terça-feira, junho 30, 2009

DEUS O CANTOR

“Ele se regozijará em você com brados de alegria”.
Sofonias 3:17

Durante todo este mês, procuramos estudar a Escritura a fim de “converter nossa imaginação”, de forma que, ao pensarmos em Deus, na salvação ou nos sacramentos, possamos nos apropriar do rico arcabouço simbólico da Bíblia para melhorar nossa compreensão, e assim manter uma perspectiva mais correta a respeito desses assuntos.

Normalmente, tendemos a nutrir a noção equivocada de que Deus está passivo e distante de nossa realidade. Mas esse conceito também precisa ser “convertido”. E o desfecho do livro do profeta Sofonias é um dos melhores textos bíblicos para nos ajudar a corrigir esse equívoco.

Sofonias nos oferece uma belíssima descrição do plano redentor de Deus. O Criador do céu e da terra está interessado em redimir, curar e salvar seu povo. A visão do profeta atinge seu clímax com a notável cena em que Deus se regozija em seu povo com “brados de alegria”, expressão que também poderia ser traduzida por “cantos alegres”.

Há muita gente que canta na Bíblia. Mas Deus não é apenas um ouvinte. Ele próprio – que tanto se preocupou em nos esclarecer suas verdades com ricas figuras poéticas – quer que saibamos que sua alegria em nós é motivo para cantar. Deus se alegra em nós! Aleluia!

Ore

Pai querido, somos gratos por saber que tu te alegras em nós. Ajuda-nos a usufruir da alegria que essa consciência nos traz, e a imaginar-te cada vez mais conforme a descrição da tua Palavra. Amém.

Pense

O Criador do céu e da terra está interessado 
em redimir, curar e salvar seu povo.

UM CAMINHO DE AMARGAR

Leia Gênesis 27.30-41
Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor, atentando diligentemente por que ninguém seja faltoso, separando-se da graça de Deus; nem haja alguma raiz de amargura que, brotando, vos perturbe e, por meio dela, muitos sejam contaminados. Hebreus 12.14-15
......................
A empresa na qual trabalho há 21 anos passou recentemente por uma reorganização. Em decorrência, fui removido para outro cargo. Um engenheiro mais jovem, inexperiente, ficou com o cargo de que eu gostava. A injustiça que senti produziu amargura dentro de mim. A passagem bíblica acima nos fala de uma "raiz de amargura" que brota dentro de Esaú depois que Jacó lhe rouba o direito de primogenitura e a bênção. A amargura consome-nos e se transforma num ódio tal que Esaú planeja matar Jacó, sua própria carne e sangue. A amargura, se não receber atenção, vai ficando cada vez mais forte e sufoca os frutos de nossas vidas. As raízes da amargura devem ser inteiramente removidas, ou então ela brotará novamente. Descobri esta dolorosa verdade: a amargura fere mais a pessoa que a guarda no coração do que a pessoa a quem se dirige. Percebi que minha amargura estava roubando minha alegria, rompendo minha comunhão com Deus e opondo-se à Sua vontade. Mas, quando descobrimos as raízes da amargura, Deus pode nos ajudar a perdoar e, assim, arrancá-las.
Oração: "Cria em mim, ó Deus, um coração puro" (Salmo 51.10). Ajuda-nos a perdoar quem nos magoou e a esquecer a amargura. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Com a ajuda de Deus, podemos remover as raízes da amargura e abrir espaço para a alegria.
Terry Bowman (Carolina do Norte, EUA)
Oremos pelas pessoas que estão guardando rancor.

segunda-feira, junho 29, 2009

PEDIDO DE ORAÇÃO

PEÇO AOS AMADOS LEITORES QUE OEREM PELO CASAL ROGÉRIO E FABIANA, DA IGREJA PRESBITERIANA, QUE SE ENCONTRAM TRABALHANDO EM GUINÉ-BISSÁU, RESGATANDO VIDAS.

DEUS, O COMPOSITOR

“Escrevam para vocês esta canção, ensinem-na aos israelitas e façam-nos cantá-la.”
Deuteronômio 31:19

As canções que costumamos cantar são normalmente escritas por pessoas que nem conhecemos. Embora possamos compartilhar emoções e experiências através da música de desconhecidos, somos certamente mais tocados por aquelas canções cuja história ou cujos compositores nos são familiares. Quando nos aproximamos do artista e de seu mundo, aprofundamos nossa compreensão de sua arte.

Quando Deus ordenou a Moisés que escrevesse uma música e a ensinasse aos israelitas, ele estava dando ao seu povo uma enorme oportunidade de aproximação e de aprendizado. Ficamos imaginando a beleza da melodia – infelizmente não preservada, e ao mesmo tempo admirados com a profundidade da letra. Deus revelou nela sua majestade e fidelidade, e convocou Israel a considerar a inutilidade da idolatria.

Deus poderia ter escolhido outras maneiras de convidar Israel a essa reflexão. Mas, ao compor uma música e partilhá-la com seu povo, trouxe seus filhos a uma aproximação muito mais íntima e reveladora. O povo escolhido de Deus – daqueles dias e de hoje também – recebeu o privilégio de conhecer, de modo muito pessoal, a arte e a personalidade do Criador de todas as artes e de todas as pessoas. Que privilégio!

Ore

Senhor, Deus de todas as artes e talentos, nós te louvamos e agradecemos porque, enquanto nos ensinas os teus caminhos, também nos permites conhecer-te melhor mediante a apreciação de tuas obras. 
Amém.

Pense

A música 
é um dom de Deus.
WWW.LPC.ORG.BR

NOSSO PRÓPRIO CAMINHO

Leia 1 Coríntios 3.1-4
Engrandecei o Senhor comigo, e todos, à uma, lhe exaltemos o nome. Salmo 34.3
......................
Cresci nas montanhas do Colorado. Perto de minha casa, uma estrada de canyon começa como uma rodovia única e depois se divide em duas que parecem seguir em direções diferentes. No entanto, elas, na verdade, circundam a montanha e se reencontram em um parque estadual. Embora terminem no mesmo lugar, as estradas são singulares em beleza, terreno e história. De modo semelhante, os primeiros cristãos de Corinto estavam divididos. Eles discutiam sobre a quem deviam seguir. Alguns diziam: "Eu sigo Paulo"; outros diziam: "Eu sigo Apolo". No entanto, Paulo enfatizou que ele e Apolo eram apenas servos, dizendo: "Nem o que planta é alguma cousa, nem o que rega, mas Deus, que dá o crescimento" (1 Coríntios 3.7). Os cristãos e cristãs têm a tentação comum de falar mais sobre uma determinada igreja ou líder do que de Cristo. Talvez pensemos que nossa jornada na fé seja o melhor caminho para Ele. As duas estradas para o parque estadual fazem-me lembrar que, embora sigamos com outros cristãos e cristãs na direção de um destino comum, somos criações únicas de Deus, com nossas próprias histórias e nosso próprio caminho a percorrer. Um dia nossos caminhos convergirão e descobriremos que estávamos todos no caminho certo.
Oração: Senhor, ajuda-nos a confiar na Tua orientação em nossas vidas e nas dos que amamos. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Nós seguimos por caminhos diferentes, mas Cristo nos leva a Deus.
Barbara Gail Bliss (Colorado, EUA)
Oremos pelas igrejas divididas por causa da metodologia.
www.editoracedro.com.br

sábado, junho 27, 2009

CARTAS DE CRISTO

Leia 2 Coríntios 2.17?3.4
Vós sois a carta (?) de Cristo, produzida pelo nosso ministério, escrita não com tinta, mas pelo Espírito do Deus vivente, não em tábuas de pedra, mas em tábuas de carne, isto é, nos corações. 2 Coríntios 3.2-3
......................
Vários anos atrás, meu marido e eu fomos para o Haiti numa viagem missionária para uma construção preparada por nossa igreja local. Nossa equipe era composta por 13 pessoas e ficamos alojados em alguns quartos atrás da igreja. Decidimos pedir a cada membro para conduzir uma devocional pela manhã, após o café. Em busca de algo para a meditação, li 2 Coríntios: "Vós sois a carta de Cristo". Depois de ler esses versículos várias vezes, essas seis palavras continuavam em minha mente. Fiquei imaginando se nossos amigos do Haiti nos viam dessa maneira. Eles também eram cartas de Cristo para nós, com sua hospitalidade e sendo generosos com o pouco que tinham. Então me dei conta de que, onde quer que estejamos, somos cartas de Cristo a nossas famílias, amigos e vizinhos nas comunidades em que moramos. Podemos ser cartas de encorajamento e cartas de amor, quer estejamos em casa ou em alguma outra parte do mundo. Em certas ocasiões, talvez até possamos ser "cartas de apresentação" de Cristo a alguém que não O conhece.
Oração: Amado Deus, ajuda-nos a lembrar que somos cartas de Cristo a um mundo que precisa desesperadamente do Teu amor. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Quem precisa que eu seja uma carta de Cristo hoje?
Annette Kinney (Carolina do Norte, EUA)
Oremos pelo povo do Haiti.
Medite: Tiago 3

CEIA SÍMBOLO DE UNIDADE

Como há somente um pão, nós, que somos muitos, somos um só corpo, pois todos participamos de um único pão.
1 Coríntios 10:17 


Dizer que “somos muitos” parece ser uma declaração muito tímida. A Igreja cristã cresce há dois milênios, e se espalha pelos mais diversos países e culturas. Mais de um bilhão de pessoas estão afiliadas a alguma igreja que adora a Jesus.

Mas o texto também diz que “somos um”. E isso parece muito mais difícil de entender. As Igrejas não concordam entre si num grande número de detalhes, e as divisões entre elas podem ser percebidas em cada bairro – há ruas com diversas igrejas diferentes.

O desafio da compreensão aumenta ainda mais quando lemos que “todos participamos de um único pão”. Por mais difícil que seja, precisamos reconhecer que algumas igrejas, por razões às vezes muito constrangedoras, decidiram não celebrar a Ceia do Senhor em comunhão com outras. Enfim, o que dizer desse texto? Primeiro, que ele nos convida a pensar no tamanho do projeto do qual fazemos parte. Com toda certeza, não temos condições de medir adequadamente a sua extensão.

Segundo, que ele encerra uma profecia. No reino vindouro, barreiras denominacionais serão extintas, bem como as disputas que por ora nos afastam uns dos outros. Com isso, ele também nos incentiva a esperar esse dia com grande expectativa.

Ore

Senhor da Igreja, ajuda-nos a olhar além de nossa atual desunião e a enxergar, conforme tua mesa nos sugere, a reunião final de teus filhos num só corpo, coeso e unido. Oramos em nome de Jesus. 
Amém.

Pense

A dimensão da Igreja de Cristo não pode 
ser medida por números humanos.

sexta-feira, junho 26, 2009

PALAVRA FIEL

Leia Salmo 119.88-93
...eu sou o Senhor que te sara. Êxodo 15.26
......................
O ano de 2006 foi, para mim e minha família, cheio de altos e baixos. Além das lutas comuns a todos nós, minha filha, Sofia ? mãe de três filhos menores ?, teve um começo de câncer de colo de útero, o que nos trouxe grandes transtornos emocionais. Ao tomarmos ciência do diagnóstico, ficamos como que paralisados. Apegamo-nos à palavra de Deus em busca de um milagre. Nossa intimidade com o Senhor, por meio das orações e da meditação na Sua Palavra, tornou-se a nossa respiração e o nosso alimento diário. O Senhor nos ouviu e colocou à disposição de minha filha uma irmã e amiga de nossa igreja, voluntária da Rede Feminina de Combate ao Câncer, que se prontificou a levar Sofia para fazer exames periódicos no Hospital do Câncer, em São Paulo, e, posteriormente, para a extração da área afetada. Hoje, bendigo ao Senhor, porque Ele fez florescer novamente a alegria em nosso coração. Minha filha está curada, graças à Sua maravilhosa providência (Gênesis 22.8), à atitude amorosa de nossa irmã da igreja (Gálatas 6.10) e a toda a igreja nas orações, nas visitas e nas palavras de estímulo.
Oração: Querido Deus, nosso coração transborda com ações de graças e louvor quando Te levantas e fazes o que não podemos fazer por nós mesmos. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Não sabemos qual é o plano de Deus hoje, mas sabemos que Ele nos ama.
Hildete Lima Galvão (Suzano, SP, Brasil)
Oremos pelas pessoas enfermas de câncer e por seus familiares.
-------------

SEUS OLHOS FORAM ABERTOS

Tomou o pão, deu graças, partiu-o e o deu a eles. Então, os olhos deles foram abertos e o reconheceram. 
Lucas 24:30-31

Dois discípulos de Jesus estavam profundamente desorientados após sua morte violenta na cruz, e conversavam sobre isso a caminho de Emaús. O próprio Senhor Jesus se colocou no meio deles, e provocou uma conversa que se tornou um dos mais fantásticos estudos bíblicos de todos os tempos. Afinal, não havia ninguém melhor que o próprio Messias para explicar o que as Escrituras do Antigo Testamento diziam a seu respeito. A conversa era tão boa que os dois insistiram para que Jesus ficasse ali naquela noite. O convidado assumiu o papel de anfitrião e deu graças pelo alimento. E, no partir do pão – um momento de especial significado, certamente – os olhos daqueles discípulos foram finalmente abertos!

Essa história nos conta muito a respeito do modo como Jesus age ainda hoje. Seu desejo ainda é abrir nossos olhos para que possamos entender o maravilhoso plano redentor de Deus, eliminando as incertezas e decepções que nos atormentam.

A Bíblia – digna de nosso cuidadoso estudo – ainda aponta o caminho para o Messias. E o partir do pão ainda nos ajuda a enxergar, mediante o auxílio do Espírito Santo, o mesmo Salvador que ainda caminha ao nosso lado, mesmo quando a jornada está repleta de dúvidas e frustrações.

Ore

Senhor Jesus, nós te agradecemos porque, em tua bondade, providencias os meios para que possamos enxergar a tua salvação. Abre nossos olhos para ver cada vez mais os mistérios da trua graça e do teu amor. Amém.

Pense

Quando partimos o pão, 
compreendemos as Escrituras.

quinta-feira, junho 25, 2009

AUTO JUSTIFICAÇÃO

Leia Lucas 18.9-14
Por que vês tu o argueiro no olho de teu irmão, porém não reparas na trave que está no teu próprio? Ou como dirás a teu irmão: Deixa-me tirar o argueiro do teu olho quando tens a trave no teu? Mateus 7.3-4
......................
"Por que você sempre encontra algo de errado em tudo que faço?", gritei para Jane, minha mulher. "Por acaso não sou melhor do que muitos maridos que há por aí? Quantos deles podem se gabar do que tenho feito neste casamento? Por que você não pode me elogiar de vez em quando?" "Mas é exatamente aí que você está errando", retrucou Jane. "Justificar suas ações fazendo comparações como essa não ajuda em nada. Cada um de nós é responsável por suas próprias ações." Saí sem dizer uma palavra, mas, dias depois, a afirmação de Jane ainda estava na minha mente. Enquanto discernia a discussão, veio à minha mente a história que Jesus contou sobre o fariseu e o cobrador de impostos (Lucas 18.9-14). Em vez de olhar para mim mesmo e aceitar minhas fraquezas, tinha julgado, presunçosamente, outra pessoa. Concentrar-me nas fraquezas dos outros era uma de minhas fraquezas. Aceitei isso, pedi perdão a Deus e orei para que Ele me ajudasse a mudar.
Oração: Ó Deus, ajuda-nos a reconhecer nossas fraquezas e a lidar com elas de acordo com a Tua palavra. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Será que minhas palavras transmitem julgamento ou encorajamento?
Francis Sackitey (Akosombo, Gana)
Oremos pelas pessoas que enxergam os erros continuamente.
--------------

A CEIA COMO GRATIDÃO

Tomou o cálice, deu graças e o ofereceu aos discípulos.
Mateus 26:27 


Pouco antes de oferecer o cálice da Ceia aos discípulos, Jesus agradeceu. Essa oração de gratidão fazia parte de uma antiga tradição judaica atinente à refeição pascal, e era uma forma que os judeus haviam encontrado para lembrar que a vida inteira deve ser permeada de gratidão a Deus.

Tanto naquela época como hoje, a gratidão deve marcar a celebração da Ceia. Celebrando a Páscoa, os judeus lembravam que foram libertos da escravidão no Egito; celebrando a Ceia – o cumprimento final da Páscoa no sacrifício de Jesus - os cristãos lembram que foram libertos da escravidão do pecado. Motivos mais que suficientes para sermos agradecidos. Por isso mesmo, algumas igrejas costumam chamar a Ceia de “Eucaristia”, palavra que significa “gratidão”.

Porém, gratidão é muito mais que um mero componente da celebração da Ceia: é um modo de vida. Muitas pessoas têm seu comportamento determinado por medo, ambição, culpa ou outros tipos de interesse. Mas os cristãos vivem marcados pela gratidão. Nossa obediência, renúncia e serviço são alegremente oferecidos sem qualquer constrangimento ou coerção. São a maneira mais apropriada que encontramos para expressar a Deus a nossa gratidão.

Ore

Senhor, temos muito a te agradecer. Ajuda-nos a expressar nossa gratidão não apenas na celebração da Ceia, mas também em tudo aquilo que fizermos. Especialmente no serviço aos outros. Em nome de Jesus. Amém.

Pense

Expressamos nossa gratidão pela obediência e disposição em servir a Deus e ao próximo.

quarta-feira, junho 24, 2009

COMPLETAMENTE MADURO

Leia Isaías 40.27-31
Porque desde a antiguidade não se ouviu, nem com ouvidos se percebeu, nem com os olhos se viu Deus além de ti, que trabalha para aquele que nele espera. Isaías 64.4
......................
Todo ano ocorre da mesma maneira. Espero, fico checando minhas amoreiras (Rubus fruticosus) para ver as flores brancas se transformarem em amoras verdes, depois vermelhas e finalmente em frutas negras deliciosas. Fico tão impaciente que, em geral, colho a primeira amora cedo demais. Nunca está suficientemente doce. Então, lembro-me da arte de apenas tocar a mais escura. Se ela estiver totalmente madura, cairá na minha mão. Minhas amoreiras fazem-me lembrar de que Deus conhece a hora certa para tudo. Senti isso, recentemente, num momento de frustração com meu emprego, queria só lamentar ou largá-lo. Queria ajuda, porque me sentia impotente. Mas esperar pelo tempo de Deus significava aprender a ter paciência com tudo aquilo que me frustrava: colegas injustos, baixo salário. E, ao esperar, vi Deus usar essas circunstâncias frustrantes para produzir frutos em minha vida. Ser precipitada e querer fazer segundo a minha maneira é como colher frutos da amoreira antes da hora. Se perseverarmos pacientemente, poderemos ficar menos consumidos por nossos desejos e mais concentrados no fruto doce que virá no tempo de Deus.
Oração: Ó Senhor, ensina-nos a ser pacientes quando as situações não estiverem ocorrendo como queremos. Ajuda-nos a esperar em Ti com fé. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: O tempo de Deus é perfeito.
Dolly Dickinson (Carolina do Norte, EUA)
Oremos pelas pessoas que estão desanimadas enquanto esperam.
--------------

A CEIA COMO CELEBRAÇÃO

A CEIA COMO CELEBRAÇÃO

“Não beberei deste fruto da videira até aquele dia em que beberei o vinho novo com vocês no reino de meu Pai”.
Mateus 26:29

Ao celebrar e instituir a Ceia entre seus discípulos, Jesus nos deixou algumas informações sobre o futuro que certamente despertam a nossa imaginação. Um dia, conforme nos disse o Mestre, estaremos novamente com ele e com todos os seus discípulos, no reino dos céus. Que expectativa!

Todas as vezes que celebramos a Ceia, portanto, estamos olhando não apenas para o passado – a cruz, mas também para o futuro, como Jesus nos ensinou. Quando partimos o pão e tomamos o cálice, exercitamos nossa esperança e antecipamos o dia descrito, no livro do Apocalipse, como “o banquete do casamento do Cordeiro” (Ap. 19.9).

Algumas associações importantes surgem à mente quando imaginamos esse banquete incomparável. Dentre elas, uma das mais claras é a idéia de comunhão. Afinal, como nos disse Jesus, “muitos virão do Oriente e do Ocidente e tomarão lugares à mesa com Abraão, Isaque e Jacó no reino dos céus” (Mateus 8.1). A mesa posta terá muitos lugares, e será um símbolo de entrelaçamento entre pessoas dos mais diversos povos, raças e épocas. Por isso, devemos celebrar a Ceia com o coração cheio de esperança, mas também com o desejo sincero de viver em harmonia e comunhão com os nossos irmãos.

Ore

Senhor, ajuda-nos a celebrar a Ceia com olhos postos na cruz que Cristo sofreu no passado; no banquete que ele prometeu para o futuro, e com esperança e harmonia entre os irmãos, no presente. Em nome de Jesus. Amém.

Pense

A celebração da Ceia nos faz olhar o passado - a morte de Cristo, e o futuro - Ele voltará outra vez.

terça-feira, junho 23, 2009

RETRIBUIÇÃO OU INVESTIMENTO

Leia João 13.34-35
[Jesus disse:] O meu mandamento é este, que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei. João 15.12
......................
Eu estava em um funeral. O sermão do pastor foi sobre como muitos de nós gostaríamos de retribuir as boas e úteis ações daquele cuja vida estávamos honrando. Ele sugeriu que, embora não pudéssemos mais retribuir diretamente a nosso amigo, poderíamos seguir seu exemplo de bondade investindo na vida de outros. Quantas vezes já quisemos retribuir o bem que recebemos de pais, professores, pastores, amigos e de todas as outras boas pessoas que investiram seu amor e seus esforços em nós? Estamos separados desses santos pelos anos, pela distância e até pela morte. A única direção que podemos seguir é ir em frente. Jesus nos diz: "Ameis uns aos outros, assim como eu vos amei".
Oração: Ó Deus, Tu vieste em Jesus para pagar pelos nossos pecados e para nos conduzir em novas direções. Envia o Teu Espírito, para que possamos nos sentir tocados a nos doar aos outros. Em nome de Jesus.
Pensamento para o dia: Dê a Cristo dando aos outros.
Elmer A. Dickson (Flórida, EUA)
Oremos pelas pessoas que investiram em nossas vidas.
MEDITE: TIAGO 2
© Copyright 2007 - No Cenáculo

A CEIA COMO PROCLAMAÇÃO

Sempre que comerem deste pão e beberem deste cálice, vocês anunciam a morte do Senhor até que ele venha. 
1 Coríntios 11:26

Costumamos convidar pessoas para vir à Igreja quando a sociedade das mulheres promove uma tarde de artesanato, quando o coral vai apresentar músicas especiais, ou quando o grupo de teatro vai encenar uma peça. Mas a idéia de convidar alguém para vir à Igreja quando vamos celebrar a Ceia do Senhor raramente nos passa pela cabeça.

Mas, por que não? Sei que parece estranho convidar alguém para assistir a um ritual que precisa de tanta explicação. Mas nós fazemos isso, por exemplo, quando convidamos alguém para assistir uma partida de algum esporte cujas regras não são bem conhecidas.

As perguntas sobre significado da Ceia podem surgir e criar uma excelente oportunidade de compartilhar algumas verdades fundamentais do cristianismo: o corpo e o sangue de Jesus, sacrificados na cruz, nos oferecem salvação e a maravilhosa expectativa de um banquete no reino dos céus.

Sem dúvida, esse é um excelente veículo para compartilharmos nossa fé. É por isso que, de certa forma, todos os que participam da Ceia do Senhor se tornam pregadores, pois “anunciam” publicamente que a morte e a ressurreição de Jesus são a verdadeira fonte de consolo e esperança.

Ore

Senhor Deus, ajuda-nos a celebrar a tua mesa como um veículo de proclamação de nossa salvação e nossa esperança em ti. Que façamos isso com alegria até o dia de teu glorioso retorno. Amém.

Pense

A morte e a ressurreição de Jesus são a 
verdadeira fonte de consolo e esperança.


sexta-feira, junho 19, 2009

O BOM GUIA

Leia João 10.1-11
Depois de fazer sair todas as que lhe pertencem, vai adiante delas, e elas o seguem porque lhe reconhecem a voz. João 10.4
......................
Sou guia do deserto há 24 anos. Minha agradável tarefa é levar as pessoas para as selvagens e belas montanhas, ensinando-lhes técnicas de sobrevivência e liderança e partilhando com elas as belezas da criação de Deus. Muitos dos que me acompanham são "espertos da cidade", com pouca ou nenhuma habilidade de sobrevivência. Por isso, eles frequentemente olham para mim com total confiança. Afinal, sou seu guia, inteiramente responsável por seu bem-estar e prazer nessa experiência. De um modo ainda mais significativo, olho para Jesus como meu mentor e modelo, como meu guia. Jesus disse: "Eu sou o bom pastor". A Bíblia nos ensina que Ele é, ao mesmo tempo, pastor e guia. Talvez, em moderna linguagem de montanha, Jesus dissesse: "Eu sou o bom guia. Você pode confiar sua vida inteiramente a mim". Quando me dei conta dessa verdade, percebi que, quanto menos confiança tenho em minhas próprias capacidades e habilidades, mais me sinto disposto a confiar na liderança e na condução de Cristo. Isso me deu enorme alívio e aumentou a consciência da beleza à minha volta. Hoje posso relaxar e apreciar a jornada da vida, deixando tudo nas mãos de meu fiel e competente Guia. Cristo também será seu guia se você estiver disposto a confiar plenamente nEle.
Oração: Graças, Senhor, por estares atento a cada uma de nossas necessidades em nossa jornada. Abençoa-nos com o Teu amor, que provê a nós. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Cristo, nosso Guia, está pronto a nos conduzir em toda situação.
Gerald McCann (Cabo Ocidental, África do Sul)
Oremos pelas pessoas que estão participando de expedições.
MEDITE: HEBREUS 13
© Copyright 2007 - No Cenáculo

batismo e sofrimento

“Tenho que passar por um batismo, e como estou angustiado até que ele se realize!” 
Lucas 12:50 


Quando Jesus contemplou o sacrifício que estava para oferecer na cruz, exclamou: “Tenho que passar por um batismo, e como estou angustiado até que ele se realize!”. Jesus sabia que logo haveria de enfrentar intenso sofrimento e morrer. Sendo cristãos, precisamos entender que nossa associação com Jesus através do batismo pode também significar que, à semelhança de nosso Mestre, haveremos de enfrentar nossa própria dose de sofrimento. Cada cristão é chamado a “tomar a sua cruz” e seguir seu Senhor.

Em muitos casos, judeus, muçulmanos, hindus, budistas ou ateístas que tiveram seu encontro pessoal com Jesus precisaram enfrentar o repúdio de seus amigos e familiares. Para muitos deles, o sofrimento aparece logo no início da jornada cristã.

Talvez você seja cristão desde o nascimento e nunca tenha enfrentado perseguição ou zombaria. Mesmo assim, pode ainda chegar o dia em que um vizinho, um colega de classe ou um companheiro de trabalho o excluirão de alguma maneira, resistindo à sua influência ou até mesmo zombando de sua fé.

O caminho do discipulado nem sempre é fácil, mas é sempre o melhor. E Deus pode usar até mesmo o nosso sofrimento para espalhar a mensagem do Evangelho.



Ore

Senhor, fomos avisados desde o início que a jornada cristã tem seus desafios. Que vivemos num mundo imperfeito. Ajuda-nos a perseverar nela e a enfrentar corajosamente o sofrimento e a afronta, por amor a ti. Amém.

Pense

A fé cristã não nos livra dos sofrimentos,
às vezes, nos trazem sofrimentos extras.



quarta-feira, junho 17, 2009

BATISMO COMO MORTE

Fomos sepultados com ele na morte por meio do batismo, a fim de que... vivamos uma vida nova.
Romanos 6:4 


Nascemos na água e nos lavamos com água. Mas também podemos morrer nela – por afogamento. Quando lemos que “o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas” (Gênesis 1.2), devemos lembrar que a cultura hebraica tinha as águas como um símbolo de caos e morte. Isso nos ajuda a entender a enorme tensão que, mais tarde, o povo de Israel enfrentou ao cruzar as águas do Mar Vermelho em direção à terra prometida (Êxodo 14.29).

O apóstolo Paulo retomou esse símbolo para afirmar que, quando passamos pelas águas do batismo, somos sepultados na morte com Jesus, a fim de renascermos com ele para uma nova vida. Ao nos tornarmos cristãos, nosso orgulho e egoísmo é “afogado”, e ressuscitamos para uma nova identidade como pessoas verdadeiramente novas.

Por causa dessa imagem, algumas Igrejas cristãs primitivas (e outras recentes) projetaram espaços reservados para batismo que se pareciam com tumbas. Os novos cristãos desciam até um tanque semelhante a um túmulo, onde “afogavam” sua velha natureza e de onde saíam para uma nova vida.

Que vivamos hoje na alegria de saber que, pelo batismo, experimentamos a única morte que realmente nos interessa: a morte de nossa antiga vida pecaminosa.

Ore

Senhor, morremos para o mundo e revivemos para ti. Preenche nossa vida com teu perdão, fazendo-nos morrer cada vez mais para nossas inclinações pecaminosas e viver, com intensidade crescente, a nova vida em Cristo. Amém.

Pense

Batismo é morrer 
e nascer com Jesus.

Característica de família

Leia 1 Coríntios 13.4-13
Novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei, que também ameis uns aos outros. Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos, se tiverdes amor uns aos outros. João 13.34-35
......................
Todos os membros da família de meu marido têm um estranho inchaço na parte superior de seus pés. Meu marido e seus pais, irmãos e irmãs o têm, assim como nossos filhos. Isso não lhes causa nenhum desconforto, e esse curioso calombinho nos pés os distingue como pertencentes à mesma família. Como um membro da família pelo casamento e não pelo sangue, eu não possuo essa peculiar característica. Todos nós que somos parentes, pelos laços da fé, em Cristo podemos desenvolver características peculiares. Assim como uma árvore é conhecida por seus frutos, nós também poderemos ser conhecidos pelos frutos do Espírito, em particular pelo amor (veja Gálatas 5.22-23). Jesus disse: "Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos, se tiverdes amor uns aos outros" (João 13.35). A chave está nesse versículo: "Assim como eu vos amei?" (João 13.34). Como Jesus nos amou? Sacrificialmente, incondicionalmente e com um amor cuja fonte é o coração de Deus. Esse amor também estará disponível a nós se Cristo viver dentro de nós. É fácil amar o amável; quase todo mundo é capaz disso (veja Mateus 5.46). Mas o amor incondicional, o amor doador, chama a atenção de todo mundo.
Oração: Senhor, ajuda-nos a amar as pessoas como Tu amas, para que outros possam olhar para nós e enxergar os traços de nossa família. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Como as pessoas podem ver Deus em mim?
Colette Williams (Austrália do Sul, Austrália)
Oremos pelas pessoas que não se sentem amadas.
www.editoracedro.com.br
--------------

terça-feira, junho 16, 2009

TEMPESTADES INTERIORES

Leia Marcos 4.35-41
Então lhes disse: Por que sois assim tímidos?! Como é que não tendes fé? Marcos 4.40
......................
Em agosto de 1992, o furacão Andrew assolou o sul da Flórida. De manhã cedo, quando a tempestade estava no auge, uma de nossas janelas explodiu, deixando entrar o vento e a chuva. Enquanto tentava cobrir a janela, podia ouvir outras se quebrando. Percebi que, por mais que tentasse, não conseguiria proteger nossa casa e nossos bens. Naquele momento, minha esposa disse: "Vamos apenas nos proteger". Nossa família refugiou-se no cômodo mais seguro da casa. Sentei-me no chão, com minhas costas apoiadas na porta, enquanto toda a casa sacudia, tremia e a água jorrava do sótão, destruindo praticamente tudo. Mas uma coisa incrível aconteceu. Quando desisti de salvar os objetos que não eram tão importantes e parei de confiar em mim mesmo, no momento em que relaxei completamente e coloquei nossa segurança nas mãos de Deus, ganhei uma sensação de paz a tal ponto que dormi profundamente até o fim da tempestade. Sempre que penso naquela noite, lembro-me de como Jesus acalmou a tempestade, repreendendo o vento e as ondas, ordenando: "Acalma-te, emudece!" (Marcos 4.39). Creio que Ele não estava Se dirigindo somente ao vento, mas também ao tumulto e temor no coração de Seus discípulos. Às vezes, as maiores tempestades acontecem no nosso interior.
Oração: Deus todo-poderoso, ajuda-nos a confiar no Teu amor e no Teu poder, para que possamos encontrar a paz em toda tempestade. Em nome de Jesus. Amém.Título 5
Pensamento para o dia: Nenhuma nuvem é tão escura que Deus não possa enxergar através delas.
Ronald P. Williamson (Tennessee, EUA)
Oremos pelas pessoas em perigo por causa de fortes temporais.
-----------

TEMPO PARA A ADORAÇÃO

Ninguém pode entrar no reino de Deus se não nascer da água e do Espírito. 
João 3:5

Alguns dos utensílios batismais da Igreja Primitiva foram claramente desenhados para lembrar um útero, e a água que eles conduziam era artisticamente retratada de forma a levar os fiéis a pensar nas águas do nascimento. A associação que se fez entre batismo e nascimento deriva desta conversa entre Jesus e Nicodemos, na qual a água faz referência a uma realidade externa (batismo) e o Espírito se refere a uma realidade interna, ambas já mencionadas anteriormente no evangelho de João (cf. João 1.33 e Mateus 3.11).

De fato, todos nascemos em meio a fluidos líquidos. Mas tornar-se um discípulo de Jesus significa nascer uma segunda vez, de maneira diferente e para uma nova vida. Esse novo nascimento é ilustrado pela água empregada no batismo, e nos ajuda a lembrar da necessidade de que temos de nascer para uma nova vida mediante a dádiva do Espírito Santo que nos é oferecida por Jesus.

Após uma cirurgia bem-sucedida, algumas pessoas costumam dizer: “Sinto-me como se tivesse nascido outra vez!”. Mas seguir a Jesus é ainda melhor do que isso. É o começo de uma vida totalmente nova, que nem mesmo a morte pode interromper – uma vida repleta de vitalidade espiritual.

Ore

Senhor Deus, nós te agradecemos pela nova vida que Jesus Cristo nos oferece. Enche-nos com teu Espírito a cada dia, para vivermos 
cada momento repletos de energia e vitalidade espiritual. Amém. 


Pense

Tornar-se um discípulo de Jesus
significa nascer uma segunda vez.

segunda-feira, junho 15, 2009

BATISMO E LIMPEZA

Levante-se, seja batizado e lave os seus pecados, invocando o nome dele. 
Atos 22.16


Por que o batismo com água usado nas igrejas cristãs? Num certo momento do culto, o pastor chama alguns fiéis à frente e asperge água sobre eles, ou os imerge em água (o método pode variar de acordo com a Igreja).

O batismo, é um ritual repleto de significado para os cristãos. Grande parte desse significado pode ser mais bem transmitido mediante o emprego de figuras poéticas. Cada uma dessas figuras ou imagens nos ajuda a entender não apenas o batismo, mas também a vida cristã em sua totalidade.

No centro de todo o ritual está a água, um símbolo com diversas camadas de significado. Fundamentalmente, a água é um símbolo de limpeza. Lavamos as mãos, a roupa, a louça e muitas outras coisas com água. Por outro lado, a limpeza com água é um símbolo de santidade, pois o que é lavado com água costuma ficar muito limpo.

Assim como nossas mãos, nossa mente e nossa alma podem ficar sujas e manchadas de orgulho, egoísmo, ira, preguiça e tantos outros males. A água do batismo nos ajuda a lembrar que o sangue de Jesus nos limpou da sujeira do pecado, e que a vida cristã que agora desfrutamos deve ser marcada pela santidade pessoal.

Ore

Nós te agradecemos, Senhor, porque o sangue do teu Filho nos purifica de todo pecado. Lava nossa mente e nosso coração para que experimentemos a beleza de uma vida em santidade. Oramos em nome de Jesus. 
Amém.

Pense

Jesus nos limpou para que 
procurássemos viver uma vida limpa.

sexta-feira, junho 12, 2009

GIGANTES NA ESTRADA

Leia Números 13.25?14:9
O povo, porém, que habita nessa terra é poderoso, e as cidades, mui grandes e fortificadas; também vimos ali os filhos de Anaque. Números 13.28
......................
Uma pequenina salamandra* alaranjada descansava à margem de uma estrada. Do outro lado, jorrava água de uma montanha. A criatura rastejou à frente, mas congelou quando nós, "gigantes", bloqueamos sua passagem. Ao mesmo tempo, meu amigo e eu olhamos para o animalzinho na estrada. Paralisado, aparentemente, pelo medo, ele parou a poucos passos da segurança do riacho. Dei-me conta de que frequentemente a minha vida espelha essa situação. Às vezes, estou ansioso para atingir um objetivo, mas com medo de enfrentar os "gigantes", assim como os israelitas que perderam a coragem mesmo com a terra prometida à vista. A resposta de Josué e Calebe ao temor do povo me faz lembrar: "O Senhor é conosco, não os temais" (Números 14.9). Todos nós enfrentamos gigantes, como as dificuldades financeiras, tentações da carne e desejos egoístas. Um dos mais assustadores gigantes surgiu quando tive de decidir entre deixar ou não o trabalho dos meus sonhos para me mudar para mais perto da família de minha esposa. Fiz a mudança e, nesse novo lugar, encontrei o amor abundante da família e de amigos que me ajudaram a me aproximar mais de Cristo. Uma vez que agi a partir da minha confiança no Senhor, descobri que tinha entrado na "terra prometida".
Oração: Senhor, afasta nosso temor e dá-nos força para enfrentar e vencer nossos gigantes, para que possamos servir-Te mais plenamente. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Deus nos dá força para vencer nossos medos e derrotar nossos gigantes.
Jesse Stewart (Carolina do Sul, EUA)
Oremos por alguém que esteja mudando de emprego.
MEDITE: HEBREUS 10
© Copyright 2007 - No Cenáculo

SALVAÇÃO E ADOÇÃO

Em amor nos predestinou para sermos adotados como filhos, por meio de Jesus Cristo. 
Efésios 1:4-5 


A Bíblia, às vezes, utiliza linguagem jurídica: sem a salvação de Jesus, nosso “veredito” é “culpados!”. Precisamos de Jesus como nosso “advogado”, como aquele que cumprirá a “sentença” em nosso lugar a fim de que possamos ser declarados “absolvidos”. Essa terminologia é muito útil para mostrar quão radical e imerecido é o perdão que recebemos de Deus.

Um conceito jurídico que a Bíblia toma emprestado é a idéia de “adoção”. Deus nos oferece não somente o perdão, mas também nos recebe como seus filhos e herdeiros, dando-nos a oportunidade de usufruir os privilégios desse relacionamento familiar mediante um ato livre de sua vontade.

Crianças adotadas recebem muito mais do que apenas uma casa para morar. Ganham também uma família, uma perspectiva de futuro, e iniciam uma coleção de memórias e tradições. A adoção significa receber, de uma vez só, oportunidades, relacionamentos e segurança.

Quando Deus nos adota como filhos, também recebemos mais bênçãos do que poderíamos inicialmente imaginar. Uma nova família (a igreja), uma coleção de memórias (vindas da Bíblia e da história da Igreja), e uma perspectiva de vida e de futuro (discipulado e serviço cristão). Louvado seja Deus!

Ore

Senhor, obrigado por tão grande amor dedicado a nós. Por teu perdão imerecido. Ajuda-nos a viver em retidão e obediência, como reposta adequada de filhos adotados por meio de Cristo. 
Amém.

Pense

Ser adotado é receber muito mais
do que uma nova família.

quinta-feira, junho 11, 2009

ROSA REGADA

Leia Efésios 4.31?5.2
O Senhor te guiará continuamente, fartará a tua alma até em lugares áridos e fortificará os teus ossos; serás como um jardim regado, e como um manancial, cujas águas jamais faltam. Isaías 58.11
......................
Alguma vez você já parou, olhou para a parte superior de uma rosa e se maravilhou com sua beleza? Dias antes, essa linda rosa era um botão pequeno e apertado. Quem poderia imaginar que em poucos dias se transformaria em uma beleza tão grande a ponto de parecer impossível que tenha estado contida naquele botão? E mais, a rosa pode dominar completamente o ambiente, com o prazer de sua delicada fragrância. O tornar-se cristão, para mim, é como a rosa. Sem Cristo somos limitados e pequenos, mas, uma vez que fomos "entranhados com Cristo" (Filipenses 2.1), nosso amoroso Senhor, nós desabrochamos e nos expandimos como a rosa. Em Cristo podemos nos tornar plenos e ricos em compaixão, espalhando a fragrância do amor.
Oração: Graças, amado Pai, pela beleza de Teu mundo. Abre nossos olhos para que nunca percamos um momento da maravilha que nos cerca. Oramos como Jesus nos ensinou, dizendo: "Pai nosso, (...) Amém".
Pensamento para o dia: O Senhor criou todas as características e todas as criaturas da terra e as proclamou boas.
Alison Mason (Victoria, Austrália)
Oremos pelas jardineiras e jardineiros.
MEDITE: HEBREUS 9 / * Mateus 6.9-13. Faça a oração completa do Pai-Nosso.

CRUZ: CONQUISTA

Jesus . . . tornou inoperante a morte e trouxe à luz a vida e a imortalidade por meio do evangelho. 
2 Timóteo 1:10 


Algumas das imagens da Bíblia são bastante violentas. Muitas vezes, Deus é descrito como um guerreiro divino que enfrenta o inimigo numa batalha cósmica. O clímax de todo esse arcabouço de imagens é a obra de Jesus, cuja morte e ressurreição destruíram o poder da morte. Nenhum filme de espionagem, de ficção científica ou qualquer dos campeões de bilheteria, carregados de efeitos especiais, poderia exceder uma mensagem como esta.

Evidentemente, essas figuras não pretendem glorificar a violência. Pelo contrário: elas aparecem justamente para deixar claro que Deus de tal maneira se opõe ao pecado e à violência que fará o que for necessário para conquistar completa vitória sobre eles. De fato, Deus até mesmo escolheu a improvável estratégia de sofrer a violência e a morte para assim acabar com elas.

Essa impressionante imagem pretende nos assegurar de que o trabalho de Cristo na cruz foi completo e suficiente. Não precisamos temer que a morte um dia retorne. Embora as implicações totais da vitória de Jesus ainda não estejam presentes, sabemos que nossos inimigos têm os dias contados. O poder da morte foi vencido, e é essa a vitória cristã que podemos celebrar e proclamar.

Ore

Senhor Todo-Poderoso, quando estivermos atemorizados diante de nossos inimigos, ajuda-nos a contemplar a grandeza da tua vitória e a encontrar descanso e segurança em ti. 
Amém.
www.lpc.org.br

quarta-feira, junho 10, 2009

A oração de um paciente

Leia Salmo 28.6-9
Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas. Provérbios 3.6
......................
Um paciente veio ao meu consultório solicitando uma cirurgia de bacia. Seu cardiologista anterior acreditava que seu coração era fraco demais para sobreviver a uma cirurgia tão séria. No entanto, um novo cardiologista havia afirmado que, embora esse homem corresse riscos na cirurgia, sua condição parecia estável. Portanto, deu sua permissão para prosseguirmos. Nosso paciente logo passou por todos os exames preliminares. Mesmo assim, no dia da cirurgia, eu podia sentir a tensão no centro cirúrgico entre mim, as enfermeiras e o anestesista. Nosso paciente provavelmente sentiu essa tensão. "Doutor", pediu ele, "sei que esse é um momento muito atarefado, mas gostaria de lhe pedir um momento para orar." Em meus 20 anos de prática médica, nenhum paciente jamais havia feito tal pedido. Toda a conversa parou. Com seu coração "bipando" no monitor, nosso paciente orou, pedindo a Deus que cuidasse dele e de todos nós que estávamos na sala, tentando ajudá-lo. Agradeceu pela oportunidade de melhorar, reconhecendo as limitações humanas da equipe ao tentar corrigir seu corpo frágil. Uma sensação de calma encheu a sala. A cirurgia foi um sucesso. Com toda a minha experiência profissional, nunca havia sentido tão fortemente a presença de Deus quanto naquele dia, por intermédio do meu paciente.
Oração: Amado Deus, faze-nos instrumentos da Tua vontade em todas as nossas tarefas diárias e em nossos relacionamentos. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Quando Deus nos oferece uma chance de ajudar alguém, com frequência nós recebemos mais do que damos.
Tom Woo (Indiana, EUA)
Oremos pelas equipes cirúrgicas.

A CRUZ: RECONCILIAÇÃO

Ele á a nossa paz, o qual... destruiu a barreira, o muro de inimizade... 
Efésios 2:14

Alguns muros de inimizade podem ser vistos e tocados. A barreira que separa as Coréias do Sul e do Norte é um doloroso exemplo. Outros, entretanto, não podem ser vistos, embora sejam muito reais. Podemos construir barreiras na tentativa de nos mantermos isolados de pessoas com convicções políticas divergentes, por exemplo, e com isso perder a oportunidade de um convívio enriquecedor. Sem que percebamos ou que queiramos admitir, podemos construir nossos próprios muros de hostilidade.

Essa figura da barreira é usada pelo apóstolo Paulo para ensinar que, com sua morte, Jesus nos trouxe a reconciliação. Não foi somente a reconciliação com Deus, mas também a reconciliação com os nossos semelhantes.

Uma das mais belas características do Evangelho é que ele aproxima e reúne, na Igreja, pessoas das mais diferentes condições sociais, graus de instrução, línguas, raças e nações. O muro de inimizade que separava judeus e gentios foi destruído pela cruz, e assim deve acontecer também nos relacionamentos que desenvolvemos hoje. A beleza de relacionamentos construídos sem barreiras de inimizade ou preconceito deve ser refletida por aqueles que foram salvos pela cruz da reconciliação.

Ore

Senhor de toda a criação, neste mundo tão dividido por barreiras de inimizade e preconceito, ajuda-nos a proclamar o poder reconciliador da cruz de Jesus. Em nome dele, oramos. Amém.

Pense

Alguns muros de inimizade 
podem ser vistos e tocados.

terça-feira, junho 09, 2009

COMPANHEIRO DE CORRIDA

Leia Filipenses 3.10-16
Mas os que esperam no Senhor renovam as suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam. Isaías 40.31
......................
Durante o tempo em que viveu em Colorado Springs, meu irmão, Art, participou da corrida anual de Pike?s Peak, que tem um percurso de "apenas" 21 quilômetros. Um ano, sua filha de 13 anos, Ruth, decidiu participar também. Mas, cerca de 400 metros depois, Ruth chamou: "Papai, vou desistir. Não consigo". "Se eu correr com você, você acha que consegue?", perguntou Art. "Bem, posso tentar", respondeu Ruth. Então, enquanto os outros corredores disparavam montanha acima, Art e Ruth arrastavam-se pelo caminho. Passaram os quilômetros 8, 15, 18, 20 e continuaram. Quando finalmente cruzaram a linha de chegada, Ruth caiu no chão, exausta, mas extasiada, e disse: "Papai, acho que nunca me senti tão próxima de você". Art morreu depois de dois anos de luta contra os ferimentos sofridos durante uma grande queda, mas sei que ele não correu essa última corrida sozinho. Deus correu com ele enquanto ele se esforçava "montanha acima" e sei que Art estava verdadeiramente próximo de nosso Pai celestial na linha de chegada. Às vezes, quando estamos lutando na vida e achamos que não conseguimos prosseguir, descobrimos que Deus é nosso "companheiro de corrida". Deus pode nos dar a força para fazer o que considerávamos impossível.
Oração: Deus amoroso, quando estivermos com medo ou desencorajados, ajuda-nos a lembrar que não estamos sós. Nós apreciamos a Tua presença sempre. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Quando pedimos força a Deus, o que nos parece impossível torna-se possível.
Walter H. Everett (Pensilvânia, EUA)
Oremos pelas pessoas que estão se recuperando de ferimentos.
--------------

A CRUZ: ACESSO AUTORIZADO

Por meio dele (Jesus),... temos acesso ao Pai...
Efésios 2:18 


“Acesso negado” ou “senha inválida” são frases comuns para pessoas que usam a internet ou o caixa eletrônico. Aparecem todas as vezes que digitamos a senha de maneira incorreta.

Esse pode ser um problema simples de resolver no computador ou no banco, mas o caso certamente não é o mesmo para o paciente cujo convênio médico negou acesso a uma cirurgia necessária.

“Acesso negado” pode ser também uma sentença de morte para o refugiado que procura asilo numa nova nação, ou uma fonte de profundo sofrimento para pais que tentam restabelecer contato com um filho que deixou o lar e se recusa a atendê-los.

O apóstolo Paulo nos ensina que Jesus nos garante acesso a Deus. Jesus é a “senha” que nos permite chegar ao Criador e desfrutar de sua paz e cuidado. Por meio de Jesus, recebemos todos os benefícios do mais completo plano de assistência espiritual, com cobertura total e personalizada, além de todos os privilégios de cidadania da maior e mais importante nação existente: o reino dos céus.

Nesse “convênio” sem igual, a única “carência” é a fé irrestrita em Jesus, o Salvador cuja morte na cruz nos garantiu o acesso à presença de Deus Pai.

Ore

Senhor, nós te agradecemos porque Jesus nos franqueou acesso à tua presença. Ajuda-nos a usufruir adequadamente os maravilhosos privilégios dessa comunhão que agora temos contigo. Amém.

Pense

Jesus é a “senha” que nos permite chegar 
ao Criador e desfrutar de sua paz e cuidado.

sexta-feira, junho 05, 2009

DEUS A URSA MÃE

“Como uma ursa de quem roubaram os filhotes, eu os atacarei e os rasgarei.” 
Oséias 13:8 


Raramente lemos trechos bíblicos como este capítulo de Oséias. Preferimos aquelas passagens que podem ser lidas para as crianças sem amedrontá-las ou preocupá-las. Mas, se desejamos imaginar Deus com maior precisão, necessitamos de todas as imagens da Escritura.

Na profecia de Oséias, Deus é retratado como uma ursa em fúria por ter sido roubada de seus filhotes. Essa perda, conforme o contexto indica, aconteceu quando os israelitas trocaram o Deus verdadeiro por ídolos de metal, buscando uma religião que se conformasse principalmente a seus próprios interesses, e não à vontade de Deus.

Esse padrão autodestrutivo de comportamento não seria tolerado, pois Deus ama seu povo com a ferocidade da mãe ursa. Ele não permaneceria indiferente enquanto seus filhos ignoravam a verdade e caminhavam para a ruína espiritual.

Comentando este texto, João Calvino disse que, por causa de nossa morosidade espiritual, Deus às vezes utiliza imagens chocantes para nos despertar. Que essa atordoante imagem do impetuoso amor de Deus por seus filhos possa chocar aqueles que têm se apegado a padrões autodestrutivos de vida e trazê-los de volta ao Deus que os ama ardorosamente.

Ore

Senhor, nem sempre podemos compreender adequadamente a profundidade de teu amor e zelo por nós, teus filhos. Perdoa-nos, Pai, e ensina-nos a ouvir tua voz e guardar teus caminhos. 
Amém.

Pense

Deus não fica parado contemplando
a autodestruição de seus filhos.
wwwlpc.org.br

PESSOAS NA VARANDA

Leia Gênesis 18.1-8; 1 João 1.1-3
...sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria, e até aos confins da terra. Atos 1.8b
......................
Quando eu era menino, à noite, as famílias comumente se reuniam na varanda. Era um tempo para relaxar e partilhar em família os acontecimentos do dia. Um vizinho ou outro comumente parava para uma visita. Com o ritmo frenético do mundo e o intenso foco na privacidade pessoal, sentar-se na varanda tornou-se um costume do passado. As reuniões agora devem ser no quintal, longe dos olhos daqueles que precisam de um amigo. A lista de convidados é bem exclusiva e somente os que nela estão se sentem bem-vindos. Deus está sempre disponível a todos, por meio de Seu Filho, Jesus Cristo, ao contrário de nós, em nossa exclusividade. Jesus estava sempre junto às pessoas, mesmo em situações perigosas. Ele permanece disponível a cada um de nós hoje, mantendo sempre aberta a porta ao relacionamento. De modo semelhante, nós, que somos discípulos de Cristo, devemos estar disponíveis: em nossos bairros, igrejas, locais de trabalho. Cristo nos chama a sair de nossa segurança e privacidade para estarmos ao mesmo tempo visíveis e vulneráveis. Jesus Cristo caminha, conversa, ri e chora conosco e quer que façamos o mesmo aos outros. Os cristãos e cristãs são chamados a ser pessoas da varanda para todo o mundo.
Oração: Pai celestial, ajuda-nos a sempre oferecer as boas-vindas àqueles a quem encontramos. Ajuda-nos a manter sempre a porta aberta ao relacionamento conTigo. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Podemos buscar maneiras de oferecer Cristo àqueles que nos cercam.Título 6
Bill Chadwick (Virgínia, EUA)
Oremos pelas pessoas que precisam de um bom ouvinte.
www.editoracedro.com.br

quinta-feira, junho 04, 2009

VIDA OU MORTE?

Leia João 12.44-50
Os céus e a terra tomo hoje por testemunhas contra ti que te propus a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe, pois, a vida, para que vivas, tu e a tua descendência. Deuteronômio 30.19
......................
Recentemente tive uma oportunidade de tirar vantagem de um equívoco de uma loja e ficar com duas cadeiras em vez da única que havia comprado. Foi tentador. Gostaria da cadeira extra, e o rapaz da entrega ficaria contente em deixá-la comigo. Mas, naquela manhã, acabara de ler Deuteronômio 30.19 e refletira sobre a significativa escolha entre a vida e a morte. Costumava me questionar por que Deus diria algo tão óbvio. Quem escolheria a morte em vez da vida, ou a maldição em vez de bênçãos? Mas o que eu não reconhecia, então, era a associação entre os erros morais e a morte espiritual. Creio que algo em nós morre quando tomamos decisões não éticas, imorais e desonestas. Nós talvez nem saibamos disso no momento, mas acabamos por sentir menos alegria, menos paz, menos esperança, menos fé. Um peso sutil se instala em nosso coração. Deus sempre nos pede para fazermos o que é bom para nós. Quando optamos pelo correto, escolhemos a vida; quando optamos pelo erro, escolhemos a morte. Às vezes, obedecer a Deus parece nos afastar das boas oportunidades. Mas, no fim, a obediência a Ele é a escolha que conduz à vida. E essa é uma escolha que merece uma consideração importante.
Oração: Ajuda-nos, ó Deus, no dia a dia, a fazer escolhas que Te agradem. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: A vida abundante encontra-se pela obediência a Deus.
Mary Manson (Ontário, Canadá)
Oremos por líderes éticos.
LEIA: "QUANDO WESLEY NOS DESAFIA"
www.editoracedro.com.br

DEUS O PASTOR

O SENHOR é o meu pastor; de nada terei falta.
Salmo 23:1

Os pastores conduzem o rebanho ao pasto e à água. Eles protegem as ovelhas dos predadores e cuidam para que nenhuma delas se perca. Eles carregam as feridas e enfraquecidas nos ombros, e tratam suas feridas e necessidades especiais. É preciso coragem e compaixão para ser um bom pastor.

O Salmo 23 é tão recitado e conhecido em tantas culturas que é fácil – tanto para cristãos novos como para os mais experientes – esquecer a beleza e a força de sua imagem central. Nesse salmo, Deus é descrito como corajoso e compassivo, como poderoso e gracioso.

Pensar apenas na bondade de Deus pode nos levar a uma compreensão meramente sentimental de sua pessoa. Pensar apenas em seu poder e grandeza pode nos levar a temê-lo como a um tirano. Nenhuma dessas possibilidades corresponde à descrição bíblica.

Quando pensarmos em Deus, devemos considerar ao mesmo tempo seu imenso poder e sua enorme bondade. Ele tem em grau perfeito as virtudes do bom pastor: é poderoso para proteger o rebanho e espantar os inimigos, e ao mesmo tempo é atencioso e cuidadoso com as ovelhas fracas e feridas de seu rebanho. Suas virtudes são exatamente aquilo de que tanto precisamos para caminhar em segurança.

Ore

Senhor e Pastor nosso, protege-nos dos predadores que nem sempre enxergamos. Carrega-nos em nossas fraquezas e conduze-nos aos pastos seguros. Unge-nos com teu Espírito. 
Em nome de 
Jesus. Amém.

Pense

“Eu sou o Bom Pastor” – Jesus 
(João 10:11).
www.lpc.org.br

quarta-feira, junho 03, 2009

MAIS QUE DINHEIRO

Leia 1 Timóteo 6.17-19
Não negligencieis igualmente a prática do bem e a mútua cooperação; pois com tais sacrifícios Deus se compraz. Hebreus 13.16
......................
Quando cheguei à cidade onde hoje vivo, percebi que moraria num lugar lindo, no qual muitas pessoas passam suas férias. Para demonstrar a Deus o quanto sou grato por poder viver em um lugar tão aprazível, engajei-me no serviço social. Administro há 15 anos, como voluntário, uma organização cristã que atende às necessidades de quase 500 crianças empobrecidas. Recentemente, ao falar sobre o meu trabalho, fiquei surpreso quando um amigo descrente duvidou que eu trabalhasse de graça. Meu amigo disse que eu era maluco por trabalhar sem salário. Estaria ele certo? Enquanto meditava sobre o que meu amigo havia dito, recebi um telefonema de minha mãe, que tem 82 anos e está lúcida e saudável. Ela contou-me que o culto de domingo em sua igreja tinha sido lindo. Logo depois de desligarmos, o telefone tocou novamente. Meu neto de seis anos, com sua voz enchendo meu coração de alegria, perguntou se poderíamos ir à praia naquela semana. Naturalmente, eu disse que sim. Não trabalho por dinheiro, mas sou rico. A boa saúde de minha mãe, um abraço de meu neto, a beleza da cidade, uma caminhada sobre a areia fria nas manhãs de verão, um jantar em família, risos na sala de estar, que bênçãos! São valores imensuráveis e mais valiosos do que qualquer coisa que o dinheiro possa comprar.
Oração: Deus da abundância, graças pela Tua graça. Quão maravilhosas são as bênçãos que recebemos em nossa vida! Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Como demonstro minha gratidão pelas bênçãos de Deus?
Orlando Lima Coutinho (Santa Catarina, Brasil)
Oremos pelas voluntárias e voluntários.

DEUS, O OLEIRO

“Como barro nas mãos do oleiro, assim são vocês nas minhas mãos...”. ”.
Jeremias 18:6 


Muitas figuras bíblicas desafiam nossa compreensão por pertencerem a um contexto cultural muito diferente. Milhares de anos e milhares de quilômetros nos separam do mundo das Escrituras Sagradas. Entretanto, a imagem do oleiro moldando o barro não precisa de grandes explicações. Até mesmo as crianças que usam massinha de modelar nas atividades manuais da pré-escola conseguem perceber a força dessa figura revelada a Jeremias.

Quem quer que seja o artista, e qualquer que seja o seu material, a modelagem é um processo no qual o escultor está profunda e intimamente envolvido com sua criação. E é exatamente isso o que acontece entre Deus e o seu povo. A imagem bíblica do oleiro nos desafia a pensar em Deus não como uma figura isolada e distante, mas como alguém que se envolve pessoal e criativamente no relacionamento com indivíduos, grupos e nações.

Ele modela a comunidade da fé para sua própria glória, transformando vidas e refazendo histórias de modos surpreendentes, muito além daquilo que poderíamos imaginar.

Nosso papel é viver como a argila: flexíveis, adaptáveis e moldáveis, ansiosos por ver a transformação do Oleiro cada vez mais evidente em nossa vida e em nossa comunidade.

Ore
“Como tu queres, Senhor, sou teu; Tu és o oleiro, barro sou eu. Molda e transforma, até que, enfim, Tua vontade se cumpra em mim. E que tal transformação seja vista em meus atos e palavras. Em nome de Jesus. Amém.”

Pense

Deus está pessoalmente envolvido
e interessado em meu aperfeiçoamento!

terça-feira, junho 02, 2009

AMA TEUS INIMIGOS

Leia Lucas 6.27-36
Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo. Eu, porém, vos digo: Amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem. Mateus 5.43-44
......................
Enquanto escrevo esta meditação, penso em meu país, que está envolvido em uma guerra sem perspectiva de fim. Hoje eu contesto a perda de vidas de ambos os lados da luta. Angustio-me pelas famílias que perderam seus queridos, pelos soldados e civis que se feriram, cujas vidas nunca mais serão as mesmas. Como cristã, trabalho para reagir contra a guerra. Jesus disse para orarmos pelos nossos inimigos. Imagino as famílias vivendo com medo, tentando levar suas vidas diárias quase normalmente. Penso em quantas pessoas morreram em consequência dessa e de muitas outras guerras. Vejo famílias de militares enfrentando a longa separação de seus queridos. Penso nos soldados refletindo sobre seus desafios diários. O que deve um cristão fazer? Tudo que sei fazer é orar. Posso orar pela paz e por todas as pessoas afetadas pela guerra. Posso me lembrar, agradecida, daqueles que estão dispostos a fazer sacrifícios pessoais, mesmo por pessoas como eu, que são contrárias à guerra.
Oração: Ó Deus, Tu deves Te aborrecer ao veres membros da família humana lutando uns contra os outros. Ajuda-nos a encontrar caminhos para chegarmos à paz. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Somente Cristo oferece paz duradoura.
Anne Trudel (Tennessee, EUA)
Oremos pelas pessoas cujas vidas foram interrompidas pela guerra.
MEDITE: HEBREUS 6
www.editoracedro.com.br

ABRIGADO NAS ASAS DO PAI

Protege-me como à menina dos teus olhos; esconde-me à sombra das tuas asas.
Salmo 17:8

Um abrigo no meio da estrada oferece descanso, proteção e esperança. Mas a Bíblia fala de uma proteção maior: “Protege-me como à menina dos teus olhos; esconde-me à sombra das tuas asas.” A proteção divina aqui vai além, falando também sobre conforto, nutrição e calor.

É fácil enxergar a proteção que uma galinha oferece aos pintainhos abrigados debaixo das asas. Esta é a figura usada pelo salmista para descrever a profunda necessidade que todos temos desde o momento em que fomos concebidos: a carência de acolhimento.

Os bebezinhos se aconchegam prazerosamente nos braços de seus pais. E, verdade seja dita, os pais também experimentam grande prazer em oferecer a eles esse tipo de conforto e proteção. Quando pensamos no abraço protetor de Deus, nosso Pai amoroso, devemos lembrar que todos os que o buscarem poderão encontrar refúgio à sombra de suas asas (Salmo 36.7). Não importa se ricos ou pobres, solitários ou não, se emocionalmente equilibrados ou fragilizados – o supremo governante do universo está pronto a oferecer-lhes seu abraço acolhedor como Pai amoroso. Um abraço que será prazeroso tanto para quem o procura quanto para Aquele que o oferece.

Ore

Pai amoroso, abre nossos olhos para que possamos enxergar teu abraço acolhedor a nos receber. E ajuda-nos a desfrutar a alegria e a segurança desse amor envolvente a cada dia. Em nome de Jesus. Amém.

Pense

“Eu me refugiarei à sombra das tuas asas,
até que passe o perigo.” Salmo 57:1

www.lpc.org