e ele não prolongará os seus dias, que são como a sombra; porque ele não teme diante de Deus.
14 Ainda há outra vaidade que se faz sobre a terra: que há justos a quem sucede segundo as obras dos ímpios, e há ímpios a quem sucede segundo as obras dos justos. Digo que também isto é vaidade.
15 Então louvei eu a alegria, porquanto para o homem nada há melhor debaixo do sol do que comer, beber e alegrar-se; porque isso o acompanhará no seu trabalho nos dias da sua vida que Deus lhe dá debaixo do sol.
16 Aplicando eu o meu coração a conhecer a sabedoria, e a ver o trabalho que há sobre a terra (que nem de dia nem de noite vê o homem sono nos seus olhos);
17 Então vi toda a obra de Deus, que o homem não pode perceber, a obra que se faz debaixo do sol, por mais que trabalhe o homem para a descobrir, não a achará; e, ainda que diga o sábio que a conhece, nem por isso a poderá compreender.

domingo, fevereiro 15, 2009

NO CENÁCULO

Luz do mundo

Leia Isaías 2.2-4
Envia a tua luz e a tua verdade, para que me guiem e me levem ao teu santo monte e aos tabernáculos. Salmo 43.3
......................
Desde a infância, guardo na mente um versículo bíblico que tem me ajudado ao longo de minha vida. É o Salmo 119.105: "Lâmpada para os meus pés é a tua palavra, e luz para os meus caminhos". Aprendi esse versículo na Escola Dominical. Desde então, ele tem me acompanhado, porque consigo aplicar suas palavras a situações concretas. Quando era menina, vivia no campo. Durante as noites escuras, dependia da luz de lanterna para encontrar o caminho de casa. A lanterna, com seu pequeno facho de luz, dava-me a sensação de segurança de que precisava quando caminhava pela floresta escura. Jesus disse: "Eu vim como luz para o mundo, a fim de que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas" (João 12.46). Nesses anos, tenho aprendido, pela experiência, que Jesus é a melhor luz em nosso caminho pela vida.
Oração: Graças, Senhor, pela Tua palavra, que ilumina nossos caminhos e nos ajuda a seguir Jesus, a luz do mundo. No nome dEle oramos. Amém.
Pensamento para o dia: Que palavras da Bíblia têm iluminado meu caminho?
Elsa Dagerblom (Estocolmo, Suécia)
Oremos pelas pessoas que não possuem Bíblias.

ECLESIASTES 7

1 Melhor é a boa fama do que o melhor ungüento, e o dia da morte do que o dia do nascimento de alguém.
2 Melhor é ir à casa onde há luto do que ir à casa onde há banquete, porque naquela está o fim de todos os homens, e os vivos o aplicam ao seu coração.
3 Melhor é a mágoa do que o riso, porque com a tristeza do rosto se faz melhor o coração.
4 O coração dos sábios está na casa do luto, mas o coração dos tolos na casa da alegria.
5 Melhor é ouvir a repreensão do sábio, do que ouvir alguém a canção do tolo.
6 Porque qual o crepitar dos espinhos debaixo de uma panela, tal é o riso do tolo; também isto é vaidade.
7 Verdadeiramente que a opressão faria endoidecer até ao sábio, e o suborno corrompe o coração.
8 Melhor é o fim das coisas do que o princípio delas; melhor é o paciente de espírito do que o altivo de espírito.
9 Não te apresses no teu espírito a irar-te, porque a ira repousa no íntimo dos tolos.
10 Nunca digas: Por que foram os dias passados melhores do que estes? Porque não provém da sabedoria esta pergunta.
11 Tão boa é a sabedoria como a herança, e dela tiram proveito os que vêem o sol.
12 Porque a sabedoria serve de defesa, como de defesa serve o dinheiro; mas a excelência do conhecimento é que a sabedoria dá vida ao seu possuidor.
13 Atenta para a obra de Deus; porque quem poderá endireitar o que ele fez torto?
14 No dia da prosperidade goza do bem, mas no dia da adversidade considera; porque também Deus fez a este em oposição àquele, para que o homem nada descubra do que há de vir depois dele.
15 Tudo isto vi nos dias da minha vaidade: há justo que perece na sua justiça, e há ímpio que prolonga os seus dias na sua maldade.
16 Não sejas demasiadamente justo, nem demasiadamente sábio; por que te destruirias a ti mesmo?
17 Não sejas demasiadamente ímpio, nem sejas louco; por que morrerias fora de teu tempo?
18 Bom é que retenhas isto, e também daquilo não retires a tua mão; porque quem teme a Deus escapa de tudo isso.
19 A sabedoria fortalece ao sábio, mais do que dez poderosos que haja na cidade.
20 Na verdade que não há homem justo sobre a terra, que faça o bem, e nunca peque.
21 Tampouco apliques o teu coração a todas as palavras que se disserem, para que não venhas a ouvir o teu servo amaldiçoar-te.
22 Porque o teu coração também já confessou que muitas vezes tu amaldiçoaste a outros.
23 Tudo isto provei-o pela sabedoria; eu disse: Sabedoria adquirirei; mas ela ainda estava longe de mim.
24 O que já sucedeu é remoto e profundíssimo; quem o achará?
25 Eu apliquei o meu coração para saber, e inquirir, e buscar a sabedoria e a razão das coisas, e para conhecer que a impiedade é insensatez e que a estultícia é loucura.
26 E eu achei uma coisa mais amarga do que a morte, a mulher cujo coração são redes e laços, e cujas mãos são ataduras; quem for bom diante de Deus escapará dela, mas o pecador virá a ser preso por ela.
27 Vedes aqui, isto achei, diz o pregador, conferindo uma coisa com a outra para achar a razão delas;
28 A qual ainda busca a minha alma, porém ainda não a achei; um homem entre mil achei eu, mas uma mulher entre todas estas não achei.
29 Eis aqui, o que tão-somente achei: que Deus fez ao homem reto, porém eles buscaram muitas astúcias.

sábado, fevereiro 14, 2009

NO CENÁCULO

Um novo tipo de herói

Leia 2 Coríntios 4.7-11
Pela fé, também, a própria Sara recebeu poder para ser mãe, não obstante o avançado de sua idade, pois teve por fiel aquele que lhe havia feito a promessa. Hebreus 11.11
......................
Meus heróis hoje são diferentes daqueles da minha juventude. Meus heróis hoje não são celebridades famosas, lendas do esporte ou membros de famílias reais. Meus heróis são pessoas comuns a quem Deus usa de maneiras admiráveis. Recentemente, durante uma curta viagem missionária, conheci alguns desses heróis. Fomos enviados a Ruanda, na África, para ensinar às mulheres os fundamentos da vida espiritual. Aprendemos muito mais com elas do que ensinamos. O desafio de suas vidas ensinaram-nas mais sobre a vivência espiritual do que nós poderíamos ensiná-las, mesmo elas não tendo uma educação formal, tornando-as heroínas. Deus criou heróis no mundo difícil em que as irmãs de Ruanda vivem para edificar a sua fé. Deus agiu por intermédio das circunstâncias desafiadoras em que elas vivem: viuvez, Aids, o genocídio, que matou muitos de seus familiares e amigos. Durante os poucos dias que lá passamos, conhecemos mulheres que venceram circunstâncias devastadoras, construíram ministérios atuantes e cresceram em sua fé porque, como Abraão e Sara, vivenciaram a verdade da fidelidade de Deus.
Oração: Ó Deus, ajuda-nos a enxergar e aprender com os heróis que estão por toda a parte: pessoas comuns que fazem a Tua obra. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Quem são meus heróis?
Gina Baldridge (Texas, EUA)
Oremos pelo povo de Ruanda.
MEDITE: 2 TIMÓTEO 4

ECLESIASTES 6

1 Há um mal que tenho visto debaixo do sol, e é mui freqüente entre os homens:
2 Um homem a quem Deus deu riquezas, bens e honra, e nada lhe falta de tudo quanto a sua alma deseja, e Deus não lhe dá poder para daí comer, antes o estranho lho come; também isto é vaidade e má enfermidade.
3 Se o homem gerar cem filhos, e viver muitos anos, e os dias dos seus anos forem muitos, e se a sua alma não se fartar do bem, e além disso não tiver sepultura, digo que um aborto é melhor do que ele.
4 Porquanto debalde veio, e em trevas se vai, e de trevas se cobre o seu nome.
5 E ainda que nunca viu o sol, nem conheceu nada, mais descanso tem este do que aquele.
6 E, ainda que vivesse duas vezes mil anos e não gozasse o bem, não vão todos para um mesmo lugar?
7 Todo o trabalho do homem é para a sua boca, e contudo nunca se satisfaz o seu espírito.
8 Porque, que mais tem o sábio do que o tolo? E que mais tem o pobre que sabe andar perante os vivos?
9 Melhor é a vista dos olhos do que o vaguear da cobiça; também isto é vaidade e aflição de espírito.
10 Seja qualquer o que for, já o seu nome foi nomeado, e sabe-se que é homem, e que não pode contender com o que é mais forte do que ele.
11 Na verdade que há muitas coisas que multiplicam a vaidade; que mais tem o homem de melhor?
12 Pois, quem sabe o que é bom nesta vida para o homem, por todos os dias da sua vida de vaidade, os quais gasta como sombra? Quem declarará ao homem o que será depois dele debaixo do sol?

sexta-feira, fevereiro 13, 2009

NO CENÁCULO

13/02/2009

Siga-me!
Leia 1 Coríntios 10.23-24, 31 a 11.1
Sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo. 1 Coríntios 11.1
......................
Em minha longa viagem para o trabalho, por uma estrada rural, como obedeço ao limite de velocidade sou ultrapassada por todos, desde vovôs impacientes até fazendeiros em seus tratores. Uma manhã, um carro da polícia ficou atrás do meu. Fiquei tranqüila, porque sabia que estava dirigindo conforme a lei. Após alguns minutos, alcancei outro carro, que estava parado no semáforo. O motorista olhou pelo retrovisor e arregalou os olhos ao ver o da polícia. Ele teve o cuidado de olhar para os dois lados antes de passar pelo cruzamento. Ele, o carro da polícia e eu estávamos todos abaixo do limite de velocidade. Quando outros dois motoristas se juntaram a nós, vi-os colocando os cintos de segurança e escondendo os telefones celulares. Motoristas normalmente descuidados de repente se tornaram conscientes da necessidade de seguir as regras do trânsito. Quando sigo as regras de Deus e as leis da sociedade, talvez outros o percebam e também as sigam. Meu caráter cristão pode brilhar em meu local de trabalho, em casa, em minha comunidade. Como os carros seguindo o carro da polícia, talvez outros sigam meu exemplo se eu mostrar o caminho fazendo o que é certo.
Oração: Amado Deus, ajuda-nos a viver como um exemplo cristão para aqueles que estão nos observando. Oramos como Jesus nos ensinou, dizendo: "Pai nosso, [...] Amém!"
Pensamento para o dia: Será que os que seguem o meu exemplo se sentirão mais próximos de Cristo?
Christine Trent (Ohio, EUA)
Oremos pelos/as motoristas.

ECLESIASTES 5

1 Guarda o teu pé, quando entrares na casa de Deus; porque chegar-se para ouvir é melhor do que oferecer sacrifícios de tolos, pois não sabem que fazem mal.
2 Não te precipites com a tua boca, nem o teu coração se apresse a pronunciar palavra alguma diante de Deus; porque Deus está nos céus, e tu estás sobre a terra; assim sejam poucas as tuas palavras.
3 Porque, da muita ocupação vêm os sonhos, e a voz do tolo da multidão das palavras.
4 Quando a Deus fizeres algum voto, não tardes em cumpri-lo; porque não se agrada de tolos; o que votares, paga-o.
5 Melhor é que não votes do que votares e não cumprires.
6 Não consintas que a tua boca faça pecar a tua carne, nem digas diante do anjo que foi erro; por que razão se iraria Deus contra a tua voz, e destruiria a obra das tuas mãos?
7 Porque, como na multidão dos sonhos há vaidades, assim também nas muitas palavras; mas tu teme a Deus.
8 Se vires em alguma província opressão do pobre, e violência do direito e da justiça, não te admires de tal procedimento; pois quem está altamente colocado tem superior que o vigia; e há mais altos do que eles.
9 O proveito da terra é para todos; até o rei se serve do campo.
10 Quem amar o dinheiro jamais dele se fartará; e quem amar a abundância nunca se fartará da renda; também isto é vaidade.
11 Onde os bens se multiplicam, ali se multiplicam também os que deles comem; que mais proveito, pois, têm os seus donos do que os ver com os seus olhos?
12 Doce é o sono do trabalhador, quer coma pouco quer muito; mas a fartura do rico não o deixa dormir.
13 Há um grave mal que vi debaixo do sol, e atrai enfermidades: as riquezas que os seus donos guardam para o seu próprio dano;
14 Porque as mesmas riquezas se perdem por qualquer má ventura, e havendo algum filho nada lhe fica na sua mão.
15 Como saiu do ventre de sua mãe, assim nu tornará, indo-se como veio; e nada tomará do seu trabalho, que possa levar na sua mão.
16 Assim que também isto é um grave mal que, justamente como veio, assim há de ir; e que proveito lhe vem de trabalhar para o vento,
17 E de haver comido todos os seus dias nas trevas, e de haver padecido muito enfado, e enfermidade, e furor?
18 Eis aqui o que eu vi, uma boa e bela coisa: comer e beber, e gozar cada um do bem de todo o seu trabalho, em que trabalhou debaixo do sol, todos os dias de vida que Deus lhe deu, porque esta é a sua porção.
19 E a todo o homem, a quem Deus deu riquezas e bens, e lhe deu poder para delas comer e tomar a sua porção, e gozar do seu trabalho, isto é dom de Deus.
20 Porque não se lembrará muito dos dias da sua vida; porquanto Deus lhe enche de alegria o seu coração.

quinta-feira, fevereiro 12, 2009

NO CENÁCULO

Tempo com Deus

Leia Salmo 139.1-18
De longe se me deixou ver o Senhor, dizendo: Com amor eterno eu te amei, por isso com benignidade te atraí. Jeremias 31.3
......................
Nossa filha estava numa viagem da escola. Sentia uma saudade imensa dela e contava os dias para sua volta para casa. Queria sentar-me ao lado de sua cama e ouvi-la contar suas experiências, ver seus olhos abrindo-se e brilhando de empolgação, ver sua gesticulação. Queria conversar com ela cara a cara. Queria estar com ela, porque a amo. Enquanto aguardava sua volta, pensei no quanto Deus também anseia por estar conosco. A Bíblia contém versículos que nos dizem o quanto somos amados. "Vinde a mim", Cristo chama. (veja Mateus 11.28). A Bíblia usa referências tanto do amor de um pai quanto do amor de uma mãe para expressar os sentimentos de Deus para conosco (veja Lucas 12.32 e 13.34). Ele anseia por simplesmente estar conosco, conversando sobre as coisas boas e difíceis que acontecem em nosso dia. Assim como nós gostamos de passar um tempo com as pessoas que amamos, Deus quer ouvir sobre as pequenas coisas que acontecem em nosso dia, quer sentar-Se e estar conosco por um tempo.
Oração: Senhor, graças por nos amares e por cuidares de todos os detalhes de nossa vida. Ajuda-nos a estarmos mais conscientes de Ti ao longo do nosso dia. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: O amor e o cuidado de Deus por nós nunca vacilam.
Lorie Orr (Colúmbia Britânica, Canadá)
Oremos pelos pais e mães afastados de seus/suas filhos/as.
MEDITE: 2 TIMÓTEO 3

ECLESIASTES 4

1 Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.
2 Há tempo de nascer, e tempo de morrer; tempo de plantar, e tempo de arrancar o que se plantou;
3 Tempo de matar, e tempo de curar; tempo de derrubar, e tempo de edificar;
4 Tempo de chorar, e tempo de rir; tempo de prantear, e tempo de dançar;
5 Tempo de espalhar pedras, e tempo de ajuntar pedras; tempo de abraçar, e tempo de afastar-se de abraçar;
6 Tempo de buscar, e tempo de perder; tempo de guardar, e tempo de lançar fora;
7 Tempo de rasgar, e tempo de coser; tempo de estar calado, e tempo de falar;
8 Tempo de amar, e tempo de odiar; tempo de guerra, e tempo de paz.
9 Que proveito tem o trabalhador naquilo em que trabalha?
10 Tenho visto o trabalho que Deus deu aos filhos dos homens, para com ele os exercitar.
11 Tudo fez formoso em seu tempo; também pôs o mundo no coração do homem, sem que este possa descobrir a obra que Deus fez desde o princípio até ao fim.
12 Já tenho entendido que não há coisa melhor para eles do que alegrar-se e fazer bem na sua vida;
13 E também que todo o homem coma e beba, e goze do bem de todo o seu trabalho; isto é um dom de Deus.
14 Eu sei que tudo quanto Deus faz durará eternamente; nada se lhe deve acrescentar, e nada se lhe deve tirar; e isto faz Deus para que haja temor diante dele.
15 O que é, já foi; e o que há de ser, também já foi; e Deus pede conta do que passou.
16 Vi mais debaixo do sol que no lugar do juízo havia impiedade, e no lugar da justiça havia iniqüidade.
17 Eu disse no meu coração: Deus julgará o justo e o ímpio; porque há um tempo para todo o propósito e para toda a obra.
18 Disse eu no meu coração, quanto a condição dos filhos dos homens, que Deus os provaria, para que assim pudessem ver que são em si mesmos como os animais.
19 Porque o que sucede aos filhos dos homens, isso mesmo também sucede aos animais, e lhes sucede a mesma coisa; como morre um, assim morre o outro; e todos têm o mesmo fôlego, e a vantagem dos homens sobre os animais não é nenhuma, porque todos são vaidade.
20 Todos vão para um lugar; todos foram feitos do pó, e todos voltarão ao pó.
21 Quem sabe que o fôlego do homem vai para cima, e que o fôlego dos animais vai para baixo da terra?
22 Assim que tenho visto que não há coisa melhor do que alegrar-se o homem nas suas obras, porque essa é a sua porção; pois quem o fará voltar para ver o que será depois dele?

quarta-feira, fevereiro 11, 2009

NO CENÁCULO

Melhor do que pensei!

Leia Mateus 5.13-16
Vós sois o sal da terra [...] Vós sois a luz do mundo. Mateus 5.13, 14
......................
Quando nossa classe de estudo bíblico semanal termina, vários de nós nos reunimos para tomar café e conversar. No último encontro, a conversa girou em torno da auto-imagem. Para minha surpresa, várias pessoas do grupo admitiram ter sentimentos de baixa auto-estima. Fiquei surpreso, porque também tenho esses sentimentos de incapacidade e inferioridade. Com freqüência, eles aparecem em momentos inoportunos, deixando-me envolto em desespero. Não me havia dado conta, no entanto, de que meus colegas viviam experiências semelhantes. Uma pessoa de nosso grupo começou a falar: "Freqüentemente sinto-me muito indigna e desesperada", disse ela, "mas então lembro-me do que Deus pensa de mim: ?Vós sois o sal da terra [...] Vós sois a luz do mundo?". Que perspectiva maravilhosa! É claro que Deus nos tem em alta estima, e nos diz isso nas Escrituras! Deus nos fez e nos ama. Ele ouve as nossas orações e responde a elas. Nós somos importantes na obra de Deus no lugar onde vivemos. Jamais devemos nos esquecer das palavras de Jesus: "Vós sois o sal da terra [...] Vós sois a luz do mundo".
Oração: Graças, Senhor, por nos amares, por nos guiares em meio aos desafios da vida e por nos fortaleceres nos momentos de incerteza. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Não importa como vemos a nós mesmos; Deus nos tem em alta estima.
Melvin Lukenbach (Minnesota, EUA)
Oremos pelas pessoas que não têm confiança.
MEDITE: 2 TIMÓTEO 2

ECLESIASTES 3

1 Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.
2 Há tempo de nascer, e tempo de morrer; tempo de plantar, e tempo de arrancar o que se plantou;
3 Tempo de matar, e tempo de curar; tempo de derrubar, e tempo de edificar;
4 Tempo de chorar, e tempo de rir; tempo de prantear, e tempo de dançar;
5 Tempo de espalhar pedras, e tempo de ajuntar pedras; tempo de abraçar, e tempo de afastar-se de abraçar;
6 Tempo de buscar, e tempo de perder; tempo de guardar, e tempo de lançar fora;
7 Tempo de rasgar, e tempo de coser; tempo de estar calado, e tempo de falar;
8 Tempo de amar, e tempo de odiar; tempo de guerra, e tempo de paz.
9 Que proveito tem o trabalhador naquilo em que trabalha?
10 Tenho visto o trabalho que Deus deu aos filhos dos homens, para com ele os exercitar.
11 Tudo fez formoso em seu tempo; também pôs o mundo no coração do homem, sem que este possa descobrir a obra que Deus fez desde o princípio até ao fim.
12 Já tenho entendido que não há coisa melhor para eles do que alegrar-se e fazer bem na sua vida;
13 E também que todo o homem coma e beba, e goze do bem de todo o seu trabalho; isto é um dom de Deus.
14 Eu sei que tudo quanto Deus faz durará eternamente; nada se lhe deve acrescentar, e nada se lhe deve tirar; e isto faz Deus para que haja temor diante dele.
15 O que é, já foi; e o que há de ser, também já foi; e Deus pede conta do que passou.
16 Vi mais debaixo do sol que no lugar do juízo havia impiedade, e no lugar da justiça havia iniqüidade.
17 Eu disse no meu coração: Deus julgará o justo e o ímpio; porque há um tempo para todo o propósito e para toda a obra.
18 Disse eu no meu coração, quanto a condição dos filhos dos homens, que Deus os provaria, para que assim pudessem ver que são em si mesmos como os animais.
19 Porque o que sucede aos filhos dos homens, isso mesmo também sucede aos animais, e lhes sucede a mesma coisa; como morre um, assim morre o outro; e todos têm o mesmo fôlego, e a vantagem dos homens sobre os animais não é nenhuma, porque todos são vaidade.
20 Todos vão para um lugar; todos foram feitos do pó, e todos voltarão ao pó.
21 Quem sabe que o fôlego do homem vai para cima, e que o fôlego dos animais vai para baixo da terra?
22 Assim que tenho visto que não há coisa melhor do que alegrar-se o homem nas suas obras, porque essa é a sua porção; pois quem o fará voltar para ver o que será depois dele?

segunda-feira, fevereiro 09, 2009

NO CENÁCULO

Exemplo perfeito

Leia Colossenses 3.12-17
Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também. João 13.15
......................
Era o primeiro aniversário de meu sobrinho. Observávamos que sua mãe o colocou em uma caixa de areia onde ele sentiu a areia fresca entre seus dedinhos do pé pela primeira vez. Enquanto ele olhava atentamente para as ferramentas de brinquedo que nunca havia visto, coloquei um baldinho amarelo diante dele, peguei uma pazinha vermelha e derramei um pouco de areia dentro do balde. Meu sobrinho começou a imitar minhas ações. Com os movimentos desajeitados de alguém que ainda não dominava as habilidades motoras, ele derramava areia dentro do balde exatamente como havia me visto fazer. Naquele momento, me dei conta da importância de nossas ações como cristãos. Demonstrar a ação de Deus por meio de nossas atitudes diárias é uma das maneiras mais simples e mais significativas pelas quais cada um de nós qualquer que seja nossa condição de vida pode trazer outros para Cristo. Deus não nos deixou sozinhos para assumirmos essa responsabilidade. Pela vida de Jesus, Ele nos deu o exemplo perfeito a seguir. Deus está conosco. Podemos orar por forças e orientação para amarmos e cuidarmos daqueles com quem nos encontramos todos os dias. Isso estende aos outros as bênçãos que Deus derramou sobre nós, para que também eles possam conhecer o Seu amor.
Oração: Amado Deus, fortalece-nos e guia-nos hoje. Que nossos pensamentos, palavras e ações testifiquem o Teu amor por nós. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Como dou testemunho do meu amor por Deus?
Paula Scott (Nova York, EUA)
Oremos pelas pessoas que cuidam de crianças pequenas.

ECLESIASTES 2

1 Disse eu no meu coração: Ora vem, eu te provarei com alegria; portanto goza o prazer; mas eis que também isso era vaidade.
2 Ao riso disse: Está doido; e da alegria: De que serve esta?
3 Busquei no meu coração como estimular com vinho a minha carne (regendo porém o meu coração com sabedoria), e entregar-me à loucura, até ver o que seria melhor que os filhos dos homens fizessem debaixo do céu durante o número dos dias de sua vida.
4 Fiz para mim obras magníficas; edifiquei para mim casas; plantei para mim vinhas.
5 Fiz para mim hortas e jardins, e plantei neles árvores de toda a espécie de fruto.
6 Fiz para mim tanques de águas, para regar com eles o bosque em que reverdeciam as árvores.
7 Adquiri servos e servas, e tive servos nascidos em casa; também tive grandes possessões de gados e ovelhas, mais do que todos os que houve antes de mim em Jerusalém.
8 Amontoei também para mim prata e ouro, e tesouros dos reis e das províncias; provi-me de cantores e cantoras, e das delícias dos filhos dos homens; e de instrumentos de música de toda a espécie.
9 E fui engrandecido, e aumentei mais do que todos os que houve antes de mim em Jerusalém; perseverou também comigo a minha sabedoria.
10 E tudo quanto desejaram os meus olhos não lhes neguei, nem privei o meu coração de alegria alguma; mas o meu coração se alegrou por todo o meu trabalho, e esta foi a minha porção de todo o meu trabalho.
11 E olhei eu para todas as obras que fizeram as minhas mãos, como também para o trabalho que eu, trabalhando, tinha feito, e eis que tudo era vaidade e aflição de espírito, e que proveito nenhum havia debaixo do sol.
12 Então passei a contemplar a sabedoria, e a loucura e a estultícia. Pois que fará o homem que seguir ao rei? O mesmo que outros já fizeram.
13 Então vi eu que a sabedoria é mais excelente do que a estultícia, quanto a luz é mais excelente do que as trevas.
14 Os olhos do homem sábio estão na sua cabeça, mas o louco anda em trevas; então também entendi eu que o mesmo lhes sucede a ambos.
15 Assim eu disse no meu coração: Como acontece ao tolo, assim me sucederá a mim; por que então busquei eu mais a sabedoria? Então disse no meu coração que também isto era vaidade.
16 Porque nunca haverá mais lembrança do sábio do que do tolo; porquanto de tudo, nos dias futuros, total esquecimento haverá. E como morre o sábio, assim morre o tolo!
17 Por isso odiei esta vida, porque a obra que se faz debaixo do sol me era penosa; sim, tudo é vaidade e aflição de espírito.
18 Também eu odiei todo o meu trabalho, que realizei debaixo do sol, visto que eu havia de deixá-lo ao homem que viesse depois de mim.
19 E quem sabe se será sábio ou tolo? Todavia, se assenhoreará de todo o meu trabalho que realizei e em que me houve sabiamente debaixo do sol; também isto é vaidade.
20 Então eu me volvi e entreguei o meu coração ao desespero no tocante ao trabalho, o qual realizei debaixo do sol.
21 Porque há homem cujo trabalho é feito com sabedoria, conhecimento, e destreza; contudo deixará o seu trabalho como porção de quem nele não trabalhou; também isto é vaidade e grande mal.
22 Porque, que mais tem o homem de todo o seu trabalho, e da aflição do seu coração, em que ele anda trabalhando debaixo do sol?
23 Porque todos os seus dias são dores, e a sua ocupação é aflição; até de noite não descansa o seu coração; também isto é vaidade.
24 Não há nada melhor para o homem do que comer e beber, e fazer com que sua alma goze do bem do seu trabalho. Também vi que isto vem da mão de Deus.
25 Pois quem pode comer, ou quem pode gozar melhor do que eu?
26 Porque ao homem que é bom diante dele, dá Deus sabedoria e conhecimento e alegria; mas ao pecador dá trabalho, para que ele ajunte, e amontoe, para dá-lo ao que é bom perante Deus. Também isto é vaidade e aflição de espírito.

domingo, fevereiro 08, 2009

NO CENÁCULO

Purificação diária

Leia 1 João 1.1-10
Compadece-te de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade; e, segundo a multidão das tuas misericórdias, apaga as minhas transgressões. Salmo 51.1
......................
Trabalho como voluntário no criatório de cavalos-marinhos de meu filho e minha nora. Uma de minhas responsabilidades é remover, com um sifão, a sujeira e o refugo dos tanques onde os cavalos-marinhos vivem. Sem essa limpeza diária, a amônia e as bactérias se acumulam e acabam com o oxigênio. As conseqüências podem ser fatais. Durante meu trabalho, fiz uma comparação com o que o Espírito Santo faz em nossa vida cristã. Nós somos o templo de Deus. Infelizmente, nossa vida diária pode criar uma "impureza" moral, intelectual, emocional ou relacional que suja o espaço de Deus. Ele sabe que, se essa sujeira se acumular, ela envenenará nossa vida espiritual e nosso testemunho de fé. Quando nos entregamos ao Espírito Santo, Deus remove a sujeira de nossa vida para preservar nossa integridade espiritual e nossos relacionamentos. É por isso que práticas diárias como orar, ler a Bíblia e ouvir a orientação de Deus são tão importantes para o nosso bem-estar espiritual. Por meio delas, cooperamos ativamente com o Espírito Santo visando à purificação do nosso ser e de nossos relacionamentos.
Oração: Ó Deus, sonda-me e conhece o meu coração. Prova-me e conhece meus pensamentos. Revela qualquer maldade que haja em mim (ver Salmo 139.23-24) e mantém-me sempre na Tua presença. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Quando buscamos a Deus todos os dias, cooperamos com a ação do Espírito Santo em nós.
Raymond N. Hawkins (Tasmânia, Austrália)
Oremos pelas pessoas que trabalham em empresas familiares.

ECLESIASTES 1

1 Palavras do pregador, filho de Davi, rei em Jerusalém.
2 Vaidade de vaidades, diz o pregador, vaidade de vaidades! Tudo é vaidade.
3 Que proveito tem o homem, de todo o seu trabalho, que faz debaixo do sol?
4 Uma geração vai, e outra geração vem; mas a terra para sempre permanece.
5 Nasce o sol, e o sol se põe, e apressa-se e volta ao seu lugar de onde nasceu.
6 O vento vai para o sul, e faz o seu giro para o norte; continuamente vai girando o vento, e volta fazendo os seus circuitos.
7 Todos os rios vão para o mar, e contudo o mar não se enche; ao lugar para onde os rios vão, para ali tornam eles a correr.
8 Todas as coisas são trabalhosas; o homem não o pode exprimir; os olhos não se fartam de ver, nem os ouvidos se enchem de ouvir.
9 O que foi, isso é o que há de ser; e o que se fez, isso se fará; de modo que nada há de novo debaixo do sol.
10 Há alguma coisa de que se possa dizer: Vê, isto é novo? Já foi nos séculos passados, que foram antes de nós.
11 Já não há lembrança das coisas que precederam, e das coisas que hão de ser também delas não haverá lembrança, entre os que hão de vir depois.
12 Eu, o pregador, fui rei sobre Israel em Jerusalém.
13 E apliquei o meu coração a esquadrinhar, e a informar-me com sabedoria de tudo quanto sucede debaixo do céu; esta enfadonha ocupação deu Deus aos filhos dos homens, para nela os exercitar.
14 Atentei para todas as obras que se fazem debaixo do sol, e eis que tudo era vaidade e aflição de espírito.
15 Aquilo que é torto não se pode endireitar; aquilo que falta não se pode calcular.
16 Falei eu com o meu coração, dizendo: Eis que eu me engrandeci, e sobrepujei em sabedoria a todos os que houve antes de mim em Jerusalém; e o meu coração contemplou abundantemente a sabedoria e o conhecimento.
17 E apliquei o meu coração a conhecer a sabedoria e a conhecer os desvarios e as loucuras, e vim a saber que também isto era aflição de espírito.
18 Porque na muita sabedoria há muito enfado; e o que aumenta em conhecimento, aumenta em dor.

sábado, fevereiro 07, 2009

NO CENÁCULO

A dádiva da salvação

Leia Romanos 10.8-15
Como, porém, invocarão aquele em que não creram? E como crerão naquele de quem nada ouviram? E como ouvirão, se não há quem pregue? Romanos 10.14
......................
"Essas flores vão ficar lindas no altar da igreja amanhã", disse eu à florista que tinha acabado de fazer um arranjo de cravos vermelhos, brancos e azuis. "Igreja? Deixe-me colocar uma fita, então." Ela colocou uma fita ao redor do recipiente e deu um laço na frente. Depois, acrescentou três estrelas nas pontas dos talos longos e completou com branquinhas. "Que bonito!", eu disse. "Quanto custam os acréscimos?" "Não custam nada. Estou trabalhando para entrar." A florista apontou para o céu e sorriu. "Pontos." Feliz com as flores, devolvi a ela o sorriso e saí. Mas minha felicidade evaporou quando pensei no seu comentário: "Estou trabalhando para entrar". Embora percebesse que ela provavelmente estivesse brincando, pensei em quantas pessoas acham que precisam ganhar pontos com Deus ou trabalhar para conquistar o céu. Mas Deus só nos pede que acreditemos, que confiemos que Cristo morreu na cruz por nós. Jesus quer que sejamos Seus discípulos, contando as boas-novas àqueles que ainda não as ouviram ou que não as compreendem. Que pena! Perdi a oportunidade de partilhar a alegria de saber que a salvação é uma dádiva!
Oração: Deus amoroso, ajuda-nos a perceber nossas oportunidades e dá-nos as palavras para proclamarmos as Tuas boas-novas. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Somos salvos pela fé, não por obras.
Deb Vellines (Illinois, EUA)
Oremos para que reconheçamos as oportunidades para proclamarmos nossa fé.
MEDITE: 2 TIMÓTEO 1

SALMO 119 DE 171 a 176

171 Os meus lábios proferiram o louvor, quando me ensinaste os teus estatutos.
172 A minha língua falará da tua palavra, pois todos os teus mandamentos são justiça.
173 Venha a tua mão socorrer-me, pois escolhi os teus preceitos.
174 Tenho desejado a tua salvação, ó SENHOR; a tua lei é todo o meu prazer.
175 Viva a minha alma, e louvar-te-á; ajudem-me os teus juízos.
176 Desgarrei-me como a ovelha perdida; busca o teu servo, pois não me esqueci dos teus mandamentos.

sexta-feira, fevereiro 06, 2009

SALMO 119 DE 161 a 170

161 Príncipes me perseguiram sem causa, mas o meu coração temeu a tua palavra.
162 Folgo com a tua palavra, como aquele que acha um grande despojo.
163 Abomino e odeio a mentira; mas amo a tua lei.
164 Sete vezes no dia te louvo pelos juízos da tua justiça.
165 Muita paz têm os que amam a tua lei, e para eles não há tropeço.
166 SENHOR, tenho esperado na tua salvação, e tenho cumprido os teus mandamentos.
167 A minha alma tem observado os teus testemunhos; amo-os excessivamente.
168 Tenho observado os teus preceitos, e os teus testemunhos, porque todos os meus caminhos estão diante de ti.
169 Chegue a ti o meu clamor, ó SENHOR; dá-me entendimento conforme a tua palavra.
170 Chegue a minha súplica perante a tua face; livra-me segundo a tua palavra.

quinta-feira, fevereiro 05, 2009

NO CENÁCULO

A gota de Deus que virou pérola, ouro e cristal

Leia Apocalipse 21.18-22
As doze portas são doze pérolas, e cada uma dessas portas, de uma só pérola. A praça da cidade é de ouro puro, como vidro transparente. Apocalipse 21.21
......................
Mamãe contou-me uma história linda de minha avó, que era analfabeta e conhecedora profunda da Bíblia. Diariamente, em torno da meia-noite, um ou outro jovem lia para ela, recebendo, durante a leitura, suas explicações. Um desses jovens disse a ela: "Um dia, se Deus permitir, também vou orientar os outros na leitura deste livro". Esse jovem passou a receber uma ajuda financeira de minha avó para freqüentar o seminário. Tornou-se pastor e, mais tarde, contou, no capítulo de um livro, o apoio de minha avó à sua vida cristã. Igual foi a vida cristã de minha mãe. Jamais esqueci o dia em que, de manhã, ao passar pela cozinha, vi sobre a mesa de jantar uma revista da Escola Dominical, a Bíblia, o No Cenáculo, o hinário metodista e, acima de tudo, os óculos de minha mãe. Por toda a minha vida, vi esse "arsenal da fé" assim disposto todas as vezes em que eu ia à Bauru para visitar meus pais. Quando minha mãe se encontrava em seu leito de dor, eu disse a ela: "Mamãe, você é uma gota de Deus", no que fui repreendido: "Meu filho, nunca mais diga isso. Você entristece a Deus com essa afirmação". Por certo, minha avó e minha mãe, na cidade eterna, tornaram-se pérola, ouro e cristal para Deus.
Oração: Senhor meu, nossos pais terrenos representam o Teu carinho especial, a Tua graça divina, pois, antes que eu nascesse, o Senhor já os havia preparado para mim. Louvado seja o Teu nome. Amém.
Pensamento para o dia: A vida cristã, ao transformar o Verbo em carne, disponibiliza nossa alma para a eternidade.
João Ângelo Machado Lima (São Paulo, SP, Brasil)
Oremos pelos pais que anseiam por uma vida cristã.
MEDITE: 1 TIMÓTEO 6

SALMO 119 DE 151 a 160

151 Tu estás perto, ó SENHOR, e todos os teus mandamentos são a verdade.
152 Acerca dos teus testemunhos soube, desde a antiguidade, que tu os fundaste para sempre.
153 Olha para a minha aflição, e livra-me, pois não me esqueci da tua lei.
154 Pleiteia a minha causa, e livra-me; vivifica-me segundo a tua palavra.
155 A salvação está longe dos ímpios, pois não buscam os teus estatutos.
156 Muitas são, ó SENHOR, as tuas misericórdias; vivifica-me segundo os teus juízos.
157 Muitos são os meus perseguidores e os meus inimigos; mas não me desvio dos teus testemunhos.
158 Vi os transgressores, e me afligi, porque não observam a tua palavra.
159 Considera como amo os teus preceitos; vivifica-me, ó SENHOR, segundo a tua benignidade.
160 A tua palavra é a verdade desde o princípio, e cada um dos teus juízos dura para sempre.

quarta-feira, fevereiro 04, 2009

NO CENÁCULO

A coisa certa

Leia Mateus 25.31-46
E quando te vimos forasteiro e te hospedamos? Ou nu e te vestimos? Mateus 25.38
......................
A nossa igreja, com 200 anos de existência, depara com um dilema contínuo: como Deus gostaria que lidássemos com as pessoas refugiadas e pobres que nos visitam durante a semana e, especialmente, aos domingos, quando nos reunimos para o culto? Eddie, um sem-teto alcoólatra, tem freqüentado nossos cultos dominicais há muitas semanas. Nós nos perguntamos sobre o modo como devemos lidar com esse filho de Deus que cheira a álcool, mas que ainda assim tem caminhado até a casa de Deus para participar do culto conosco. Será que devemos acolher Eddie com o amor de Cristo? Ou devemos tomar algum outro tipo de ação, considerando que sua presença pode perturbar os visitantes de nossa igreja a ponto de eles não retornarem? Essa situação é muito angustiante para mim, porque, como líder leigo da igreja, creio ser nossa responsabilidade fazer a coisa certa. Mas qual é a coisa certa? O que Jesus faria numa situação como essa? Certamente Ele acolheria esse homem perturbado "77" domingos e se voltaria para mim e me tranqüilizaria de que eu, um pobre pecador tomado pela culpa, sou amado por Ele tanto quanto Eddie (veja Mateus 18.22). Oro todos os dias para que o Espírito Santo nos dê direção e orientação para fazermos a coisa certa em todos os momentos.
Oração: Ó Deus, leva-nos à compaixão por todos os Teus filhos. Ajuda-nos a cuidar daqueles a quem temos dificuldade de amar. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Jesus afastaria alguém da igreja?
John Alfred Hill (Maryland, EUA)
Oremos pelas igrejas situadas nas grandes metrópoles.

SALMO 119 DE 141 a 150

141 Pequeno sou e desprezado, porém não me esqueço dos teus mandamentos.
142 A tua justiça é uma justiça eterna, e a tua lei é a verdade.
143 aflição e angústia se apoderam de mim; contudo os teus mandamentos são o meu prazer.
144 A justiça dos teus testemunhos é eterna; dá-me inteligência, e viverei.
145 Clamei de todo o meu coração; escuta-me, SENHOR, e guardarei os teus estatutos.
146 A ti te invoquei; salva-me, e guardarei os teus testemunhos.
147 Antecipei o cair da noite, e clamei; esperei na tua palavra.
148 Os meus olhos anteciparam as vigílias da noite, para meditar na tua palavra.
149 Ouve a minha voz, segundo a tua benignidade; vivifica-me, ó SENHOR, segundo o teu juízo.
150 Aproximam-se os que se dão a maus tratos; afastam-se da tua lei.

segunda-feira, fevereiro 02, 2009

NO CENÁCULO

Um Pai amoroso

Leia Salmo 91
E vós, pais, não provoqueis vossos filhos à ira, mas criai-os na disciplina e na admoestação do Senhor. Efésios 6.4
......................
Até cerca de um ano atrás, eu tinha dificuldade com qualquer um que tivesse autoridade sobre mim. Recusava-me a ouvir meus pais, professores ou diretores. Fazia e dizia coisas apenas porque sabia que os ofenderia. Um dia, meu pai fez-me sentar com ele para conversar. Perguntou-me se algo havia acontecido que deixou-me aborrecido. Ele então citou alguns versículos bíblicos para mostrar-me os problemas do meu comportamento. Apesar disso, disse-lhe que não me importava e que queria que ele deixasse-me em paz para descobrir as coisas por mim mesmo. No entanto, meu pai levava muito a sério sua função de pai. Ele disse-me que amava-me e que, como meu pai, tinha a responsabilidade de corrigir-me e mostrar o caminho correto. A conversa com meu pai deixou-me preocupado e parei para refletir sobre minhas atitudes. Não tinha motivos para estar com raiva, não estava ganhando nada ao ofender as pessoas e só magoava a mim mesmo. Estava destruindo meus relacionamentos e tornando-me infeliz sem qualquer motivo real para isso. Logo dei-me conta de que aqueles que corrigem-me, na verdade, preocupam-se comigo e querem o que é melhor para mim. Percebi também que Deus age da mesma forma. Ele coloca em nossa vida pessoas como meu pai, para nos ajudar a perceber o caminho correto.
Oração: Pai celestial, obrigado pelas pessoas que nos dão orientação e proteção. Obrigado por nos amares e desejares o que é melhor para nós. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Deus nos ama por meio das pessoas que cuidam de nós.
Bradley Gerberich (Pensilvânia, EUA)
Oremos pelos/as adolescentes.

SALMO 119 DE 131 a 140

131 Abri a minha boca, e respirei, pois que desejei os teus mandamentos.
132 Olha para mim, e tem piedade de mim, conforme usas com os que amam o teu nome.
133 Ordena os meus passos na tua palavra, e não se apodere de mim iniqüidade alguma.
134 Livra-me da opressão do homem; assim guardarei os teus preceitos.
135 Faze resplandecer o teu rosto sobre o teu servo, e ensina-me os teus estatutos.
136 Rios de águas correm dos meus olhos, porque não guardam a tua lei.
137 Justo és, ó SENHOR, e retos são os teus juízos.
138 Os teus testemunhos que ordenaste são retos e muito fiéis.
139 O meu zelo me consumiu, porque os meus inimigos se esqueceram da tua palavra.
140 A tua palavra é muito pura; portanto, o teu servo a ama.