quinta-feira, abril 30, 2009

A PRESENÇA CONFORTADORA DE DEUS

A presença confortadora de Deus
Leia Salmo 23
Não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo. Salmo 23.4
......................
Meu querido marido, de 49 anos, estava na UTI, impotente, cercado por um emaranhado de tubos e aparelhos. Apenas uma semana antes, depois da igreja, ele havia chegado junto a mim, colocado seu braço ao meu redor e dito: "Venha, minha namorada. Vamos para casa". Namorada? Dois "maduros" como nós? Mas ele era tudo para mim. Agora eu nada mais podia fazer senão segurar sua mão. Estava tomada pela dor e com medo de ficar sozinha. Não conseguia orar; meu desespero era grande demais. Para evitar entrar em pânico, comecei a repetir as palavras do Salmo 23: "O Senhor é o meu pastor; nada me faltará [...] Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo" (versículos 1 a 4). Repeti essas palavras muitas e muitas vezes. Mais tarde naquele dia, após sua morte, entrei em casa sozinha. Ao fazer isso, uma sensação cálida e suave pousou sobre meus ombros como um xale macio. A presença de Deus rodeou-me. Como disse o salmista, "o teu bordão e o teu cajado me consolam" (Salmo 23.4). Tive certeza de que o Senhor estava comigo em meio à dor e à solidão de minha perda. Hoje, seis anos depois, conto as bênçãos frequentemente, e a presença confortadora de Deus está no topo da lista. "Bondade e misericórdia certamente me seguirão" (Salmo 23.6).
Oração: Senhor precioso, nós Te agradecemos por Tuas bênçãos aqui na terra e por Tua promessa de que "[habitaremos] na casa do Senhor para todo o sempre" (Salmo 23.6). Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: A palavra de Deus é um conforto e uma promessa.
Joyce Woeste (Iowa, EUA)
Oremos pelos casais.
www.editoracedro.com.br

LEMBRE-SE SEMPRE

LEMBRE-SE SEMPRE

1 Coríntios 
15:12-20

O que fazer quando vem a tentação, quando o medo toma conta de nós e as dúvidas nos atacam?

Fiz minha profissão de fé em 1958. Meu pai, que era o pastor da igreja naquela ocasião, leu diferentes versículos da Bíblia. Ele fazia questão de encontrar um texto bíblico que servisse para a pessoa que o recebia. Naquele culto inesquecível para mim, ele disse com sua voz solene: “Meu querido filho, lembre-se de Jesus Cristo, ressuscitado dos mortos”. (2 Timóteo 2:8). Meu pai queria me lembrar que Jesus está vivo. Não importava o que acontecesse na minha vida, eu não a enfrentaria sozinho. Naquela ocasião, ainda jovem, o texto me pareceu como qualquer outro da Bíblia.

Tornei-me pastor, como meu pai, e caminhei com pessoas por vales profundos. Mas sempre fui abençoado com a lembrança de que Jesus está vivo. Quando vem a tentação, quando o medo toma conta de nós, quando as dúvidas nos atacam, devemos nos lembrar “de Jesus Cristo, ressuscitado dos mortos.” Quando a vergonha nos desgasta, quando não temos paz, quando a culpa nos oprime ou a jornada fica mais difícil do que nunca, sempre devemos lembrar “de Jesus Cristo, ressuscitado dos mortos.” Ele está conosco.

Ore

Somos gratos, Senhor Deus, por poder cantar: “Porque ele vive, posso crer no amanhã; porque ele vive, temor não há.” Ajuda-nos a caminhar contigo hoje e para sempre. 
Em nome 
de Jesus. Amém.

Pense

Não estamos sozinhos. 
O Cristo vivo está conosco.
www.lpc.org.br

quarta-feira, abril 29, 2009

DE UM MANEQUIM?

De um "manequim"?

Leia Isaías 55.1-5
Assim diz o Senhor: Ponde-vos à margem no caminho e vede, perguntai pelas veredas antigas, qual é o bom caminho; andai por ele e achareis descanso para as vossas almas. Jeremias 6.16
......................
Estava em uma grande loja de departamentos, procurando um artigo que não conseguia encontrar. Vi, em pé, junto a um balcão, o que parecia ser um funcionário da loja. Aproximei-me dele e lhe disse: "Com licença..." Descobri que estava falando com um manequim. Senti-me um bobo e torci para que ninguém tivesse me visto. Quem fabricou aquele manequim havia feito um trabalho excelente e dado-lhe um ar verdadeiro, mas o manequim nunca poderia me ajudar. Quantos de nós, no mundo, buscamos orientação em coisas que não são reais? Podemos acreditar que a verdadeira felicidade vem da posse de certos bens ou da riqueza e da beleza física. Podemos seguir falsos líderes religiosos. Podemos prejudicar nosso corpo com drogas e álcool. A todo momento, o Deus verdadeiro está próximo, chamando-nos e assinalando o caminho verdadeiro. Não precisamos depender de "manequins", porque temos o Deus vivo que pode nos prover do que nos falta. Ele pede-nos para ler a Bíblia e estudá-la, confiante de que ela provará, por si mesma, ser uma verdadeira fonte de conhecimento e orientação.
Oração: Deus, que tudo preenche, faze-nos voltar para Ti quando buscarmos o que é vazio. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Em que coisas materiais tenho me apoiado?
Bob La Forge (Nova Jersey, EUA)
Oremos pelas pessoas prisioneiras de bens, riquezas ou beleza física.
MEDITE: FILIPENSES 2

SIGA-ME

SIGA-ME!

João 
21:18-23


“Siga-me!”, disse Jesus a Pedro. Todos os que conheceram o Cristo vivo devem seguí-lo. Ao seguir Jesus, Pedro foi parar em Roma, onde morreu por sua fé. Diz a tradição que Pedro foi crucificado, mas pediu para ser pendurado de cabeça para baixo, pois não era digno de morrer como Jesus.

Seguir a Jesus levou Pedro à cruz. Com frequência, esquecemos que seguir a Jesus exige sacrifícios. Mas Jesus disse: “Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me.” (Mateus 16:24)

Alguns cristãos parecem pensar que ser cristão é ter vida fácil. Mas viver a vida cristã nem sempre é fácil. Defender Jesus pode gerar conflitos com os poderes deste mundo. Em muitos lugares ao redor do mundo, os cristãos sofrem e, às vezes, até mesmo morrem por causa de sua fé, como Pedro morreu.

Mas os planos de Jesus para João eram diferentes. Isso parecia incomodar Pedro, que perguntou: “Senhor, e quanto a ele?”. Não dá para seguir a Jesus e aos desejos do nosso coração ao mesmo tempo. E não devemos nos desviar do nosso caminho com questionamentos sobre os planos de Jesus para outros crentes. Ele nos desafia a seguir seus passos. Isso pode nos meter em muitas encrencas e exigir sacrifícios, mas é sempre o melhor caminho.

Ore

Querido Senhor, dá-nos a graça e a coragem de seguir a ti, mesmo que isso signifique sacrifício. Oramos por todos aqueles que são 
perseguidos hoje, confiando na tua bênção sobre todos nós. Amém.

Pense

Ser cristão nem sempre é fácil.

ww.lpc.org.br

terça-feira, abril 28, 2009

VOCÊ ME AMA?

VOCÊ ME AMA?

João 
21:15-19

Costumo perguntar aos novos seguidores de Jesus: “O que é mais importante? Saber que você ama a Deus, ou que Deus ama você?”. A resposta nunca demora, pois instintivamente sabemos que o amor de Deus é mais importante. Nosso amor falha e desaponta, muitas e muitas vezes, mas o amor de Deus nunca falha. Deus nos ama “com amor eterno” (Jeremias 31:3).

Pedro havia negado a Jesus três vezes. Agora, Jesus perguntou a Pedro três vezes se ele o amava. É importante notar que Jesus não menciona que Pedro o negou. Nem uma vez sequer Jesus disse: “Eu avisei que você me negaria”. E Jesus também não perguntou: “Simão, por que você me negou? Por que você fez isso comigo?”.

Em vez de triturar Pedro por sua falta passada, Jesus o chamou a examinar seu coração. O Senhor ofereceu-lhe a oportunidade de afirmar o que havia negado – três vezes, também – e deu a Pedro uma missão que apontava para o futuro: “Pastoreie as minhas ovelhas” (João 21.16). Jesus ainda tinha planos para Pedro, ainda o considerava seu discípulo!

Mesmo que o amor de Pedro por Jesus tivesse fraquejado, o amor de Jesus por ele permanecia intacto. Jesus queria que Pedro soubesse disso. E que nós também soubéssemos.

Ore

Senhor, nós te louvamos e agradecemos porque teu amor por nós jamais fraqueja. Dá-nos maior amor por ti, e ajuda-nos a não te negar em nossos pensamentos, palavras ou ações. 
Em nome 
de Jesus. 
Amém.


Pense

O amor de Jesus não nos humilha pelos erros do passado, mas nos oferece a oportunidade de um novo futuro.
www.lpc.org.br

UM BEIJO INESQUECÍVEL

Um beijo inesquecível

Leia Mateus 18.21-35
Antes sedes uns para com os outros benignos, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus em Cristo vos perdoou. Efésios 4.32
......................
Este beijo aconteceu há muitos anos, bem na porta da minha sala de jantar, mas a minha memória ainda o retém. Ainda o sinto. Terno, suave, cálido, sedoso, franco, sem reservas ou medo. Transparente e puro. Um beijo assim jamais poderia ser esquecido. Com ele, minha esposa me amou profundamente. Esse foi o beijo do perdão. As dores, as mágoas, os ressentimentos acumulados por pequenos problemas não resolvidos e pela rotina de um casamento morno foram curados pelo perdão. Perdão dado por Cristo e por nós compartilhado. Perdão selado com um doce beijo inesquecível e com um "Eu te amo, eu te perdoo" sem palavras, que falou profundamente à nossa alma e ainda ecoa vivo em nossa mente. O bálsamo do perdão reviveu a alegria em nosso lar, trouxe de volta o sorriso e as amabilidades em nosso casamento. Deixou sem cicatrizes feridas amargas. Fez renascer as delícias do namoro e da lua de mel. Agora, os dias são mais azuis; as arvores, mais verdes; o alimento, mais gostoso; as palavras, mais doces; os gestos, mais ternos. O amor mais maduro e o perdão são sempre constantes em nossa vida. Louvado seja o Senhor, que nos perdoou em Cristo!
Oração: Senhor, como é excelso o perdão sem medidas em Cristo. Ajuda-nos a perdoar como fomos, em Cristo, perdoados.
Pensamento para o dia: Assim como, sem perdão, é impossível ter comunhão com Deus, igualmente é impossível, sem perdão, ter comunhão com o cônjuge.
Daniel Ramos Côrtes (Brasília, DF, Brasil)
Oremos para que todas as dores e ofensas, pequenas e grandes, causadas no convívio diário no casamento e na família sejam curadas pelo perdão, dado por Cristo e compartilhado pelos que se amam.
-------
© Copyright 2007 - No Cenáculo

sábado, abril 25, 2009

FIQUE CONOSCO

FIQUE CONOSCO

Lucas 
24:13-32

Dois homens caminhavam de Jerusalém para uma vila próxima. Eles discutiam a crucificação de Jesus, revivendo os eventos dos últimos dias, mas não conseguiam compreendê-los. Eles esperavam Jesus fosse “trazer a redenção a Israel”. Mas, na sexta-feira, Jesus morreu. Suas esperanças foram estilhaçadas.

De repente, o Senhor ressurreto foi caminhar com eles. Mas não foi reconhecido. Como bom conselheiro, Jesus permitiu que eles falassem; se existe alguém capaz de ouvir, esse alguém é Jesus. Ele acode aqueles que já perderam a esperança.

Então, Jesus falou. Explicou como os eventos dos últimos dias haviam cumprido as Escrituras. Mostrou que a Lei e os Profetas previram que o Cristo sofreria, morreria, seria enterrado, e então no terceiro dia ressuscitaria. Ao aproximarem-se da vila, os viajantes persuadiram Jesus a entrar e ficar com eles, pois o dia logo acabaria.

Porque Jesus está vivo, ele se une a nós em nossa jornada também. Ele passa tempo conosco quando a escuridão é profunda. E promete ficar conosco até o fim da jornada.

Henry Francis Lyte escreveu o hino “Comigo estás”, baseado no convite que os dois viajantes fizeram para que Jesus ficasse. Esta é a nossa oração, hoje.

Ore

“Comigo estás, ó Deus, a noite vem. As trevas crescem, e o temor também. Socorro tenho e vera proteção, porque em mim fizeste habitação”. Amém.

Pense

Quando a noite vem ou quando todos se vão, Jesus fica conosco.


O ARCO ÍRIS

O Arco-íris

Leia Gênesis 9.8-17
[Deus disse a Noé:] Sucederá que, quando eu trouxer nuvens sobre a terra, e nelas aparecer o arco, então me lembrarei da minha aliança, firmada entre mim e vós e todos os seres viventes de toda carne. Gênesis 9.14-15
......................
Sou filha de uma família de fazendeiros, fui criada no árido Texas ocidental, onde raramente surge um arco-íris. Quando aparecia um, ficávamos maravilhados com o arco colorido e luminoso, porque sabíamos que em algum lugar estava caindo uma chuva abençoada. Em tempos de seca, a visão desse memorial de uma aliança sagrada entre Deus e a humanidade renovava nossa fé e trazia-nos alegria, encorajando-nos a um novo plantio. Às vezes enfrentamos secas espirituais em nossa vida e nossos em relacionamentos. Um casamento fracassa, um desemprego, um filho amado sofre. Sentimo-nos abandonados, sozinhos e impotentes. "Será que Deus me abandonou?", perguntamo-nos. Não conseguimos ver um arco-íris. Mas, se confiamos nas promessas da Bíblia, saberemos que Deus não nos abandonará em um lugar estéril. As palavras de Cristo nos garantem: "E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século" (Mateus 28.20). Se confiarmos nessas palavras, veremos um arco-íris mesmo nos tempos de seca.
Oração: Ó Deus, em dias de tribulação Tu és nosso refúgio, nosso abrigo seguro. Ajuda-nos a confiar que Tu manterás a aliança que fizeste conosco. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Mesmo no deserto, não estamos sós.
Pat Capps Mehaffey (Texas, EUA)
Oremos pelas famílias de lavradores.
MEDITE! EFÉSIOS 6.5-24

sexta-feira, abril 24, 2009

A MINHA "PORCA DA PREOCUPAÇÃO"

A minha "porca* da preocupação"
Leia Isaías 43.1-7
Lançando sobre [Deus] toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós. 1 Pedro 5.7
......................
Há uma história por trás da pequena porca que carrego em meu bolso. Há muito tempo, enfrentei uma provação particularmente difícil por causa de conflitos no trabalho. Numa tarde de sábado, encontrei refúgio na oficina de minha casa, consertando uma luminária. Para evitar perder a minúscula porca até conseguir chegar à loja de ferramentas para comprar outra, por segurança a prendi no aro do meu chaveiro. Na manhã seguinte, na igreja, nosso pastor pregou sobre a confiança em Deus em tempos de provação. Era exatamente a mensagem que precisava ouvir. Ele nos orientou que usássemos como lembrete algum objeto material, a fim de trazermos à memória a confiança que devemos ter em Deus em tempos difíceis. Enquanto ouvia, com as mãos nos bolsos, sentindo-me perturbado e frustrado, senti a minúscula porca em meu chaveiro. Resolvi usá-la como um lembrete para confiar em Deus, independentemente da situação. Ela ali ficou desde então, com suas arestas desgastadas por anos de manuseio, um lembrete constante de que Deus Se importa comigo. Até hoje, quando a vida se complica, coloco a mão no bolso e giro essa porca entre os dedos, mais uma vez motivado a confiar em Deus. E Ele nunca falhou comigo.
Oração: Senhor, perdoa-nos quando deixamos de em confiar em Ti. Lembra-nos de que Teus bons planos para a nossa vida chegarão, aconteça o que acontecer. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: O que posso usar como lembrete de que Deus Se importa comigo?
Dean Mailes (Missouri, EUA)
Oremos pelas pessoas que estão em situações de trabalho estressantes.
*N. R. - Porca: pequena peça de ferro, em geral sextavada ou quadrada, munida de furo em espiral que se atarraxa na extremidade do parafuso. Dicionário Aurélio >>> MEDITE: EFÉSIOS 5.22 A 6.4
© Copyright 2007 - No Cenáculo

POR QUÊ CHORAS?

POR QUE Choras?

João 
20:10-18

Existem muitas lágrimas no nosso mundo. Lágrimas por um amor que se esfriou; lágrimas por lugares vazios à nossa mesa; lágrimas por vícios que arruinam vidas. Ao assistirmos ao noticiário, ouvimos o choro das pessoas. E, às vezes, choramos com elas.

A resposta de Maria à pergunta dos anjos (“Mulher, por que você está chorando?”) revelou seu profundo amor pelo Senhor Jesus. Ela estava convencida não apenas de que Jesus estava morto, mas que ladrões de túmulo haviam roubado seu corpo. Suas lágrimas a cegaram a tal ponto que, quando se deparou com o próprio Jesus, ela não o reconheceu. Jesus fez a mesma pergunta que os anjos haviam feito, e acrescentou: “Quem você está procurando?”

Ver a verdade depende de estarmos abertos para ela. Maria estava procurando Jesus no lugar errado — no túmulo. Mas Jesus abriu seus olhos para uma nova possibilidade ao dizer seu nome: “Maria”. E Maria, com olhos que agora enxergavam a verdade, respondeu: “Mestre!”.

A quem estamos procurando? Já ouvimos Jesus chamar o nosso nome? (ver João 10:3-4). Estamos abrindo os olhos para ver? Quando o encontrarmos , perceberemos que Jesus é o melhor enxugador de lágrimas do mundo (ver Apocalipse 21:4).

Ore

Confessamos, Senhor, que nem sempre te procuramos com os olhos abertos, mas buscamos por respostas nos lugares errados. Enxuga nossas lágrimas e ensina-nos a procurar as soluções em ti. Amém.

Pense

Jesus quer saber por que ou por quem choramos?

Publicado por www.lpc.org.br

quinta-feira, abril 23, 2009

PÁSCOA

PÁSCOA

Mateus 
28:1-7

Evita Perón é a primeira-dama mais popular da história da Argentina. Quando Evita morreu, em 1952, seu corpo foi embalsamado. A dor era geral e profunda. O corpo ficou exposto à visitação pública até que, em 1953, os militares tomaram o poder e seu corpo foi roubado e enterrado na Itália. Por melhor que tenha sido o médico que a embalsamou, o povo argentino não tinha como escapar da triste realidade de que Evita estava morta. Tudo o que tinham era um corpo e a dor de perder sua líder e protetora.

As mulheres que caminhavam em direção ao túmulo de Jesus seguiam com uma tristeza ainda mais profunda que a dos argentinos. Olhos inchados por dias de choro e a dor imensa pela perda do seu Mestre e Protetor. Queriam embalsamar o corpo. Demonstrar seu afeto e gratidão à memória de quem havia transformado suas vidas. Ao chegarem ao sepulcro, não encontraram um corpo como era o esperado, mas um túmulo vazio. Correndo para contar a notícia aos discípulos, encontraram o próprio Jesus no caminho. Não só um corpo inanimado, mas o Cristo vivo, a quem abraçaram e adoraram.

Ele ressuscitou! E isto faz toda a diferença. Num mundo com tantos cemitérios, onde a morte parece sempre ter a última palavra, Jesus venceu a morte.

*Texto de Carolina Gudin

Ore

Nesta manhã de Páscoa, Senhor, que todos possam lembrar que há vida em meio à tanta morte. Somos gratos porque, para aqueles que o amam, 
a morte 
não tem a
última 
palavra. Amém.

Pense

Num mundo com tantos cemitérios, é bom saber que a morte não tem a última palavra.

Publicado por LPC.org

CABEÇA OU CORAÇÃO?

Cabeça ou coração?
Leia Romanos 8.5-11
[Paulo escreveu:] Porque nem mesmo compreendo o meu próprio modo de agir, pois não faço o que prefiro, e, sim, o que detesto. Romanos 7.15
......................
O neto de meu irmão adorava que seu avô tomasse conta dele. Mas o avô, cansado de insistir com a criança para ela se preparar para ir dormir, certa vez perguntou: "Você não quer me obedecer?" O garotinho, sentado em meio a seus brinquedos, respondeu com tristeza: "Eu quero, mas minha cabeça não quer". A resposta da criança revela um problema conhecido também pelos adultos. Permitimos que noções egoístas entrem em nossa cabeça quando, no coração, sabemos qual o melhor caminho. O apóstolo Paulo confessa debater-se com um dilema similar quando lamenta: "faço [...] o que detesto". Paulo prossegue dizendo que nós, enquanto crentes, somos controlados pelo "Espírito, se de fato o Espírito de Deus habita em [nós]" (Romanos 8.9). Percebi que esse tipo de conflito interior pode ser um convite a renunciarmos ao nosso jeito teimoso de agir e darmos espaço para o Espírito Santo atuar. Se permitirmos que o amor de Deus oriente-nos, veremos que nosso conflito acabará. E poderemos ter a paz interior que vem de Cristo.
Oração: Pai celestial, ajuda-nos a reconhecer as ciladas das tentações atraentes, a evitá-las e a chamar por Jesus, e depois seguir a orientação do Espírito Santo. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: A vontade de Deus para nós é "boa, agradável e perfeita" (Romanos 12.2).
Hazel Keenan Schrum (Ontário, Canadá)
Oremos por alguém que esteja se esforçando para obedecer a Deus.
MEDITE: EFÉSIOS 5.3-21
Publicado pela Editora Cedro

terça-feira, abril 21, 2009

VOCÊ FALA SÉRIO?

Você fala sério?

Leia Hebreus 12.4-11
Bem-aventurado é o homem a quem Deus disciplina; não desprezes, pois, a disciplina do Todo-Poderoso. Jó 5.17
......................
Quando criança, entendia a palavra disciplina como algo ruim. Tem sido um desafio mudar essa minha perspectiva. Fui criada em um lar cristão, mas tinha 30 anos e estava enfrentando uma crise quando procurei viver uma vida de acordo com os preceitos de Cristo. Comecei a ler sobre as disciplinas cristãs da oração, adoração, estudo e meditação. Tudo isso parecia bom. Quando li que o jejum, a solidão, a simplicidade, a submissão e a confissão trar-me-iam alegria, pensei: Isso só pode ser brincadeira. Mas, com o passar do tempo, Deus pacientemente ensinou-me que todas essas práticas aproximam-me dEle e fortalecem meu espírito. Elas ajudam-me a entrar em sintonia com a voz do Senhor e a conhecer Sua vontade para minha vida, ajudam-me a abafar o ruído do mundo para que possa ouvir o "cicio tranquilo e suave" de Deus (1 Reis 19.12) e, sim, trazem-me alegria enquanto tento percorrer o caminho de Deus. Aprendi que o amor dEle ensina-nos e fortalece-nos para que possamos fazer Sua obra. Agora, quando me sinto tentada a ser preguiçosa quando tenho de ser disciplinada, ou quando percebo que tenho negligenciado o Senhor, pergunto a mim mesma: "Susan, você está falando sério quando diz que conhece melhor a Deus?" Quero conhecer cada dia mais.
Oração: Deus gracioso, ajuda-nos a experimentar plenamente o Teu amor, para que possamos acolher a disciplina e a alegria que ele traz. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: O que me leva para mais perto de Deus a cada dia?
Susan King (Texas, EUA)
Oremos pelas pessoas que estão iniciando uma nova disciplina espiritual.
MEDITE: EFÉSIOS 4.1-16
Publicado por ww.lpc.org.br

segunda-feira, abril 20, 2009

UM GRITO DE VITÓRIA

UM GRITO DE VITÓRIA

João 
19:28-30

Eu tinha apenas sete anos de idade, mas me lembro de ouvir o zunido dos aviões sobrevoando a Holanda em direção à Alemanha, durante os últimos dias da Segunda Guerra Mundial. Quando retornaram para sua base na Inglaterra, os pilotos anunciaram: “Missão cumprida!”.

Alguns anos atrás, eu conversava com um cristão idoso no hospital. Ele me disse: “Este é meu último quarto na terra; meu próximo quarto será no céu”. Lembrei-me do apóstolo Paulo, que escreveu: “terminei a corrida” (2 Timóteo 4:7).

Jesus também usou uma palavra que significa “terminar”, mas deu a ela um significado muito maior. A Bíblia mostra que, antes de dizer: “Está consumado!”, Jesus sabia que tudo estava completo.

O que estava completo? Anteriormente, Jesus havia orado ao Pai: “Eu te glorifiquei na terra, completando a obra que me deste para fazer” (João 17:4). O pecado havia sido pago! O sacrifício havia sido feito! Satanás foi esmagado! (ver Gênesis 3:15). Tudo estava completo! O trabalho de Jesus havia chegado ao fim! “Missão cumprida!”.

Porque Jesus terminou seu trabalho, não existe nada para fazermos, a não ser ajoelhar aos pés da cruz e crer que ele fez isto por nós. Nada alem de gratidão e louvor!

Ore

A ti, Senhor, seja a glória, pois nos amaste e enviaste teu Filho para entregar a própria vida como reparação pelos nossos pecados, para que pudéssemos viver para sempre contigo. Amém.

Pense

A salvação do homem não depende do que ele mesmo faça, pois Jesus já fez tudo o que era preciso.

CEGOS

Cegos
Leia Mateus 15.1-20
Deixai-os: são condutores cegos: ora, se um cego guiar outro cego, ambos cairão na cova. Mateus 15.14
......................
Outro dia, passei por um caminhão que transportava muitos porcos. Possivelmente iam para o abatedouro. Fiquei com pesar ao ponderar que, em poucas horas, a vida para eles terminaria subitamente. Deus nos criou para a vida, e não para a morte. Encheu-nos de amor para compartilhá-lo, graciosamente, com o nosso próximo. Perdoou-nos e, a seguir, restaurou-nos para testemunharmos que Ele é Senhor absoluto e rei sobre todas as coisas. Planejou vida abundante para nós e enviou Seu filho, Jesus. Instruiu-nos a andar na luz e na verdade. Quer que vivamos em comunidade para desenvolvermos e exercitarmos os nossos dons espirituais. Libertou-nos das cadeias do inimigo e do pecado para sermos vitoriosos. Jesus prometeu a vida eterna, junto do Pai, e enviou o Espírito Santo. Porém, o que estamos fazendo de nossas vidas? Ao nosso redor, há forças que nos fazem escravos dos vícios e do pecado; há confusão diante de falsas doutrinas e deuses; há manipulação por líderes enganadores; há pessoas caminhando, de modo rápido e irreversível, em direção à morte, desesperadas, enjauladas, sem opção e sem perspectivas, prisioneiras de um ego doentio e dos prazeres terrenos. Para todas essas situações, a solução é uma só: conhecer o Evangelho! Somos instrumentos para anunciar e ensinar a palavra, testemunhando o poder e a autoridade divinos e refletindo a alegria, o gozo e a paz interior existentes no coração dos que têm um relacionamento profundo com Deus.
Oração: Senhor desperta-nos para a vida abundante que existe no Teu nome. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Deus nos criou para a vida, e não para a morte.
Humberto C. Lago (Curitiba, PR, Brasil)
Oremos pelas pessoas escravas dos vícios.
MEDITE: EFÉSIOS 3.14-21
Publicado em NO CENÁCULO

domingo, abril 19, 2009

CADA DIA

UM GRITO DE ANGÚSTIA

Mateus 
27:45-50

O sol escondeu sua face e o céu escureceu. Dos lábios ressecados do Salvador saiu um grito angustiado: “Meu Deus! Meu Deus! Por que me abandonaste?”. Ele, que era a Luz do Mundo, encontrou-se em total escuridão, do meio dia até às três da tarde. Três horas de trevas que lembravam os três dias de escuridão antes de Deus livrar seu povo da escravidão no Egito (ver Êxodo 10:21-23). Agora era Jesus, sozinho, quem enfrentava três horas de trevas sem Deus para libertar seu povo da noite escura do pecado.

No dia em que Jesus foi crucificado, o povo judeu estava se preparando para celebrar a Páscoa, a festa que comemora a libertação da escravidão do povo de Israel no Egito. No mesmo dia, o cordeiro pascal era sacrificado. Naquela sexta-feira, Jesus, “O Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo” (João 1:29), clamou angustiado e entregou seu espírito.

Jesus foi abandonado pelo Pai porque o nosso pecado precisava ser punido. Nada pecaminoso pode estar na presença do Santo Deus. Jesus gritou angustiado para expressar que foi abandonado por Deus em nosso favor.

Quando nos sentirmos abandonados na escuridão deste mundo quebrado e pecaminoso, Jesus nos guiará até à luz do Pai.

Ore

Senhor, nunca iremos compreender adequadamente a tua angústia na cruz. Somos gratos porque tu passaste pelas trevas para que pudéssemos viver na tua luz. Em teu nome, oramos. Amém.

Pense

Minha vida na luz só é possível por causa da morte de Cristo nas trevas.


http://www.blogger.com/img/blank.gif
inserir tags de negrito

NO CENÁCULO

Vocês não estão vendo?

Leia Mateus 13.10-17
Bem-aventurados, porém, os vossos olhos, porque veem; e os vossos ouvidos, porque ouvem. Mateus 13.16
......................
Nossa igreja rural não tinha creche e Adam, um garotinho de dois anos, normalmente caminhava tranquilo pelo templo durante os cultos. Mas, em um domingo, quando eu iniciava meu sermão, ele viu uma joaninha sobre o banco do piano. "Olhem!", gritou Adam, apontando para o inseto. Ninguém respondeu. "Vocês não estão vendo?", gritou ele um pouco mais alto. Como ninguém reagiu, ele gritou ainda mais alto: "Vocês não estão vendo?" Sua mãe imediatamente correu para apanhá-lo e levá-lo para junto dela, no banco da igreja. Mais tarde, perguntei-me se era isso que Jesus estava pensando na última vez em que Se sentou ao redor da mesa com os discípulos. Vocês não estão vendo? Eu estou fazendo isso por vocês. Talvez Jesus tenha Se sentido assim na cruz, olhando para a multidão. Ao dizer: "Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem" (Lucas 23.34), talvez estivesse pensando: Vocês não estão vendo? E, quando Jesus ressuscitou e Se colocou em glória diante dos discípulos, Vocês não estão vendo? parece ter sido Sua pergunta óbvia. Mas, com muita frequência, nós não vemos. Não vemos a glória do que Cristo está fazendo por nós porque estamos ocupados demais com nossos próprios problemas. Jesus Cristo nos ama incondicionalmente e hoje nos diz: "Será que vocês não percebem o que estou fazendo por vocês?"
Oração: Deus amado, graças por nunca desistires de nós. Abre nossos olhos hoje para que enxerguemos Teu amor e poder agindo em nossa vida. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: O que você vê Cristo fazendo em sua vida? E no mundo ao seu redor?
Rodney Porter (Geórgia, EUA)
Oremos pelas pessoas que não veem.
MEDITE: EFÉSIOS 3.1-13

sexta-feira, abril 17, 2009

DEIXEM IR

DEIXEM IR

João 
18:1-9

Judas liderou o pelotão de soldados e líderes religiosos que capturou Jesus no Getsêmani. Eles buscavam a “Jesus de Nazaré.” Embora tivesse poder para combater aqueles homens, Jesus voluntariamente permitiu que o aprisionassem, pois sabia que eles o crucificariam. Era a hora de seu sofrimento – mas seu triunfo ainda estava por vir. João Calvino escreveu: “Quão terrível e inquietante aos perversos será a voz de Cristo quando ele ascender ao seu trono para julgar o mundo. Quando ele voltar, não para ser julgado por homens, mas para ser o juiz dos vivos e dos mortos”.

Então, Jesus disse algo incrível: “Se vocês estão me procurando, deixem ir embora estes homens”. Este é o sentido básico da cruz. Teólogos o chamam de “expiação substitutiva”. Significa que Jesus toma o nosso lugar: “Suportando vergonha e rude escárnio, em meu lugar condenado esteve... Aleluia, que Salvador!”.

Ouço Jesus dizer, na cruz: “Pai, perdoa-lhes, pois não sabem o que estão fazendo” (Lucas 23:34). Não existe vida tão quebrada que não possa ser libertada por Jesus. Não há pecado tão grande que sua graça não alcance. Jesus pode nos libertar de qualquer coisa que nos escravize. Ele já sofreu em nosso lugar.

Ore

Grato sou, Senhor Jesus, pelo teu grande amor por mim. Tu pagaste o preço de todos os meus pecados. Que a minha gratidão seja demonstrada em minha obediência a ti. Em teu nome, oro. Amém.

Pense

Não há pecado tão grande que a graça de Cristo não alcance.
www.lpc.org.br

VISTORIA COMPLETA

Vistoria completa

Leia 2 Pedro 1.1-12
[O salmista escreveu:] Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração: prova-me e [...] vê se há em mim algum caminho mau. Salmo 139.23-24
......................
O motor do cortador de grama engasgou, vacilou, parou. Por fora não havia qualquer sinal de problema. Havia gasolina, óleo, uma vela nova. Mesmo assim, por mais que eu puxasse o cordão, não conseguia dar partida nele. O problema? Pedrinhas no tanque de combustível! Meus netinhos tinham aprontado. Às vezes, minha vida espiritual reflete as "pedrinhas" em meu "tanque de combustível". Por fora pareço bem, mas, internamente, a alegria de estar com o Senhor é bloqueada, e titubeio até parar. Seja como for que isso aconteça, não posso culpar os outros pela presença de pedrinhas no meu interior. Cabe a mim enfrentar o problema. Primeiro tenho de identificá-lo. As pedrinhas da avareza, da inveja, do farisaísmo, da falta de perdão, da luxúria, da preguiça, dos sentimentos feridos e outros. obstruem o cano condutor do Espírito. A Bíblia nos dá as instruções para resolver o problema, mas preciso ler e obedecer. Talvez seja preciso fazer "consertos" espirituais e relacionais. Quando clamo por Deus em oração, imediatamente a Sua graça está disponível. Deus faz uma vistoria completa, renovando-me e preparando-me para as tarefas à frente. Louvado seja o nome do Senhor!
Oração: Deus curador, mostra-nos aquelas situações em nossa vida que interferem na obra do Espírito em nós. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Quando não damos atenção às pedrinhas, elas podem causar grandes problemas.
Raymond N. Hawkins (Tasmânia, Austrália)
Oremos para identificarmos o que está obstruindo nossa vida espiritual.
MEDITE: EFÉSIOS 2.11-22
© Copyright 2007 - No Cenáculo

PENSAMENTOS DE OURO

7 Mas o que para mim era ganho reputei-o perda por Cristo.
fILIPENSES 3:7

quinta-feira, abril 16, 2009

CADA DIA

ANJO

Lucas 
22:39-46

Os anjos estiveram especialmente presentes na vida de Jesus. Um anjo anunciou sua chegada a Maria. Outro apareceu em sonho a José, explicando a concepção virginal de sua esposa. Anjos cantaram glórias a Deus e anunciaram o nascimento do Messias aos pastores. Anjos instruíram José a fugir para o Egito, evitando o ciúme de Herodes, e a voltar para Israel, no momento oportuno. Anjos alimentaram Jesus após seu jejum de quarenta dias no deserto.

Se tomássemos apenas esses exemplos, poderíamos nutrir a impressão de que esses “espíritos ministradores enviados [por Deus] para servir aqueles que hão de herdar a salvação” (Hebreus 1.14) estão conosco apenas para nos tirar das situações embaraçosas ou para celebrar os momentos agradáveis.

Certamente, contudo, esse não era o caso no Getsêmani. Jesus se preparava para enfrentar a cruz – não apenas a dor física, mas especialmente a condenação espiritual sobre os nossos pecados, a separação de Deus Pai. E um anjo veio para fortalecê-lo.

Isso nos ensina que Deus cuida dos seus e os protege em todos os momentos. Mesmo no meio das maiores lutas, podemos descansar na certeza de que Ele está conosco, dando-nos força para prosseguir.

Ore

Senhor Deus, somos gratos porque teus anjos nos guardam e nos ajudam em todas as circunstâncias. Ajuda-nos a ver o teu cuidado em todos os momentos da nossa vida. Amém.

Pense

Os anjos são mensageiros de Deus e não serviçais dos seres humanos.

NO CENÁCULO

Quem está observando?

Leia Colossenses 3.15-17
[Jesus disse:] Vós sois a luz do mundo. Mateus 5.14
......................
Alguns anos atrás, quando estudava no exterior, sentia-me triste e com saudades de casa. Meus estudos estavam se revelando mais desafiadores do que esperava. Uma manhã, quando me sentia especialmente desanimado, com pena de mim mesmo, ouvi um barulho: "Tap! Tap!" Ao olhar pela janela, vi uma jovem cega. O som vinha de sua bengala em contato com o chão. Apesar de sua deficiência, ela caminhava com determinação. Ao refletir sobre o que vi naquela jovem, senti-me encorajado a continuar meus estudos e, no tempo previsto, consegui concluí-los. Cristo nos chama a dar o melhor de nós em qualquer tarefa. Nunca sabemos quem pode estar nos observando, alguém que sofra de uma doença debilitante, um colega no trabalho com dificuldades financeiras, um jovem desanimado por não conseguir emprego, um casal jovem que lida com um casamento complicado, um membro aflito de nossa própria família. Todos esses, e outros, podem estar à procura do encorajamento e inspiração que poderiam encontrar em nosso exemplo. Justamente por isso Jesus nos lembra: "Vós sois a luz do mundo".
Oração: Amado Deus, graças por todas aquelas pessoas cujas ações nos inspiraram em nossos momentos difíceis. Que nós, em contrapartida, possamos encorajar outras, fazendo brilhar a luz do Teu amor. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Alguém nas trevas precisa da luz que podemos trazer.
J. Emmette Weir (Bahamas)
Oremos pelos/as estudantes que estão longe do lar e da família.
MEDITE: EFÉSIOS 2.1-10

quarta-feira, abril 15, 2009

CADA DIA

AMAR UNS AOS OUTROS

João 
13:31-38

Na véspera da sua crucificação, Jesus disse: “Um novo mandamento lhes dou:... Como eu os amei, vocês devem amar-se uns aos outros.” Judas havia traído seu Mestre, e agora Jesus se voltava para seus outros discípulos, chamando-os de filhos. “Meus filhinhos, vou estar com vocês apenas mais um pouco” (João 13:33).

Então, Jesus seguiu dizendo aos seus seguidores: “Amem uns aos outros”. Ao dar esta ordem, Jesus não focalizou o sentimento de amor, mas a decisão de amar. Jesus sabia que nós nem sempre sentiríamos amor uns para com os outros; por isso, fez do amor um mandamento. Em primeiro lugar, o amor é uma decisão, não uma emoção. Mas um mandamento de amar não é fácil de ser obedecido. É por isso que é uma boa notícia ouvir que esse é um “novo mandamento.” A novidade é que Jesus nos deu um modelo desse amor através do seu ministério. Devemos amar, disse Jesus, “como eu os amei.” Por causa do seu amor por nós, Jesus estava disposto a morrer por nós. Em comunhão com ele, também descobriremos o poder do amor sacrificial.

Jesus diz que, quando amamos como ele amou, nos tornamos um poderoso atrativo para aqueles que não conhecem Jesus. Se amarmos uns aos outros, todos saberão que somos seus discípulos. Saberão que somos verdadeiramente filhos de Deus.

Ore

Senhor Jesus, que o meu amor atraia outros para ti. E que a minha igreja seja uma comunidade de amor para aqueles que te buscam. Que possamos todos ser modelos fiéis do teu amor. Amém.

Pense

Jesus fez do amor um mandamento, pois sabia que nós nem sempre sentiríamos amor uns pelos os outros.



NO CENÁCULO

Um travesseiro para pousar a cabeça

Leia Marcos 4.35-41
E Jesus estava na popa, dormindo sobre o travesseiro. Marcos 4.38
......................
Quando meu marido e eu nos casamos, queríamos ter filhos logo. Pouco tempo depois, nosso sonho tornou-se realidade. Tivemos dois filhos e adotamos mais um; no espaço de cinco anos tínhamos três filhos com menos de quatro anos! Eu estava repleta de amor e gratidão por essas bênçãos. Porém, também me sentia absolutamente abatida e exausta. Perguntava a mim mesma: Como posso cuidar de meus filhos, tomar conta da casa e trabalhar em período integral? Sentia-me como se tivesse uma lista interminável de tarefas para realizar. Todas as noites eu caía na cama, exausta e sem saber ao certo como me levantaria na manhã seguinte para começar tudo outra vez. Uma avó muito sábia chamou-me de lado: "Você se lembra de que Jesus descansou?", perguntou calmamente. Ela fez-me recordar que, entre a oração e o ensino, Jesus dormiu durante Sua travessia, com os discípulos, pelo Mar da Galileia (Marcos 4.38). Mesmo quando uma tempestade sacudiu Seu barquinho, Jesus entregou Seu corpo ao descanso de que precisava. Jesus não Se ausentou de Suas responsabilidades, reagiu assim que Seus discípulos gritaram de medo, mas reservou tempo para descansar, confiando que Deus estava com Ele. Agora tento encontrar momentos tranquilos de renovação todos os dias. Durante esses momentos descanso, oro, leio, até mesmo pouso a cabeça num travesseiro. Nesses breves momentos, lembro-me de que, porque Deus está comigo, posso enfrentar as tarefas à frente.
Oração: Deus amado, ajuda-nos a descansar no Teu amor e a sermos renovados pela Tua promessa de estar sempre conosco. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Deus convida-nos a descansar e a renovar-nos.
Susan J. Foster (Connecticut, EUA)
Oremos pelos pais, pelas mães, pelos avôs e pelas avós atarefadas.
MEDITE! EFEÉSIOS 1.15-23

terça-feira, abril 14, 2009

NO CENÁCULO

Insuflar as velas

Leia Salmo 62.5-8
Somente em Deus, ó minha alma, espera silenciosa: dele vem a minha salvação. Salmo 62.1
......................
O dia estava quente e úmido enquanto conduzia meu veleiro para fora do ancoradouro, em direção ao lago. O motor estava ligado e meu plano era levar o barco até um lugar onde os ventos fossem suficientemente fortes para poder usar as velas. Logo percebi que havia pouca brisa no lago. Desliguei o motor, subi as velas, observei a superfície da água e esperei por algum sinal de vento. Ali sentado, sob o sol e um calor sufocante, quase sem me mover, sentia-me frustrado e entediado. Mas havia escutado o boletim meteorológico e sabia que o vento iria aumentar ao longo do dia, por isso esperei. Não demorou muito para eu cruzar o lago a toda velocidade, com todas as velas abertas, aproveitando plenamente o dia e tendo o sopro de Deus como meu sistema de propulsão. Essa experiência fez-me pensar como, por vezes, sentimo-nos frustrados e entediados com nossa vida. Durante esses momentos, em muitas ocasiões buscamos a felicidade em diversões e em outras pessoas. Esquecemos que, se confiarmos em Deus como nosso verdadeiro vento, a bonança que experimentamos pode ser seguida pela emoção de seguirmos adiante. Vamos experimentar a promessa de Deus.
Oração: Deus amado, ajuda-nos a sermos pacientes durante os momentos enfadonhos da vida e a lembrarmo-nos de que o milagre vem logo a seguir. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Deus enche o mundo de maravilhas como o vento insufla as velas.
Steve Thibodeaux (Texas, EUA)
Oremos pelas pessoas que estão frustradas e entediadas com a vida.
MEDITE! EFÉSIOS 1.1-14

CADA DIA

CRISTIANISMO PRÁTICO

João 
13:12-17

Alguém calculou que 80% dos ensinamentos de Jesus são práticos e apenas 20% são teóricos ou doutrinários. Não sei se este cálculo é preciso, mas sei que Jesus dá muita ênfase à vida diária. Claro, quem somos vem antes do que fazemos. A fé em Cristo continua sendo o mais importante. Mas a fé deve resultar em ações práticas de obediência como a bondade e ajuda aos pobres. Afinal, Jesus perguntou enfaticamente: “Por que vocês me chamam ‘Senhor, Senhor’ e não fazem o que eu digo?” (Lucas 6:46-48).

Lembro-me de uma história sobre um soldado americano aquartelado na Inglaterra, pouco tempo depois da Segunda Guerra Mundial. Ao dirigir um jipe rumo ao quartel, ele viu um garoto fitando deliciosos doces na janela de uma confeitaria. Ele estacionou o veículo, aproximou-se do garoto e perguntou: “Você quer um desses doces?”. “Sim,” respondeu o garoto, “com certeza!”. O soldado entrou, comprou alguns docinhos e os levou ao garoto. Virando-se para ir embora, o soldado sentiu o garoto puxar sua camisa e perguntar: “Senhor, você é Deus?”.

Nosso mundo caído precisa de servos que reflitam o caráter de Deus através da sua maneira de viver. Isso é cristianismo prático.

Ore

Senhor, tu nos ensinaste que o carinho e o serviço aos outros são maneiras práticas de vivermos contigo. Enche-nos a cada dia com o teu amor, e desperta-nos para uma fé viva e atuante. Amém.

Pense

Quem está precisando do meu serviço, hoje?



segunda-feira, abril 13, 2009

UMA TOALHA

UMA TOALHA

João 
13:1-5

Jesus tinha muito a dizer a seus discípulos antes da sua morte (ver João 14:1-16:33). Mas ele fez mais do que falar: mostrou. Pôs uma toalha na cintura e lavou os pés dos discípulos, mostrando seu real amor por eles.

Escrevo estas palavras após voltar do hospital. Visitei um homem que sofreu um processo de eutanásia (desligaram as máquinas que o mantinham vivo após uma overdose). No grupo que ali estava havia amigos, alguns lutando contra o mesmo vício, precisando ser amados. Lemos as Escrituras, oramos, choramos e nos abraçamos. Metaforicamente, lavamos os pés uns dos outros.

O provérbio que inspirou boa parte do meu ministério é o seguinte: “Não me importa o quanto você sabe... quero saber o quanto você se importa.” O próprio ministério de Jesus foi repleto de amor e de cuidado. E ele nos convida a seguir seu exemplo e também lavar os pés uns dos outros. Jesus está à procura de pessoas que transformem este mundo e a sua cultura. Apenas compartilhar dos seus ensinamentos não é o suficiente. As pessoas se sentirão atraídas por Cristo e a sua igreja através daqueles que demonstram de maneira genuína o que significa ser Cristão. Dia após dia, devemos carregar a bacia e a toalha.

Ore

Faz-nos lembrar, Pai, que em primeiro lugar somos servos. Ajuda-nos a encontrar alguém hoje a quem possamos servir, em vez de nos preocuparmos em sermos servidos. 
Em nome 
de Jesus. Amém.

Pense

Apenas compartilhar os ensinamentos de Jesus não é o suficiente.

Perdoa-nos assim como nós perdoamos

Perdoa-nos assim como nós perdoamos

Leia Romanos 2.1-16
Se, porém, não perdoardes aos homens [as suas ofensas], tampouco vosso Pai vos perdoará as vossas ofensas. Mateus 6.15
......................
Havia sido prejudicada por uma colega no trabalho. Por causa das mentiras sobre mim que ela contara ao meu patrão, deixei de ser promovida. Era uma promoção que eu queria e pela qual tinha me esforçado muito para conquistá-la. Por causa de suas ações, fiquei ressentida. Tinha sido passada para trás. Despejei minha raiva sobre outros colegas e, finalmente, acabei por ganhar a reputação de pessoa difícil. Minha atitude estava me destruindo. Então, um dia, um amigo cristão chamou-me para uma conversa. Ele fez-me perceber o quanto Deus havia me perdoado e sugeriu que eu também perdoasse minha colega de trabalho. Por que devo perdoar?, perguntei a mim mesma; Eu é que fui magoada. Mas, refletindo sobre o conselho de meu amigo, desatei a chorar. De repente, as palavras do Pai-Nosso ressoaram como verdade de um modo novo: "Perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós temos perdoado aos nossos devedores". Lenta e dolorosamente, comecei a tentar perdoar. Levou muitos meses. Nunca consegui uma promoção e trabalhei em funções abaixo de minhas capacidades, mas finalmente consegui ter compaixão pela pessoa que havia me magoado e tornei-me um exemplo melhor para meus colegas de trabalho.
Oração: Senhor, Tu nos perdoaste tantos pecados. Dá-nos a capacidade de perdoar aqueles que nos magoaram, quando oramos: "Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome;[...] Amém]!" *
Pensamento para o dia: Que aqueles/as a quem perdoamos possam reconhecer, no perdão, o amor de Deus por eles/elas.
Carol Purves (Cumbria, Inglaterra)
Oremos pelas pessoas que não conseguem perdoar.
* Faça a oração completa do Pai-Nosso como em Mateus 6.9-13.
NO CENÀCULO

domingo, abril 12, 2009

O CORAÇÃO DE DEUS

O CORAÇÃO DE DEUS

Mateus 
23:37-39

Cresci numa comunidade rural, onde muitos tinham galinhas em seus quintais. Frequentemente, ouvia a galinha cacarejar e abrir as asas para que os pintinhos se ajuntassem debaixo delas em segurança.
Jesus chorou por Jerusalém e pelo povo que não quis se juntar a Deus. O Senhor teria dado a eles refúgio sob suas asas (Salmo 91:4), mas eles preferiram buscar segurança em outro lugar.
As lágrimas de Jesus me lembram a história de Davi e seu filho Absalão. Quando Absalão foi morto, Davi lamentou: “Ah, meu filho Absalão!... Quem me dera ter morrido em seu lugar! Ah, Absalão, meu filho, meu filho!” (2 Samuel 18:33). Davi estava disposto a morrer por seu filho — mas não pôde cumprir seu desejo. Quem tem um filho rebelde conhece a angústia de Davi.
Nosso Deus, cujo coração estava cheio de tristeza por seus filhos perdidos, enviou seu Filho Jesus para morrer por eles. As lágrimas de Deus estavam nos olhos de Jesus.
Alguns de nós choramos lágrimas semelhantes por filhos que deixaram o lar moralmente e espiritualmente. Em nossa dor, devemos ser confortados pelo fato de que Jesus compartilha conosco esse sofrimento. Devemos ser encorajados pelo fato de que os recursos de Deus excedem os nossos.

Ore
Hoje, Senhor, oramos por pais que se preocupam com seus filhos. Sabemos que não podemos morrer por eles. Ajuda-nos a trazê-los de volta àquele que morreu por todos nós. Em nome de Jesus. Amém.

Pense
As lágrimas de Deus estavam nos olhos de Jesus.

PUBLICADO EM WWW.LPC.ORG.BR

NO CENÁCULO - VOCÊ OUVE?

Você ouve?

Leia João 20.1-18
Disse-lhe Jesus: Maria! Ela, voltando-se, lhe disse, em hebraico: Raboni (que quer dizer Mestre)! João 20.16
......................
João conta a história da ressurreição por meio da experiência de Maria Madalena, que amava Jesus. Ela O havia visto na cruz e O escutara dizendo: "Está consumado". Ela sabia que Jesus estava morto. Por isso, ao terceiro dia, voltou para recuperar um cadáver, não para testemunhar um milagre. De acordo com João, Maria não estava convencida de que Jesus havia ressuscitado. Ela só acreditou quando o Cristo ressurreto a chamou pelo nome. E, quando O ouviu, voltou-se para Cristo. Essa é a razão pela qual a maioria de nós crê: porque ouvimos Cristo nos chamar pelo nome. Talvez tenha sido durante um culto ou enquanto líamos a Bíblia. Ou ao ler um bom livro, observar uma peça de arte ou caminhar pela mata. Talvez tenha sido num período de grande dificuldade ou dúvida. Ou em dias claros e ensolarados, quando sabemos que a vida é boa e certa e que Cristo está presente, que o Eterno é real. Maria ouviu Cristo chamá-la pelo nome e acreditou. Essa resposta é pessoal e a única coisa que temos para ir em frente. Nenhuma evidência externa pode convencer ninguém. Nós nos agarramos à verdade de que Cristo nos chamou e que sabemos disso. Por esse motivo cremos e podemos dizer aos outros que Ele está vivo.
Oração: Senhor Jesus, Cristo ressurreto, graças por nos chamares e por nos dares a graça de ouvir-Te. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Para crermos em Cristo, não precisamos de provas.
Joe E. Pennel Jr. (Tennessee, EUA)
Oremos pelas pessoas que querem crer, mas não conseguem.
* Domingo de Páscoa / MEDITE! ATOS: 17.27-34
© Copyright 2007 - No Cenáculo

sexta-feira, abril 10, 2009

TEMPLO VIVO

TEMPLO VIVO

1 Coríntios 
6:18-20

O Templo que Jesus purificou quando expulsou os cambistas e vendedores não existe mais. Foi destruído pelo império Romano no ano setenta da nossa era. Mas a Bíblia ensina que nossos corpos são o “santuário de Deus” e que o Espírito Santo habita em nós (1 Coríntios 3:16).

Deus não vive em uma construção. Deus vive no coração de todos os que o amam e seguem a ele, pessoas que demonstram o fruto do Espírito: “amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio” (Gálatas 5:22-23).

Deus escolheu viver em seus seguidores. Demonstramos isto com nossa vida? Quando Jesus viu a maldade no Templo do Senhor, ele o purificou. O que há em nossa vida que nos impede de sermos bons seguidores de Jesus Cristo? Se Jesus inspecionar nossa vida, encontrará coisas que precisam ser purificadas?

Nunca é uma experiência agradável quando o Espírito Santo nos mostra o que realmente precisa mudar em nossa vida. Mas não precisamos fazer todo o trabalho sozinhos. Na verdade, sozinhos não conseguimos superar os pecados que precisam ser eliminados. Precisamos do poder de Deus para mudar, e do trabalho do Espírito em nós para garantir que isto aconteça.

Ore

Senhor, precisamos do teu perdão e da tua purificação. Ajuda-nos a amar-te e a servir-te a cada dia, pelo poder do teu Espírito. Oramos em nome de Cristo. Amém.

Pense

Deus não vive em uma construção.

WWW.CADADIA.COM.BR

UMA SEMANA NADA SANTA

Uma semana nada santa!*

Leia Lucas 23.26-43
Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco, pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores. Romanos 5.8
......................
Há décadas, a Dra. Elizabeth Kubler-Ross descobriu um padrão de cinco fases na maneira como as pessoas lidam com a morte e a perda. O primeiro estágio é a "negação", quando tentamos negar o que está acontecendo porque receamos a verdade. Os seres humanos procuram evitar a dor e o medo. O que nos dá prazer e nos faz felizes nós consideramos bom. E, quando a verdade dói, muitas vezes decidimos que ela só pode ser má. A Paixão de Jesus conta a verdade sobre como o pecado, isto é nossa vida sem Deus, pode nos levar a não entender o que é bom e mau. Nosso pecado julga o Inocente como culpado. Nosso pecado trai Aquele que Se entrega por nós. Nosso pecado leva à morte o Doador de Vida. Em uma cultura que tenta ser feliz mesmo que isso exija viver em negação, sinto que preciso pedir desculpa por esta semana. Nós a chamamos "Semana Santa", embora ela não seja nada santa. O dia de hoje é chamado de Sexta-Feira "Santa", embora isto seja horrível, fugimos da cruz rude e dolorosa deste dia. O dia em que mais pessoas vão à igreja, todos os anos, é o da Páscoa, um dia bom e feliz. Talvez devêssemos pôr um rótulo nesta semana: "Aviso: a Paixão de Jesus pode lhe mostrar mais do que você deseja ver e lhe contar mais do que quer saber". Porque a Sexta-Feira Santa não é somente sobre Jesus, é também sobre nós e sobre o preço do nosso pecado. Essa é uma verdade e não há como negá-la.
Oração: Senhor Jesus, graças por teres morrido para me libertar do pecado. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: A dolorosa verdade da Sexta-Feira Santa torna possível nossa Páscoa eterna.
Mike Ripski (Tennessee, EUA)
Oremos para enxergarmos honestamente nossos pecados.
MEDITE: ROMANOS 6.1-14 / * Sexta-Feira Santa
No Cenáculo

quinta-feira, abril 09, 2009

CADA DIA - SOCIALIZANDO O TEMPLO

SOCIALIZANDO O TEMPLO

Mateus 
21:12-17

Não eram apenas os gentios que estavam sendo marginalizados no Templo. Os pobres também eram impedidos de louvar a Deus apropriadamente.

Deus havia ordenado que ninguém se apresentasse para adorar “de mãos vazias”. Cada um ofertaria conforme as bênçãos recebidas (Deuteronômio 16:16-17). Os viajantes sempre compravam animais para sacrifício fora dos limites do Templo. Mas os líderes religiosos transferiram o mercado para o lado de dentro. Só se podiam sacrificar animais comprados no pátio do Templo. Ofertas também deveriam ser feitas com dinheiro trocado por cambistas oficiais.

Os preços e taxas cobrados no Templo eram bem maiores que o normal. As autoridades religiosas lucravam muito com isso, enquanto os pobres se privavam da adoração.

Jesus virou as bancas dos vendedores de pombas. Uma pomba era o animal oferecido por quem não tinha condições de comprar uma ovelha. Mas aqueles preços ainda eram tão altos que impediam os pobres de cumprir o mandamento de não comparecer diante de Deus de mãos vazias.

O argumento de Jesus é claro. Ele se ira quando nossos esquemas gananciosos - ou vaidosos, ou discriminatórios - impedem os pobres de louvar a Deus adequadamente.

Ore

Senhor Jesus, louvado sejas porque sempre amaste os pobres e os ricos, os fortes e os fracos. Obrigado por mostrar que todos são bem-vindos à 
tua casa. 
Em teu nome, oramos. Amém.

Pense

É uma infâmia tirar do pobre o único bem que muitas vezes lhe resta, o acesso livre e gratuito a Deus.



NO CENÁCULO - O CANTO DO GALO

O canto do galo*

Leia Marcos 14.66-72
Respondeu-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje, nesta noite, antes que duas vezes cante o galo, tu me negarás três vezes. Marcos 14.30
......................
Na semana passada, fui rude com um homem que bateu à nossa porta. Eu poderia facilmente ter atendido seu pedido. Ainda ontem, fui duro e indiferente com o jardineiro, que precisava de minha atenção e compaixão. Hoje, fui cínico com relação às motivações de uma amiga em vez de dar mais atenção às reais necessidades dela. Tal como com Pedro, o galo canta alto em minha vida e em minha mente, e isso acontece regularmente. Quando observo honestamente minhas ações diárias, não posso fugir do fato de que sou como o discípulo Pedro em seus momentos mais frágeis. Nesta Semana Santa, lemos mais uma vez sobre a triste história do acontecido entre Jesus e os discípulos quando o Mestre enfrentava a morte na cruz. No tocante ao nosso comportamento, com qual discípulo nos parecemos? E, antes que a próxima Páscoa chegue, com qual discípulo iremos nos parecer mais?
Oração: Deus amado, perdoa a dureza de nosso coração quando nos recusamos a ouvir o clamor dos necessitados. Perdoa-nos por negarmos nossa fé e afastarmo-nos de Jesus. Ensina-nos a viver, enquanto oramos: "Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; venha o teu reino; [...] Amém!" **
Pensamento para o dia: Em que áreas de minha vida ouço o galo cantar?
Roland Rink (Gauteng, África do Sul)
Oremos por coragem de agir para Cristo.
MEDITE: HEBREUS 9.11-22 / * Quinta-feira Santa / ** Faça a oração completa do Pai-Nosso como em Mateus 6.9-13. /

quarta-feira, abril 08, 2009

CARTAS DE AMOR

Cartas de amor

Leia Salmo 19.1-14
Porque é ele quem forma os montes, e cria o vento, e declara ao homem qual é o seu pensamento [...]: o Senhor, Deus dos Exércitos, é o seu nome. Amos 4.13
......................
Em minha garagem, encontrei uma caixa que continha cartas de amor escritas por meus pais durante a Segunda Guerra Mundial. Ler seus pensamentos íntimos tem sido fascinante, especialmente porque eles morreram antes de eu completar onze anos, e as lembranças que tenho deles são limitadas. Por meio de sua correspondência, estou conseguindo conhecê-los de uma maneira pessoal e significativa. Além dessa, possuo também outra coleção de cartas de amor: a Bíblia. Deus é nos revelado por meio da natureza e das Escrituras. O salmista escreveu: "Os céus proclamam a glória de Deus" Salmo 19.1. Embora veja evidências de Deus na natureza, não conheceria a pessoa de Jesus Cristo sem ler a Bíblia. Apenas olhando para as estrelas não tenho como saber que Deus deseja que nos afastemos do mal. Ao me deslumbrar com o pôr-do-sol, não sinto a dor sentida por Deus quando Seu Filho foi colocado na cruz. Seria uma pena se não tivesse aberto aquela caixa de cartas! Mais lamentável ainda teria sido deixar as cartas de amor de Deus largadas em uma prateleira, acumulando poeira. Cada vez que abro a Bíblia, posso conhecer meu Pai celestial de uma maneira mais profunda e pessoal.
Oração: Graças, ó Deus, pelo que aprendemos por intermédio das Escrituras. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: "Os céus proclamam a glória de Deus", mas a Bíblia nos ensina sobre o Seu amor, revelado em Cristo.
Caroleah Johnson (Califórnia, EUA)
Oremos Oremos pelas pessoas que não podem ler a Bíblia.
MEDITE: 1 JOÃO 4.7-21
Publicado em No Cenáculo

DEMOCRATIZANDO O TEMPLO

DEMOCRATIZANDO O TEMPLO

Isaías 
56:6-8

Havia quatro pátios no Templo. O pátio externo era onde os gentios — os não judeus — podiam louvar a Deus. Depois, vinha o pátio das mulheres e, então, o dos homens. O pátio mais interno era onde somente os sacerdotes podiam entrar para oferecer sacrifícios.
A ira justa de Jesus com os vendedores no Templo foi ainda mais intensificada pelo fato de eles terem escolhido fazer negócios no pátio dos gentios. Como alguém de outra nação poderia orar e louvar a Deus rodeado pelo som das ovelhas e da gritaria dos compradores e vendedores?
Podemos compreender melhor a profundidade da acusação feita por Jesus quando olhamos para a profecia que ele citou: “Minha casa será chamada casa de oração para todos os povos” (Isaías 56.7). A presença de vendedores e cambistas impossibilitava o louvor para os gentios — e isso enfurecia Jesus.
Os judeus responsáveis pelo Templo tinham que lembrar que “todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo” (Joel 2:32). Devemos nos lembrar disto também. Nem nossas ações nem nossas tradições devem atrapalhar aqueles que buscam louvar a Deus.

Ore
Senhor, reconhecemos que, às vezes, nossas tradições, limitações e até mesmo nossos pecados têm fechado as portas das nossas igrejas para outros. Perdoa-nos, e purifica-nos. Em nome de Jesus. Amém.

Pense
Se não levamos pessoas a louvar a Deus, pelo menos não devemos impedir aquelas que o louvam.

Publicado em www.cadadia.com.br

APOCALIPSE 15

1 E vi outro grande e admirável sinal no céu: sete anjos, que tinham as sete últimas pragas; porque nelas é consumada a ira de Deus.
2 E vi um como mar de vidro misturado com fogo; e também os que saíram vitoriosos da besta, e da sua imagem, e do seu sinal, e do número do seu nome, que estavam junto ao mar de vidro, e tinham as harpas de Deus.
3 E cantavam o cântico de Moisés, servo de Deus, e o cântico do Cordeiro, dizendo: Grandes e maravilhosas são as tuas obras, Senhor Deus Todo-Poderoso! Justos e verdadeiros são os teus caminhos, ó Rei dos santos.
4 Quem te não temerá, ó Senhor, e não magnificará o teu nome? Porque só tu és santo; por isso todas as nações virão, e se prostrarão diante de ti, porque os teus juízos são manifestos.
5 E depois disto olhei, e eis que o templo do tabernáculo do testemunho se abriu no céu.
6 E os sete anjos que tinham as sete pragas saíram do templo, vestidos de linho puro e resplandecente, e cingidos com cintos de ouro pelos peitos.
7 E um dos quatro animais deu aos sete anjos sete taças de ouro, cheias da ira de Deus, que vive para todo o sempre.
8 E o templo encheu-se com a fumaça da glória de Deus e do seu poder; e ninguém podia entrar no templo, até que se consumassem as sete pragas dos sete anjos.

terça-feira, abril 07, 2009

VARRENDO O TEMPLO

VARRENDO O TEMPLO

Mateus 
21:12-17

Uma revista foi lançada no Brasil há alguns anos com o nome de “Consumidor Cristão”. Dá o que pensar. Pois se o cristão é desafiado a viver um estilo de vida simples, ou é cristão ou é consumidor. Não dá para ser os dois ao mesmo tempo. Acontece que o cristão consome produtos, e desde que necessários, não há pecado nisso. Mas é verdade que os produtos religiosos se multiplicaram e, com eles, as oportunidades de bons negócios. As bancas se estabeleceram em muitos templos.

Os peregrinos que afluíam para a festa da Páscoa em Jerusalém precisavam comprar animais para o sacrifício do Templo e tinham que fazer o câmbio da moeda. Em nome de Deus, eram explorados pelos comerciantes desonestos e gananciosos. Daí a ira de Jesus e sua reação violenta contra eles. Talvez Jesus fizesse hoje a mesma limpeza em muitos setores da igreja cristã.

Perguntei ao meu vizinho que motivo que o levou a parar de frequentar a igreja. Ele respondeu que desistiu porque a igreja não se importa com ele, apenas com o dinheiro dele. Eu não sei se isto era verdade ou apenas uma desculpa. Mas eu sei que muitos têm se decepcionado porque foram enganados por pessoas sem escrúpulos que afirmam ser cristãs. Quando isto ocorre, Jesus fica irado.

Ore
Senhor, o que precisa ser purificado em nossa vida? Será o desejo de explorar os outros para o nosso bem? Para tua glória, purifica o que for ofensivo em nós. Em teu nome, oramos. Amém.

Pense
A exploração dos fiéis provoca a ira de Jesus.

PUBLICADO EM www.cadadia.com.br

FIQUE COMIGO

Fique comigo

Leia Mateus 26.36-46
Então [Jesus] lhes disse: A minha alma está profundamente triste até à morte; ficai aqui e vigiai comigo. Mateus 26.38
......................
Coloco minhas três jovens filhas na cama para dormir e, com um beijinho em meu rosto e um abraço, duas delas se despedem de mim e logo adormecem. Mas Carly, a de seis anos, está com dificuldade para relaxar. "Por favor, fique comigo", ela pede. Sento-me ao lado de sua cama. No escuro, sinto seus dedinhos fortemente agarrados aos meus. Ela sente-se segura em minha companhia silenciosa. Nenhum de nós sente necessidade de falar. Minha filha fica satisfeita em saber que estou ali. Em poucos minutos, sua mão relaxa, e ela adormece. A reflexão sobre essa experiência com minha filha muda a maneira como reajo à história de Jesus no Getsêmani. Ele havia dito a Seus discípulos: "Ficai aqui e vigiai comigo". Vejo Jesus afligido pelo caminho preparado para Ele: o desamparo de Deus e a rejeição das pessoas, a crucificação pelos pecados do mundo. Jesus precisava de companhia naquela noite. Minha primeira reação à passagem bíblica é orar: "Senhor, eu teria ficado acordado. Eu teria vigiado conTigo". Mas então lembro-me do quão frequentemente falho. Percebo que sou fraco demais para fazer o que Jesus pede. Mas Ele não veio para salvar os fortes. Ele veio por pessoas como você e eu, que, na fraqueza, estendemos nossas mãos pedindo ajuda. E Jesus fica conosco.
Oração: Em nossa fraqueza, ó Deus, agradecemos-Te por Teu amor incondicional. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Podemos ser gratos e gratas por Deus ser mais fiel do que nós.
Tom Smith (Ontário, Canadá)
Oremos pelas pessoas que têm dificuldade para dormir.
MEDITE: 2 CORÍNTIOS 5.18 A 6.1

pUBLICADO POR http://www.editoracedro.com.br/

APOCALIPSE 14

1 E olhei, e eis que estava o Cordeiro sobre o monte Sião, e com ele cento e quarenta e quatro mil, que em suas testas tinham escrito o nome de seu Pai.
2 E ouvi uma voz do céu, como a voz de muitas águas, e como a voz de um grande trovão; e ouvi uma voz de harpistas, que tocavam com as suas harpas.
3 E cantavam um como cântico novo diante do trono, e diante dos quatro animais e dos anciãos; e ninguém podia aprender aquele cântico, senão os cento e quarenta e quatro mil que foram comprados da terra.
4 Estes são os que não estão contaminados com mulheres; porque são virgens. Estes são os que seguem o Cordeiro para onde quer que vá. Estes são os que dentre os homens foram comprados como primícias para Deus e para o Cordeiro.
5 E na sua boca não se achou engano; porque são irrepreensíveis diante do trono de Deus.
6 E vi outro anjo voar pelo meio do céu, e tinha o evangelho eterno, para o proclamar aos que habitam sobre a terra, e a toda a nação, e tribo, e língua, e povo.
7 Dizendo com grande voz: Temei a Deus, e dai-lhe glória; porque é vinda a hora do seu juízo. E adorai aquele que fez o céu, e a terra, e o mar, e as fontes das águas.
8 E outro anjo seguiu, dizendo: Caiu, caiu babilônia, aquela grande cidade, que a todas as nações deu a beber do vinho da ira da sua prostituição.
9 E seguiu-os o terceiro anjo, dizendo com grande voz: Se alguém adorar a besta, e a sua imagem, e receber o sinal na sua testa, ou na sua mão,
10 Também este beberá do vinho da ira de Deus, que se deitou, não misturado, no cálice da sua ira; e será atormentado com fogo e enxofre diante dos santos anjos e diante do Cordeiro.
11 E a fumaça do seu tormento sobe para todo o sempre; e não têm repouso nem de dia nem de noite os que adoram a besta e a sua imagem, e aquele que receber o sinal do seu nome.
12 Aqui está a paciência dos santos; aqui estão os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus.
13 E ouvi uma voz do céu, que me dizia: Escreve: Bem-aventurados os mortos que desde agora morrem no Senhor. Sim, diz o Espírito, para que descansem dos seus trabalhos, e as suas obras os seguem.
14 E olhei, e eis uma nuvem branca, e assentado sobre a nuvem um semelhante ao Filho do homem, que tinha sobre a sua cabeça uma coroa de ouro, e na sua mão uma foice aguda.
15 E outro anjo saiu do templo, clamando com grande voz ao que estava assentado sobre a nuvem: Lança a tua foice, e sega; a hora de segar te é vinda, porque já a seara da terra está madura.
16 E aquele que estava assentado sobre a nuvem meteu a sua foice à terra, e a terra foi segada.
17 E saiu do templo, que está no céu, outro anjo, o qual também tinha uma foice aguda.
18 E saiu do altar outro anjo, que tinha poder sobre o fogo, e clamou com grande voz ao que tinha a foice aguda, dizendo: Lança a tua foice aguda, e vindima os cachos da vinha da terra, porque já as suas uvas estão maduras.
19 E o anjo lançou a sua foice à terra e vindimou as uvas da vinha da terra, e atirou-as no grande lagar da ira de Deus.
20 E o lagar foi pisado fora da cidade, e saiu sangue do lagar até aos freios dos cavalos, pelo espaço de mil e seiscentos estádios.

segunda-feira, abril 06, 2009

FOGOS DE ARTIFÍCIO - NO CENÁCULO

Fogos de artifício

Leia Salmo 37.3-6
Exorta aos ricos [...] que pratiquem o bem, sejam ricos de boas obras, generosos em dar e prontos a repartir. 1 Timóteo 6.17-18
......................
Gosto de fogos de artifício. Aguardo em meio à escuridão. BUM! Um salpicar de centelhas douradas enche o céu, tirando o meu o fôlego. Meu rosto dói de tanto sorrir. Meus ouvidos zumbem com o barulho. Quando o espetáculo termina, visualizo na mente os clarões de esplendor, e o momento de alegria perdura. Quando praticamos uma boa ação, isso lança uma fagulha de prazer no dia de alguém. Irradiamos o amor de Deus na vida de outras pessoas. As boas ações são fugazes, entretanto a lembrança persiste na mente de quem recebe. O clarão, dos fogos de artifício, afeta todos os que assistem a eles. O amor brilha da mesma forma: todos nós sentimos a alegria. Alguns "fogos de artifício" são pequenos e pessoais; abrir a porta para outra pessoa e ser cortês são como fogos de artifício manuais. Alguns, como as grandes doações públicas à caridade, chamam muita atenção. O voluntário que aparece todas as semanas para ajudar é como um fogo de artifício que persiste, com uma explosão atrás de outra. Quando o espetáculo anual dos fogos de artifício termina, começa o planejamento para o ano seguinte. Cada um de nós pode planejar e ser parte de uma explosão de boas ações. Hoje e todos os dias, Deus pode nos usar para fazer brilhar no mundo o esplendor do amor.
Oração: Deus, nós Te agradecemos pelas oportunidades de fazermos boas ações. Usa-nos para fazer brilhar, no mundo, a luz do Teu amor. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Uma fagulha pode dar início a uma explosão de amor.
Lisa Bogart (Califórnia, EUA)
Oremos por oportunidades para servir.
MEDITE: LUCAS 22.24-30

domingo, abril 05, 2009

NO CENÁCULO - AMIZADE COM JESUS

Amizade com Jesus*

Leia Lucas 19.28-40
Pondo as suas vestes sobre ele [o jumentinho], ajudaram Jesus a montar. Lucas 19.35
......................
O texto de Lucas citado descreve um momento íntimo, quase oculto entre as idas e vindas anteriores à entrada triunfal de Jesus em Jerusalém. Enquanto um jumentinho pisa a poeira do chão, mantos são rapidamente jogados sobre seu dorso. Em seguida, os fortes braços dos discípulos erguem Jesus. Ele não sobe sozinho, depende de seus amigos para enfrentar a estrada à frente. Dar essa ajuda requer aproximar-se do Mestre, para segurar um braço ou apoiar um ombro. Isso significa que os discípulos estão perto o suficiente para sentir a respiração de Jesus sobre eles e o odor de Seu manto. Jesus podia ter encontrado um muro para se erguer sem Se apoiar em Seus amigos, mas não o fez. Para Ele, assim que entra na cidade, outros momentos íntimos se seguirão: o partir do pão, a partilha do vinho, o lava-pés, a revelação da verdade. E, diante do que parecia o fim do caminho, mais uma vez uns poucos colocarão as mãos sob seus braços e o baixarão da cruz. Momentos íntimos, todos eles. A jornada cristã para Jerusalém além do chamado de Deus tem tal intimidade. O discipulado requer vulnerabilidade, proximidade e uma disposição para apoiar-se nos outros. Durante a Quaresma, que possamos dar graças a Deus pelos que estão próximos prontos a nos amar, prontos para nos ajudar.
Oração: Ó Cristo, que nós possamos nos apoiar em Ti, enquanto Tu Te inclinas sobre nós; que possamos encontrar uns nos outros a força para a viagem. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Por causa de Cristo, não caminhamos sozinhos para a nossa Jerusalém.
Pamela Hawkins (Tennessee, EUA)
Oremos pelas pessoas que hoje carregam fardos pesados.
* Domingo de Ramos / MEDITE: 1 CORÍNTIOS 2.1-5

sábado, abril 04, 2009

APOCALIPSE 13

1 E vi subir do mar uma besta que tinha sete cabeças e dez chifres, e sobre os seus chifres dez diademas, e sobre as suas cabeças um nome de blasfêmia.
2 E a besta que vi era semelhante ao leopardo, e os seus pés como os de urso, e a sua boca como a de leão; e o dragão deu-lhe o seu poder, e o seu trono, e grande poderio.
3 E vi uma das suas cabeças como ferida de morte, e a sua chaga mortal foi curada; e toda a terra se maravilhou após a besta.
4 E adoraram o dragão que deu à besta o seu poder; e adoraram a besta, dizendo: Quem é semelhante à besta? Quem poderá batalhar contra ela?
5 E foi-lhe dada uma boca, para proferir grandes coisas e blasfêmias; e deu-se-lhe poder para agir por quarenta e dois meses.
6 E abriu a sua boca em blasfêmias contra Deus, para blasfemar do seu nome, e do seu tabernáculo, e dos que habitam no céu.
7 E foi-lhe permitido fazer guerra aos santos, e vencê-los; e deu-se-lhe poder sobre toda a tribo, e língua, e nação.
8 E adoraram-na todos os que habitam sobre a terra, esses cujos nomes não estão escritos no livro da vida do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo.
9 Se alguém tem ouvidos, ouça.
10 Se alguém leva em cativeiro, em cativeiro irá; se alguém matar à espada, necessário é que à espada seja morto. Aqui está a paciência e a fé dos santos.
11 E vi subir da terra outra besta, e tinha dois chifres semelhantes aos de um cordeiro; e falava como o dragão.
12 E exerce todo o poder da primeira besta na sua presença, e faz que a terra e os que nela habitam adorem a primeira besta, cuja chaga mortal fora curada.
13 E faz grandes sinais, de maneira que até fogo faz descer do céu à terra, à vista dos homens.
14 E engana os que habitam na terra com sinais que lhe foi permitido que fizesse em presença da besta, dizendo aos que habitam na terra que fizessem uma imagem à besta que recebera a ferida da espada e vivia.
15 E foi-lhe concedido que desse espírito à imagem da besta, para que também a imagem da besta falasse, e fizesse que fossem mortos todos os que não adorassem a imagem da besta.
16 E faz que a todos, pequenos e grandes, ricos e pobres, livres e servos, lhes seja posto um sinal na sua mão direita, ou nas suas testas,
17 Para que ninguém possa comprar ou vender, senão aquele que tiver o sinal, ou o nome da besta, ou o número do seu nome.
18 Aqui há sabedoria. Aquele que tem entendimento, calcule o número da besta; porque é o número de um homem, e o seu número é seiscentos e sessenta e seis.

UM MOTIVO MAIOR - NO CENÁCULO

Um motivo maior

Lucas 22.39-46
Então, lhe apareceu um anjo do céu que o confortava. Lucas 22.43
......................
Fiz um estudo sistemático da palavra de Deus. Em certo ponto, parei e recompus mentalmente o viver de Seus escolhidos. Dentre eles, recordei-me de Moisés, Josué, José do Egito, Jó, Jonas, Davi, Jeremias e, principalmente, o próprio Jesus Cristo! Todos os escolhidos sorveram seus cálices de amargura, e o mais amargo de todos foi tomado por nosso único e suficiente Salvador, que chegou a pedir ao Pai: "Pai, se queres, passa de mim este cálice; contudo, não se faça a minha vontade, e sim a tua" (Lucas 22.42) e submeteu-Se à justa, santa e soberana vontade do Senhor. Jesus tanto sabia da intensidade da dor, mesmo que passageira, que enfrentaria, pois conhecia a glória que Lhe estava reservada. Você tem de passar por situações duras? Esteja certo de que passará. O próprio Jesus nos disse: "No mundo passais por aflições, mas tende bom ânimo; eu venci o mundo" (João 16.33). Compreendi que o infinito amor de Deus transforma todo o mal que vemos em bem que jamais imaginamos.
Oração: Pai todo-poderoso, sabemos que, pelo sacrifício de Teu filho, Jesus, poderemos passar pelas situações duras da vida, pois Tu estás ao nosso lado. Pedimos-Te pelo amor e em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: A cada dia, vivamos intensamente com bom ânimo.
Lauro Kisielewicz (Ponta Grossa, PR, Brasil)
Oremos pelas pessoas que não conseguem lidar com as aflições de cada dia.
MEDITE: 1 CORÍNTIOS 1.18-31

sexta-feira, abril 03, 2009

LAVANDO AS TOALHAS - NO CENÁCULO

Lavando as toalhas

Leia Mateus 10.40-42
Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças. Eclesiastes 9.10
......................
Desde que o furacão Katrina atingiu nossa região, toda semana têm vindo à nossa igreja voluntários maravilhosos do país inteiro. Eles trabalham com as pessoas necessitadas de nossa cidade e da vizinhança. Têm tomado banho, dormido e preparado suas refeições em nossa igreja, sacrificando seu conforto para ajudar as pessoas a se recuperarem da devastação. Durante esse tempo, todos os dias, as mulheres de nossa comunidade têm lavado as toalhas e as devolvido à igreja prontas para os voluntários as reutilizarem. Por um problema de doença em minha casa, não me pediram para participar. Mas, depois de tudo resolvido, recebi toalhas para lavar. Que privilégio! Ao trazê-las para casa, lavá-las, secá-las e dobrá-las, senti como se estivesse prestando um serviço ao Senhor. Não viajei para longe de casa para cuidar dos outros, nem trabalhei duro em cima de um telhado escaldante, mas dei apoio aos que o fizeram. No corpo de Cristo é assim: fazemos aquilo que chega às nossas mãos, e o fazemos como se fosse diretamente para o nosso Senhor.
Oração: Senhor, mostra-nos como podemos servir-Te hoje. Abre nossos olhos para as pequenas oportunidades que chegam até nós. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: "Não existem grandes ações, apenas pequenas ações feitas com um grande amor" (Madre Teresa de Calcutá).
Elva Ware Avara (Mississippi, EUA)
Oremos pelos voluntários e pelas voluntárias que dão assistência em desastres naturais.
MEDITE: 1 CORÍNTIOS 1.1-17

APOCALIPSE 12

1 E viu-se um grande sinal no céu: uma mulher vestida do sol, tendo a lua debaixo dos seus pés, e uma coroa de doze estrelas sobre a sua cabeça.
2 E estava grávida, e com dores de parto, e gritava com ânsias de dar à luz.
3 E viu-se outro sinal no céu; e eis que era um grande dragão vermelho, que tinha sete cabeças e dez chifres, e sobre as suas cabeças sete diademas.
4 E a sua cauda levou após si a terça parte das estrelas do céu, e lançou-as sobre a terra; e o dragão parou diante da mulher que havia de dar à luz, para que, dando ela à luz, lhe tragasse o filho.
5 E deu à luz um filho homem que há de reger todas as nações com vara de ferro; e o seu filho foi arrebatado para Deus e para o seu trono.
6 E a mulher fugiu para o deserto, onde já tinha lugar preparado por Deus, para que ali fosse alimentada durante mil duzentos e sessenta dias.
7 E houve batalha no céu; Miguel e os seus anjos batalhavam contra o dragão, e batalhavam o dragão e os seus anjos;
8 Mas não prevaleceram, nem mais o seu lugar se achou nos céus.
9 E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamada o Diabo, e Satanás, que engana todo o mundo; ele foi precipitado na terra, e os seus anjos foram lançados com ele.
10 E ouvi uma grande voz no céu, que dizia: Agora é chegada a salvação, e a força, e o reino do nosso Deus, e o poder do seu Cristo; porque já o acusador de nossos irmãos é derrubado, o qual diante do nosso Deus os acusava de dia e de noite.
11 E eles o venceram pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do seu testemunho; e não amaram as suas vidas até à morte.
12 Por isso alegrai-vos, ó céus, e vós que neles habitais. Ai dos que habitam na terra e no mar; porque o diabo desceu a vós, e tem grande ira, sabendo que já tem pouco tempo.
13 E, quando o dragão viu que fora lançado na terra, perseguiu a mulher que dera à luz o filho homem.
14 E foram dadas à mulher duas asas de grande águia, para que voasse para o deserto, ao seu lugar, onde é sustentada por um tempo, e tempos, e metade de um tempo, fora da vista da serpente.
15 E a serpente lançou da sua boca, atrás da mulher, água como um rio, para que pela corrente a fizesse arrebatar.
16 E a terra ajudou a mulher; e a terra abriu a sua boca, e tragou o rio que o dragão lançara da sua boca.
17 E o dragão irou-se contra a mulher, e foi fazer guerra ao remanescente da sua semente, os que guardam os mandamentos de Deus, e têm o testemunho de Jesus Cristo.
18 E eu pus-me sobre a areia do mar.

quinta-feira, abril 02, 2009

GRAÇA NÃO RECEBIDA - NO CENÁCULO

Graça não percebida

Leia Jó 2.1-10
[Paulo escreveu:] Então [Deus] me disse: A minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza. 2 Coríntios 12.9
......................
Durante minha infância, frequentava os trabalhos da igreja apenas ocasionalmente. Mas, quando adolescente, aceitei a Cristo como meu salvador pessoal e então passei a frequentar os cultos e os encontros de comunhão. Mesmo assim, não estava plenamente consciente da graça de Deus em minha vida. Afinal, ela havia seguido um curso tranquilo, com poucas oscilações ao longo do caminho. Recebi uma boa educação, casei-me e tive filhos. Pensei que viveríamos felizes pelo restante de nossas vidas. Então, um pediatra disse a minha esposa e a mim que nossa terceira filha precisaria de cuidados médicos imediatos. Ela tinha apenas um mês de idade. Senti como se um raio tivesse atingido meu coração. Pela primeira vez depois de adulto, chorei, numa sociedade em que os homens devem guardar suas emoções dentro de si. Deus continua a demonstrar-nos a Sua graça por intermédio de nossa filha. Agora compreendo que Ele tem-me dado a graça ao longo de minha vida, mesmo quando não estava consciente disso. Embora nossa filha continue a ter problemas de saúde, ela traz uma alegria e um amor imensurável à nossa família. Por causa dela, nos unimos e nos aproximamos mais de Deus.
Oração: Ó Senhor, que possamos valorizar a Tua graça em todos os momentos de nossa vida. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Nos piores momentos, Deus é nossa melhor fonte de força.
George Hau-Cheng Ha (Sarawak, Malásia)
Oremos pelas crianças com problemas de saúde crônicos.
MEDITE: ROMANOS 8.26-39

APOCALIPSE 11

1 E foi-me dada uma cana semelhante a uma vara; e chegou o anjo, e disse: Levanta-te, e mede o templo de Deus, e o altar, e os que nele adoram.
2 E deixa o átrio que está fora do templo, e não o meças; porque foi dado às nações, e pisarão a cidade santa por quarenta e dois meses.
3 E darei poder às minhas duas testemunhas, e profetizarão por mil duzentos e sessenta dias, vestidas de saco.
4 Estas são as duas oliveiras e os dois castiçais que estão diante do Deus da terra.
5 E, se alguém lhes quiser fazer mal, fogo sairá da sua boca, e devorará os seus inimigos; e, se alguém lhes quiser fazer mal, importa que assim seja morto.
6 Estes têm poder para fechar o céu, para que não chova, nos dias da sua profecia; e têm poder sobre as águas para convertê-las em sangue, e para ferir a terra com toda a sorte de pragas, todas quantas vezes quiserem.
7 E, quando acabarem o seu testemunho, a besta que sobe do abismo lhes fará guerra, e os vencerá, e os matará.
8 E jazerão os seus corpos mortos na praça da grande cidade que espiritualmente se chama Sodoma e Egito, onde o seu Senhor também foi crucificado.
9 E homens de vários povos, e tribos, e línguas, e nações verão seus corpos mortos por três dias e meio, e não permitirão que os seus corpos mortos sejam postos em sepulcros.
10 E os que habitam na terra se regozijarão sobre eles, e se alegrarão, e mandarão presentes uns aos outros; porquanto estes dois profetas tinham atormentado os que habitam sobre a terra.
11 E depois daqueles três dias e meio o espírito de vida, vindo de Deus, entrou neles; e puseram-se sobre seus pés, e caiu grande temor sobre os que os viram.
12 E ouviram uma grande voz do céu, que lhes dizia: Subi para aqui. E subiram ao céu em uma nuvem; e os seus inimigos os viram.
13 E naquela mesma hora houve um grande terremoto, e caiu a décima parte da cidade, e no terremoto foram mortos sete mil homens; e os demais ficaram muito atemorizados, e deram glória ao Deus do céu.
14 É passado o segundo ai; eis que o terceiro ai cedo virá.
15 E o sétimo anjo tocou a sua trombeta, e houve no céu grandes vozes, que diziam: Os reinos do mundo vieram a ser de nosso Senhor e do seu Cristo, e ele reinará para todo o sempre.
16 E os vinte e quatro anciãos, que estão assentados em seus tronos diante de Deus, prostraram-se sobre seus rostos e adoraram a Deus,
17 Dizendo: Graças te damos, Senhor Deus Todo-Poderoso, que és, e que eras, e que hás de vir, que tomaste o teu grande poder, e reinaste.
18 E iraram-se as nações, e veio a tua ira, e o tempo dos mortos, para que sejam julgados, e o tempo de dares o galardão aos profetas, teus servos, e aos santos, e aos que temem o teu nome, a pequenos e a grandes, e o tempo de destruíres os que destroem a terra.
19 E abriu-se no céu o templo de Deus, e a arca da sua aliança foi vista no seu templo; e houve relâmpagos, e vozes, e trovões, e terremotos e grande saraiva.

quarta-feira, abril 01, 2009

CELEBRE! - NO CENÁCULO

Celebre!

Leia Filipenses 4.4-9
Este é o dia que o Senhor fez: regozijemo-nos e alegremo-nos nele. Salmo 118.24
......................
Doze vezes por ano, festejo o primeiro dia de um novo mês. É um dia no qual regozijo-me com as bênçãos de Deus e na vida que Ele me deu. Faço isso incluindo atividades e ações planejadas para tornar o dia especial de alguma maneira. Às vezes são coisas simples, como colocar fotos novas nas molduras, tomar o café da manhã fora ou mudar minha programação de modo a incluir algum tempo de diversão em vez de trabalho apenas. Um dia, durante uma conversa sobre as "prioridades" em nossa vida, partilhei com meus pastores minha prática de comemoração do primeiro dia de cada mês. Quando me perguntaram que tipo de atividade faço para marcar o dia, hesitei em lhes contar, com receio de que minhas pequenas atividades parecessem sem importância à luz da discussão espiritual que tinhamos naquela momento. No entanto, a Bíblia nos diz repetidamente para rejubilarmos em nossa salvação e louvarmos a Deus pela dádiva da vida. Não apenas uma vez por mês, mas todos os dias, Deus alegra-se em ver-nos usufruindo o mundo e as bênçãos em nossas vidas. Mesmo atividades aparentemente insignificantes, podem tornar-se significativas se as fizermos com gratidão a Deus em nosso coração.
Oração: Pai, nós hoje Te agradecemos pela salvação e mais uma vez celebramos as bênçãos que nos chegam de Tuas mãos. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Como posso tornar a celebração das bênçãos de Deus uma prática?
Elaine L. Bridge (Ohio, EUA)
Oremos pelas pessoas que comemoram aniversário hoje.
MEDITE: ISAÍAS 53

APOCALIPSE 10

1 E vi outro anjo forte, que descia do céu, vestido de uma nuvem; e por cima da sua cabeça estava o arco celeste, e o seu rosto era como o sol, e os seus pés como colunas de fogo;
2 E tinha na sua mão um livrinho aberto. E pôs o seu pé direito sobre o mar, e o esquerdo sobre a terra;
3 E clamou com grande voz, como quando ruge um leão; e, havendo clamado, os sete trovões emitiram as suas vozes.
4 E, quando os sete trovões acabaram de emitir as suas vozes, eu ia escrever; mas ouvi uma voz do céu, que me dizia: Sela o que os sete trovões emitiram, e não o escrevas.
5 E o anjo que vi estar sobre o mar e sobre a terra levantou a sua mão ao céu,
6 E jurou por aquele que vive para todo o sempre, o qual criou o céu e o que nele há, e a terra e o que nela há, e o mar e o que nele há, que não haveria mais demora;
7 Mas nos dias da voz do sétimo anjo, quando tocar a sua trombeta, se cumprirá o segredo de Deus, como anunciou aos profetas, seus servos.
8 E a voz que eu do céu tinha ouvido tornou a falar comigo, e disse: Vai, e toma o livrinho aberto da mão do anjo que está em pé sobre o mar e sobre a terra.
9 E fui ao anjo, dizendo-lhe: Dá-me o livrinho. E ele disse-me: Toma-o, e come-o, e ele fará amargo o teu ventre, mas na tua boca será doce como mel.
10 E tomei o livrinho da mão do anjo, e comi-o; e na minha boca era doce como mel; e, havendo-o comido, o meu ventre ficou amargo.
11 E ele disse-me: Importa que profetizes outra vez a muitos povos, e nações, e línguas e reis.