segunda-feira, novembro 30, 2009

UMA ALEGRIA DE NATAL


Leia Marcos 12.41-44
E, chamando os seus discípulos, disse-lhes [Jesus]: Em verdade vos digo que esta viúva pobre depositou no gazofilácio mais do que o fizeram todos os ofertantes. Marcos 12.43
......................
Uma de minhas alegrias de Natal, por muitos anos, foi ajudar o Exército da Salvação administrando uma de suas equipes e tocando um sininho na frente de uma mercearia local. Em alguns dias, o frio do inverno tornava a atividade desafiadora e desagradável, mas o rosto das pessoas que depositavam ali suas moedas fazia tudo valer a pena. No último Natal, uma querida velhinha parou junto ao caldeirão, revirando por um longo tempo sua bolsa, atrás de algumas moedas "arredias". Era ela quem parecia precisar de ajuda financeira. Finalmente, ela se iluminou e depositou sua oferta um tanto "magra". Como Jesus ressaltou na história da viúva e sua moeda, o que importava era a doação sacrifical de um coração para o qual isso era significativo. Muitas vezes, durante minha experiência com o sininho do Exército da Salvação, notei que as pessoas que doavam com mais frequência eram as que pareciam mais pobres, e seu semblante radiante refletia sua dádiva. Mas de quem me lembro mais são as crianças, que depositavam as moedas dadas a elas por seus pais. Elas abriam maravilhosos sorrisos quando ouviam as palavras: "Feliz Natal!" Por menor que seja o valor, a doação pode nos trazer um semblante iluminado e um espírito elevado.
Oração: Ó Deus, sabemos que Tu nos pedes para darmos com alegria. Oramos para que nossas dádivas humildes levem alegria aos outros. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: A alegria de dar não pode ser escondida.
Jack Ballard (Colorado, EUA)
Oremos pelos voluntários e voluntárias.
MEDITE: ISAÍAS 60
www.editoracedro.com.br

GURRA E PAZ

Isaías 
2:1-5

Guerra e paz!

As palavras do profeta Isaías nos fazem ansiar pelo dia em que não haverá mais guerra e a paz dominará o universo.

Mas, infelizmente, as notícias continuam falando de armas, violência, mortes e destruição. Vemos todos os dias nossa incapacidade humana de evitar a guerra e abraçar a paz.

Talvez esse ponto nos leve a reconhecer, com humildade e honestidade, que em relação à guerra e à paz, permanecemos numa tensão que mostra que estamos na direção do reino da paz, mas não chegamos lá ainda. Nossa esperança em Cristo nos faz antever a plena paz eterna, mas agora mesmo experimentamos um mundo em pedaços.

A paz foi estabelecida entre nós e Deus, quando o muro da separação foi derrubado; entretanto, ainda não somos capazes de viver plenamente essa paz. A tensão entre guerra e paz permanece ligada às correntes da aparente necessidade das armas para manter a justiça e encontrar o caminho da graça que leva à concórdia.

Ansiamos pela paz. E, enquanto aguardamos a plena paz que Cristo trará com sua vinda, que possamos nos esforçar ao máximo para viver em paz conosco mesmo e com as pessoas ao nosso redor.

Ore

Deus da paz, que possamos semear a paz onde houver discórdia e ódio. Ajuda-nos a fugir da retaliação e da vingança. Que a tua paz em nossos corações se espalhe ao nosso redor. Em nome de Cristo. Amém.

Pense

“Façam todo o possível para viver em paz com todos.” (Romanos 12:18)
www.lpc.org.br

domingo, novembro 29, 2009

ADVENTO DA ESPERANÇA

Leia João 1.6-8, 19-28; 1 Tessalonicenses 5.16-24
O Espírito do Senhor está sobre mim, pelo que me ungiu para evangelizar aos pobres. Lucas 4.18a
......................
O período do Advento coloca os alicerces para a celebração do Natal. Em seu evangelho, capítulo 4, versos de 16 a 21, Lucas nos diz que Jesus proclamou-Se o cumprimento da promessa de Deus de restaurar o povo, como está no versículo acima, e Se refere a Isaías 61.1-4. Essa é nossa esperança. É o que ansiamos na celebração do nascimento do Cristo Menino. Nesse meio-tempo, entramos em um período de expectativa, uma época "grávida" do que está por vir. As Escrituras nos conduzem e aconselham sobre como receber novamente a Dádiva do Amor que está para nascer. Em 1 Tessalonicenses 5.16-24, Paulo explica a uma comunidade fiel como viver com expectativa: regozijando-se e orando, dando graças em todas as coisas, apegando-se ao bem e rejeitando o mal. É um bom conselho para nós no Advento. Nós nos tornamos parte de uma história sagrada e somos chamados a viver com responsabilidade e fiéis aos propósitos de Deus. No Advento, temos a oportunidade de nos preparar para renovar a presença do Cristo em nossas vidas, restaurando nossa fé com a antiga verdade e a esperança futura.
Oração: Ó Deus, prepara-nos para acolher, no nascimento do Cristo Menino, a esperança e os propósitos da Tua visão. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Jesus é a Luz do Mundo, que não pode se submeter à escuridão.
F. Richard Garland (Ilha de Rhodes, EUA)
Oremos sermos pessoas de fé responsáveis.
MEDITE: ISAÍAS 59 /// *Primeiro domingo do Advento
www.editoracedro.com.br

DANÇAR E FICAR DE LUTO

Mateus 
11:11-19

João Batista era a voz poderosa de Deus clamando no deserto. Jesus veio como amigo dos pecadores, deixando sua glória para que todos os que nele creem, não pereçam, mas tenham a vida eterna (João 3:16). Desde os tempos de Elias, ninguém tão especial havia surgido na história.

Como companheiros no ministério do Reino, tanto Jesus como João Batista convidavam seus ouvintes a se arrependerem e a buscarem vida plena em Deus. O ministério deles contrastava com o de outros líderes, que não estavam preparados para testemunhar Deus em ação.

Havia naquela geração uma apatia espiritual demonstrada pela comparação de Jesus: “São como crianças que ficam sentadas nas praças e gritam umas às outras: Nós lhes tocamos flauta, mas vocês não dançaram; cantamos um lamento, mas vocês não choraram”. Eles rejeitaram tanto o chamado ao arrependimento feito por João Batista, como a mensagem da Graça oferecida por Jesus.

Essa trágica rejeição está enraizada na preocupação instável do ser humano com seus próprios interesses. E nada mudou desde o tempo de João Batista e do ministério terreno de Cristo. Muitos ainda fecham seus ouvidos para os dois polos do Evangelho: o chamado ao arrependimento e a graça, que vem pela fé. Uma pena!

Ore

Senhor amado, tira de nós a apatia; coloca, no lugar, a tristeza pelo pecado e a alegria pela salvação. Que nossas palavras e ações demonstrem que temos ouvido tuas palavras de vida eterna. Em nome de Jesus. Amém.

Pense

Não reagir diante da proposta salvadora de Deu, não nos garante isenção de responsabilidade e de culpa.
www.lpc.org.br

sábado, novembro 28, 2009

FALE COM BRANDURA

Leia Provérbios 15.1-4
A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira. Provérbios 15.1
......................
Um incidente no trabalho, recentemente, causou uma discussão e desentendimento entre uma de minhas colegas e eu. Ela imediatamente parou de falar comigo. Minha primeira reação foi tratá-la da mesma maneira, mas então me lembrei do versículo acima: "A resposta branda desvia o furor". Fiz uma oração silenciosa no mesmo instante, pedindo a Deus que me desse a graça naquela situação. Continuei a conversar com minha colega e oferecia ajuda sempre que ela pedia. Lentamente, ela recomeçou a falar comigo à sua maneira normalmente alegre e logo a pequena discórdia tinha sido esquecida. Fiquei contente por ter ouvido a orientação do Espírito Santo e aplicado as palavras das Escrituras em minha vida. Quaisquer que sejam nossas circunstâncias, se confiarmos em Deus e colocarmos em prática a sabedoria da Bíblia, o Senhor poderá resolver tudo para o nosso bem. Deus pode nos dar a graça de sermos amorosos mesmo em momentos de discórdia. Tratar os outros com delicadeza também dá exemplo aos que estão à nossa volta. Talvez, ao fazê-lo, possamos ajudá-los a perceber o verdadeiro sentido do cristianismo.
Oração: Senhor, dá-nos a Tua graça para vivermos à semelhança de Cristo, de modo a levarmos pessoas a Ti pelo nosso exemplo. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Cristo nos chama a amar até mesmo aquelas pessoas das quais discordamos.
Anna Alex (Safat, Kuait)
Oremos por colegas de trabalho que estão brigados.

GUARDAR E JOGAR FORA

Eclesiastes 3:1-14

Para levantar uma boa discussão entre amigos basta perguntar: “Se você tivesse de se desfazer de uma parte dos seus bens, o que você gostaria de guardar e o que você jogaria fora?” Muitos falam em descartar toda velharia que acumularam. O lema deles é: “Na dúvida, jogue fora!” Os que gostam de guardar coisas, agem como se seus pertences fossem uma fonte de segurança para eles. Os que não gostam de guardar nada, acham que as coisas velhas têm pouco valor diante das novas.

O livro de Eclesiastes, na Bíblia, nos convida a um consenso. “Para tudo há uma ocasião certa. Há tempo de guardar e tempo de jogar fora.” Podemos entender melhor essas palavras pensando nos estágios da vida. Para todos nós há tempo de acumular. Casais jovens, que compram uma casa, ficam impressionados com a quantidade de objetos que têm de adquirir. Mas, os mais velhos, à medida que os anos chegam, vão doando seus pertences a filhos, netos e amigos.

Devemos buscar a sabedoria de Deus para saber quando é tempo de nos agarrar a alguma coisa, ou tempo de liberar de vez. Deus promete discernimento àqueles que o pedem a ele. A sabedoria de Deus, que nos acompanha pela vida afora, nos ajudará sempre a fazer a escolha certa.

Ore

Guardador das nossas vidas, ajuda-nos a saber o que guardar e o que jogar fora. Ajuda-nos a ver que nossos relacionamentos têm mais valor do que nossos bens e que Tu és nosso bem mais precioso. Em Cristo. Amém.

Pense

“Há tempo de guardar e tempo de jogar fora.”

sexta-feira, novembro 27, 2009

BUSCAR E DESISTIR

Lucas 
15:1-10

Quando perdemos algo de que gostamos muito, nós buscamos intensa e exaustivamente. Há situações em que viramos tudo de cabeça para baixo, na ânsia de encontrar. Chamamos outros para ajudar na busca, tal o valor do bem que perdemos.

Mas, nossa sociedade dos descartáveis considera poucas coisas de real valor. Nem damos tanto valor uns aos outros. Relacionamentos esfriam e morrem e levantamos várias desculpas para não reatar antigas ligações de amizade. Afinal, o esforço é enorme e a recompensa duvidosa.

Jesus, entretanto, nos diz que Deus não age assim. Na “Parábola da Ovelha Perdida” a busca é por uma em cem; na história da moeda perdida, é uma em dez. E, em seguida, Jesus conta uma das suas mais belas histórias sobre um filho perdido. (Ou, quem sabe, sejam dois filhos perdidos?!)

Mesmo que alguns considerem a busca por certos objetos fora de proporção pelo valor que possam ter, a busca continua até que sejam achados. Deus, o Pai, encontra valor em nós, um valor que o leva a nos buscar e a dizer que lhe pertencemos.

Estávamos perdidos e Deus Pai nos buscou! Ele não desistiu de nós. Estávamos mortos e ele nos deu vida! Podemos hoje nos regozijar com cada pessoa que Deus busca e encontra!

Ore

Graças te damos, Pai, por nos buscares quando e onde nos perdemos, ao nos afastarmos de ti e do teu amor. Graças te damos porque jamais desistes de nós. Oramos em teu nome, Jesus. Amém.

Pense

Estamos vivos e em casa porque Deus jamais desistiu de nos buscar.

www.lpc.org.br

O BOM PASTOR

Leia Ezequiel 34.20-31
Ele é o nosso Deus, e nós, povo do seu pasto e ovelhas de sua mão. Salmo 95.7
......................
Nós gostamos de viver fora da cidade, mas não muito longe. Uma noite, meu marido e eu estávamos em nossa sala de estar quando ouvimos um ruído em nossa varanda: "Tap, tap, tap". Emmitt acendeu a luz da varanda e abriu a porta. Imagine sua surpresa ao ver sete ovelhas em fila! Emmitt deu a volta na varanda e foi até o quintal, pensando em conduzi-las a um lugar seguro até que conseguisse encontrar o proprietário. Elas o seguiram e, quando ele abriu o portão, entraram uma a uma. Emmitt foi até a despensa para pegar uma tina para a água. Elas o seguiram. Onde quer que Emmitt fosse, elas iam também. Aquelas ovelhas poderiam ter sido pegas por coiotes ou outros predadores que circulam em nossa região se não confiassem em Emmitt. Por algum tempo, ele foi seu pastor. No dia seguinte, Emmitt encontrou o proprietário das ovelhas e devolveu-as. Mas, para dizer a verdade, meu marido sentiu falta delas quando partiram. Nós somos como aquelas ovelhas perdidas. Sem um pastor, vagamos em nosso pequeno mundo, correndo o risco de cairmos vítimas da tentação e do mal. Todos nós precisamos de um pastor que nos conduza a "pastos verdejantes" e "águas tranquilas", Salmo 23.2. Sou grata pela lição que aprendi com aquelas ovelhas. Sem um pastor, as ovelhas estão em perigo; sem o Bom Pastor, Jesus, nós também.
Oração: Senhor amado, graças por seres nosso pastor, guiando-nos pela vida com amor. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Quando nos perdemos, nosso Bom Pastor nos procura.
Joan Clayton (Novo México, EUA)
Oremos pelas pessoas que não conhecem o Bom Pastor.
www.editoracedro.com.br

quinta-feira, novembro 26, 2009

UM CORAÇÃO AGRADECIDO

Leia Efésios 1.3-14
Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco. 1 Tessalonicenses 5.18
......................
Um dia, acordei pensando nas coisas que gostaria de ter, mas não tenho. Meu primeiro impulso foi reclamar; então decidi escrever todas as coisas pelas quais deveria ser grato. Em pouco tempo, minha lista enchia muitas páginas. Quando pensei nas muitas bênçãos que Deus me deu por meio de Cristo, a alegria brotou em meu coração. Pude sentir a presença dEle dentro de mim. Já não sentia pena de mim mesmo. A tentação de reclamar da vida desapareceu. Lágrimas de gratidão se formaram em meus olhos quando refleti sobre todas as coisas maravilhosas que Deus me deu. Sou grato por Ele querer ter um relacionamento comigo e por me chamar de filho. Pela leitura da Sua palavra, encontro muitas razões pelas quais ser grato. Quando me concentro em todas as boas coisas em minha vida, o grande amor de Deus por mim fica real. Hoje, quando me sinto tentado a reclamar, pego minha lista e revejo tudo aquilo por que devo ser agradecido. E todas as outras preocupações tornam-se, por comparação, insignificantes.
Oração: Ó Senhor, ajuda-nos a ver toda a Tua bondade para conosco. Que possamos lembrar aos outros da Tua bondade e amor. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Pelo que devo ser grato/a?
James Howard (Flórida, EUA)
Oremos para sermos mais agradecidos/as.
* Hoje se comemora, no Brasil e em vários países do mundo, o Dia Nacional de Ação de Graças.
www.editoracedro.com.br

ESPALHAR E RECOLHER

Mateus 
13:1-9

Em algumas regiões as pedras são uma constante lembrança de que a crosta do solo repousa numa fundação rochosa. Os agricultores sabem que as pedras parecem emergir da terra. Todo ano precisam recolhê-las antes de espalhar as sementes, mas não demora muito e outras pedras aparecem de novo. Havia um solo rochoso na Palestina, onde Jesus contou suas parábolas. As histórias se relacionavam com a vida diária do povo. Jesus falava da vida na casa e no campo. Mas aquelas histórias simples tinham significado profundo. Jesus as usou para ajudar as pessoas a ver fatos extraordinários sobre a nova vida no reino de Deus.

Jesus fala de semeadura em diferentes solos. A semente, na verdade, é a Palavra de Deus, que se espalha por todos os lugares. Mas a recepção da semente tem suas diferenças quando cai nos corações humanos. Algumas pessoas rejeitam a Palavra de Deus. Outras a recebem, mas seus corações são pedregosos. Não há espaço para a semente crescer. As distrações da vida sufocam as sementes que estão começando a germinar. Mas, outras, caem em corações receptivos e a Palavra de Deus e seu amor crescem, produzindo sólida colheita.

Ore
Senhor, preparas-te o solo do nosso coração, retirando as pedras e semeando a tua Palavra. Que ela possa germinar, crescer e frutificar. Que seus ramos se tornem abrigo para conforto dos que sofrem, e seus frutos alimentem os corações. Amém.

Pense
As distrações da vida sufocam as sementes que começam a germinar.
www.lpc.org.br

quarta-feira, novembro 25, 2009

PASSE DUAS LOMBADAS E VIRE À DIREITA


Leia Atos 16.25-34
Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus. João 1.12a
......................
Sempre hesito em pedir orientações. Algumas pessoas dão ótimas informações; outras, não. Orientações erradas podem nos deixar perdidos, são inconvenientes e, às vezes, perigosas. No entanto, mesmo as boas orientações devem ser ouvidas com atenção. Recentemente, as instruções de uma amiga provaram-se úteis, até únicas. Karen informou-me sobre as principais ruas que levavam ao condomínio de sua irmã, Judy. "Então", disse ela, "passe duas lombadas e vire à esquerda!" Eu ri. Mas segui as instruções e cheguei em segurança à porta da frente de Judy. Deus nos deu orientações claras e concisas que nos levam à vida eterna. Se prestarmos atenção e crermos, Deus nos conduzirá ao nosso lar eterno. A Bíblia nos diz que o caminho passa por Jesus Cristo. O caminho não será suave. Nós certamente encontraremos lombadas, talvez até passemos por vales sombrios, mas, no final, o seguir a Cristo nos levará para casa.
Oração: Senhor, concede-nos ouvidos para ouvir e disposição para obedecer. Oramos como Jesus nos ensinou, dizendo: "Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; venha o teu reino; [...] Amém!"*
Pensamento para o dia: Se seguirmos fielmente a direção de Deus, não nos perderemos.
Patsy J. Dobson (Kansas, EUA)
Oremos pelas pessoas que tomaram um caminho errado na vida.
MEDITE: ISAÍAS: 58 //// * Faça a oração completa do Pai Nosso como em Mateus 6.9-13
www.editoracedro.com.br

DEMOLIÇÃO E CONSTRUÇÃO


Efésios 
2:13-22

Quando a cidade muda sua urbanização, o desafio é decidir que prédios preservar e quais derrubar. A preservação histórica e os planos de futuro desenvolvimento entram em conflito. Opiniões fortes e laços de lealdade afloram nos debates.

As palavras de Paulo aos crentes em Éfeso nos lembram que Deus também trabalha com demolição e construção. Deus estava presente no processo de fechar o templo em Jerusalém. Na verdade, no ano 70 da nossa era, o cerco dos romanos à cidade causou a completa demolição do templo. Com este, foram-se antigas lealdades e convicções.

Mas um novo templo está-se erguendo. É a igreja, que inclui todos os crentes em Cristo como pedras vivas. Essa construção é majestosa e segura. A estrutura gloriosa que se forma adéqua-se aos propósitos do Senhor. Cada crente, cada tijolo dessa construção, complementa todas as outras. Todas pertencem umas às outras e estão conectadas a Cristo, a pedra fundamental.

Nossas vidas são marcadas por projetos das casas ou apartamentos em que vivemos. Mas por mais extraordinárias que nossas iniciativas possam ser, sabemos que a construção de Deus toma o lugar de todas as estruturas feitas por mãos humanas. O que realizamos nesta vida terrena será um dia substituído pelo tudo novo.

Ore

Senhor Jesus, tu és a pedra fundamental e tu nos destes a fundação dos apóstolos. Dá-nos a segurança de que continuarás realizando, em nós, o trabalho que começastes um dia. Amém.

Pense

O que realizamos nesta vida terrena será um dia substituído por tudo novo.
www.lpc.org

terça-feira, novembro 24, 2009

SEMENTE CULTIVADA

Leia 1 Pedro 1.13-25
E assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura: as cousas antigas já passaram; eis que se fizeram novas. 2 Coríntios 5.17
......................
Eu era uma pessoa desorientada quando falei pela primeira vez com um pastor. Nossa conversa não foi sobre questões espirituais; foi sobre encontrar um lugar para eu cumprir a minha sentença judicial de serviço comunitário. Porque eu estava grávida, ele se ofereceu para considerar as horas que eu passasse assistindo aos cultos como cumprimento de minha sentença, em vez de exigir que eu fizesse trabalho físico. A princípio, sentei-me no último banco da igreja, contando os minutos para a liberdade. Com o passar do tempo, no entanto, comecei a prestar atenção aos sermões. As palavras prenderam minha atenção e o Espírito Santo começou a trabalhar em meu coração. O pastor sabia que a fé vem do ouvir a palavra de Deus. (Leia Romanos 10.17). Finalmente, encontrei meu caminho até o altar para aceitar Cristo como meu Salvador. Durante aqueles momentos em que me ajoelhei no altar, uma semente de fé foi plantada em meu coração. Desde então, o Espírito Santo e a palavra de Deus têm nutrido essa semente. Sinto-me transformada de dentro para fora. À medida que minha fé crescia, aumentava também meu desejo de arrepender-me e mudar meus caminhos. Hoje já não estou perdida. Estou salva e segura no amor de Deus.
Oração: Graças, Senhor Jesus, por nos salvares. Graças pelo Espírito Santo que nos guia e ajuda a crescer. Mantém-nos perto de Ti enquanto vivemos nossa fé dia a dia. Em Teu santo nome, oramos. Amém.
Pensamento para o dia: De que modo Deus transformou-me de dentro para fora?
Giovanna Justus (Ohio, EUA)
Oremos pelas pessoas recentemente libertas da prisão.

FALAR E CALAR

Isaías 
53:7-12

Falar e calar. Parece não haver muito o que aprender com esse contraste. Afinal, nas Escrituras, que têm em si mesmas um vasto tesouro de palavras, o Filho de Deus é revelado como a Palavra encarnada, a Palavra que se fez carne.

O silêncio parece, então, vulgarizado pelo falar. Mas um fluxo interminável de palavras pode ser vazio de significado. Jesus mesmo nos alertou contra repetições vazias ao orarmos (Mateus 6:7). Meras palavras não se tornam o sopro da vida. O livro de Provérbios nos lembra que meras palavras não fazem a sabedoria (Provérbios 17:28).

Em Cristo, a Palavra que se fez carne, o silêncio nos fala de modo surpreendente. É o silêncio da ovelha diante dos seus tosquiadores. É o silêncio dos céus, enquanto cresce a antevisão das eras por vir (Apocalipse 8:1). É o silêncio saudado pelos gritos loucos da multidão, que representa a humanidade caída, e que exulta diante do sofrimento do Senhor.

Esse silêncio profundo é preenchido pelas profundidades da graça divina. Aqui está um contraste que nos incomoda muito, porque é o silêncio que atende nossa necessidade de um Salvador que leve nossa culpa.

Mas esse é um silêncio que precisamos ouvir.

Ore

Cordeiro de Deus, como nos mostrastes com teu exemplo, ensina-nos quando falar e quando calar. Que nossas palavras e nosso silêncio estejam ao teu serviço. Oramos em teu nome, Jesus. Amém.

Pense

Um fluxo interminável de palavras pode ser vazio de significado.

segunda-feira, novembro 23, 2009

FORMINHAS DE MADEIRA

Leia Eclesiastes 3.1-18
Ensina a criança no caminho em que deve andar, e ainda quando for velho, não se desviará dele. Provérbios 22.6
......................
Olhando para minha mesa de centro de sala, tenho como enfeites um par de fôrmas de madeira, pequeninas, amarradas com laço de fita. Então, volto minha memória para alguns anos atrás, quando meu pai usou essas fôrminhas para fazer as primeiras sandálias de seu primeiro neto, que é meu filho mais velho. Nesta manhã de domingo, pude ver meu filho acompanhando meu neto à igreja do nosso bairro. Meu pai foi sempre um exemplo de pai e de avô, sempre a nos transmitir o caminho correto. Uma pessoa que compreendia as palavras de Cristo e procurava sempre colocá-las em prática nos seus ensinamentos para a nossa vida futura. Estas pequenas botinhas de madeira estão a nos afirmar que os ensinamentos que vêm de Cristo são firmes, perenes e que devem ser guardados e reverenciados em nosso coração. As botinhas guardam não só toda a saudade do meu pai, hoje na misericórdia de Deus, mas me lembram da importância de transmitir a palavra de Cristo às gerações futuras.
Oração: Obrigada, ó Pai misericordioso, por Tuas palavras de sabedoria, registradas na Bíblia. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Que cada pessoa, em sua família, respeite e ouça os ensinamentos que nos dão os anciãos.
Raquel Faria (Guaratinguetá, SP, Brasil)
Oremos por todos os idosos, idosas e crianças abandonadas.
MEDITE: ISAÍAS 57
www.editoracedro.com.br

RASGAR E COSTURAR

Lucas 
5:36-39

Jesus ensina que há uma relação entre o Israel do Antigo Testamento e a igreja do Novo Testamento. É uma relação que implica continuidade e diferença. Há dimensões no relacionamento, ou aliança, de Deus com Israel, que permanecem no relacionamento de Deus com seu povo hoje. Há também diferenças que nos movem a um novo relacionamento com Deus. Precisamos de sabedoria para discernir o que permanece do passado e o que já foi cumprido. E o Espírito Santo nos dá tal sabedoria ao nos conduzir a “toda a verdade” (João 16:13).

Para ilustrar, Jesus conta a história do remendo de uma roupa, na qual um alfaiate faria o melhor para que a roupa durasse pelo menos mais um dia. Mas, mesmo o pior dos alfaiates sabe que certos tecidos estão muito gastos para aguentar outro remendo. A única opção é fazer uma roupa nova. Pode-se seguir o modelo da antiga, mas será nova e melhor.

Jesus ensinou que há partes da antiga aliança que não se aplicariam mais à nova. E se tomássemos partes da Nova Aliança e simplesmente aplicássemos à antiga, tentando costurá-las, o resultado seria uma roupa rasgada. O remendo seria visível e não duraria nada. Jesus cumpriu a Antiga Aliança e nos presenteou com a Nova.

Ore

Mestre e Senhor, mostra-nos o que permanece da Antiga Aliança e o que fizestes novo, para que teu Espírito molde nosso pensamento, ação e palavras. Graças te damos por nos teres incluído na Nova Aliança. Amém.

Pense

Mesmo o pior dos alfaiates sabe que certos tecidos estão muito gastos para aguentar outro remendo.
www.lpc.org.br

domingo, novembro 22, 2009

VERIFICANDO A CERCA

Leia Salmo 119.97-106
Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça. 2 Timóteo 3.16
......................
Em muitas manhãs, durante meu caminho para o trabalho, vejo dois fazendeiros verificando cuidadosamente suas cercas que fazem divisa com uma estrada movimentada. Eles certificam-se de que os mourões estão seguros e o arame está intacto para manter o gado fora dos perigos da estrada e impedir que passem para uma propriedade que não lhes pertence. Esse zelo é necessário, pois muitas vezes vejo o gado se debruçando sobre o arame, tentando abocanhar a grama ou matar a curiosidade. Sem a cerca, o gado ficaria vagando. De muitas maneiras, a palavra de Deus é como essa cerca. A Bíblia me ensina a estabelecer limites de segurança em minha vida para me proteger dos perigos das ações pecaminosas e das más decisões. Seja o que for que o dia traga, a palavra de Deus oferece-me as respostas de que preciso para viver esse dia. Mas, como os fazendeiros, preciso "verificar minha cerca" diariamente. Há dias em que não quero ouvir a palavra de Deus porque estou me debruçando sobre o arame, tentando seguir meu próprio caminho. Mas a leitura bíblica diária mantém minha cerca espiritual em boas condições e ajuda-me a permanecer no pasto seguro de Deus.
Oração: Pai celestial, graças pelo poder, pela praticidade e pela verdade da Tua palavra. Ajuda-nos a sermos fiel em Tua palavra e a fazer o que é certo, enquanto procuramos honrar-Te em todas as coisas. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: A leitura bíblica diária ajuda-nos a nos sustentar onde Deus quer que estejamos.
Laurinda Wallace (Arizona, EUA)
Oremos pelas/os fazendeiras/os e rancheiras/os.
www.editoracedro.com.br

DEUS E DINHEIRO

Mateus 
6:19-24

Deus e dinheiro formam um contraste. Muita gente pensa que não é verdade. Acreditam ser possível amar a Deus e ao dinheiro ao mesmo tempo. Mas, segundo a Bíblia, o Dinheiro, com “D” maiúsculo, é um deus materialista, que compete com o culto ao verdadeiro Deus, o Deus Eterno.

Podemos crescer no serviço a Deus enquanto servimos ao Dinheiro? Para Jesus a resposta é não! — “Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro.” O amor ao dinheiro escraviza as pessoas pelas cruéis demandas do materialismo. Gente que ama o dinheiro nunca tem dinheiro suficiente. É como tentar matar a sede com água salgada. O dinheiro pode ser atraente, parecer refrescante e nos seduzir, parecendo poder satisfazer nossas necessidades. Mas o dinheiro não pode jamais trazer plena satisfação às nossas necessidades de saúde espiritual, relacionamentos, comunidade e muito mais. Somente Deus pode prover tudo aquilo de que necessitamos, pois foi ele quem nos fez.

Isso significa que o dinheiro é um mal em si mesmo? Não. O que importa é como usamos o dinheiro. Nosso dinheiro tem de ser colocado a serviço de Jesus Cristo. Basta considerarmos como devemos usá-lo para demonstrar o amor do Deus provedor e contribuir para a concretização das causas do seu Reino.

Ore

Pai, ajuda-nos a resistir ao materialismo dos nossos dias, para podermos receber e retribuir o teu amor. Ajuda-nos a demonstrar teu amor pelo emprego que fazemos dos bens que nos dás. Em Cristo. 
Amém.

Pense

Que investimento estamos fazendo que tenha reflexos na eternidade?
WWW.LPC.ORG.BR

sábado, novembro 21, 2009

PREOCUPAÇÕES DE HOJE

Leia Mateus 6.25-34
Portanto, não vos inquieteis com o dia de amanhã, pois o amanhã trará os seus cuidados. Mateus 6.34a
......................
No meu quintal há vários alimentadores de pássaro que tento manter sempre cheios de sementes. Às vezes, quando volto de uma viagem ou quando a comida acaba, percebo que nenhum pássaro vem checar os alimentadores. Às vezes, preocupo-me e sinto-me culpado por ter deixado acabar a comida. Mas, assim que encho os alimentadores, em poucas horas o costumeiro grupo de pássaros retorna. Fico imaginando quem cuida dos pássaros quando não o posso fazer. De modo semelhante, quando a tropa de escoteiros de meu filho recolhe alimentos enlatados para os que têm fome, fico preocupado; por mais que demos, nunca parecerá o bastante. Quando penso no número de pessoas que passam fome e precisam ouvir a palavra de Deus a cada dia, os desafios parecem esmagadores. A necessidade será sempre maior do que aquilo que podemos fazer. Qual é a resposta? Cristo nos diz para depositamos nossa confiança em Deus. As inquietações são um chamado a agir, mas isso não significa um chamado à preocupação. Em vez disso, fazemos o que podemos com aquilo que Deus colocou à nossa disposição e confiamos que o mais Ele o fará (Veja 1 Coríntios 3.6-8.). Fazemos o melhor que podemos e confiamos o mais a Deus.
Oração: Amado Deus, lembra-nos de partilhar o que Tu nos dás com aqueles que passam necessidade e depois nos aquietarmos, aguardando que a Tua vontade seja feita. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Muito tempo depois de termos feito tudo que pudemos, Deus ainda estará agindo.
Mark H. Anderson (Pensilvânia, EUA)
Oremos pelos programas comunitários de alimentação.
MEDITE: ISAÍAS 56

LUZ E TREVAS

Salmo
139:7-12

Todos sabem que o brilho intenso do sol do meio-dia é revertido pela escuridão da meia-noite.

Algumas vezes a claridade do sol é tão intensa que pode nos cegar ou causar dano aos nossos olhos. Um sol abrasador também pode nos deixar sedentos e nos desidratar. Então, quando o sol está quente, sombra e escuridão podem ser frescas e convidativas.

A claridade da luz também pode nos levar a considerar que temos razões para nos esconder dos outros ou de nós mesmos. Desse modo, podemos usar a semiescuridão como escudo para nos proteger. A meia luz do crepúsculo, por exemplo, nos dá luminosidade suficiente para agirmos e escuridão bastante para nos escondermos.

Assim, as trevas tanto podem atrair, como representar ameaça. Entretanto, o medo do desconhecido e da obscuridade nos leva a fugir de trevas intensas.

Mas Deus não precisa do dia, ou da noite, ou mesmo do crepúsculo. Dia e noite são a mesma coisa para ele. Deus tanto pode ver na mais profunda escuridão como no brilho da luz mais intensa. Assim, o salmista encontra conforto no fato de que nem luz nem trevas podem separá-lo de Deus e do seu amor.

Ore

Senhor do dia e Senhor da noite, vem buscar-nos com teu amor, encontra-nos onde quer que estejamos nos escondendo. Ajuda-nos a reconhecer teu amor e cuidado, e a encontrar conforto em ti e em tua presença. Em nome de Jesus. Amém.

sexta-feira, novembro 20, 2009

TERRA DE EXÍLIO

Leia 2 Coríntios 1.3-7
Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai de misericórdias e Deus de toda consolação! 2 Coríntios 1.3
......................
A morte de meu único filho lançou-me num exílio em uma terra repleta de lugares vazios, de tristeza e perda. Dei-me conta de que jamais o veria se casar, ter filhos ou correr atrás de seus sonhos. Ao trilhar esse caminho de tristeza, minha jornada se cruzou com o caminho de outras pessoas que perderam seus filhos. Partilhamos lembranças de nossos amados filhos, choramos e oramos juntos. Produzimos um laço que constrói encorajamento e oferece conforto que não pode ser encontrado em outro lugar. Hoje, as lágrimas que antes brotavam da mais pura angústia começaram a fluir de uma nova forma, suavizadas pelo consolo e cura que vêm com o tempo. Outras mães que trilharam esse mesmo caminho ofereceram seu tempo e amor para ajudar-me a encontrar uma "nova estrutura" para enfrentar as tarefas diárias. Em troca, fui fortalecida para oferecer o mesmo amor a novas mulheres recém-exiladas que cruzam meu caminho. Minha oração nesta terra de exílio trouxe a oportunidade de oferecer apoio e consolo a outros. A oração pela cura de outra pessoa ajuda em meu próprio processo de cura.
Oração: Senhor, prepara-nos para levar a Tua paz e consolo aos que caminham no exílio. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: A oração pela cura de alguém ajuda na nossa própria cura.
Janet Huff (Illinois, EUA)
Oremos pelos grupos de apoio a pessoas de luto.
www.editoracedro.com.br

UNIDADE E DIVERSIDADE


Efésios 
4:1-6

É impressionante ver Paulo defendendo a unidade do Corpo de Cristo, enquanto explora a maravilhosa diversidade desse mesmo Corpo. Por meio do Espírito Santo, cada um recebe pelo menos um dom espiritual, que coopera de forma singular com o Corpo de Cristo e com a ministração do serviço cristão.

É comum pensarmos que a melhor forma de criar unidade é pela redução da diversidade, de modo que todos se pareçam e falem da forma mais semelhante possível. Embora o Senhor, pelo seu Espírito, chame a Igreja de todas as tribos, povos, línguas e nações, tentamos limitar as diferenças e maximizar os pontos comuns.

O método de tentar colocar os crentes numa forma igual, como se todos fossem como biscoitos, parece o mais lógico para que as pessoas se sintam mais confortáveis.

Entretanto, Paulo defende que a tensão entre similaridades e diversidades precisa cuidadosamente ser mantida, para que a igreja seja o verdadeiro corpo de Cristo. O laço da paz, que é nosso pelo Espírito, nos prende uns aos outros ao usarmos plenamente os diversos dons que recebemos. Quando colocamos lado a lado os mais diversos dons presentes no Corpo, criamos a unidade do corpo todo, ligado pelo amor e capaz de servir ao nosso Mestre.

Ore

Celebramos, Senhor, nossa diversidade, agradecendo-te por nossos dons e pedindo que nos tornes uma unidade. Oramos em nome de Jesus. Amém.

Pense

Qual é o meu lugar no corpo de Cristo?
www.lpc.org.br

quinta-feira, novembro 19, 2009

O SOFRIMENTO DOS RICOS

Leia Mateus 6.19-24
Não negligencieis, igualmente, a prática do bem e a mútua cooperação; pois, com tais sacrifícios, Deus se compraz. Hebreus 13.16
......................
Um jovem inteligente e habilidoso de minha aldeia arranjou um bom emprego no Kuait, no Oriente Médio. Trabalhou duro e em pouco tempo ganhou muito dinheiro. Ao voltar para a aldeia, montou um banco particular e abriu uma joalheria. Muitas pessoas depositaram seu dinheiro nesse banco e o negócio prosperou. Mas, uma manhã, as pessoas encontraram o banco e a loja fechados por tempo indeterminado. Temendo pelo destino de seus depósitos, elas deram queixa à polícia e finalmente o jovem foi encontrado e preso. Então, revelou-se que ele havia investido todo o dinheiro do banco em negócios duvidosos para obter lucro rápido. Quando estes faliram, ele perdeu tudo. Finalmente, ele foi preso, e todas as suas propriedades, confiscadas. Na leitura bíblica de hoje, Jesus nos diz que não devemos concentrar nossa atenção na riqueza e nos adverte contra atitudes erradas em relação à riqueza e ao uso dela. Quando permitimos que os bens nos controlem, seguimos por uma trilha escorregadia que nos leva à destruição. Mas, se colocarmos nós mesmos e nossas riquezas nas mãos de Deus, estas podem abençoar outras pessoas, e nossa riqueza contribuirá para o bem-estar da comunidade maior.
Oração: Fonte de todo bem, faze-nos conscientes de que a riqueza é transitória. Ajuda-nos a acumular riquezas no céu fazendo a Tua vontade na terra. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Deus nos convida a usar o que temos para o bem dos outros.
T. V. John (Kerala, Índia)
Oremos pelas pessoas que perderam tudo.
MEDITE: ISAÍAS 55
www.editoracedro.com.br

FORÇA E FRAQUEZA

2 Coríntios 12:1-10

Muita gente pensa que os cristãos são cheios de poder e que esse poder é demonstrado em todos os aspectos materiais da vida. Humildade? Estilo simples de vida? Vida de serviço? Tudo isso é ignorado por falsos profetas da prosperidade, do sucesso e do evangelho de resultados.

Consideramos poder e fraqueza como opostos entre si. Primeiro, pensamos que devemos ser fortes até onde pudermos, por nós mesmos; então, ao chegarmos ao nosso limite, a partir daí, buscarmos a força de Deus.

Assim, em um dia em que as coisas parecem bem, achamos que podemos fazer tudo por nós mesmos. Em dia ruim, precisamos da ajuda de Deus. Mas, Paulo sugere que a relação entre poder e fraqueza é muito mais complexa do que pensamos. Na verdade, como ele aprendeu de Jesus, o poder de Deus é revelado em meio à nossa fraqueza. Quando temos discernimento da nossa fragilidade, compreendemos que precisamos de Deus em tudo e para tudo. Então é que a força e o poder de Deus se manifestam, em nós e através de nós.

Paulo tinha muitas razões para contar vantagem, mas considerou tudo como perda, por causa da excelência do poder de Cristo.

Pode parecer estranho, mas é na fraqueza que vamos encontrar força e poder!

Ore

Pai, que tua força esplendorosa mostre-se em nossa fraqueza, à medida que teu poder age em nós. Ajuda-nos a confiar que, em ti, podemos fazer coisas extraordinárias. Em nome de Jesus. Amém.

Pense

Pensamos que poder e fraqueza são opostos entre si, mas, em Deus, se completam.
www.lpc.org.br

quarta-feira, novembro 18, 2009

DESENHAR DEUS

1 Coríntios 2.6-16
Confia no Senhor de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento. Provérbios 3.5
......................
Minha avó é uma artista talentosa. Ela tem 12 netos e todos nós passamos por seu ateliê para ver se tínhamos herdado seu dom. Logo me dei conta de que meus talentos estavam em outra parte qualquer. Por mais que tentasse, nunca conseguia fazer com que minhas pinturas parecessem reais, como as de vovó. Minhas tentativas artísticas se assemelhavam mais a caricaturas. Ela disse-me que eu deveria prestar atenção ao que estava vendo e então desenhá-lo, e não ao que eu achava que meu tema deveria ser. Passei muitos anos "desenhando" Deus como achava que Ele seria. Porque não conseguia compreender certas coisas a Seu respeito, criei minha própria imagem. Como minhas pinturas, o resultado final foi de dar dó. Quando os tempos ficavam difíceis para mim, minha esperança se desmoronava. Mas o conselho de minha avó me ajudou em minha caminhada cristã. Ele me ajudou a abandonar a imagem que achava que Deus tinha e estudar a Bíblia para descobrir como Ele realmente é.
Oração: Pai Perfeito, Tu Te revelas a nós por meio da Tua palavra. Ajuda-nos a buscar a Tua face*. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Como é Deus, com base em sua passagem bíblica favorita?
Sarah Negroni (Louisiana, EUA)
Oremos pelos/as artistas.
MEDITE: ISAÍAS 54 //// * Veja Salmo 27.8.

AMOR E MEDO

1 João 
4

O medo está envolvido na motivação de quase tudo que fazemos. Medo do futuro, das consequências e de ser ridicularizado. A lista vai longe. O apóstolo João diz que o medo do castigo é um motivador poderoso. A possibilidade de sermos punidos nos motiva a sermos responsáveis, levando-nos a realizar nossos objetivos e a cumprir com os nossos deveres.

Algumas vezes pensamos que essa postura de medo é o que Deus quer para nossas vidas. Pior ainda, nossa natureza pecaminosa quer viver como manda o coração insensato. Quando isso acontece, nosso nível de medo apenas aumenta. Embora tenhamos medo da punição de Deus, ainda queremos confrontá-lo com nossas próprias questões. Mas viver pressionado pelo medo é uma forma terrível de viver.

João nos fala de um processo no qual o amor de Deus, em Cristo, toma o lugar do medo em nossos corações. A tensão entre amor e medo é resolvida à medida que a luz do amor de Deus vai abrindo caminho nas trevas do nosso medo. E o medo é colocado de lado à proporção em que o amor de Deus nos envolve e conseguimos ver o amor de Deus agindo em nosso benefício e no das pessoas ao nosso redor.

Não é a coragem ousada que espanta o medo; é o amor!

Ore

Amoroso Pai, afasta de nós o medo, com a brisa suave e poderosa do teu amor por nós, em Cristo Jesus, em nome de quem oramos. Amém.

Pense

Não é a coragem ousada que espanta o medo; é o amor!

terça-feira, novembro 17, 2009

VOLTA AO LAR CELESTIAL

Leia João 14.1-7*
Aquele que me ama será amado por meu Pai. ? João 14.21
......................
Uma sensação de náusea no estômago, a boca seca e as mãos suadas evidenciavam meu nervosismo quando o carro do meu namorado se aproximou da casa. Ele me levava para conhecer seus pais, e eu não tinha certeza de como seria recebida. Receava não ser a nora que eles esperavam, a esposa que eles sabiam que seu filho merecia. A presença dele ao meu lado representava minha esperança de que sua família me amasse apenas porque ele amava.
Antes mesmo que eu abrisse a porta do carro, o pai de Jim já estava na calçada, esperando por nós. Meus temores logo se acalmaram diante do grande sorriso em seu rosto, seu beijo em minha bochecha e o conforto de seu abraço. Fui aceita com base no meu relacionamento com seu filho.
Muitos de nós nos preocupamos com a recepção que teremos ao chegar à porta de Deus. Sabemos que não somos bons o bastante para estar lá. Somos indignos de estar na presença de Deus. Mas não estaremos ali sozinhos. Nossa recepção às portas do céu depende apenas do nosso relacionamento com Seu Filho, Jesus Cristo. Posso ficar descansada. A maravilhosa acolhida que recebi de meu sogro é apenas uma antecipação do que receberei, algum dia, de meu Pai que está no céu. Afinal de contas, Deus enviou Seu filho para me trazer para casa.
Oração: Ó Deus, nós Te agradecemos pela certeza do Teu amor e aceitação por meio de nosso relacionamento com Teu Filho, Jesus. No nome dEle oramos. Amém.
Pensamento para o dia: Quem ama o Filho de Deus terá dEle uma alegre recepção.
Elaine L. Bridge (Ohio, EUA)
Oremos pelos noivos e noivas.

PROVAÇÕES E TENTAÇÕES

Tiago 
1:2-4, 13-15

Provações e tentações têm impacto similar em nossas vidas. Mas, são significativamente diferentes.

Provações surgem dos desafios e das crises da vida. Os crentes a quem Tiago escreveu sofriam perseguições que poderiam levá-los a descrer da providência de Deus.

Tentações surgem das respostas do nosso coração aos estímulos exteriores. São como iscas diante de peixes famintos. Os desejos de nossa natureza humana nos deixam vulneráveis diante da inconstância entre obedecer a Deus, ou fazer o que queremos, o que normalmente significa seguir as inclinações do nosso coração rebelde.

O fato é que tanto as provações como as tentações desgastam nossa confiança no Senhor e minam nosso testemunho cristão. Mas Deus triunfa sobre os impactos das provações e nos dá vitória sobre as tentações.

O Senhor nos guia a pastos verdejantes e às águas tranquilas do contentamento. Ele usa a experiência real da vida para nos demonstrar sua paz e poder. E ele faz isso de tal maneira que reconhecermos ser ele o Doador de “todo bem e todo dom perfeito” (Tiago 1:17).

Deus nos dá confiança, pois satisfaz nossas necessidades por meio de sua provisão inesgotável.

Ore

Bom Pastor, guia-nos na tua vontade hoje. Permite-nos confiar em ti com todo nosso ser e encontrar em ti as forças para resistirmos às tentações. Que possamos glorificar-te em tudo. Em nome de Jesus. Amém.

Pense

Deus triunfa sobre os impactos das provações e nos dá vitória sobre as tentações

segunda-feira, novembro 16, 2009

UMA OVELHA PERDIDA

Leia Lucas 15.1-7
Porque eu sou contigo, diz o Senhor, para salvar-te. Jeremias 30.11a
......................
Em certa época de minha vida, minha fé começou a fraquejar. Tinha abandonado meu Deus e a forte fé que tinha desde a infância. Já não usava minha cruz, símbolo que me lembrava constantemente do sacrifício de Jesus. Tinha até retirado todos os quadros religiosos de minhas paredes. Estava saturado de dogma religioso. Não orava havia muitos dias e sentia-me perdido. Finalmente, quando já não conseguia suportar mais minha situação, pedi ajuda a Deus. Peguei a Bíblia na estante de livros e segurei-a em minhas mãos, dizendo desesperadamente: "Se há um Deus, por favor, ajude-me. Talvez o Senhor queira me dizer algo". Então, abri minha Bíblia e li as seguintes palavras: "Assim diz o Senhor, que te criou, e te formou desde o ventre, e que te ajuda: Não temas [...]" (Is 44.2). Meus olhos encheram-se de lágrimas. Senti claramente a forte presença do Espírito vivo de Deus vindo naquela tarde para guiar a mim, uma ovelha perdida.
Oração: Ó Deus, ajuda-nos a lembrar que Tu nos amas. Dá-nos força para orar quando os tempos forem difíceis. Ajuda-nos a lembrar de que Tu és o Bom Pastor, sempre cuidando das Tuas ovelhas. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Deus nunca se esquece de nós.
Einar Ingvi Magnusson (Bratislava, Eslováquia)
Oremos pelas pessoas que abandonaram a Deus.
MEDITE: ISAÍAS 53

CRER E AGIR

Tiago 
2:14-17, 26

“Porque tenho o desejo de fazer o que é bom, mas não consigo realizá-lo.” Esta parece a confissão de um crente fraco na fé, mas é de Paulo, o apóstolo. E ele continua: “Pois o que faço não é o bem que desejo, mas o mal que não quero fazer, esse eu continuo fazendo.” (Romanos 7:18-19) Podemos repetir as palavras de Paulo, pois muitas vezes acontece o mesmo conosco.

Uma pessoa sábia disse que deveríamos imaginar nossas atitudes como se fossem notícias de primeira página de jornal. Como seriam as manchetes? Todos nós sabemos de escândalos provocados por cristãos de destacada vida pública e que não agem de acordo com a fé que professam. Mas as tensões entre nosso andar e nosso falar desonram nosso Senhor da mesma forma. Nesses momentos, a relação entre nossa fé e nossas obras mostra grave contradição.

Tiago fala francamente sobre o contraste entre nosso crer e nosso agir. A realidade do nosso relacionamento com Deus deve ser vista por si só em nossos atos de obediência. Concordar com uma verdade bíblica, só com acenos de cabeça, não transforma nossa maneira de ser e de tratar nosso vizinho da casa ao lado.

A verdadeira fé transforma a contradição entre fé e obras em uma combinação dinâmica de fé e ação.

Ore

Senhor Jesus, transforma meu coração de modo que minha confiança em ti revele com vigor tua graça e poder. Permite que eu te sirva, servindo às pessoas que vivem ao 
meu redor. Por Cristo. Amém.

Pense

Nosso relacionamento com Deus é testado pela coerência entre a fé que professamos e nosso modo de agir.

domingo, novembro 15, 2009

ATENDENDO AO CHAMADO DE DEUS

Leia Colossenses 1.3-14
Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas. Efésios 2.10
......................
Meu pai tinha uma jaqueta de lã, com zíper, que eu gostava de usar quando era jovem. Ela irritava um pouco minha pele e era grande demais para mim, mas, quando a vestia, era como estar envolta em seus braços. Papai morreu alguns anos atrás, e agora a jaqueta é minha. Ela está bem mais macia e também me cabe melhor! Acima de tudo, quando a uso, ainda sinto como se os braços de papai me envolvessem. Essa jaqueta se parece muito com minha caminhada cristã. Ao longo do caminho, recebi convites para fazer coisas que não eram compatíveis com a minha maneira de ser e pensar, mas eu as fiz mesmo assim. Algumas eram tarefas diretas e simples, como aprender a ler a Bíblia. Outras eram mais desafiadoras, como participar de uma viagem missionária ou liderar um novo ministério na igreja. Cada uma dessas tarefas pareceu-me assustadora no momento do convite. Mas Deus nos usa do modo como precisa de nós. Percebo que, quanto mais assumo as tarefas que Deus tem para mim, mais confortável me sinto para experimentar novas funções a serviço do Senhor. Quando Deus nos pedir para fazer alguma boa obra, podemos seguir em frente e vestir esse casaco. Ele pode nos caber perfeitamente. E, mesmo que não caiba, podemos crescer durante o processo, até ele servir.
Oração: Senhor, ajuda-nos a ouvir o Teu chamado a trazer a Tua luz ao mundo da maneira que escolheste para nós. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: A que trabalho Deus está me chamando hoje?
Trish Krider (Flórida, EUA)
Oremos pelos voluntários e voluntárias da igreja.

SÁBIO E TOLO

Tiago
1:2-8

Quando pensamos que sabemos tudo aquilo que precisamos, já nos falta sabedoria. Parece que ninguém escapa de certos atos de tolice. Mas, segundo a Bíblia, tolice tem remédio, pois podemos apelar para a fonte de toda a sabedoria. E isso requer humildade.

Quando estamos convencidos de que temos plena razão, é bastante provável que estejamos errados. Reconhecer nossa necessidade de sabedoria é um dom da graça de Deus.

Quando pedimos a Deus sabedoria para tratar de questões difíceis em nossa vida, fazemos isso repetidamente, como se não nos lembrássemos da sabedoria recebida no dia anterior.

Quando lidamos com lutas e tentações persistentes, pedimos sabedoria e esse é um tipo de oração que temos de fazer sempre.

Quantos pedidos! Quanta necessidade! Quanta repetição! Será que uma hora Deus vai acabar perdendo a paciência conosco? Afinal de contas, nós perdemos a paciência com muita facilidade, conosco mesmos e também com os outros.

Mas Tiago, em sua carta, nos assegura que Deus jamais perde a paciência. Ele nos oferece sua sabedoria sempre que precisamos, apesar da nossa tolice.

Ore

Senhor, agradecemos por seres generoso conosco, socorrendo-nos em nossa necessidade de sabedoria. Ajuda–nos a crescer constantemente, em íntima comunhão contigo. 
Em nome
 de Jesus. Amém.

Pense

Considerar-se sábio 
já é ser tolo.

sexta-feira, novembro 13, 2009

ANTES E AGORA

Efésios 
2:1-10

Um contraste ainda maior do que dia e noite são passado e presente, antes e agora. Antes, Paulo explica que estávamos mortos em transgressões. Mas, agora, por sua graça, Deus deu-nos vida com Cristo.

Antes de haver os recursos dos modernos meios de comunicação, duas nações desgastadas pela guerra poderiam assinar um tratado de paz e, ainda assim, certas batalhas continuariam até que finalmente todos ouvissem sobre o cessar-fogo. Soldados exaustos ainda lutariam e seriam feridos por seus inimigos.

Em certo sentido, a batalha espiritual é assim também. Embora a vitória final já tenha sido ganha por Cristo, ainda temos de enfrentar combates espirituais. O mal nos rodeia, o egoísmo nos ataca, aproveitando brechas para nos infligir sofrimento e dor. As forças das trevas nos puxam para baixo, apontando nossos fracassos e falhas. Mas, porque temos vida com Cristo, podemos vislumbrar a vitória.

Estamos preparados para olhar à frente, para a consumação de todas as coisas, o dia da ressurreição final e o retorno de Cristo? Paulo diz que já estamos experimentando essa nova vida. A guerra terminou, a vitória foi ganha e estamos vivos em Cristo, agora!

Ore

Senhor da vida, levanta a bandeira da vitória em nossas vidas! Tu, que assegurastes vida gloriosa para os teus filhos, livra-nos agora nestes tempos de lutas e sofrimento. Amém.

Pense

Algumas batalhas espirituais ainda são travadas, mas a guerra já foi ganha. É só uma questão de tempo.

ESPERANÇA PARA A VIDA

Leia Marcos 2.1-12
Para o que está entre os vivos há esperança. Eclesiastes 9.4a
......................
Ao longo dos últimos 20 anos, vejo minha irmã destruir-se pelo uso de drogas. Ficava furiosa com sua manipulação, suas mentiras e negações. Seu comportamento tem sido devastador. Ela já não é aceita na casa de meus pais e, pela segurança de meus filhos, nem na minha. Ela teve uma filha fora do casamento e o pai da criança morreu de overdose. Minha irmã não está disposta a procurar ajuda. Minha família e eu não tínhamos esperança de que essa pessoa, que era alegre e gostava de se divertir, viesse a mudar e a viver de maneira mais saudável e sábia. A morte do pai de minha sobrinha trouxe-me angústia. Deus tomou a raiva que eu sentia por minha irmã e transformou meu coração com amor e perdão. Deus lembrou-me de que, enquanto minha irmã viver, haverá esperança ? muito embora essa esperança possa parecer do tamanho de um grão de areia. O que me cabe é continuar a orar, a amar e a usar qualquer oportunidade para colocá-la no caminho de Deus.
Oração: Ó Deus, lembra-nos de que sempre há esperança para os rebeldes. Nós oramos como Jesus nos ensinou, dizendo: "Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; venha o teu reino; faça-se a tua vontade, assim na terra como no céu; o pão nosso de cada dia dá-nos hoje; e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós temos perdoado aos nossos devedores; e não nos deixes cair em tentação; mas livra-nos do mal [pois teu é o reino, o poder e a glória para sempre. Amém]!"*
Pensamento para o dia: Nunca deixe de orar por aquelas pessoas que você ama.
Christine Thompson (Flórida, EUA)
Oremos pelos parentes de dependentes químicos.
MEDITE: ISAÍAS 52 ---- * Mateus 6.9-13.

terça-feira, novembro 10, 2009

AÇÃO E ESPERA

1 Tessalonicenses 1

Todos os cristãos têm o Espírito Santo, mas alguns se destacam mais em certos aspectos da fé. Os crentes em Tessalônica tinham uma esperança tão grande, que lhes inspirava perseverança diante das perseguições que a igreja sofria. Paulo dá graças a Deus pelo trabalho frutífero dos tessalonicenses, produzido por meio da fé em Cristo e pela fidelidade deles enquanto esperavam o retorno de Jesus.

Mas, curiosamente, os cristãos em Tessalônica depois perderam o equilíbrio entre a ação e a espera. Aqueles crentes perderam a expectativa da volta de Cristo tomar conta da vida deles a ponto de não deixarem muito espaço para o trabalho. A ideia comum parecia ser: “Se Cristo vai voltar logo, porque se sacrificar?” Mas, esperar e agir trabalham juntos, como luva na mão: “Agora lhes pedimos, irmãos, que tenham consideração para com os que se esforçam no trabalho entre vocês... Exortamos vocês, irmãos, a que advirtam os ociosos...” (1 Tessalonicenses 5:12-14) A preguiça deve ser corrigida e o trabalho duro, aprovado.

A dinâmica entre esperar e agir envolve uma antecipação plena da graça de Cristo, assim como a confiança de que ele, “que começou boa obra em vocês, vai completá-la até o dia de Cristo Jesus.” (Filipenses 1:6)

Ore

Senhor, que nossos corações e mãos estejam ocupados te aguardando, ao mesmo tempo em que realizamos teu trabalho. Renova nossa esperança, nosso desejo e entusiasmo pela expansão do teu Reino. Em nome de Cristo. Amém.

Pense

A convicção do retorno de Cristo faz aumentar a urgência do trabalho.
www.lpc.org.br

ESPERANÇA EM MEIO À DEVASTAÇÃO

Leia Jeremias 30.1-9
Porque eis que vêm dias, diz o Senhor, em que mudarei a sorte do meu povo de Israel e de Judá, diz o Senhor: fá-los-ei voltar para a terra que dei a seus pais, e a possuirão. Jeremias 30.3
......................
Como médico, tive o privilégio de fazer parte da equipe enviada a uma região devastada por um terremoto. Muitas vidas tinham sido perdidas, e prédios, destruídos. Nossa equipe de socorro foi a diferentes aldeias, conversava com sobreviventes, consolava-os e, sempre que a oportunidade surgia, partilhava as boas-novas de Jesus Cristo. Enquanto trabalhávamos, pude aos poucos perceber Deus em ação. As vítimas do terremoto deram-se conta de que não havia qualquer segurança nos bens terrenos. No entanto, procuravam um sentido na vida após perderem tudo, inclusive alguns de seus queridos. Devido ao desastre, as portas se abriram para partilharmos, na prática, o amor de Deus às pessoas, levando tanto cura física quanto espiritual. Então as pessoas começaram a se voltar para Deus. Quando Jeremias profetizou a destruição de Jerusalém e o exílio na Babilônia, essa não foi uma boa notícia para o povo de Deus. No entanto, mais tarde, Jeremias também profetizou que Deus traria restauração. Jeremias viu algo positivo em meio à destruição: Deus renovando a aliança. E Ele ainda faz isso por nós.
Oração: Senhor, ajuda-nos a ver a Tua presença e esperança em cada situação sombria. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Para Seus propósitos, Deus pode usar até mesmo as situações e circunstâncias trágicas.
Ajit Barkataki (Maharashtra, Índia)
Oremos pelos/as sobreviventes de calamidades naturais.
MEDITE: ISAÍAS 50
www.editoracedro.com.br

segunda-feira, novembro 09, 2009

CONFIAR E OBEDECER

Deuteronômio 9:23-24

Seria a confiança um dom e a obediência uma realização pessoal?

Podemos pensar, como fez o povo de Deus no passado, que a obediência torna a confiança desnecessária. Se obedecemos as leis, e nesse processo demonstramos nosso valor, não temos que confiar. É o que parece.

O apóstolo Paulo diz que se alguém pudesse se orgulhar pelo fato de guardar os mandamentos, ele seria o primeiro de todos a ter motivo de orgulho. Mas Paulo observa que confiar em Jesus é mais valioso do que toda a capacidade de ser obediente da qual ele, Paulo, poderia se gabar!

Observemos o povo de Israel na entrada da Terra Prometida. Moisés explica, com ilustrações da sua própria vida, a razão pela qual Deus não permitiu que seus pais e avós entrassem naquela terra. E a razão é que eles não tinham nem confiado no Senhor, nem obedecido às palavras do Senhor. A falta de confiança impediu-lhes de obedecer os mandamentos e de se apossarem da Terra como dom de Deus.

Obediência flui da confiança e confiança revela-se pela obediência. Onde uma existe, a outra cresce. Duas ações, uma interna e outra externa, ligadas por um relacionamento de amor que nos abençoa e glorifica a Deus.

Ore

Senhor do nosso livramento, cria em nós confiança que produza frutos de obediência; permite que nossa obediência demonstre que nossa confiança é verdadeira. Oramos em nome de 
Jesus. 
Amém.

Pense

A obediência flui da confiança e a confiança revela-se por meio da obediência.

A CAMINHADA

Leia Filipenses 4.4-9
Livremente, lhe darás, e não seja maligno o teu coração, quando lho deres; pois, por isso, te abençoará o Senhor, teu Deus, em toda a tua obra e em tudo o que empreenderes. Deuteronômio 15.10
......................
Fui dar uma caminhada enquanto meus dois filhos, em idade pré-escolar, brincavam no parquinho com meu marido. Tínhamos descoberto recentemente que eu estava grávida. Embora estivesse contente, também sentia-me perturbada. Todos os dias eram iguais: trocava fraldas, guardava brinquedos, lia historinhas e respondia a vários "por quês". Perguntava-me: Qual é o propósito disso tudo? Passei por uma igreja que estava aberta e entrei. Sentei-me no primeiro banco e orei: "Por que estou fazendo isso?" Enquanto orava, me dei conta de que não estava vivendo minha vida em ação de graças pelas muitas bênçãos de Deus, particularmente pelo sacrifício de Cristo. Havia permitido que minhas tarefas diárias roubassem-me a alegria de simplesmente seguir a Cristo, e por isso tinha cultivado um coração rancoroso. Após algum tempo de oração, enxuguei as lágrimas do rosto e pude voltar ao parquinho para me juntar à minha família com um coração alegre. Agora, lembro-me de que não importa o que Deus me dê para fazer na vida, posso fazê-lo "em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai".
Oração: Obrigada, ó Deus, por todas as Tuas bênçãos e pelos lembretes do Teu gracioso amor. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Se seguirmos a Cristo, nossas tarefas diárias poderão se tornar a obra de Deus.
Sonya A. Haskins (Tennessee, EUA)
Oremos pelas pessoas que estão enfrentando uma gravidez inesperada.
MEDITE: ISAÍAS 49

sexta-feira, novembro 06, 2009

AMOR E ÓDIO

Salmo 
45:1-9

Amor e ódio costumam andar juntos e o fio os que separa pode ser muito tênue. O ódio, na verdade, não deveria jamais estar em nosso coração, exceto o ódio contra a iniquidade.

Os governos deste mundo costumam comprometer a justiça em favor de uma complacência que acomode comportamentos questionáveis de seus líderes. E nós, sem perceber, podemos nos incluir nessa lista. Por vezes, optamos por um padrão flexível de medir, com base no comportamento da maioria, que nos permite passar no teste desse padrão de virtude flexível. Aumentamos as notas de avaliação do amor e abaixamos as do ódio à iniquidade. Fazemos qualquer coisa para parecermos melhores.

Mas Deus odeia a iniquidade. Por isso ele atacou de forma decisiva a nossa iniqüidade e derramou a ira, que recairia sobre todos nós, em seu próprio Filho.

Tal contraste assombroso entre amor e ódio nos mostra quem é Deus. E também revela quem somos. Diversamente de Deus, não temos a tendência de odiar a iniquidade; nós a cozinhamos em banho-maria ou arranjamos desculpas. E temos a tendência de amar por interesse próprio e não por causa da graça. Queremos que o objeto do nosso amor faça algo por nós. O investimento de amor que Deus faz em nosso favor não tem preço nem condição.

Ore

Senhor, que possamos amar somente o que tu amas e odiar somente o que odeias: nosso pecado e nosso orgulho. Que tua justiça seja nosso padrão permanente. Por Jesus. Amém.

Pense

O fio que separa o amor do ódio pode ser muito tênue.

VOLTA AO LAR CELESTIAL

Leia João 14.1-7*
Aquele que me ama será amado por meu Pai. ? João 14.21
......................
Uma sensação de náusea no estômago, a boca seca e as mãos suadas evidenciavam meu nervosismo quando o carro do meu namorado se aproximou da casa. Ele me levava para conhecer seus pais, e eu não tinha certeza de como seria recebida. Receava não ser a nora que eles esperavam, a esposa que eles sabiam que seu filho merecia. A presença dele ao meu lado representava minha esperança de que sua família me amasse apenas porque ele amava.
Antes mesmo que eu abrisse a porta do carro, o pai de Jim já estava na calçada, esperando por nós. Meus temores logo se acalmaram diante do grande sorriso em seu rosto, seu beijo em minha bochecha e o conforto de seu abraço. Fui aceita com base no meu relacionamento com seu filho.
Muitos de nós nos preocupamos com a recepção que teremos ao chegar à porta de Deus. Sabemos que não somos bons o bastante para estar lá. Somos indignos de estar na presença de Deus. Mas não estaremos ali sozinhos. Nossa recepção às portas do céu depende apenas do nosso relacionamento com Seu Filho, Jesus Cristo. Posso ficar descansada. A maravilhosa acolhida que recebi de meu sogro é apenas uma antecipação do que receberei, algum dia, de meu Pai que está no céu. Afinal de contas, Deus enviou Seu filho para me trazer para casa.
Oração: Ó Deus, nós Te agradecemos pela certeza do Teu amor e aceitação por meio de nosso relacionamento com Teu Filho, Jesus. No nome dEle oramos. Amém.
Pensamento para o dia: Quem ama o Filho de Deus terá dEle uma alegre recepção.
Elaine L. Bridge (Ohio, EUA)
Oremos pelos noivos e noivas.
------------------
* As passagens bíblicas são selecionadas com muito cuidado. Recomendamos que você as inclua em sua hora devocional

quarta-feira, novembro 04, 2009

PACIFICADORES

Leia Tiago 3.13-18
Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus. Mateus 5.9
......................
Lembro-me de quando, enfim, entendi que Jesus e Tiago não falaram de bem-aventuranças a pessoas que mantêm a paz, mas àquelas que produzem a paz. Há uma diferença. Alguns procuram manter a paz empurrando os conflitos para debaixo do tapete, evitando questões que os poderiam preocupar, ou se calando quando alguém precisa que se fale. Outros produzem a paz sendo reconciliadores, construindo a unidade entre indivíduos e grupos, ajudando as pessoas a apreciar o ponto de vista das outras e a amá-las, apesar das diferenças e em meio aos conflitos. Muitas vezes, tentei manter a paz afastando-me ou até evitando pessoas de quem poderia discordar. Isso poderia ser chamado de "manutenção da paz", mas não é esse o amor ativo que Jesus e Tiago chamaram de pacificação. A verdadeira pacificação é um ato de amor que trabalha pela reconciliação e para o bem de cada pessoa. Jesus abençoou os pacificadores, chamando-os de filhos de Deus. Nós vivemos nossa identidade como filhos de Deus quando nos tornamos verdadeiros pacificadores e assumimos a natureza de amor, perdão e reconciliação de Cristo.
Oração: Ó Deus, faze-nos à Tua semelhança, de modo que possamos não apenas manter a paz, mas trabalhar para levá-la a todos os nossos relacionamentos. Em nome de Cristo, oramos. Amém.
Pensamento para o dia: Nós seguimos a Cristo quando promovemos a reconciliação e semeamos a paz!
John M. Drescher (Pensilvânia, EUA)
Oremos pelas pessoas que trabalham pela paz.
MEDITE: ISAÍAS 46

EXALTAÇÃO E SATISFAÇÃO

Proclamem a grandeza do Senhor comigo; juntos exaltemos o seu nome. Provem, e vejam como o Senhor é bom.
Salmo 34:3, 8

Uma senhora da igreja completou cem anos. Sua surdez tornava difícil a comunicação com ela; porém, seu sorriso era convidativo. “Não posso ouvir, mas posso ler e posso comer”. Ela dizia, em alto e bom som: “Provem e vejam como o Senhor é bom!”, palavras do seu salmo preferido.

Glorificar nosso criador é um grande privilégio, mas não o coloca ao alcance das nossas mãos. Deus é exaltado acima dos céus. Nós, as criaturas das suas mãos, somos muito diferentes do todo-poderoso e onisciente Deus. Ainda assim, desejamos muito um relacionamento pessoal com ele. Embora a glória de Deus o coloque a uma distância inatingível, isso não significa que não possamos desfrutar da sua companhia. A bondade de Deus envolve aproximação e intimidade. Somos convidados a glorificar o Senhor Deus e, ainda assim, usufruirmos de sua bondade.

Assim, vivemos em santa tensão com Deus. Nunca tão longe que não possamos ter intimidade com ele e nunca tão perto que cheguemos a perder o senso de assombro por sua majestade. Nós o glorificamos e desfrutamos da sua presença. Deus mesmo vem e se faz presente em nós.

Manter nosso assombro diante do Deus que nos ama apenas aumenta nossa alegria na sua bondade para conosco.

Ore

Pai, tu estás exaltado acima de todas as coisas; tua glória enche tua morada. Graças te damos por estares tão próximo de nós, tão real que nos permites desfrutar do teu ser. Oramos em nome de Jesus. Amém.

Pense

Deus não está tão longe que impeça nossa intimidade com ele, ou tão perto que nos permita ignorar sua glória.

terça-feira, novembro 03, 2009

UM SINAL DE FÉ

Leia Hebreus 11.6, 32-40
Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não veem. Pois, pela fé, os antigos obtiveram bom testemunho. Hebreus 11.1-2
......................
Há muitos anos, quando eu estava na faculdade, um amigo meu fez um pequeno quadro em madeira para o meu dormitório. Era pintado de marrom-escuro, com letras brancas que diziam: "Tenha fé em Deus". Na época, essas palavras eram ao mesmo tempo um desafio e uma esperança para mim e continuam sendo até hoje. Elas desafiavam-me porque, apesar de passar diante desse quadro inúmeras vezes, nem sempre aderi à sua eterna advertência. Às vezes, quando surgiram incertezas no trabalho, demorei a confiar em Deus. Quando as perdas familiares se acumularam, minha confiança no companheirismo de Cristo às vezes diminuiu. Mesmo os momentos alegres foram um desafio, porque, em algumas ocasiões, roubaram-me sutilmente da vigilância de que precisava para cultivar a fé. Mas essas palavras também inspiram esperança. Hebreus 11 lembra-me de que, pela fé, alguns dos personagens bíblicos mais humildes superaram suas circunstâncias e falhas para agradar nosso Criador. Como mostram os evangelhos, Jesus libertou pessoas de "grande fé" (Lucas 7.9), de "pequena fé" (Mateus 6.30) e que até mesmo os que tinham "perdido a fé" (Lucas 8.25). De todos esses encontros, tiro nova esperança e ânimo. Que conforto é saber que Cristo acolhe amorosamente todos os nossos "sinais" de fé!
Oração: Senhor Jesus, obrigado pelas vidas louváveis dos antigos. Que também nós possamos ter fé em Deus em cada circunstância. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Deus regozija-Se de nossa fé em crescimento.
Steve Wilcox (Kentucky, EUA)
Oremos pelas pessoas que enfrentam incertezas no trabalho.

GRAÇA E VERDADE

João
1:1-14

A verdade deve transmitir graça e a graça deve ser verdadeira! Mas só em Jesus isso é de fato possível.

Infelizmente, costumamos agredir os outros com cobranças sobre graça e verdade. Há momentos que somos terrivelmente verdadeiros. Apontamos os erros de outra pessoa com a força da lâmina de um machado. A mãe de um aluno passou uma descompostura na professora e, enquanto ela se afastava, disse: — “Agora me sinto melhor!” Talvez, mas a professora estava em lágrimas.

Há outros momentos em que manifestamos uma graça leviana; manifestamos falsa bondade e graça, quando na verdade nossa vontade seria fazer picadinho da outra pessoa. Ou então lançamos mão de um conceito medíocre de graça, indo contra nós mesmos ao ignorarmos nossos próprios erros. Recusamo-nos a compreender que a graça não apenas perdoa, mas também transforma. A sabedoria que mantém graça e verdade em equilíbrio, muitas vezes nos escapa.

Quando Pedro foi confrontado com a verdade por Jesus, também lhe foi lembrado que ele nada merecia e de que precisava da graça. E quando Jesus confrontou Pedro com Sua graça, ele reconheceu a divindade de Cristo.

Ore

Senhor, ajuda-me a lembrar que verdade e graça são virtudes gêmeas, e torna minha vida plena de ambas. Que eu possa transmitir a tua graça ao ser verdadeiro e comunicar a verdade sob o condão da tua graça. Em nome de Jesus. Amém.

Pense

A verdade sem a graça, fere; graça humana, sem a verdade, engana.