sexta-feira, fevereiro 29, 2008

NO CENÁCULO

Força ou fraqueza?
Leia 2 Coríntios 12.1-10
...Porque quando sou fraco, então é que sou forte. - 2 Coríntios 12.10
......................
A vida cristã é cheia de ironias. Uma delas é que minhas maiores capacidades naturais às vezes tornam-se minhas maiores fraquezas espirituais. Como assim? Por natureza, sou uma pessoa detalhista; gosto de ordem, planejamento e previsibilidade. Em minha jornada espiritual, no entanto, Deus está me treinando para não temer a aparente desordem. Quando confrontada por uma circunstância enigmática, minha primeira tendência é buscar todas as peças que estão faltando e juntá-las rapidamente para gerar um produto acabado, em geral com resultados menos que desejáveis. Mas Deus tem um plano melhor: caminhar pela fé. Em vez de revelar toda a figura de uma só vez, Deus me mostra o primeiro passo que devo dar ao enfrentar meu problema. Quando obedeço, Deus revela o passo seguinte. Este tipo de caminhada costuma me deixar ansiosa e sem controle No entanto, à medida que pratico o caminhar com Cristo, um passo de cada vez, isto está se tornando mais natural. Estou aprendendo que quando me sinto fraca e vulnerável, posso confiar na força infinita de Deus em vez de em minhas próprias habilidades limitadas.
Oração: Pai celestial, ajuda-me a desistir de tentar agir pela minha própria força. Continua a me mostrar que minhas forças humanas podem ser fraquezas aos Teus olhos e que a verdadeira força vem de Ti. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Quando reconheço que sou fraca, abro-me para receber a força de Deus.
Lois Duble (Maryland, EUA)

Oremos pelas pessoas que querem controlar a vida.

MEDITE 2 CORÍNTIOS 11

DEVOCIONAL LPC

VIVER É CRISTO
Sexta-feira, 29 de fevereiro

Leia: Filipenses 1:21-26

“Porque para mim o viver é Cristo e o morrer é lucro.” Filipenses 1:21
Mensagem:

Todos nós amamos a vida e não queremos perdê-la. Mesmo vivendo em meio a problemas, queremos continuar vivendo. Se enfrentamos doenças atrozes, lutamos para sobreviver. Viver, viver bem, viver longa vida. Pessoas que amam a Cristo e têm certeza da vida eterna, querem continuar vivendo aqui na terra mesmo. Parece que a única exceção foi o apóstolo Paulo quando disse: “Porque para mim o viver é Cristo e o morrer é lucro.” (Filipenses 1.21)

Há outras exceções. Conta-se que Dwigh Moody, o famoso evangelista americano, estava viajando num barco atravessando o grande lago Michigan quando foram surpreendidos por uma terrível tempestade. Os passageiros apavorados improvisaram uma reunião de oração pedindo a Deus o livramento. Moody não participou da reunião. Quando lhe perguntaram o porquê, ele respondeu: “Eu tenho uma irmão em Chicago e outra no céu e não me importo qual delas verei hoje à noite.

Moody não teve medo porque, provavelmente, estava pronto para enfrentar a morte. Ele confiava que Cristo era seu Senhor e salvador, tanto na vida como na morte. Não precisamos temer a morte, mas também não precisamos desejar a morte. Viver é natural e viver com Cristo é viver vida tranqüila, alegre, vida pacífica, construtiva.

Ore: Pai, dá-nos coragem para enfrentar as doenças, a velhice e o sofrimento. Acima do nosso medo e ansiedade, que teu Espírito ilumine nossos corações dando-nos alegria e esperança. Em nome de Jesus. Amém.

Pense:Se a vida eterna começa aqui mesmo, a morte é apenas um evento sem dia marcado.

quarta-feira, fevereiro 27, 2008

NO CENÁCULO

RESPONSABILIDADE
Leia 1 Coríntios 12.12-27
Se há, pois, alguma exortação em Cristo, alguma consolação de amor, alguma comunhão do Espírito, se há entranhados afetos e misericórdias, completai a minha alegria de modo que penseis a mesma cousa, tenhais o mesmo amor, sejais unidos de alma, tendo o mesmo sentimento. - Filipenses 2.1-2
......................
Aqui nos Estados Unidos, nós valorizamos a individualidade talvez um pouco demais, os homens, principalmente. Somos auto-suficientes, queremos nos sustentar com nossos próprios pés, damos conta sozinhos. Aplicamos esta idéia até à nossa experiência de fé, dizendo: "Esta é uma questão pessoal. É entre mim e Deus". A fé cristã, no entanto, tem sua maior expressão em comunidade. Jesus envolveu-se em relacionamento com um pequeno grupo de seguidores, e Ele espera que nós, seus discípulos, nos sustentemos uns aos outros. Toda quarta-feira à noite encontro-me com um pequeno grupo de homens, as idades variam dos 30 aos 70 anos e a maturidade espiritual vai da infantil à profunda. O que todos temos em comum, no entanto, é a ânsia de aproximar-nos mais de Deus. Assumimos um compromisso que inclui confiança, confidencialidade, fidelidade, compromisso, oração e responsabilidade uns pelos outros. Nós oramos uns com os outros e uns pelos outros; telefonamos durante a semana para dar acompanhamento; sabemos a quem procurar quando a jornada fica difícil. Estes homens por quem me responsabilizo empurram-me constantemente para mais perto de Deus. Por quem você é responsável?

Oração: Ó Deus, graças pelas pessoas que nos amam e se preocupam com nosso crescimento espiritual. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Quando nos responsabilizamos por outros crentes, nós crescemos.
Derek Maul (Flórida, EUA)

Oremos pelas pessoas que precisam de amigos espirituais.

MEDITE: 2 CORÍNTIOS 10

DEVOCIONAL CADA DIA

A CASA DO NOSSO PAI
Quarta-feira, 27 de fevereiro

Leia: Salmo 139:1-16, 23-24

“Na casa de meu Pai há muitos aposentos.” João 14:2

Mensagem:

Jesus chamava o Templo de “casa de meu Pai”. Todo judeu considerava o Templo o lugar onde Deus morava. No misterioso Santo dos Santos, Deus perdoava e cobria pecados. Por causa da presença de Deus no Templo, ela era chamada de casa de oração. Com certeza, o Deus eterno “não habita em casas feitas por homens”. Diferente de um ídolo, Ele não pode ser aprisionado entre quatro paredes. Mas a promessa está firme: Deus habita entre seu povo, entronizado no louvor deles. Deus fica com seu povo.

Além disso, habitamos em Deus. Ele tem sido “o nosso refúgio, sempre, de geração em geração” (Salmo 90:1). E quando fizermos nossa jornada final, vamos para casa para viver em Deus. Temos um lugar especial na casa do nosso Pai, junto ao nosso irmão Jesus! A presença do nosso Pai nos dará descanso. Ele nos aquecerá com seu amor terno e fogo divino. Nossa casa é nosso Deus. Nós, sua imagem, com Ele, o original, experimentaremos uma intimidade tão bela que precisaremos da eternidade para desfrutá-la. Nunca nos cansaremos da presença de Deus. E então Deus será tudo para todos. Como é bom ouvir Jesus nos dizer hoje: “Não preocupe o seu coração! Confie em Deus; confie em mim!”

Ore:
Senhor Jesus, na tua presença há prazeres sem medida e sem fim. Pedimos-te que estejas conosco a cada passo do caminho até chegarmos na casa do nosso Pai. Amém.

Pense:
Para onde iremos depois da morte? Certamente não estaremos num túmulo, mas em casa.

sexta-feira, fevereiro 22, 2008

DEVOCIONAL NO CENÁCULO

Perdão

Leia Isaías 53.1-12

Ele foi oprimido e humilhado, mas não abriu a boca; como cordeiro foi levado ao matadouro; e, como ovelha muda perante os seus tosquiadores, ele não abriu a boca. - Isaías 53.7
......................
Ficamos todos encantados quando as primeiras ovelhas nasceram, comentando sobre sua beleza, bem como sobre o milagre de uma nova vida. Em meio a toda esta alegria, Mário, o capataz da fazenda, disse com grande tristeza: " Tenho muita pena desses animais. Ao contrário dos outros, eles não balem quando são levados para o matadouro". O paralelo com a crucificação de nosso Senhor Jesus Cristo ficou evidente para mim. Durante a tortura que precedeu sua morte, o Cordeiro de Deus não opôs resistência nem reclamou. Em vez de clamar por si mesmo, ele orou pelos outros: "Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem" (Lucas 23.34). Jesus, que não havia cometido nenhum pecado, tomou sobre si os pecados do mundo. A realidade é que não sigo o exemplo de Jesus; nem peço perdão ao meu próximo quando faço algo de errado. Mas o exemplo de Jesus e seus ensinamentos nos chamam a perdoar os que nos ofenderam para que possamos pedir perdão pelos nossos pecados.

Oração: Pai, ensina-nos a perdoar os outros para que possamos ser perdoados. (Ver Mt 6.14-15.) Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Hoje pedirei perdão.
Magdiel Martínez (Nuevo León, México)

Oremos pelas pessoas a quem ofendemos.

DEVOCIONAL CADA DIA

VENDO DEUS
Sexta-feira, 22 de fevereiro

Leia: Salmo 27

Uma coisa... é o que procuro: ... contemplar a bondade do Senhor e buscar sua orientação no seu templo. Salmo 27:4

Mensagem:
Com os olhos da fé podemos ver a presença de Deus. Ele nos cerca por todos os lados: O Senhor é “como a águia que desperta a sua ninhada, paira sobre os seus filhotes, e depois estende as asas para apanhá-los, levando-os sobre elas”. Esta é a presença de Deus sobre nós. (Deuteronômio 32:11) “

O Deus eterno é o seu refúgio, e para segurá-lo estão os braços eternos”. Esta é a presença de Deus sob nós. (Deuteronômio 33:27)

“Sempre tenho o Senhor diante de mim. Com ele à minha direita, não serei abalado”. Esta é a presença de Deus ao nosso lado. (Salmo 16:8)

“O Senhor ia adiante deles, numa coluna de nuvem, para guiá-los no caminho”. Esta é a presença do Senhor à nossa frente. (Êxodo 13:21)

“O anjo de Deus que ia à frente dos exércitos de Israel retirou-se, colocando-se atrás deles.” Esta é a presença de Deus atrás de nós. (Êxodo 14:19)

“Como os montes cercam Jerusalém, assim o Senhor protege o seu povo, desde agora e para sempre”. Esta é a presença de Deus ao nosso redor. (Salmo 125:2)

“Cristo em vocês, a esperança da glória”. Esta é a presença de Deus dentro de nós. (Colossenses 1:27)

Ore:
Pai, Filho e Espírito Santo, dá-nos a consciência da tua presença ao nos reunirmos para observar tua beleza e buscarmos a ti em louvor, através de Cristo, nosso Senhor. Amém.

quinta-feira, fevereiro 21, 2008

DEVOCIONAL CADA DIA

SENHOR DA VIDA
Quinta-feira, 21 de fevereiro

Leia:
Apocalipse 1:1-18

Estive morto, mas agora estou vivo para todo o sempre! E tenho as chaves da morte e do Hades. Apocalipse 1:18

Mensagem:
A morte pode ser vista como uma cidade com portões pesados. Jesus tem a chave destes portões. Para livrar-nos do poder aterrorizador da morte, ele deliberadamente se aproximou dos portões da morte e os abriu. Jesus foi a esta cidade e desarmou Satanás, que tinha o poder da morte. Jesus expiou o pecado e eliminou a morte para sempre. Ele caminhou pelas ruas desta cidade terrível, destruindo tudo o que pudesse nos aterrorizar quando morrêssemos. Sempre que pensarmos na morte, devemos lembrar que Jesus já esteve lá por nós.

Após vencer o inimigo por trás dos portões da morte e do inferno, Jesus voltou vitorioso. Agora, estes portões não têm poder algum sobre aqueles que, pela fé, pertencem ao Deus vivo. Alguns dos primeiros mártires cristãos demonstraram em suas mortes corajosas que eles criam totalmente em Jesus. Policarpo, bispo de Esmirna, creu no Deus Vivo. No sábado, 23 de fevereiro de 155, ele calmamente encontrou sua morte, queimado em uma fogueira. Recusando-se a se retratar, ele disse: “Eu o servi durante oitenta e seis anos e Ele nunca me faltou. Como posso blasfemar contra meu Rei, que me salvou?” Hoje, Policarpo vive com o Deus Vivo

Ore:
Senhor Jesus, quando a sombra da morte pairar sobre mim, deixa-me vê-lo segurando as chaves da morte e do Hades. Na minha morte deixa-me ver a tua vida em mim para sempre. Em teu nome. Amém.

Pense:
Sempre que pensarmos na morte, devemos nos lembrar que Jesus já esteve lá por nós.

DEVOCIONAL NO CENÁCULO

Asas de águia
Leia Êxodo 15.1-18
Tendes visto o que fiz aos egípcios, como vos levei sobre asas de águias, e vos cheguei a mim. - Êxodo 19.4
......................
Quando imagino Deus levando-nos sobre asas de águias, penso num vôo suave, acima dos problemas. No entanto, este versículo torna-se mais intrigante quando me dou conta das circunstâncias às quais se refere. Os israelitas estavam escravizados no Egito, mas Deus não removeu nem espalhou seus agressores. Antes, ele disse aos israelitas para arrumarem seus pertences e saírem de casa. Quando chegaram ao Mar Vermelho, os egípcios os encurralaram e ameaçaram escravizá-los novamente, mas Deus abriu o mar e os salvou. No deserto, eles tiveram sede e reclamaram. Deus lhes deu água. Quando reclamaram de falta de comida, Deus lhes deu codornas e maná. Na batalha contra os amalequitas, Deus os libertou. Quando o povo oprimiu Moisés com pedidos, Deus proveu conselheiros e juízes dentre o povo. O fato de sermos levados sobre asas de águias não significa que nossas vidas serão fáceis e sem conflitos. No entanto, nas provações e nas situações difíceis, podemos confiar que Deus nos ajudará a vencê-las. Podemos nos sentir oprimidos e pensar que Deus nos abandonou; mas, na verdade, asas fortes estão nos levando para um bom lugar.

Oração: Ajuda-nos, ó Deus, a manter nossos olhos fixos em Ti e a confiar que estás nos levando na Tua direção. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Em que ocasião pude ouvir o som de asas de águias?
Bob La Forge (Nova Jersey, EUA)

Oremos por alguém que precise ser afastado dos problemas.

quarta-feira, fevereiro 20, 2008

NOCENÁCULO

Buscando oportunidades
Leia 2 Coríntios 4.5-13
...Eu cri, por isso é que falei. Também nós cremos; por isso, também falamos. - 2 Coríntios 4.13
......................
Uma das orações que faço pela manhã é: "por favor, ajuda-me a identificar as oportunidades para partilhar a minha fé hoje, e dá-me força para aproveitá-las". Sou tímida para falar, porém, sou ótima na execução de tarefas. Ofereço-me alegremente para lavar janelas, pintar paredes, fazer biscoitos, servir o jantar ou fazer limpeza. Mas tenho mais dificuldade para falar e dizer que estou servindo porque fui salva; que estou ajudando não porque sou uma boa pessoa, mas porque sigo Jesus Cristo. Sei que minhas ações falam muito, mas às vezes a ação precisa vir acompanhada de palavras brandas. O serviço oferece-me oportunidades para falar de minhas convicções, mas tenho dificuldade em fazê-lo. Oro pela força para falar à vontade e partilhar a minha fé. Em geral eu identifico as oportunidades, mas tropeço diante das conseqüências. Conheço-me bem o bastante para pedir a ajuda de Deus, Deus conhece-me o suficiente para continuar colocando a oração em meu coração e as oportunidades no meu dia.
Oração: Ó Deus, por favor, ajuda-nos a identificar as oportunidades para partilhar a nossa fé hoje, e dá-nos força para aproveitá-las. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Onde posso servir e falar de Cristo hoje?
Lisa Bogart (Califórnia, EUA)
Oremos pelos voluntários e pelas voluntárias
MEDITE: 2 CORÍNTIOS 5

DEVOCIONAL CADADIA

ESTRITAMENTE PESSOAL
Quarta-feira, 20 de fevereiro

Leia: Lucas 7:11-17

Ao vê-la, o Senhor se compadeceu dela... Lucas 7:13

Mensagem:

O sofrimento é algo pessoal e todos expressam a dor de sua própria maneira. A viúva, que levava seu filho para ser sepultado, chorava pelo caminho. Coisa natural, chorar pelo filho. Jesus quer que compartilhemos com Ele nossas preocupações, nosso sofrimento e nossas lágrimas; Ele quer dar a cada um o conforto necessário. Jesus viu o sofrimento da viúva, foi ao caixão do filho, conversou com ela e ressuscitou o rapaz. A boa nova é que Jesus lida com o sofrimento sem rodeios, de maneira bem pessoal.

Lucas usou palavras fortes para descrever o amor de Jesus para com a mulher sofrida. Diz que “seu coração se estendeu a ela”, sentiu afeto e simpatia profundos. Uma tradução antiga fala de “entranhas de misericórdia”.

Jesus está presente hoje no mundo e chama nossa atenção para Ele no meio da confusão, nos pântanos da tristeza, na neblina do desespero, na sombra da morte. O Senhor está conosco. Ele está presente, movido por uma compaixão divina que expressa seu perfeito conhecimento das nossas necessidades. Devemos entregar-lhe nossas preocupações. Ele quer ser encontrado por todos os que pedem, buscam e batem à sua porta.

Ore:
Obrigado, Grande Pastor, porque ouves nossas vozes clamando por consolo e socorro. Abre nossos ouvidos para a tua voz, nossa vontade para aceitar as tuas bênçãos e nossos corações para o teu amor. Amém.

Pense:
Deus conhece o sofrimento do mundo, mas sua compaixão se estende a cada pessoa individualmente.

terça-feira, fevereiro 19, 2008

NO CENÁCULO

A nota perfeita
Leia Filipenses 2.1-11
Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus. - Filipenses 2.5
......................
Uma vez, desfrutei da incrível experiência de assistir a um concerto apresentado por uma orquestra completa. Antes de se apresentarem, os músicos afinam seus instrumentos, tocando notas da sua escolha. O resultado é um caos musical. Então, na hora estabelecida, o caos termina. Um músico escolhido toca certa nota e todos os outros músicos afinam seus instrumentos a partir dela. Do mesmo modo, Jesus Cristo produziu a nota perfeita para nós a partir de Seus ensinamentos e de Sua vida sacrificial. Para experimentar a harmonia divina, viver em paz com os outros, produzir uma bela música, precisamos apenas "afinar" nossa vida a partir do exemplo estabelecido por Cristo. Poderíamos afinar nossas vidas a partir de pessoas, modas e costumes. Mas quando não a afinamos a partir do Espírito de Cristo, fazemos apenas barulho. Se ouvirmos e seguirmos a Cristo, produziremos uma bela música.
Oração: Senhor Deus, ajuda-nos a viver em harmonia conTigo e uns com os outros. Oramos como Jesus nos ensinou, dizendo: "Pai nosso que estás nos céus [...]. Amém."
Pensamento para o dia: Quando afinamos nossa vida a partir de Cristo, produzimos unidade e paz.
Mike Dinkins (Flórida, EUA)
Oremos pelas pessoas que vivem vidas caóticas.

DEVOCIONAL LPC

O AMOR QUE ESPERA
Terça-feira, 19 de fevereiro

Leia:

Marcos 5:21-43

Jesus amava... Lázaro. No entanto, quando ouviu falar que Lázaro estava doente, ficou mais dois dias onde estava. João 11:5-6
Mensagem:

Jesus recebeu a notícia de que um dos seus melhores amigos estava doente. Ele recebeu uma súplica urgente por ajuda, mas deliberadamente esperou dois dias para demonstrar o seu amor. Enquanto isso, Lázaro morreu.

Jesus atrasou para demonstrar seu amor em várias outras ocasiões. Uma vez, enquanto estava num barco com seus amigos, extremamente cansado, deitou-se e dormiu. Veio uma tempestade no Mar da Galiléia. Jesus continuou dormindo. Ele permitiu que o barco quase fosse inundado pelas ondas até seus discípulos gritarem “Mestre, não te importas que morramos?” (Marcos 4:38). Ele se atrasou também com Jairo. Este era um homem religioso, bom e um pai amoroso. De joelhos ele implorou pela ajuda de Jesus: “Minha filhinha está morrendo! Vem, por favor, e impõe as mãos sobre ela, para que seja curada e que viva.” (Marcos 5:23) Jesus parecia estar perdendo tempo. Ele pregou para uma mulher de fé amedrontada. Ele esperou e permitiu que a menina morresse. Mais tarde, no entanto, ele a trouxe de volta à vida.

Nosso Mestre não segue um cronograma. Ele conhece o começo e o fim, e tudo o que há no meio. Ele está totalmente no controle, sábia e carinhosamente fazendo o que é melhor para nós.
Ore:

Senhor Jesus, quando não conseguirmos ver pelos olhos da fé, quando não conseguirmos mais sentir a tua presença na nossa dor, ensina-nos a esperar confiantes pela tua ajuda generosa que nunca falha. Amém.
Pense:

Jesus, nosso Mestre, não segue o nosso cronograma.

segunda-feira, fevereiro 18, 2008

DEVOCIONAL DO DIA - NO CENÁCULO

Se ao menos ouvíssemos?

Leia Romanos 8.12-17

Porque eu estou bem certo de que nem a morte nem a vida [?] nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor. - Romanos 8.38-39
......................
A educação de nossa filha adotiva mudou minha perspectiva sobre o modo como Deus se relaciona conosco. Quando dizíamos uma coisa, ela fazia outra. Não queríamos controlar sua vida, mas ajudá-la a evitar problemas e sofrimentos. Muitas vezes pensei: "Se ao menos você nos desse ouvidos, sua vida seria tão mais fácil!" Imagino que Deus pense o mesmo sobre nós. Ele sabe o que é melhor para nós. Se Lhe déssemos ouvidos, poderíamos evitar muita tristeza e dor. Nós nunca perdemos a esperança de que nossa filha um dia se modifique. Tentamos estar sempre disponíveis para lhe dar conselhos, encorajamento e amor. Deus faz o mesmo por nós. Não importa o quanto nos afastemos, ele está bem atrás de nós, esperando que nos modifiquemos e pronto para nos aconselhar, encorajar e, mais que tudo, amar.

Oração: Ó Deus, ajuda-nos a depositar em Ti a nossa confiança. Ajuda-nos a saber que Tu só tens boas coisas planejadas para nós, por causa do Teu amor. Graças por enviares o Teu Filho para expressar este amor. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Quer obedeçamos ou nos rebelemos, Deus nos ama.
Kathy Sue Elasky (Ohio, EUA)
Oremos pelas famílias com filhos e filhas rebeldes.

MEDITE: 2 CORÍNTIOS 4

DEVOCIONAL DO DIA - CADA DIA

O MOMENTO INESQUECÍVEL

egunda-feira, 18 de fevereiro

Leia: João 1:35-51

Todo aquele que o Pai me der virá a mim, e quem vier a mim eu jamais rejeitarei. João 6:37

Mensagem:
Estar com Jesus significa estar com alguém que faz diferença. Quando Jesus falava, um poder vinha de suas palavras e as pessoas o seguiam. Jesus fez uma grande diferença para André, Filipe, Natanael e outros. João Batista, o pregador do deserto, atraía multidões com sua poderosa pregação sobre o arrependimento. Mas ele tinha plena consciência de que era apenas alguém que abria caminhos para Jesus. Ele dizia: “Vejam! É o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo!” Então, aqueles que estavam com ele, seguiram a Jesus.

Outro João, o autor do evangelho, é provavelmente o discípulo que estava com André quando João Batista apontou para Jesus. E ele nunca se esqueceu do momento do seu primeiro encontro com esta pessoa que fez uma diferença tão revolucionária em sua vida. Era a décima hora. Raramente em seu livro João menciona horas específicas. Mas esta hora, quatro da tarde, ficou marcada em sua memória. Era o momento do comprometimento com o amor, o momento da decisão. Nosso encontro com Jesus faz a diferença entre a morte e a vida. Alguns podem dizer até a hora deste encontro. Para este momento marcante devemos nos tornar sempre que surgirem as dificuldades, as barreiras e as dúvidas.

Ore:
Senhor Jesus, faze a diferença em nossas vidas a fim de vencermos a tentação, experimentarmos o conforto em nossa angústia e descobrirmos novos caminhos de serviço sob a tua lei. Amém.

Pense:
Nosso encontro com Jesus faz a diferença entre a morte e a vida.

domingo, fevereiro 17, 2008

DEVOCIONAL DO DIA - NO CENACULO

Aroma Suave
Leia Efésios 5.1-2
Que as suas vidas sejam dominadas pelo amor. Efésios 5.2
......................
Sentei em minha cama, peguei minha Bíblia e iniciei a leitura do No Cenáculo, como faço diariamente em minha casa. Quando comecei a ler e a procurar a passagem na Bíblia, senti um leve perfume. Olhei para os lados, na certeza de encontrar o aroma. Nada encontrei. Tornei a concentrar-me na leitura e novamente aquele aroma suave invadiu o ambiente. Tive uma semana tão turbulenta, meu avô com seus 89 anos fez sua terceira cirurgia, em pouco menos de um ano. Ao mesmo tempo, meu marido encontrava-se distante prestando assistência ao meu sogro que inesperadamente passou por uma cirurgia cardíaca muito delicada, parei e pensei: "Será este o perfume do Senhor?". "Será está a maneira maravilhosa que Deus encontrou de Se mostrar e de me trazer paz interior, enchendo o ambiente da Sua doce presença?" Foi por um breve instante, um agrado do Senhor, mas isto bastou-me para me fortalecer.
Oração: Obrigada Senhor por Se revelar de forma tão simples, mas tão surpreendente. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Que o Senhor possa inundar a sua vida com o melhor perfume e que você possa exalar esse aroma para todos ao seu redor.
Viviane Prohmann Toncovitch (Curitiba, PR, Brasil)
Oremos para entender a vontade de Deus e Seu consolo.

DEVOCIONAL DO DIA - LPC

CONSCIÊNCIA SILENCIOSA
Domingo, 17 de fevereiro

Leia:

1 João 3:11-24

Assim... tranqüilizaremos o nosso coração... quando o nosso coração nos condenar. 1 João 3:19-20
Mensagem:

A alegria do cristão é ver Cristo agindo por meio de sua vida. Mas com freqüência o egoísmo impede que isso aconteça, afetando sua consciência. Sabemos que o Espírito Santo que habita em nós é Deus soberano, sopra onde quer e distribui dons a cada um segundo a sua vontade (João 3:8; 1 Coríntios 12: 11). Entretanto, dentro do plano da salvação, cooperamos com o Espírito para o nosso amadurecimento e santificação. Isto significa que podemos facilitar ou bloquear o poder do Senhor que vive em nós. Cada um faz isso com sua própria negligência, egoísmo, maldade, omissão e outros pecados dos quais, infelizmente, não nos livramos nesta vida. Ninguém, por este motivo, perde a salvação que é dada pela graça, mas perde a chance de viver uma vida plena com Cristo.

A maravilha é que o Espírito Santo não nos abandona em nossas fraquezas. Mesmo entristecido, Ele age para que recobremos a sensatez, tocando nossas consciências e falando-nos pelas Escrituras. Até quando nossa consciência não nos acusa, a Palavra de Deus nos exorta, corrige e nos encaminha aos pés de Cristo. Se de fato pertencemos a Ele, o Espírito Santo sempre vence. Vem, então, o arrependimento e novamente a alegria de sermos instrumentos de Cristo no mundo.
Ore:

Senhor, quando nossos corações nos acusarem, lembra-nos da tua presença misericordiosa que nos ajuda a trilhar o caminho do arrependimento e da fé. Agradecemos porque a tua graça é maior que nossos pecados. Amém.
Pense:

Mesmo quando nossa consciência não nos acusa, a Palavra de Deus nos exorta e corrige.

sábado, fevereiro 16, 2008

O projeto de Deus

Leia Salmo 51.10-12

E não há criatura que não seja manifesta na sua presença; pelo contrário, todas as cousas estão descobertas e patentes aos olhos daquele a quem temos de prestar contas. - Hebreus 4.13
......................
Meu marido opera uma escavadeira, agora ele está ajudando a construir o alicerce de uma nova escola. A máquina é interessante e gosto de vê-lo conduzi-la, com determinação. Ele sabe exatamente onde deve começar a escavar, lenta e determinadamente, cava e remove tudo o que precisa ser eliminado, até que a área esteja plana e pronta para a sua finalidade. Neste caso, será enchida com água e usada para coletar a água na estação das chuvas. Às vezes ele cava valas para canos que trarão água, ou removerão o esgoto, ou a água de tempestade. Cada escavação tem uma finalidade. Da mesma maneira, Deus sabe exatamente o que precisa ser removido ou exposto para realizar o Seu propósito divino em nossas vidas. Sabe a que profundidade deve ir e onde colocar o que é removido. Deus levanta a Escritura e a prepara para ser usada como alicerce da fé. E no seu lugar coloca água viva, discernimentos mais profundos acerca da Escritura, novos hábitos para remover o pecado de nossas vidas. Embora às vezes seja dolorosa, a escavação de Deus em nossa vida é sempre para o nosso bem.

Oração: Ajuda-nos, Senhor, a abrir-nos à Tua santa obra em nossas vidas. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: A habilidade e a graça de Deus nos remodelam.
Susan Hammond (Flórida, EUA)

Oremos pelos operários e operárias da construção

MEDITE: 2 CORÍNTIOS 2

DEVOCIONAL DO DIA - LPC

ESPERANDO POR CALMA

Sábado, 16 de fevereiro

Leia: Lamentações 3:19-33

É bom esperar tranqüilo pela salvação do Senhor. Lamentações 3:26

Mensagem:
Jeremias, o profeta, reclamou honestamente e chorou de frustração. Ele tinha a tarefa dolorosa de pregar a submissão à força militar. O povo de Deus odiava este mensageiro por causa da sua mensagem. Não é nenhuma surpresa ver que Jeremias estava freqüentemente triste e amargo. Deus parecia estar distante. Algumas palavras são ousadas e amargas: “Maldito seja o dia em que eu nasci! Jamais seja abençoado o dia em que minha mãe me deu à luz!... Por que saí do ventre materno? Só para ver dificuldades e tristezas, e terminar os meus dias na maior decepção?” (Jeremias 20:14,18)

O amor persistente de Deus, no entanto, incentivou Jeremias a continuar no seu caminho. Lá no fundo, este profeta sabia que se ele esperasse com paciência e confiança, tudo daria certo. O Deus Eterno estava fazendo algo maior e melhor do que ele poderia imaginar. É bom para nós também termos esperança enquanto nos questionamos, e esperar pacientemente em nossas lutas e frustrações. A aflição da fraqueza ou da injustiça, o crescimento de um câncer, a angústia do desemprego — estes não são acidentes. Nosso Senhor está trabalhando para nos libertar até mesmo quando não conseguimos entender ou sentir.

Ore:
Pai Celestial, que o teu Espírito nos mantenha firmes e confiantes, esperando pacientemente pelas soluções inéditas que vêm de ti. No nome de Jesus oramos. Amém.

Pense:
Quando nada parece dar certo, pode ser que Deus esteja fazendo algo maior e melhor do que imaginamos.

sexta-feira, fevereiro 15, 2008

DEVOCIONAL NO CENÁCULO

O artista maior

Leia Jeremias 18.1-6

Estou plenamente certo de que aquele que começou boa obra em vós há de completá-la até ao dia de Cristo Jesus. - Filipenses 1.6
......................
Quando Rebeca e eu estávamos saindo do parque de diversões, vi um desenhista fazendo retratos. Sentei minha filha de seis anos no banquinho e fiquei por trás do artista para observar. Com habilidade e rapidez, o artista foi colocando um traço após o outro na tela. Mas nenhum traço parecia relacionar-se ao outro e tudo parecia um monte de marcas de giz. Mas observei, admirado, o artista unir os traços e produzir um lindo retrato de minha filha. Às vezes olho para minha vida e penso que não há como consertar minhas partes quebradas. Mas, como o desenhista, Deus é capaz de produzir beleza no que a mim parece ser o caos. O cuidado e a habilidade do artista ao fazer o retrato de minha filha ajudaram-me a perceber que Deus ainda está trabalhando no meu retrato. Sempre que eu ponho minha vida em desordem, lembro-me da promessa de Deus de completar a boa obra que iniciou em mim.
Oração: Criador de todas as coisas, graças por seres o artista maior, capaz de nos mostrar a verdadeira imagem de nós mesmos. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Deus completará a boa obra que iniciou em nós, mesmo que isso leve a eternidade.
Larry Howland (Michigan, EUA)

Oremos pelos artistas.

DEVOCIONAL DO DIA - CADA DIA

PERMANECER EM CRISTO

Sexta-feira, 15 de fevereiro

Leia: João 15:1-11

“Eu sou a videira; vocês são os ramos. Se alguém permanecer em mim e eu nele, esse dará muito fruto...” João 15:5

Mensagem:
O que as frases “em Cristo”, “permanecer em Cristo” e “manter-se em Cristo” realmente querem dizer? Talvez uma analogia ajude a desvendar seu significado. Quando volto para casa após um longo dia de trabalho, sou recebido com alegria por meus amados. Jesus nos recebe em sua presença da mesma maneira. Ao entrar pela porta da sala, sinto um clima especial. A cadeira confortável, a mesma louça, as manchas no carpete, as fotos conhecidas — tudo irradia a presença das pessoas queridas. Em casa sentimo-nos aliviados, protegidos, parte de uma família.

Algo assim acontece quando “estamos” e “permanecemos” em Cristo. Vivemos nele como vivemos em nossa casa. Nós e Cristo sentimo-nos confortáveis na presença um do outro. Ele nos conhece. Nós o conhecemos. Sentimo-nos bem quando Jesus nos fala através da Bíblia, do Espírito Santo que habita em nós e quando responde nossas orações. Algo íntimo e precioso é o que Jesus quer dizer quando fala de “permanecer” nele. Nesta agradável comunhão produziremos o fruto do Espírito: “Amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio”. (Gálatas 5:22-23).

Ore:
Senhor Jesus, fortalece-nos para que possamos permanecer em ti. Conserva-nos no teu amor envolvente e na tua presença a fim de termos em nós os frutos do teu Espírito. Pelo teu nome. Amém.

Pense:
Estar “em Cristo” é como estar em casa. Sentimo-nos aliviados, protegidos, parte de uma família.

quinta-feira, fevereiro 14, 2008

DEVOCIONAL DO DIA - NO CENÁCULO

O sofrimento transformado

Leia Gênesis 45.4-11

Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai de misericórdias e Deus de toda consolação! É ele que nos conforta em toda a nossa tribulação, para podermos consolar aos que estiverem em qualquer angústia, com a consolação com que nós mesmos somos contemplados por Deus. - 2 Coríntios 1.3-4
......................
Meu médico é meu verdadeiro amigo. Seu passatempo preferido é jogar tênis. Durante um jogo difícil, ele machucou as costas e ficou de cama por meses. Passou por duas cirurgias, mas não se recuperou completamente e sofre dores constantes. Por causa disso, só pode praticar a medicina em tempo parcial. Nestes últimos anos dou-lhe um exemplar do No Cenáculo. A leitura diária das meditações tocou seu coração e consolou-o. Recentemente, ele pediu-me para fazer 50 assinaturas para doar a outras pessoas que estão sofrendo. Meu amigo tornou-se mais sensível às lutas dos outros, quer que outras pessoas também recebam o mesmo consolo que ele vem recebendo. Deus usa nosso sofrimento e fraqueza, eles podem abrir os corações e mentes ao amor de Deus. O livro de Gênesis conta a história de José, que sofreu traição e dor nas mãos de seus próprios irmãos. Com o passar do tempo, os acontecimentos levaram sua família até ele, por causa da posição de José, sobreviveram à grande fome no Egito e países vizinhos. Tudo coopera para o bem daqueles que amam a Deus e abrem seus corações à sua misericórdia. (Veja Romanos 8.28.)

Oração: Amado Deus, transforma-nos em nosso sofrimento para que nos assemelhemos mais a Cristo. No nome dEle oramos. Amém.

Pensamento para o dia: Deus nos consola para que possamos aprender a consolar os outros.
Fahim El-Dabbagh (Cairo, Egito)

Oremos pelas pessoas que convivem com dores crônicas.

MEDITE: 2 CORÍNTIOS 3

DEVOCIONAL DO DIA - CADA DIA

A VIDA ALÉM DA VIDA

Quinta-feira, 14 de fevereiro

Leia: Romanos 8:11

Aquele que ressuscitou a Cristo dentre os mortos também dará vida a seus corpos mortais, por meio do seu Espírito... Romanos 8:11

Mensagem:
Através do seu Espírito Santo, Jesus está vivo em todos os cristãos. Enquanto sua vida ilumina nossas vidas, buscamos além desta vida uma outra muito melhor. Esta esperança é confiante, não um frágil suspiro: “Eu espero viver além desta vida.” Afinal, a vida além desta não é uma mera continuação da vida como a conhecemos agora. A vida agora, antes da morte física, está mais voltada para o egoísmo. Ninguém quer que esta imperfeição continue. O egoísmo não vale nada além de dor para o eu renascido e vergonha para Cristo, que é a nossa vida.

Se o Espírito Santo, prometido pelo Pai e dado gratuitamente pelo Filho, vive em nós, então experimentamos uma vida além do poder da morte. Sua vida adiciona um entusiasmo que vai além de todas as experiências atuais, a despeito de quão maravilhosas elas possam ser.

Tudo nesta vida depende do trabalho do Espírito Santo dentro de nós ao transformar a dúvida em certeza, o medo em coragem e a morte em vida eterna. Sua presença salvadora é o segredo da vida além da que vivemos hoje. O Espírito Santo em nós nos projeta para uma vida com a qual jamais sonhamos e nossa mente humana jamais poderá imaginar.

Ore:
Senhor Jesus, que a tua vida em nós seja nosso forte consolo na tristeza, nossa firme esperança de uma vida eterna na tua presença e nossa intensa busca do teu Santo Espírito para a vida plena. Amém.

Pense:
O Espírito Santo em nós transforma dúvida em certeza, medo em coragem e morte em vida eterna.

quarta-feira, fevereiro 13, 2008

DEVOCIONAL NO CENÁCULO

Fiel à jornada

Leia Mateus 6.19-24, 31-33

Não acumuleis para vós outros tesouros sobre a terra, onde a traça e a ferrugem corroem e onde ladrões escavam e roubam; mas ajuntai para vós outros tesouros no céu, onde traça nem ferrugem corrói, e onde ladrões não escavam nem roubam. - Mateus 6.19-20
......................
Defronto-me com uma data memorável: meu 50º aniversário; uma idade que lembrava um ancião, mas hoje já não parece mais tão velho. Perguntas começaram a me assombrar, e arrependimentos perturbam minha alegria. Obtive êxito? Será que o mundo vai se lembrar de mim quando eu tiver partido? Penso no menino que eu fui. Teria ele orgulho do homem que me tornei? Neste ponto de minha vida, sinto-me tentado a buscar satisfação nas coisas que conquistei ou nos bens que acumulei e a medir o valor de minha vida comparando-me aos outros. Mas isso só leva ao desespero. Tenho discutido isso com Deus. Quando oro, Ele lembra-me do plano para minha vida, uma jornada singular, projetada apenas para mim. Ao assoprar as velas do meu bolo de aniversário, celebrarei a fidelidade de Deus e a vida que Ele me deu. Encontrarei alegria na jornada, porque o melhor ainda está por vir. Deleitarei-me quando o Senhor disser: "Muito bem", porque agradar a Deus é tudo que importa.
Oração: Senhor, ajuda-me a encontrar a alegria de seguir o Teu plano para minha vida. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Para os que seguem a Cristo, o melhor ainda está por vir.
Dean Mailes (Missouri, EUA)

Oremos pelas pessoas que estão atingindo idades representativas.

MEDITE: 2 CORÍNTIOS 2

DEVOCIONAL DO DIA LPC

A RECORDAÇÃO DE PAULO
Quarta-feira, 13 de fevereiro

Leia:

2 Timóteo 4:1-8

Combati o bom combate, terminei a corrida, guardei a fé. 2 Timóteo 4:7

Mensagem:

Quando a morte se avizinha, muita gente entra em desespero. A recordação de Paulo, ao olhar o passado, era de confiança, alicerçada numa consciência lúcida e numa fé radiante. Acorrentado a um soldado, com muito frio (ele havia esquecido seu casaco na casa de Carpo), sentindo-se sem energia, Paulo olhou para trás com um sentimento de bem estar pelo dever cumprido.

Do que ele se lembrou? Entre outras coisas, é provável que tenha se lembrado da maneira com que foi rejeitado inicialmente pelos apóstolos em Jerusalém (Atos 9:26); do momento crítico quando precisou repreender Pedro em Antioquia (Gálatas 2:11); dos “leões” em Éfeso (2 Timóteo 4:17); da sua súplica por disciplina na igreja de Corinto (1 Coríntios 5); do seu apedrejamento em Listra (Atos 14:19), e muito mais. Ele lutou a boa luta.

Sua vida foi uma pista de obstáculos. A cada dia ele saltava uma nova barreira. Naufrágios, surras, prisões, desentendimentos nas igrejas, abandono, acusações de fanatismo religioso. Saltou uma a uma todas as barreiras e seguiu firme para a reta final. É assim que deve ser nossa carreira cristã. As dificuldades devem ser vencidas; parar no meio da corrida, jamais; guardar a fé, sempre!

Ore:
Senhor Jesus, colocamo-nos à tua disposição para que possas expressar a tua vida em nós. Por ti e pela tua causa desejamos viver e lutar. Ajuda-nos a guardar a fé e jamais desistir no meio da jornada. Amém.

Pense:
Os embates da vida nada mais são que desafios de Deus para o nosso crescimento na fé.

terça-feira, fevereiro 12, 2008

DEVOCIONAL NO CENÁCULO

Amor perfeito
Leia Romanos 5.1-11
Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três: porém o maior destes é o amor. - 1 Coríntios 13.13
......................
Algum tempo atrás, assisti a uma entrevista na televisão com uma senhora de 83 anos. Foram feitas perguntas sobre sua longa e interessante vida como política e sobre sua vida particular. Suas respostas foram inteligentes e claras. O entrevistador perguntou, finalmente, sobre sua fé cristã. A senhora permaneceu em silêncio por um momento, então disse: "Minha fé é uma parte viva da minha personalidade. Ela é minha vara e meu cajado". Continuou: "Eu fui criada por um pai muito rigoroso, um calvinista antiquado que considerava tudo pecaminoso. Mas não é assim que eu conheço o Senhor hoje. Deus não é punitivo, mas cheio de amor e justiça". Suas palavras levaram-me a examinar minha própria fé. Posso dizer que minha fé dá-me esperança, sem fé não há esperança. Minha fé dá-me também convicção, mesmo que eu tenha dúvidas de tempos em tempos. Não tenho dúvidas sobre Deus ou a Bíblia, mas gostaria de saber sobre mim mesma. Serei sincera o suficiente? Sou digna do amor de Deus? Então, lembro-me das palavras da entrevista e dou-me conta de que não preciso merecer o amor de Deus. Pela luz da sua graça cada um de nós é aceito. O amor de Deus nos envolve e nos acolhe.
Oração: Deus da esperança e da alegria, graças por nos amares como somos. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Tenha fé no Senhor; o Senhor tem fé em você.
Laila Geitz (Vestby, Noruega)
Oremos pelas pessoas que acham que Deus é punitivo.
MEDITE: 2 CORÍNTIOS 1

DEVOCINAL DO DIA - CADA DIA

TENTANDO CONFINAR DEUS
Terça-feira, 12 de fevereiro

Leia:

Salmo 39

“Mostra-me, Senhor, o fim da minha vida...” Salmo 39:4
Mensagem:

Houve uma época, não muito distante, em que os cristãos pediam para experimentar uma morte calma e consciente. Eles queriam “ter uma boa morte”. A oração de Davi para conhecer o fim de sua vida não era mórbida. Ele queria conhecer o fim, porque sabia da brevidade da vida. Nós, cristãos, queremos dizer adeus aos queridos, reparar relacionamentos quebrados e, em geral, “botar a casa em ordem” antes de nos encontrarmos com Deus. Até o fim queremos amar, arrumar o que pudermos, dar conselhos quando necessário e seguir alegremente para o encontro com o Senhor.

Davi nunca experimentou isso, mas seu Filho, nosso Senhor Jesus, sim. E ele falou claramente, com alta voz, quando entregou sua vida ao Pai. Jesus conheceu a vitória em meio a algo que parecia uma derrota. Após saciar sua sede, ele disse “Está finalizado”. Nem as autoridades religiosas, nem os soldados de Pilatos, nem o demônio levou a vida de Jesus. Ele morreu uma boa morte e entregou sua vida ao seu Pai. A vida de Cristo em nós nos permite fazer o mesmo. Não devemos ignorar a morte ou tentar disfarçá-la, pois para o cristão ela significa vitória.
Ore:

Senhor Jesus, ensina-me a olhar calmamente para o fim da minha jornada, para que eu possa seguir com confiança na tua presença a cada dia. Eu oro, clamando por tuas promessas. Amém.
Pense:

A morte, sempre indesejada, cercada de temor e intensa luta, é “o último inimigo a ser vencido.”

segunda-feira, fevereiro 11, 2008

DEVOCIONAL DO DIA - NO CENÁCULO

As varredoras de rua

Leia Lucas 12.22-34

Não andeis, pois, a indagar o que haveis de comer ou beber e não vos entregueis a inquietações - Lucas 12.29
......................
Caminhando todas as manhãs, percorro um lindo e arborizado pátio, que recebe o nome de São Bento, bem no centro da cidade onde moro. Durante o trajeto, conheci duas jovens que trabalham ali, varrendo as calçadas e o pátio. Isabel e Leila tornaram-se minhas grandes amigas. Sempre que posso, dou-lhes algum dinheiro para comprarem pão e leite para seus filhos. São pessoas humildes, mas sempre trazem nos semblantes um sorriso, acompanhados de um: "Bom dia, madrinha". Certo dia encontrei somente a Isabel, e ao perguntar sobre a Leila, ela me respondeu: "Hoje ela está trabalhando em outra praça". "Por favor", eu disse, "entregue a ela esse dinheiro". Continuei a caminhada e quando retornava para casa, senti alguém tocar em meus ombros e dizer: "Madrinha, obrigada pela ajuda, pois hoje eu não ia almoçar. Não tinha nenhum centavo". Minha resposta foi: "Não me agradeça, mas faça isso a Deus, pois Ele provê todas as coisas. Ele não iria desamparar você". Que satisfação senti, pois o Criador me usou para alimentar aquela trabalhadora num momento de dificuldade.

Oração: Pai Querido, dá o alimento físico e espiritual para as pessoas famintas. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Olhe com muito amor e respeito as pessoas que nos cercam.
Eunice Lara Rodrigues (Sorocaba, SP, Brasil)

Oremos pelas pessoas que trabalham como varredoras e varredores de rua.

MEDITE 1 CORÍNTIOS 16

DEVOCIONAL DO DIA - CADA DIA

A FÉ GENUÍNA

Segunda-feira, 11 de fevereiro

Leia:
Marcos 5:24-34

“Filha, a sua fé a curou! Vá em paz e fique livre do seu sofrimento”. Marcos 5:34
Mensagem:

“Tenha fé!” “Apenas creia!” ”Confie em Jesus!” Palavras comuns, mas o que significam? O que é a fé autêntica? O Evangelho nos fala de uma mulher com um problema de hemorragia que tocou em Jesus e foi curada. Podemos imaginar o drama dessa mulher numa época sem recursos médicos. Ela estava frustrada, confusa, socialmente envergonhada e com medo de conhecer Jesus. Ela não tinha mais recursos e mais ninguém que a ajudasse a resolver o seu problema. E para piorar a situação, era marginalizada pela sociedade porque sua doença a tornava religiosamente impura.

Mas essa mulher tinha esperança. A esperança pode ser definida como um desejo e uma expectativa. Deseja-se um bem futuro — neste caso, a cura – esperando recebê-lo. Sem expectativa, o desejo leva ao desespero, e a expectativa sem desejo produz o sofrimento. Aquela mulher tinha um desejo intenso. Nada a afastaria de Jesus. Nem as multidões, os discípulos, o sentimento de inferioridade ou a fraqueza física a impediria. A fé genuína desta mulher a restaurou. Da mesma maneira, hoje somos restaurados, salvos — se tivermos uma fé que combina a necessidade, o vazio, a esperança e o desejo.

Ore:
Pai celestial, dá-nos uma fé genuína em cada tentação ou necessidade e a determinação de buscar a solução que precisamos. Cuida de nós em nossa vida diária. Em nome de Jesus. Amém.

Pense:
Quando a fé combina necessidade, vazio, esperança e desejo, algo inimaginável pode acontecer.

sábado, fevereiro 09, 2008

DEVOCIONAL DO DIA - NO CENÁCULO

Por hoje

Leia Isaías 55.1-12
Então disse o Senhor a Moisés: Eis que vos farei chover do céu pão, e o povo sairá, e colherá diariamente a porção para cada dia. - Êxodo 16.4
......................
Depois do diagnóstico da Doença de Crohn*, muitos anos atrás, e ter passado por diversas internações, fiz minha primeira cirurgia. Cinco anos depois, enfrentei uma segunda cirurgia. Sabendo como tinha sido difícil a recuperação após a primeira, a idéia de precisar passar, novamente, por essa experiência era terrível. Minha fervorosa oração diária era: "Por favor, Deus, proteja-me de ter de enfrentar outra operação". Passados três anos eu pensei: Não seria aceitável fazer uma nova cirurgia depois de ter sido protegida por cinco anos? Estes cinco anos seriam uma bênção. Tive a dádiva de passar dez anos sem precisar fazer nova cirurgia.

Neste meu deserto, meus pensamentos se voltaram para os israelitas no deserto. Eles foram orientados por Deus a recolher, a cada manhã, apenas a porção de maná para aquele dia. Consegui experimentar concretamente que Deus provê diariamente nossas necessidades, inclusive nossa saúde. Minha oração transformou-se em: "Por favor, concede-me saúde para este dia".

Desde então, passei por duas cirurgias, mas minha confiança no Senhor não mudou. Sou grata por Deus estar conosco e proteger-nos, provendo nossas necessidades dia a dia.

Oração: Senhor, antes mesmo de orarmos Tu conheces todas as nossas necessidades. Obrigada por Tua graça maravilhosa e por nos proveres hoje do que precisamos para sustentar a vida. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: O amor e a provisão de Deus nos vêm dia a dia.
Naoko Ezaki (Tóquio, Japão)

Oremos pelas pessoas que têm de enfrentar contínuas cirurgias.
----------------------------------

DEVOCIONAL DO DIA - CADA DIA

DEUS TAMBÉM FICA FERIDO
Sábado, 9 de fevereiro

Leia:
Hebreus 4:12-16

Aproximemo-nos do trono da graça com toda a confiança. Hebreus 4:16

Mensagem:
Deus, o Sagrado transcendente, que habita em Jesus, e que vive em nós, está presente conosco em nossa dor e sofrimento. Isto é uma verdade do evangelho! Alguns rejeitam a idéia de um Deus presente, que pode ser alcançado, que entra em contato com nosso pequeno mundo.

Outros se ofendem com a idéia de um Deus que sofre. Eles dizem que, como Todo-Poderoso, “deve” estar além e acima da capacidade de sofrer. Em certo sentido essas pessoas têm razão. A capacidade de Deus de ficar genuinamente tocado com as nossas dores não significa que Ele sofra como nós sofremos. Boa parte da nossa angústia decorre das limitações da vida. Nossos corpos adoecem e se degeneram. Nossa mente está restrita em seu modo de pensar. Nossos sentimentos variam com a mudança. Isto é parte da nossa finitude, nossa condição de criatura.

Mas não é assim com Deus! Em Jesus, Ele é divindade feito homem. Deus, em Cristo, chora, ama, enxuga lágrimas, experimenta a alegria, a solidão, a dor, a falta de compreensão... é todo humano. Ele sofre conosco porque quer estar conosco, em nós. Ele sabe quando precisamos de conforto, alívio, força ou coragem. Através do seu Espírito Santo, Deus está em todas as nossas experiências.

Ore:
Agradecemos-te, Pai bondoso, o teu amor acolhedor, a tua presença sensível, a tua compreensão das nossas limitações. Através de Jesus Cristo, supre-nos com tudo o que precisamos para viver na tua glória. Amém.

Pense:

Quando pensamos que Deus está distante, na verdade Ele está bem próximo.

sexta-feira, fevereiro 08, 2008

DEVOCIONAL NO CENÁCULO

A comissão
Leia Juízes 6.11-16, 33-34
Tornou-lhe o Senhor: [...] estou contigo. - Juízes 6.16
......................
Deus deixou claro para Gideão o que ele deveria fazer. Às vezes nós desejamos poder enxergar claramente a vontade de Deus para nós. Com freqüência achamos que se soubéssemos exatamente o que Ele quer de nós, poderíamos fazer a Sua vontade e a vida seria mais fácil. Mas será?

Gideão sabia o que era esperado dele, mas, sendo humano, fez perguntas e apresentou objeções: Por que eu? Minha família e eu não somos importantes; não temos influência. Todos nós já não fizemos algo parecido quando Deus nos pede para fazer alguma coisa? Mas, quando Gideão superou seus temores, começou a confiar e ouvir a Deus, achou mais fácil fazer a Sua vontade e seus inimigos logo começaram a fugir.

Deus não espera que precipitemo-nos cegamente, sem pensar ou fazer planos numa nova situação. Mas Ele quer que sejamos ativos em tentar fazer do mundo um lugar melhor e promete que nunca nos deixará ou nos abandonará. Se começarmos a confiar em Deus e tentar fazer a sua vontade, nos surpreenderemos em ver o que podemos realizar.

Oração: Senhor, dá-nos fé para confiar em Ti, e então ajuda-nos a fazer a Tua vontade. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Corra o risco e veja o que Deus pode fazer por seu intermédio.
Elizabeth M. Gregson (Glasgow, Escócia )

Oremos por alguém que esteja hesitando em obedecer a Deus.

DEVOCIONAL LPC

ISTO É VIVER
Sexta-feira, 8 de fevereiro

Leia: Gênesis 2:15-25

O Senhor Deus formou o homem do pó da terra e soprou em suas narinas o fôlego de vida. Gênesis 2:7

Mensagem:

“Isto é que é viver!” Recém-casados em sua lua-de-mel provavelmente dirão isto uma hora ou outra. Outros, durante as férias, completamente relaxados e fazendo o que mais gostam, também. Mas, para o cristão, “viver” é Cristo. Experimentar a presença dele é VIDA! A confiança simples em Jesus, que surge ao nascermos de novo nele, torna essa presença real. Quando Deus fala conosco em nossas experiências diárias, entendemos um pouco mais da frase “Isto é que é viver!” O apóstolo Paulo descreve a vida real da seguinte maneira: “...o viver é Cristo e o morrer é lucro” (Filipenses 1:21)

Segundo o livro de Gênesis, a vida humana é dada pelo respirar (Espírito) de Deus (Gênesis 2). Adão e Eva, por sua desobediência, corromperam a realidade desta vida com Deus. Após caírem em pecado, Adão e Eva, envergonhados, se esconderam. Mas Deus os procurou. E quando os encontrou cheios de culpa e vergonha, Ele prometeu que iria desfazer seu erro, perdoar seu pecado e vencer seu inimigo. Louvado seja Deus! Ele fez tudo isto através de Jesus Cristo.

Agora, a presença de Jesus em um crente é a restauração da VIDA! Como foi no Paraíso, a graça de Deus agora restaura a sua presença dentro de nós.

Ore:
Senhor Jesus, longe de ti estou morto. Portanto, peço com simplicidade e obediência que vivas em mim hoje e sempre, na plenitude da tua graça e do teu poder. Por teu amor, ouve minha oração. Amém.

Pense:
Viver é Cristo! Isto é que é viver!

quinta-feira, fevereiro 07, 2008

DEVOCIONAL NO CENÁCULO

A família ampliada de Deus
Leia Eclesiastes 4.9-12
De maneira que, se um membro sofre, todos sofrem com ele; e, se um deles é honrado, com ele todos se regozijam. - 1 Coríntios 12.26
......................
Fazia três graus abaixo de zero no cemitério. Aproximadamente doze pessoas, entre amigos e familiares, se reuniam para o último adeus e se aconchegavam nos colarinhos de seus casacos. Cachecóis e gorros eram puxados para cobrir qualquer pedaço de pele exposta ao vento gelado. Cada pessoa estava em pé, sozinha, tentando manter-se aquecida. Parecia que mal se percebiam umas às outras. Encorajei-as a se aproximarem para se protegerem do frio cortante.

Mais tarde pensei em nossa condição naquela tarde fria. Então lembrei-me de alguns grupos dos quais participei ao longo dos anos. Alguns pareciam tão reservados que não havia espaço para uma pessoa desconhecida. Como visitante, fui eu quem ficou no frio. Isto faz-me pensar em minha própria comunidade . Como posso alcançar as pessoas e trazê-las para o círculo da afetividade? Como podemos acolher os que chegam para partilhar a vida na igreja, o Corpo de Cristo? Mais importante ainda: como podemos alcançar e acolher o desconhecido como um filho de nossa família de Cristo?

Às vezes reluto em alcançar e acolher as pessoas. Mas então, dou-me conta de que ao alcançá-las, também sou aquecido e encontro um lugar nesta família ampliada que chamamos igreja.
Oração: Santo Deus, enche nossos corações de amor, para que possamos alcançar e abraçar os desconhecidos que se encontram entre nós. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: A família de Deus sempre tem lugar para mais um.
John E. Pugh (Montana, EUA)
Oremos pelas pessoas que se sentem solitárias.

DEVOCIONAL DO DIA LPC

CRISTÃOS AUTÊNTICOS
Quinta-feira, 7 de fevereiro

Leia:

Atos 11:19-26

Em Antioquia, os discípulos foram pela primeira vez chamados cristãos. Atos 11:26
Mensagem:

Nem todos que se dizem cristãos o são de fato. Um verdadeiro cristão é alguém possuído por Deus. É isto que chamou a atenção dos cidadãos de Antioquia. Eles viram pessoas cheias do Espírito poderoso do Cristo crucificado, pessoas ungidas, qualificadas, completas e separadas por um amor maravilhoso. Um novo poder possuiu estas pessoas. Paulo, um rabino, foi conquistado e cativado por Jesus e dizia: “Quero conhecer Cristo, o poder da sua ressurreição e a participação em seus sofrimentos, tornando-me como ele em sua morte.” (Filipenses 3:10).

Conhecer Cristo é muito mais do que conhecimento intelectual. É bom, e inclusive necessário, para os cristãos terem conhecimento intelectual dos fatos e dos princípios, mas “conhecer” o Senhor é algo mais profundo. É ser levado pelo seu amor a uma comunhão íntima. Um cristão verdadeiro, ao contrário dos que apenas se denominam cristãos, compartilham a vida de Jesus no seu dia-a-dia.

Jesus viveu sua vida através de Paulo. Isto acontece com todo cristão verdadeiro. Pertencemos ao Senhor que nos salva e nos possui. As pessoas ao nosso redor conseguem sentir a presença de Deus em nossas palavras, atitudes e ações? Se assim for, seremos conhecidos e reconhecidos como cristãos!
Ore:

Senhor Jesus, mostra a tua vida através de nós. Que os outros possam nos chamar de cristãos porque conseguem sentir a tua presença tanto em nosso sofrimento como em nosso sucesso. Amém.
Pense:

Quando sentimos a presença de Deus é bom; quando outros sentem a presença de Deus em nós, é melhor.

quarta-feira, fevereiro 06, 2008

DEVOCIONAL DO DIA - NO CENÁCULO

Quebrado

Leia 1 Pedro 2.4-12

Sacrifícios agradáveis a Deus são o espírito quebrantado; coração compungido e contrito não o desprezarás, ó Deus. Salmo 51.17
......................
Quando, pela primeira vez fui mandado para a prisão, minha vida estava como uma cerâmica quebrada. Estava despedaçado e não transmitia nada de útil. Não era digno aos olhos das pessoas e de Deus, ? ou assim que eu pensava.

Quando aceitei Jesus Cristo, Ele lentamente recompôs os pedaços. Embora Ele tenha usado o mesmo barro, eu me tornei um vaso totalmente diferente (ver Jr 18.1-6). Onde antes havia agressão, Cristo colocou paixão pela sua obra. Onde antes havia esperteza, Ele colocou o desejo de transmitir aos outros a Sua Graça. Onde antes havia uma atitude de preguiça, Ele colocou ética de trabalho. Onde antes havia apenas amor próprio e egoísmo, Ele colocou amor ágape e compreensão.

Foi preciso que chegasse ao fundo do poço, para que aprendesse a buscar a Deus. Somente quando percebi o quanto estava despedaçado, pude conhecer o oleiro que é Cristo.

Não sou o único cuja vida se despedaçou. Não sou o único que não sabia como consertá-la. Quando caímos sobre a Rocha da salvação, sim, nosso antigo "eu" se quebra (Lucas 20.18), mas então, quando aceitamos a Cristo como Senhor das nossas decisões e ações, Ele nos restaura, tornando-nos melhores do que jamais fomos.

Oração: Senhor, faz de nós uma morada adequada a Ti. Ajuda-nos a confiar que Tu podes nos restaurar para uma vida diferente de tudo o que já vivenciamos. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: O Senhor pode restaurar qualquer vida despedaçada.
Richard A. Ryan (Mississippi, EUA)

Oremos por cura para os que estão despedaçados.
----------------------------------

DEVOCIONAL DO DIA - CADA DIA

ABERTOS PARA SUA PRESENÇA
Quarta-feira, 6 de fevereiro

Leia:

Salmo 62

Descanse somente em Deus, ó minha alma; dele vem a minha esperança. Salmo 62:5
Mensagem:

Jesus prometeu que Ele e o Pai viriam para morar naqueles que obedecessem às suas palavras (João 14:23). E vieram, na força e presença do Espírito Santo. Somos hoje Templo do Espírito Santo e quando nos reunimos como Igreja, Corpo de Cristo, Ele está entre nós. Jesus vem para aqueles que se abrem completamente, sem reserva, sem restrição e sem se julgarem merecedores — pessoas que não querem nada além da presença de Deus para controlar e conduzir suas vidas.

Nosso mundo dominado pelo mercantilismo nos leva a querer negociar com Deus – entrega e obediência em troca de uma vida próspera e centrada em nós mesmos. Subitamente, sem que possamos perceber, buscamos os presentes ao invés do doador. Queremos bênçãos ao invés da presença de Deus. Os doentes podem querer a cura ao invés daquele que cura. Os temerosos podem querer a coragem ao invés daquele que é o Corajoso.

O segredo de uma vida na qual a paz de Deus provê força e segurança para cada dia é a presença amorosa de Jesus, o Senhor da paz. Esta abertura deve ser para dar lugar ao Doador. A vida não encontra descanso nas bênçãos, mas em Deus — “Descanse somente em Deus ó minha alma.”
Ore:

Como o poeta de antigamente, elevamos nossos corações a ti, Ó Senhor. Numa confiança silenciosa abrimos nossos corações para experimentar a tua presença onde quer que estejamos. Em nome de Jesus. Amém.
Pense:

A vida não encontra descanso nas bênçãos, mas em Deus.

terça-feira, fevereiro 05, 2008

DEVOCIONAL NO CENÁCULO

Uma família real

Leia Efésios 5.6-20

Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz. - 1 Pedro 2.9
......................

A rainha da Inglaterra tem uma família grande. Seus filhos nasceram com um grande privilégio, mas também com uma grande responsabilidade. Suas vidas estão sob constante investigação por parte da imprensa, e cada ação é registrada. Onde quer que forem encontram fotógrafos à espera. Qualquer mau comportamento vem a público, e a monarquia é desonrada.

Tendo nascido na família de Deus, herdei um privilégio e uma responsabilidade de viver para louvar a Deus, maior que do que qualquer príncipe ou princesa tem para com a monarquia. Minha vida está sob constante escrutínio dos outros, e tudo o que eu fizer poderá trazer louvor ou desonra a Deus.

O fato de ser um membro de uma família real terrena é um fardo pesado? Talvez seja para os filhos da rainha. Eles são apenas humanos e, sinceramente, eu não gostaria de estar no lugar deles. Mas todo crente tem a graça e a capacidade em Cristo de viver o tipo de vida que honre a Deus.

Oração: Santo Deus, dá-nos hoje a tua graça para que possamos caminhar como filhos da luz, partilhando-a com todos que encontrarmos. Em nome de Jesus oramos. Amém.

Pensamento para o dia: Todo crente pode trazer glória a Deus ao viver no amor.
Marion Turnbull (Lancashire, Inglaterra )

Oremos pelos governantes e líderes do mundo.

DEVOCIONAL LPC

ANTES DE MIM, ELE ERA!
Terça-feira, 5 de fevereiro

Leia: João 8:52-59

“Eu lhes afirmo que antes de Abraão nascer, Eu Sou!” João 8:58
Mensagem:

Quando passo por um caminho de sofrimento físico, vejo as pegadas de Jesus. Ele já esteve ali antes de mim — no monte do Calvário. Sua presença dá sentido às vezes em que preciso de medicamento para aliviar minha dor. A cada passo, ele é um exemplo de força, coragem e persistência. Ele já trilhou o meu caminho.

Quando estou confuso e tomado pela angústia, lembro-me das suas lágrimas no túmulo de Lázaro. Mas um conforto ainda maior é a presença do seu Espírito, o toque suave da sua mão enxugando minhas lágrimas e suas palavras “Não tenha medo! Eu estou aqui! Eu já passei por isso e conheço o caminho”. Quando sou tentado pelo inimigo, vejo a espada do meu Capitão, que já entrou antes de mim na batalha. Mas ainda melhor é a sua presença, que me acalma e me diz que a batalha é dele.

Quando eu estiver à beira do Jordão para minha travessia final, quero me lembrar silenciosamente como Ele entregou sua vida nas mãos do Pai. Sua ressurreição me sustentará. Ele não era somente antes de Abraão; Ele também era antes de mim — em cada experiência. Sua vida é a minha vida. “Já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim.” (Gálatas 2:20)

Ore:
Dá-me, Senhor, um sentimento vivo da tua presença. Faze-me crer que tudo o que eu viver tu já o terás vivido, antes de mim e em meu lugar. Que esta nova vida que vivo em ti se espalhe em gestos de amor. Amém.

Pense:
Descanse somente em Deus, ó minha alma; dele vem a minha esperança. Salmo 62:5