domingo, maio 31, 2009

PODER E RESPONSABILIDADE

Leia Atos 2.1-11
Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Mateus 28.19
......................
Uma das frases mais memoráveis do primeiro filme da série Homem-Aranha é quando Ben, tio de Peter Parker (o Homem-Aranha), lhe diz: "Junto com o poder vem uma grande responsabilidade". Ben não sabia o quanto seu sobrinho havia ficado poderoso, mas essas palavras acompanhavam Peter ao enfrentar os muitos desafios. No Pentecostes, os discípulos de Jesus experimentaram um derramamento do Espírito Santo, que os capacitou a seguir a Cristo com a toda poderosa força de Deus. Mas, com esse novo poder, vieram responsabilidades para com os outros, pois os discípulos foram comissionados a ir pelo mundo e falar a todos sobre o amor de Deus. O poder de Deus, por meio do Espírito Santo, está disponível aos seguidores de Cristo em todos os tempos; no entanto, nós frequentemente nos esquecemos de que ele nos é oferecido. Podemos não ir até os confins da terra, mas a maioria de nós encontra pessoas que precisam ouvir sobre Cristo: no caminho para o trabalho, na academia, na escola, nos pontos sociais de nosso bairro. Como é maravilhoso que, com nossa responsabilidade de partilhar a mensagem de Deus, venha o grande poder do Espírito Santo!
Oração: Doador de tudo o que é bom, perdoa-nos quando nos esquecemos de pedir o poder que ofereces para nos ajudar a alcançar as pessoas com mais eficácia com Tua mensagem de amor e perdão. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Deus nunca pede que façamos algo sem nos dar o poder para executarmos tal tarefa.
Rosemary Gemmell (Renfrewshire, Escócia)
Oremos pelas pessoas que encontramos em nossa vida diária.

VISÃO

“Vocês planejaram o mal contra mim, mas Deus o tornou em bem, para que hoje fosse preservada a vida de muitos.” 
Gênesis 
50:20

Deus criou este mundo, e considerou que tudo ficou “muito bom”. O pecado invadiu o mundo bom, trazendo sofrimento em todos os nossos relacionamentos. Entretanto, o trabalho de salvação de Deus reverte a situação do mundo.

Quão poderoso é Deus? Deus pode usar intenções más para desempenhar a sua vontade. Deus pode pegar o que deveria ferir para salvar. Deus pode pegar um instrumento de morte — a cruz — e a transformar em um instrumento de vida. Como lidamos com a imperfeição da vida? José nos convida a ter visão. Eu uso óculos porque sem eles não consigo ver as coisas que estão mais do que um ou dois metros à minha frente. Minha miopia me faz apreciar muito as lentes corretivas. “Vocês planejaram o mal contra mim, mas Deus o tornou em bem...” Este texto nos ensina a corrigir nossa percepção, porque se não o fizermos, podemos nos desanimar e concluir que a “escuridão” do pecado e a morte venceram. Cobertos de culpa, os irmãos de José questionavam se foram mesmo perdoados. Então José fez com que vissem, compreendessem e acreditassem que Deus trabalha para o bem.

No final, Deus vence. No final, nossas conversas, nosso trabalho e nossas vidas devem ser moldadas pela bondade e pela graça de Deus. Nada mais é preciso.

Ore

Deus da graça, gratos somos pelo teu trabalho contínuo pela graça. Agradecemos a cura do que é quebrado e por trabalhar apesar da imperfeição para nos trazer a graça. Em Jesus. Amém.

Pense

Deus é o único capaz de transformar o mal em bem.

sexta-feira, maio 29, 2009

DECISÕES, DECISÕES

Leia Salmo 23
Assim diz o Senhor: Ponde-vos à margem no caminho e vede, perguntai pelas veredas antigas, qual é o bom caminho; andai por ele e achareis descanso para as vossas almas; mas eles dizem: Não andaremos. Jeremias 6.16
......................
Quando eu era jovem, costumava ler muitos livros de aventura que permitiam ao leitor escolher, entre alternativas, como a trama prosseguiria. Quando o herói enfrentava uma situação difícil, o leitor tinha duas opções para o que aconteceria em seguida. Com base na minha escolha, eu era direcionado a certa página para continuar a história. Às vezes minha escolha levava o herói à vitória. Outras vezes, colocava-o em uma situação ainda mais complicada. Claro, eu sempre podia retornar ao início e recomeçar, fazendo escolhas diferentes. Se ao menos a vida fosse assim! Quando deparo com uma decisão, quero ir algumas páginas à frente para ver qual é a melhor escolha. Quando tomo uma decisão errada, quero voltar atrás e recomeçar. Com frequência revejo minha vida e fico pensando em minhas decisões. E se tivesse seguido um caminho diferente? Onde estaria? Felizmente, qualquer que seja o caminho que decidamos tomar, este nunca será o fim da história. Deus sempre nos guiará em direção ao caminho certo, mesmo quando estivermos perdidos. Para cada oportunidade perdida, descobriremos que Ele tem outra nos esperando. Para cada caminho errado que tomarmos, encontraremos um alternativo. Mesmo não sendo possível corrermos à frente para ver o que nos está reservado ou voltarmos atrás e recomeçar, Deus sempre nos guiará para onde temos de ir.
Oração: Pai, guia-nos ao longo dos dias de nossa vida. Quando tomarmos um caminho errado, ajuda-nos a voltar para o certo. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: De que modo Deus me redimiu de minhas "decisões erradas"?
Travis Mamone (Maryland, EUA)
Oremos pela orientação de Deus em nossa vida.

FILHOS E PAIS

Filhos, obedeçam a seus pais em tudo, pois isso agrada ao Senhor.
Colossenses 3:20

Certo dia, ouvi uma conversa entre uma adolescente e sua mãe. A mãe estava tentando convencer sua filha de que, enquanto estivesse no colégio e vivendo em casa, teria que seguir as regras dos seus pais. Em certo ponto da conversa, a filha disse: “Eu não tenho que lhe obedecer só porque você é minha mãe. Tenho idade suficiente para tomar minhas próprias decisões”.

É claro que a filha não estava certa. Deus incumbiu os pais da responsabilidade de guiar seus filhos em seu nome. O quinto mandamento diz que filhos de qualquer idade devem honrar e respeitar seus pais, simplesmente porque são pais. Os filhos que ainda vivem na casa dos pais devem seguir as regras deles. A única exceção seria se o pai exigisse que o filho fizesse algo contra a vontade de Deus.

Obedecer aos pais e escutá-los pode nos salvar de muita dor na vida. Em mais de uma ocasião, ouvi filhos adultos dizerem: “Eu deveria ter ouvido meus pais”. Por causa da sua experiência de vida, os pais muitas vezes enxergam melhor as consequências das decisões que seus filhos poderiam tomar. Tomar decisões de acordo com a vontade de Cristo em sua própria vida ajuda os pais a ganharem o respeito dos seus filhos.

Ore

Pai celestial, ajuda-nos a honrar e respeitar nossos pais, não importa que idade tenha. Perdoa-nos pelas vezes em que os ignoramos, e dá-nos graça para suportar suas falhas. Em nome de Jesus. 
Amém.

Pense

Ouvir o que os pais têm a dizer pode poupar 
os filhos de muita dor e aborrecimentos.


quinta-feira, maio 28, 2009

TOCANDO O SAGRADO

Leia Marcos 1.9-11
Afirmou-lhe Jesus: Quem beber desta água tornará a ter sede, pra sempre; aquele, porém, que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede, para sempre; pelo contrário, a água que eu lhe der será nele uma fonte a jorrar para a vida eterna. João 4.13-14
......................
A água era vida para as pessoas que viviam nas terras áridas mencionadas na Bíblia. Elas construíam suas comunidades ao redor das águas. Estas também eram usada para fins sagrados. Os sacerdotes tomavam banhos rituais para se purificarem para os deveres do templo. João batizava as pessoas para sinalizar o arrependimento delas e, finalmente, batizou Jesus. Tendo crescido como católica romana, quando jovem aprendi a mergulhar meus dedos na água benta e a fazer o sinal da cruz. Todos os domingos, sentia alegremente a água fresca em meus dedos e face. Nós, seres humanos, experimentamos o mundo por meio de nossos sentidos físicos. Precisamos ver, tocar, cheirar, ouvir e provar coisas de modo a conhecê-las. Da mesma maneira, ansiamos por um encontro real com Deus. Embora um ritual como o sinal da cruz possa se tornar meramente rotina, o toque da água também pode ser um lembrete físico da presença de Deus quando nos dispomos a apreciá-la. Sabendo de nossa necessidade humana de informação sensorial, Deus nos enviou a presença física de Jesus para que pudéssemos conhecer o Seu amor de uma maneira tangível. Como cristãos, somos hoje a evidência física do amor de Deus no mundo.
Oração: Graças, ó Deus, por nos enviares Jesus como um lembrete tangível do Teu amor. Ajuda-nos a sempre mostrar esse amor aos outros. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Como posso ser Cristo para alguém hoje?
Kathleen McDade (Oregon, EUA)
Oremos pelas pessoas que não têm acesso a água limpa e potável.
---------------

PAIS E FILHOS

Pais, não irritem seus filhos; antes criem-nos segundo a instrução... do Senhor.
Efésios 6:4

“A melhor maneira de ser um bom pai é ser um bom marido”. Ou poderia ser dito: “A melhor maneira de ser uma boa mãe é ser uma boa esposa”.

As crianças não merecem menos do que isso. Como pais, devemos aos nossos filhos um lar onde marido e mulher se amem e se respeitem mutuamente. Nas palavras de um conhecido autor: “O lar deve ser um lugar para onde as crianças não veem a hora de voltar.”

As crianças precisam se sentir seguras, aceitas e encorajadas no lar. Algumas vezes, os pais irritam seus filhos e diminuem seu entusiasmo juvenil. Algumas crianças vivem em constante medo de serem criticadas. Alguns de nós criticamos nossos filhos por coisas que nem mesmo somos capazes de fazer. Quando meus filhos eram pequenos, eu costumava dar bronca neles por derramarem coisas, até que um dia eu derramei um copo de leite sobre a mesa. Foi a última vez que eu disse algo sobre derramar coisas.

Os pais cristãos não medem esforços para instruir seus filhos na Palavra do Senhor. Devemos ajudar nossos filhos a desenvolver um relacionamento próximo e pessoal com o Senhor. É claro que uma maneira poderosa de fazê-lo é permitir que nossos filhos vejam o nosso próprio relacionamento íntimo com Jesus.

Ore

Pai celestial, obrigado pelo dádiva dos nossos filhos. Dá-nos sabedoria para sermos os pais que queres que sejamos, e ajuda-nos a ensinar a eles teus caminhos. Em nome de Jesus. 
Amém.

Pense

“A melhor maneira de ser um bom pai
é ser um bom marido.”
www.lpc.org.br

quarta-feira, maio 27, 2009

NOSSA FALA DIZ QUEM SOMOS

Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil...
Efésios 4:29


Há alguns anos, um universitário veio conversar comigo sobre seu pai. Ele disse: “Se você passasse um tempo em nossa casa, não reconheceria meu pai. Quando ele fala, constantemente nos denigre. Minha mãe está uma pilha de nervos por causa da maneira como ele fala com todos nós.”

Esta história não é uma exceção. Alguns de nós nos orgulhamos de falar a verdade, mas não consideramos que Paulo ordenou que falássemos a verdade em amor (Efésios 4:15). Com muita frequência, não esperamos a hora certa para falar. Um marido chega em casa e suas primeiras palavras são: “Este lugar está uma bagunça. O que você fez o dia todo?”. Uma esposa recebe seu marido com as palavras: “Onde você esteve? Você resolveu aquele problema do qual falei esta manhã?”.

Em casa e no trabalho, precisamos aprender a falar a verdade em amor e a dizer apenas “o que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem.” Devemos perguntar a nós mesmos: “Preciso realmente dizer o que estou prestes a dizer? Eu deveria falar isso agora? Isto edificará os outros?” Precisamos pedir ao Espírito Santo que guarde nossa língua e nos ajude a conversar uns com os outros com amor.

Ore

“Coloca, Senhor, uma guarda à minha boca; vigia a porta de meus lábios” (Salmo 141:3). E ajuda-me a dizer apenas palavras que edifiquem, animem e confortem as pessoas ao meu redor. Amém.

Pense

Uma única palavra pode estragar o nosso dia
ou nos dar mais alegria de viver.
www.lpc.org.br

OUTRA CHANCE

Leia Êxodo 2.11-15; 3.1-12
[Deus disse a Moisés:] Vem, agora, e eu te enviarei a Faraó, para que tires o meu povo, os filhos de Israel, do Egito. Êxodo 3.10
......................
A Bíblia é um livro que fala sobre o pecado. Mas igualmente fala sobre a graça que continua a nos procurar para os propósitos e a vontade de Deus, apesar de nossos erros. Davi pecou. Os discípulos pecaram. Moisés pecou. Fico imaginando como Moisés deve ter se sentido após pecar. Depois de matar o egípcio, Moisés certamente pensou que sua vida estava arruinada. Reflita sobre o modo como ele, mais tarde, respondeu ao chamado de Deus: "Quem sou eu?" "Suponha que eles não creiam?" Posso compreender muito bem suas dúvidas e sua relutância. Pequei e imagino que você também tenha pecado. Deus, no entanto, não nos abandona. Ele ofereceu alívio para o fardo que carregamos por causa de nossos pecados, invalidando-os com a misericórdia. Deus Se volta para nós, como fez com Moisés, e mais uma vez nos comissiona. Aos olhos de Deus somos preciosos. Embora possamos nos sentir indignos de sermos tratados por Ele, os erros do passado podem se tornar um caminho para uma consagração e uma espiritualidade mais profundas.
Oração: Deus de misericórdia, nós Te agradecemos por olhares para além da nossa pecaminosidade para enxergares o que podemos vir a nos tornar pela Tua graça. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Os erros de ontem são superados pela misericórdia de Deus hoje e por Seus propósitos para o nosso amanhã.
Ray N. Hawkins (Tasmânia, Austrália)
Oremos pelas pessoas que se sentem culpadas.
MEDITE: ISAÍAS 8
www.editoracedro.com.br

terça-feira, maio 26, 2009

PRESENÇA DE DEUS

Leia Isaías 58.6-12
Ninguém jamais viu a Deus; se amarmos uns aos outros, Deus permanece em nós, e o seu amor é em nós aperfeiçoado. 1 João 4.12
......................
Em 2006, um ano após a passagem do furacão Katrina, fui para Nova Orleans com outros estudantes do grupo de serviço do campus. Passamos uma semana na casa de Alice instalando paredes de gesso, passando massa corrida e lixando. Alice era uma senhora idosa que tinha perdido três irmãs naquele ano. Enquanto nos servia chá de pêssego e mostrava suas pinturas de Jesus e Maria, ela nos contou sobre sua vida. Ao final da semana, o calor, a gratidão e a fé de Alice haviam inspirado e fortalecido a nossa fé. Antes que pudéssemos lhe agradecer por partilhar sua vida conosco, ela colocou seus braços à nossa volta e nos disse, com os olhos marejados de lágrimas: "Todos vocês foram a presença de Deus em minha vida. Vocês não sabem o quanto me abençoaram. Deus foi bom para mim ao enviar vocês". Naquela noite, durante nossa devocional, refletimos sobre a natureza recíproca das ricas bênçãos de Deus. Alice tinha nos ensinado sobre a fé, a esperança e o amor tanto quanto nós a tínhamos ajudado a reconstruir sua casa e a chorar suas perdas. Deus verdadeiramente Se faz presente por meio das pessoas em nossa vida; Ele vive, cura e ama por meio dos relacionamentos.
Oração: Amado Deus, graças por habitares em nós e conosco. Ajuda-nos a reconhecer a Tua presença em nossos relacionamentos com as outras pessoas. Que nós sejamos uma bênção a elas. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Deus age por meio dos relacionamentos.
Alison VanBuskirk (Pensilvânia, EUA)
Oremos pelas pessoas que estão reconstruindo sua vida após um desastre natural.
www.editoracedro.com.br

DINHEIRO IMPORTA

O rico domina sobre o pobre; quem toma emprestado é escravo de quem empresta. 
Provérbios 22:7


De acordo com especialistas, uma das três maiores causas do divórcio é o dinheiro. Um cônjuge continua gastando, enquanto o outro insiste em economizar. Muitos casais continuamente gastam mais do que ganham. Comerciais nos estimulam a “comprar agora e pagar depois.”

Mas devemos ouvir o que a Bíblia diz sobre dívidas: “Não devam nada a ninguém, a não ser o amor de uns pelos outros” (Romanos 13:8). O endividamento nos escraviza (Provérbios 22:7).

Precisamos mudar nosso estilo de vida. Todos nós devemos aprender a viver dentro do nosso orçamento. Precisamos aprender a gastar sabiamente. Os cristãos têm a responsabilidade de administrar seu dinheiro. Sim, o dinheiro tem importância, ele pode destruir casamentos. Algumas igrejas oferecem aulas de mordomia regularmente e provêem consultores financeiros cristãos para nos ensinar a administrar nosso dinheiro.

Se, depois de usar todos os recursos disponíveis, ainda não conseguirmos resolver nossos problemas financeiros, talvez devamos perguntar a nós mesmos se estamos dando ao Senhor o que pertence a Ele. O profeta Ageu diz que, se defraudarmos o Senhor, nunca teremos o suficiente (Ageu 1:2-11).

Ore

Senhor, nosso Deus, ajuda-nos a sermos administradores fiéis dos bens que tu nos dás. Ensina-nos a gastar nosso dinheiro com sabedoria. Livra-nos das dívidas. 
Oramos em nome de Jesus. 
Amém.

Pense

Quem compra o que não precisa,
acaba devendo o que não pode pagar.


segunda-feira, maio 25, 2009

Trabalho no jardim

Leia 1 Coríntios 3.5-9
Eu plantei, Apolo regou; mas o crescimento veio de Deus. 1 Coríntios 3.6
......................
Meu pai gostava de plantar e cultivar vegetais e frutos, em especial os tomates. No entanto, por ele ser militar, nós tínhamos de nos mudar a cada três ou quatro anos. Mesmo quando sabíamos que estávamos a ponto de ser transferidos, ainda assim papai plantava, cuidava da horta e dizia, com um sorriso: "Estou plantando tomates para que outra pessoa colha". Lembro-me das palavras de papai quando sinto que minha obra para Deus não está dando resultado. Nunca ajudei alguém a encontrar a Deus num encontro, nem ajudei a guiar um cristão afastado a retornar ao caminho de Deus. Sinceramente, a maior parte das coisas que fiz para Ele talvez não dê frutos durante o meu tempo de vida. Cada ato que faço para Deus conduz alguém para mais perto da Sua graça, mas nunca o caminho todo. Nos poucos casos em que estive presente quando alguém encontrou a Deus pela primeira vez ou foi restaurado à saúde espiritual, sempre foi o último evento de uma série de etapas no caminho dessa pessoa. Deus nos chama para trabalharmos no jardim. Nós podemos plantar ou regar, quer venhamos a desfrutar a colheita ou não.
Oração: Senhor, ensina-nos a amar e a testemunhar, confiando os resultados a Ti. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Deus usará nosso trabalho mesmo que nunca vejamos os resultados.
Jim Playford (Kansas, EUA)
Oremos pelas famílias dos/as militares.
MEDITE: ISAÍAS 7

A BENÇÃO DA ADORAÇÃO

“Quem recebe uma destas crianças em meu nome, está me recebendo.”
Mateus 18:5 


Há três anos, eu e minha esposa fomos à Coréia com nossa filha e seu marido, para buscar sua filha adotiva, Lucy. Foi uma das experiências mais abençoadas que tivemos. As palavras não podem expressar o que sentimos quando eles tomaram sua filha de seis meses nos braços pela primeira vez. Nossa filha descreveu assim: “A adoção nos trouxe o que os tratamentos para infertilidade não puderam trazer: a esperança! Ela preencheu aquele terrível buraco no nosso coração. Levar nossa filha para casa foi um dos momentos mais alegres e emocionantes da nossa vida”.

A adoção levanta muitos questionamentos. É o que devemos fazer? Os filhos adotivos nos amarão quando estiverem mais velhos? Eles ficarão ressentidos porque os adotamos? Eles se adaptarão à escola, serão aceitos pelas outras crianças? Eles se sentirão deslocados?

Não são todos os casais que devem adotar. Alguns preferem continuar sem filhos. Mas, para muitos casais inférteis, a adoção pode ser uma tremenda bênção. Com a minha família foi assim.

Muitos casais que tem filhos biológicos também abriram seus lares e seus corações para receber crianças adotivas. Desta maneira, diz Jesus, eles também o receberam.

Ore

Senhor, damos-te graças por aqueles que abrem seus lares e corações para a adoção. Dá-lhes sabedoria para criar seus filhos em teus caminhos e a recompensa por sua generosidade. Em nome de Jesus. 
Amém.

Pense

A adoção dá à criança um nome, um lar e um futuro, e dá aos pais a alegria da paternidade.


domingo, maio 24, 2009

TALALVEZ SIM, TALVEZ NÃO

Leia Provérbios 3.1-7
Confia no Senhor de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento. Provérbios 3.5
......................
Anos atrás, uma garotinha de nossa pré-escola sempre se sentava à minha frente na "hora do círculo" matinal. Quando eu mostrava os cartões com os nomes das crianças para o quadro de ajudantes do dia, ela perguntava: "E eu?". Ou então: "Hoje é minha vez?". Finalmente comecei a dizer a ela: "Talvez sim, talvez não". Por alguma razão, essa resposta parecia consolá-la e ela sorria e repetia minhas palavras. Várias e várias vezes, lembro-me das palavras que dizia a ela. Quando quero saber se algo vai acontecer, penso: Talvez sim, talvez não. Quando quero saber se certas orações serão respondidas, repito essas palavras para mim mesma. Quando faço isso, de algum modo sinto-me consolada, assim como aquela aluna. Percebo que não me faz bem nenhum tentar descobrir os detalhes. Tenho apenas de confiar no Senhor. Repito as palavras o tempo todo ? Talvez sim, talvez não ? até que elas estejam plantadas definitivamente em meu coração. Elas fazem me lembrar de que posso confiar qualquer decisão a um Deus todo-poderoso que me ama.
Oração: Amado Pai celestial, ajuda-nos a parar de tentar descobrir o futuro, mas, sim, confiar em Ti. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Quando estiver tentando descobrir cada detalhe, posso optar por confiar em Deus.
Beth DeLong (Havaí, EUA)
Oremos pelas professoras e pelos professores de educação infantil.
MEDITE: ISAÍAS 6

ESTERILIDADE E ADOÇÃO

Mas a Ana dava uma porção dupla, porque a amava, apesar de que o SENHOR a tinha deixado estéril.
1 Samuel 1:5

“O SENHOR a tinha deixado estéril.” Estas palavras expressam uma dor que apenas aqueles que sentiram o que é não poder ter filhos sabem o que é. Até mesmo o marido de Ana mostrou que não a compreendia ao perguntar: “Será que eu não sou melhor para você do que dez filhos?” O sacerdote Eli também não compreendia. Quando Ana expressou a sua angústia, Ele pensou que ela estivesse bêbada.

Não compreendia bem a dor da infertilidade até que minha filha e seu marido não puderam ter filhos. Ela descreveu a dor que sentiu: “A nossa infertilidade criou um buraco no meu coração... um buraco doloroso que começou no meu estômago e cresceu até meu coração.” Ela ainda disse: “Eu não ousava ter esperança porque não conseguiria lidar com a angústia que sentiria ao perder tudo de novo.”

Aprendemos muito com a experiência deles. Enquanto alguns casais podem planejar não ter filhos, apenas Deus pode nos dar filhos. Quem ora por um filho deve continuar orando e não deve perder as esperanças até que Deus mostre claramente que sua resposta é “não”. Quem sofre com a resposta negativa de Deus deve entregar sua dor ao Senhor, e considerar outras opções. A adoção foi a resposta para a milha filha.

Ore

Senhor, hoje oramos por aqueles que vivem a dor de não ter filhos. Dá-lhes paz e humildade para entenderem tua vontade soberana. Damos-te graças por aqueles que abrem seus corações para os órfãos. Amém.

Pense

Tanto os solteiros como os pais sem filhos
podem viver uma vida plena e significativa.

sábado, maio 23, 2009

PROMESSA DIVINA

Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa; porventura diria ele, e não o faria? Ou falaria, e não o confirmaria?
Números 23:19

UMA PROCURA INCOMUM

Leia Lucas 24.13-35
Aconteceu que, enquanto conversavam e discutiam, o próprio Jesus se aproximou e ia com eles. Lucas 24.15
......................
Na passagem acima, duas pessoas estão seguindo pela Estrada de Emaús, conversando sobre as questões do dia, que se centravam em torno da morte de Jesus na cruz. Elas tinham muitas perguntas, mas poucas respostas. Jesus Se junta a elas, ansioso por ouvir aqueles viajantes angustiados. Ele ouve atentamente e então lhes dá respostas que os ajudam a esclarecer suas dúvidas. O ponto central da história é a resposta à pergunta: Jesus está morto? Jesus não está morto e ainda ouve, caminhando ao nosso lado em nosso questionamento. Como é consolador saber que Cristo compreende a nossa confusão porque nos conhece melhor do que nós mesmos! Em tempos de luta e perturbações, Cristo vem até nós por meio da nossa leitura bíblica e de nossas orações. Cristo quer que saibamos que Ele está vivo e ainda hoje caminha e conversa com pessoas comuns. Às vezes percebemos Sua presença por meio do "cicio suave e tranquilo" de paz interior que vem em meio à tempestade; às vezes Ele vem até nós por meio de um amigo ou companheiro que nos traz encorajamento, consolo ou discernimento. Cristo prometeu estar conosco até o fim dos tempos, e podemos estar certos de que Ele cumprirá a promessa.
Oração: Ó Deus, liberta-nos de buscar trivialidades em nossas vidas diárias. Ajuda-nos a fazer as perguntas certas e a ouvir cuidadosamente a Tua resposta. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Cristo acolhe todas as nossas perguntas e caminha conosco enquanto buscamos as respostas.
Gavin Leverton (Cidade do Cabo, África do Sul)
Oremos pelas pessoas que duvidam.
MEDITE: ISAÍAS 5
www.editoracedro.com.br

APOIO PARA PAIS SOLTEIROS

A religião que Deus, o nosso Pai, aceita como pura e imaculada é esta: cuidar dos órfãos e das viúvas em suas dificuldades... 
Tiago 1:27


De acordo com uma notícia recente, quatro em cada dez crianças em nossa cultura vivem sem o pai. Aproximadamente metade das crianças nos Estados Unidos estão sendo criadas por pais solteiros (especialmente mães solteiras) ou são parte de uma família “mista”. O núcleo familiar que consiste em pai, mãe e filhos não é mais a regra.

Pais solteiros enfrentam muitos desafios. Eles precisam cumprir sozinhos o que geralmente é um desafio para dois pais. Sem um parceiro, no entanto, eles precisam de apoio emocional. Alguns pais solteiros passam por dificuldades financeiras. Outros não se sentem mais aceitos por antigos amigos porque seu parceiro se foi.

Pais solteiros precisam do apoio da comunidade cristã. No Antigo Testamento, Deus tomou providências para viúvas e órfãos. Tiago nos chama a colocar em prática a nossa fé, estendendo a mão a estas pessoas. Se Tiago escrevesse hoje, ele incluiria os pais solteiros e seus filhos também. Devemos oferecer a nossa assistência a esse tipo de pessoa. Podemos ajudar a cuidar de crianças, receber famílias de pais solteiros nos grupos de estudo bíblico, e prover ajuda financeira. Na igreja, todos devem ser aceitos e incluídos.

Ore

Senhor, ajuda-nos, como membros da igreja, a alcançar aqueles que lutam sozinhos para criar seus filhos. E dá-nos a graça de aceitarmos uns aos outros. Em nome de Jesus. 
Amém.

Pense

Se somos irmãos em Cristo, podemos 
também ser pais, mães, tios e tias espirituais.

www.lpc.org.br

sexta-feira, maio 22, 2009

PROMESSA DIVINA

Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça.
Isaías 41:10

TORNE-SE COMO CRISTO

Leia 1 Pedro 1.13-16
...Segundo é santo aquele que vos chamou, tornai-vos santos também vós mesmos em todo vosso procedimento. 1 Pedro 1.15
......................
A discussão durante o estudo bíblico girava em torno do modo como mostramos Cristo aos não cristãos em nossa vida diária. "Eu costumava ter a figura de um peixe em meu carro", disse um homem. "Então, comecei a pensar no modo como dirijo e a tirei de lá." Depois que as risadas diminuíram, sua confissão ingênua provocou reflexões sérias, pelo menos em mim. Devo perguntar a mim mesma: Se as pessoas julgassem o cristianismo por mim, será que desejariam ter uma experiência como a minha? Como minha vida é comparada com relação ao amor que demonstro aos outros? Demonstro amor a pessoas estranhas e diferentes? Amor por pessoas desconhecidas é o tipo de amor que é considerado. Mostrar amor por alguém que nos frustra pode impedir que um motorista agressivo tenha uma reação furiosa. O amor incondicional pode transformar um inimigo em amigo. Talvez o que estivéssemos discutindo no estudo bíblico fosse a santidade. Essa palavra deixa-me exaltada, mas em 1 Pedro 1.15 temos: "Segundo é santo aquele que vos chamou, tornai-vos santos também vós mesmos em todo vosso procedimento". Evitar a exposição desnecessária ao mal me ajudará a manter meus pensamentos, linguagem, atitude e ações da maneira como Deus gostaria que fossem. Embora nunca venha a alcançar a perfeição, quero continuar a seguir nessa direção, quero me tornar como Cristo.
Oração: Amado Deus, ajuda-nos a viver de maneira que levemos os outros a ter fome de Ti. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Como os outros veem Cristo em mim?
Esther M. Bailey (Arizona)
Oremos pelos/as motoristas irritados/as.
MEDITE: ISAÍAS 4
www.editoracedro.com.br

PERTENCEMOS AO MESMO GRUPO?

Não se ponham em jugo desigual com descrentes. 
2 Coríntios 6:14

Há alguns anos, perguntei a uma mulher cristã casada com um não cristão: “É difícil manter-se cristã quando se está casada com um não cristão?”. Nunca me esqueci da resposta: “É quase impossível. Estamos em trilhas opostas. Quando quero ir à igreja, ele tem outros planos para nós. Quando tento fazer minha devocional, ele se retira.”

Deus estava preocupado com compatibilidade quando instituiu o casamento. Deus quer que sejamos a pessoa certa para a outra. A compatibilidade espiritual não é negociável. Paulo diz: “Não se ponham em jugo desigual com descrentes.” Alguém disse que casar-se com um não cristão é como pegar dois trens ao mesmo tempo, seguindo direções opostas.

A pergunta que se deve fazer ao iniciar um relacionamento é: “Temos um relacionamento vivo com o Senhor, e isto transparece em nossa vida?” Sem compartilhar um relacionamento com Cristo, um nível profundo de unidade não é possível.

Mas... e quem é casado com um não cristão? Esta pessoa deve orar pedindo que a graça mostre ao parceiro descrente o cuidado e a graça de Jesus Cristo. Não nos casamos para evangelizar nosso parceiro. No entanto, muitos conheceram a Jesus através do amor cristão do seu cônjuge.

Ore
Pai celestial, ajuda aqueles que buscam encontrar a pessoa certa para se casar. Ajuda-os a escolher com a razão sem jamais desprezar a compatibilidade espiritual. Em nome de Jesus, oramos. 
Amém.

Pense
Compatibilidade espiritual 
é inegociável.
www.lpc.org.br

quinta-feira, maio 21, 2009

FÉ VIVA EM AÇÕES

Leia Tiago 2.14-26
Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Gálatas 5.22-23
......................
Em meu dia de folga, passei a maior parte dele encarregando-me de um serviço numa cidade próxima. A viagem de volta para casa foi complicada, com um trânsito moroso e uma série de atrasos por conta de obras. No entanto, um motorista não se deixou deter pelo congestionamento. Ele entrava e saía bruscamente do trânsito sem dar sinal, corria por cidades pequenas e ultrapassava outros veículos em locais proibidos. Embora me sentisse perturbado pelo modo como ele dirigia, também estava triste por ver um conhecido símbolo cristão, o peixe, em local de destaque na traseira de seu carro. Questionei: O modo como uma pessoa dirige diz aos outros sobre os cristãos e qual o impacto de nossa fé sobre a maneira como vivemos? Então, pensei o mesmo com relação a mim. Sou cristão, mas será que minha vida demonstra isso? Será que as pessoas percebem que sou cristão pelo modo como dirijo, como trato as pessoas em casa e no trabalho, ou pela maneira paciente ou impaciente como espero na fila do mercado? Tiago 2.26 diz que "a fé sem obras é morta". Quero que minha fé em Cristo fique viva em minhas ações, de modo que todos possam percebê-la.
Oração: Amado Deus, que o nosso amor por Ti fique aparente em nossas ações. No santo nome de Jesus, nós oramos. Amém.
Pensamento para o dia: Como Jesus dirigiria?
Mark Karpinski (Carolina do Norte, EUA)
Oremos por paciência para com as pessoas que nos frustram.
MEDITE: ISAÍAS 3
www.editoracedro.com.br

AMOR POR UMA VIDA INTEIRA

“O que Deus uniu, ninguém separe”.
Mateus 19:6 


“Até que a morte nos separe.” Estas palavras ainda são pronunciadas em muitas cerimônias de casamento. O casamento deve ser uma promessa para a vida toda. Ou, como alguém colocou, o casamento deve ser “amor por uma vida inteira”.

Segundo Jesus, o divórcio está presente em nosso mundo por causa da queda. Foi por causa do pecado que Deus proveu a possibilidade do divórcio, por causa da dureza do nosso coração. Apesar de muitas vezes o divórcio ser inevitável, Deus ainda diz: “Não foi o SENHOR que os fez um só? Em corpo e em espírito eles lhe pertencem... Eu odeio o divórcio.” (Malaquias 2:15-16)

Casais em casamentos complicados devem buscar ajuda ao invés de correr para a porta de saída. As estatísticas mostram que noventa por cento dos casais que estão dispostos a buscar aconselhamento podem salvar seu casamento. As estatísticas também mostram que noventa por cento daqueles que estão em seu segundo casamento não são mais felizes depois de dez anos de casamento do que eram em seu primeiro casamento.

É possível salvar um relacionamento com a ajuda de um conselheiro ou terapeuta. Mas, nos casos de divórcio, o Senhor perdoa, e derrama sua graça em meio à ruína e à dor.

Ore

Senhor, oramos por aqueles que experimentaram a dor da separação. Sê com aqueles que buscam ajuda e permite que a igreja possa ser um lugar para novos começos. Em nome de Jesus. 
Amém.

Pense

“Como podem viver sob o mesmo teto aqueles
que estão separados pelo espírito?”
www.lpc.org.br

quarta-feira, maio 20, 2009

ORANDO COM OS SALMOS

Leia o Salmo 103.1-5
...em tudo, porém, sejam conhecidas diante de Deus as vossas petições, pela oração e pela súplica (...) E a paz de Deus (...) guardará os vossos corações e as vossas mentes em Cristo Jesus. Filipenses 4.6-7
......................
Eu havia recebido uma notícia devastadora: estava com câncer de mama. Voltei para casa, depois da consulta médica e dos exames de laboratório, assustada e com os olhos cheios de lágrimas e encontrei uma mensagem na secretária eletrônica. A voz de minha tia dizia: "Leia o Salmo 103.1-5. Leia muitas e muitas vezes. Leia todos os dias". Peguei minha Bíblia e li: "Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e tudo o que há em mim". Marquei essa página em minha Bíblia. "Bendize, ó minha alma, ao Senhor e não te esqueças de nem um só de seus benefícios...". Digitei as palavras para levá-las para o hospital: "Ele é quem (...) sara todas as tuas enfermidades" (Salmo 103.1-3). Ao repetir os versículos, substituí as palavras teu e tua por meu e minha: "[Ele é] quem da cova redime a [minha] vida" (versículo 4). Li o salmo durante a cirurgia e a recuperação e enquanto esperava pelos resultados dos exames: "[Ele é quem me] coroa de graça e misericórdia" (versículo 4). Continuei a lê-lo durante meus tratamentos, mais de uma vez por dia, quando estava fraca, exausta e com medo do futuro, se é que eu tinha futuro, "de sorte que a [minha] mocidade se renova como a da águia" (versículo 5). Li esses versículos diariamente por mais de um ano, até que minha força se renovou e ganhei uma nova oportunidade. Hoje minha vida está quase igual ao que costumava ser, mas não sou a mesma. Hoje compreendo a importância de louvar a Deus em toda situação.
Oração: Graças, ó Deus, pelo Teu toque curativo e por Tua presença amorosa. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Deus nos sustenta em nossos momentos mais difíceis.
Carol A. Lowe (Texas, EUA)
Oremos pelas pessoas em tratamento contra um câncer.
www.editoracedro.com.br
-------------

VALE A PENA

Mas o homem que comete adultério não tem juízo; todo aquele que assim procede a si mesmo se destrói.
Provérbios 6:32

Algumas vezes, acontece sem aviso. Você se sente incompreendido e alguém no seu trabalho sabe exatamente como você se sente. Sua esposa é tão menos atraente que a sua colega na empresa! Aquele novo colega é exatamente o que seu marido nunca vai ser. Você se sente sozinha e incompreendida.

Em um poema, uma esposa explicou sua infidelidade desta maneira: “Quando eu reclamo da solidão, você diz, ‘um homem deve pensar no seu pão de cada dia.’ E então, num dia fatal, quando a vida parecia sem graça, de repente se tornou brilhante e bela. Eu falei pouco, e ele ouviu muito. Houve atração em seus olhos; eu não me senti mais sozinha. Foi o começo ‘inocente’ de todo o meu pecado.”

O que chamamos de caso, a Bíblia chama de adultério. E adultério é um pecado contra Deus e contra todos em nossa vida. É um ato de traição contra a nossa promessa de sermos fiéis “até que a morte nos separe.” É um pecado contra nossos filhos, que se tornam vítimas inocentes do nosso comportamento danoso.

Se o casamento não vai bem, devemos buscar aconselhamento. Se houve adultério, deve-se pedir perdão. Se o adultério está acontecendo, ele deve acabar e deve-se fazer o possível para reparar os danos.

Ore

Deus Eterno, ajuda-nos a sermos fiéis aos votos que fizemos em tua presença. Ajuda-nos a sermos um exemplo de fidelidade para os nossos filhos e outros ao nosso redor. Em nome de Jesus. 
Amém.

Pense

Há muitas justificativas para o adultério, todas elas 
baseadas no egoísmo e na satisfação pessoal.
WWW.LPC.ORG.BR

terça-feira, maio 19, 2009

LEMBRO-ME


Leia Deuteronômio 6.4-9
Tão-somente guarda-te a ti mesmo e guarda bem a tua alma, que te não esqueças daquelas cousas que os teus olhos têm visto, e se não apartem do teu coração todos os dias da tua vida, e as farás saber a teus filhos e aos filhos de teus filhos. Deuteronômio 4.9
......................
Há alguns anos tenho escrito uma carta pessoal a cada um de meus 14 netos, que estão espalhados por toda parte. Também incluo uma página, a cada mês, intitulada "Eu me lembro...", que traz histórias de minha vida e lições que aprendi ao longo de meus quase 80 anos. Peço a Deus que essas histórias possam ensinar-lhes sobre ética, caráter e o caminho de Jesus. Confesso que também é bom recordar experiências do passado e falar sobre como Deus conduziu, guardou e abençoou-me. Soube que meus netos guardam essas histórias em seus computadores. O versículo acima, Deuteronômio 4.9, refere-se ao trabalho dos avós: fomos encarregados de transmitir as lições de vida que aprendemos. A melhor maneira de fazê-lo é por meio de histórias, assim como a Bíblia relata histórias sobre a ação de Deus em favor do ser humano ao longo dos séculos. Quando refletimos sobre o nosso passado, tornamo-nos conscientes do grande amor de Deus. Sim, vemos nossos erros e podemos nos alegrar no perdão concedido por Ele. Mas também percebemos que vivemos pela Sua graça e bondade. Surpreendemo-nos e somos enriquecidos pelas misericórdias de Deus, que "se renovam cada manhã" (Lamentações 3.23). Preservemos e repassemos as histórias das misericórdias de Deus, especialmente a nossos filhos e netos.
Oração: Ajuda-nos hoje, ó Deus, a honrar o maravilhoso privilégio de partilhar os valores que Tu nos ensinaste. Ajuda-nos a viver a nossa fé. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Como estou transmitindo minhas histórias de fé aos outros?
John M. Drescher (Pensilvânia, EUA)
Oremos pelas avós e pelos avôs
Publicado e www.editoracedro.com.br

O INVASOR INDESEJADO

Tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro... pensem nessas coisas.
Filipenses 4:8


Existem milhares de pessoas que se tornaram prisioneiras da pornografia. Os computadores e a internet, que têm enriquecido nossa vida de diversas maneiras, também trouxeram um invasor indesejado a muitos lares. A pornografia on-line tem apanhado muitas pessoas desprevenidas sobre o risco de uma primeira olhada, as quais não percebem que ela pode ser tão difícil de controlar quanto as drogas ou o álcool. Mesmo pessoas sérias e de bem são gradualmente envolvidas. Que vexame se fossem descobertas... mas escondem seu vício no anonimato do computador.

O apóstolo Paulo nos chama a pensar apenas em coisas que são corretas e puras. O Senhor Jesus diz que, se nossos olhos nos levam ao pecado, devemos arrancá-los fora (Mateus 5:29). Quem começou a consumir pornografia, deve parar hoje. Se isto se tornou um vício, deve-se procurar ajuda. Se algum membro da família se viciou, deve-se intervir. Deve-se vigiar e controlar o que as crianças estão assistindo.

Paulo diz que, quando formos tentados, Deus proverá uma saída. Uma maneira de evitar a tentação é usar um filtro eletrônico. Todo lar e toda igreja com acesso a internet deve ter um filtro que mantenha invasores indesejados para fora.

Ore

Senhor, oramos por todos aqueles que se tornaram dependentes. Dá-lhes a ajuda de que precisam e a coragem para procurar tal ajuda. Sempre que vier a tentação, Pai, livra-nos dela. Em nome de Jesus. 
Amém.

Pense

O vício da pornografia na Internet deturpa 
as sensações naturais e desumaniza nosso ser.

Publicado por www.lpc.org.br

segunda-feira, maio 18, 2009

NEHUMA OPORTUNIDADE PERDIDA

Leia Salmo 104
A glória do Senhor seja para sempre! Exulte o Senhor por suas obras! (...) Cantarei ao Senhor enquanto eu viver; cantarei louvores ao meu Deus durante a minha vida. Salmo 104.31 e 33
......................
Meu marido e eu estávamos de férias no sudoeste da Inglaterra, desfrutando uma de nossas caminhadas preferidas por uma trilha no despenhadeiro, num dia tempestuoso de sol e pancadas de chuva. Ao fazermos uma curva, o sol iluminou uma das áreas à nossa frente enquanto o resto do rochedo permanecia em sombras. Era uma linda vista. O mar abaixo vislumbrava azul ao sol, e ondas brancas e brilhantes quebravam espumando abaixo de nós. "Isso daria uma linda foto!", exclamei. Peguei a câmera, removi a proteção da lente e olhei pelo visor. Mas era tarde demais. Enquanto estava ocupada com a câmera, o sol tinha desaparecido, e a luz, esmorecido. Perdi a oportunidade. Lamentei perder a foto "perfeita", mas, ao refletir sobre o episódio, senti que aprendera uma lição valiosa. Deus espalha muitas coisas belas à nossa volta, as maravilhas da criação, grandes músicas, obras de arte e livros, pessoas que conhecemos e amamos e pessoas que ainda vamos conhecer. Se estivermos apressados, poderemos perder esses momentos; nem os reconheceremos quando estivermos ocupados demais com outra coisa. Por outro lado, se reduzirmos o ritmo, poderemos perceber essas maravilhas, admirá-las e louvar a Deus com ações de graças.
Oração: Senhor Deus de toda a criação, ajuda-nos a parar e a nos deixar revigorar pelas maravilhas que Tu colocas no nosso caminho a cada dia. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Em vez da agitação dos nossos dias, pensando apenas no que poderá acontecer, por que não desfrutar a jornada com Deus?
Susan Hibbins (Lincolnshire, Inglaterra)
Oremos pelas pessoas em férias.
-----------
© Copyright 2009 - No Cenáculo

O QUE NÃO SE FALA

Não participem das obras infrutíferas das trevas; antes, exponham-nas à luz. 
Efésios 5:11

Uma senhora que havia perdido seu marido há poucos meses veio se aconselhar comigo. Ela se sentia culpada porque estava aliviada com a morte dele. Ela me contou que, durante seu casamento, ele havia sido verbalmente, emocionalmente e fisicamente abusivo. Alguns dos abusos descritos por ela eram impossíveis de acreditar.

Quando perguntei por que ela nunca buscou ajuda, ela respondeu: “Não era algo do qual se falava. Além do mais, meu marido era um líder na nossa igreja, e ninguém teria acreditado em mim.” Infelizmente, isto é verdade. Alguns membros da igreja tem a idéia equivocada de que o abuso acontece apenas nos filmes ou em lugares fora do círculo cristão. É mais fácil olhar para o outro lado e fingir que o abuso não acontece na igreja.

O apóstolo Paulo nos conta que devemos expor as “obras infrutíferas das trevas” (Efésios 5). O abuso é, sem duvida, uma obra infrutífera das trevas, degradante e destrutiva, e que deve ser exposta.

Os agressores devem se arrepender, pedir perdão e buscar ajuda. As vítimas devem expor o abuso a um conselheiro ou amigo de confiança que se importa o suficiente para ajudá-las a confrontar seu agressor. Isto deve ser feito hoje mesmo e sem medo!



Ore

Senhor, pedimos que dês a quem sofre abusos a coragem para confrontar, e que tragas ao arrependimento aqueles que causam sofrimentos às pessoas a quem deveriam dedicar cuidado e amor. 
Em nome de 
Jesus. Amém.

Pense

Quem sofre abusos não tem condições de denunciar o agressor. Alguém tem que fazer isso em seu lugar.
Publicado em www.lpc.org.br

domingo, maio 17, 2009

ENTREGUE-AS

Entregue-as!

Leia Lucas 12.22-26
A seguir dirigiu-se Jesus a seus discípulos, dizendo: Por isso eu vos advirto: Não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer, nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Lucas 12.22
......................
Num domingo, eu estava na igreja, pensando em todo o trabalho que tinha de fazer. Embora estivesse contente ali, não conseguia tirar esses pensamentos importunos da cabeça. Tinha recebido, havia pouco, uma situação crítica com prazo e receava novos desafios para as próximas semanas. Por alguma razão, minha mente estava obcecada com essas preocupações e não conseguia participar do culto. Tentei dizer a mim mesmo que minhas preocupações não eram importantes e que poderiam esperar até a segunda-feira. Continuei a esforçar-me para entregá-las a Deus e encontrar algum alívio. Finalmente, um versículo da Bíblia veio-me à mente enquanto eu estava sentado no banco da igreja: "Não vos inquieteis com o dia de amanhã, pois o amanhã trará os seus cuidados" (Mateus 6.34). Percebi que estava obcecado pelo meu senso de responsabilidade e por minha importância. Compreendi então que não estava no controle e que Deus me ajudaria a lidar com o meu trabalho no momento certo. Ao entregar minhas preocupações, pude permitir que Ele cuidasse delas, para que eu pudesse louvá-lO de todo o coração, "em espírito e em verdade" (João 4.23).
Oração: Amado Deus, nós precisamos de Tua ajuda para lidar com nossas lutas e temores diários. Pedimos-Te confiança renovada em Ti e perseverança para superar nossos desafios. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Podemos entregar nossas preocupações a Deus, sabendo que Ele nos ajudará a enfrentá-las.
Doug Brown (Illinois, EUA)
Oremos pelas pessoas com excesso de trabalho a fazer.
MEDITE: ISAÍAS 2
Publicado por www.editoracedro.org.br

17/05/2009
Entregue-as!
Leia Lucas 12.22-26
A seguir dirigiu-se Jesus a seus discípulos, dizendo: Por isso eu vos advirto: Não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer, nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Lucas 12.22
......................
Num domingo, eu estava na igreja, pensando em todo o trabalho que tinha de fazer. Embora estivesse contente ali, não conseguia tirar esses pensamentos importunos da cabeça. Tinha recebido, havia pouco, uma situação crítica com prazo e receava novos desafios para as próximas semanas. Por alguma razão, minha mente estava obcecada com essas preocupações e não conseguia participar do culto. Tentei dizer a mim mesmo que minhas preocupações não eram importantes e que poderiam esperar até a segunda-feira. Continuei a esforçar-me para entregá-las a Deus e encontrar algum alívio. Finalmente, um versículo da Bíblia veio-me à mente enquanto eu estava sentado no banco da igreja: "Não vos inquieteis com o dia de amanhã, pois o amanhã trará os seus cuidados" (Mateus 6.34). Percebi que estava obcecado pelo meu senso de responsabilidade e por minha importância. Compreendi então que não estava no controle e que Deus me ajudaria a lidar com o meu trabalho no momento certo. Ao entregar minhas preocupações, pude permitir que Ele cuidasse delas, para que eu pudesse louvá-lO de todo o coração, "em espírito e em verdade" (João 4.23).
Oração: Amado Deus, nós precisamos de Tua ajuda para lidar com nossas lutas e temores diários. Pedimos-Te confiança renovada em Ti e perseverança para superar nossos desafios. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Podemos entregar nossas preocupações a Deus, sabendo que Ele nos ajudará a enfrentá-las.
Doug Brown (Illinois, EUA)
Oremos pelas pessoas com excesso de trabalho a fazer.
MEDITE: ISAÍAS 2

LOUCO POR BEBIDA?

Assim, aquele que julga estar firme, cuide-se para que não caia!
1 Coríntios 10:12 


Eu o conheci na cidade de Chicago. Ele me abordou depois de uma palestra que dei numa missão da cidade. Disse-me que havia sido um dentista de sucesso e que havia sido presbítero de uma igreja. E agora, ele disse, “Sou um alcoólatra sem esperança — e tudo aconteceu porque eu pensei que isso nunca poderia acontecer comigo.”

O uso de álcool esteve associado com 4,8% de todas as mortes ocorridas na região pan-americana, com destaque para a América do Sul e Central, segundo o Centro de Informações sobre Saúde e Álcool (CISA). É fácil imaginar conflitos, desagregação familiar, miséria e violência gerados pelo consumo abusivo de bebidas alcoólicas. O alcoolismo ignora as barreiras de sexo, idade, raça e até mesmo de religião. Nem os cristãos estão livres de se tornarem dependentes de bebidas alcoólicas.

Alguns caíram nesta cilada sem querer, ou porque pensavam que nunca aconteceria a eles. Paulo dá um aviso urgente: “Assim, aquele que julga estar firme, cuide-se para que não caia!” Quem sofre com vícios não deve se esconder ou negar o problema. Deve reconhecer o perigo do vício e clamar ao Senhor, pedindo ajuda.

Há esperança e ajuda para os alcoólatras.



Ore

Pai celestial, oramos hoje por aqueles que lutam contra a dependência alcoólica. Dá aos que precisam a coragem de buscar ajuda. Dá a todos nós esperança e forças para demonstrar teu amor aos que precisam. Amém.
Publicado por www.lpc.org.br

sábado, maio 16, 2009

TEMPO DE ADORAÇÃO

TEMPO PARA A ADORAÇÃO

Dêem-lhe graças e bendigam o seu nome. 
Salmo 100:4

Em seu livro, George Barna nos conta a história de dois homens de uns trinta e cinco anos que estavam jogando golfe no domingo pela manhã. Ele os descreve como “cristãos nascidos de novo que eliminaram a igreja da sua agenda ocupada.” Ao invés de frequentar a igreja, eles adoravam, como eles mesmos colocaram, na “Igreja Verde.” De acordo com Barna, nos próximos anos, mais e mais pessoas seguirão o caminho destes jogadores de golfe e optarão por não frequentar a igreja.

Um jornal cristão constatou que “da formatura do colégio aos vinte e cinco anos, quarenta e dois por cento dos jovens deixam de frequentar a igreja semanalmente.”

Seja qual for o motivo, eliminar o louvor público da nossa agenda de vida é uma grande perda. O próprio Deus nos chama para a adoração. Nossa vida frenética precisa disso. A igreja é chamada para prover oportunidade para que as pessoas se reúnam para adorar a Deus, para serem renovadas e desafiadas a viver a fé em sua vida diária.

Separar um tempo para adorar beneficia nossos casamentos, fortalece nossas famílias e aprimora todos os nossos relacionamentos. Devemos garantir um tempo para a igreja nas nossas agendas.

Ore

Senhor, damos-te graças por nos teres dado um dia especial para nos reunirmos com teu povo em adoração. Agradecemos também pelo privilégio de te adorarmos de forma pública e livre. Em nome de Jesus. 
Amém.

Pense

Quanto mais nos ausentarmos das reuniões 
da igreja, menos falta sentiremos delas.

CUIDADO DIVINO

Cuidado divino

Leia Salmo 20
Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam. 1 Coríntios 2.9
......................
Hoje, lendo o Salmo 20, lembrei-me de meu pai e do dia em que ele o leu pela última vez. O salmo estava escrito, na íntegra, em um cartão muito bonito que minha filha tinha enviado a ele. Além do Salmo 20, ela escreveu palavras de reconhecimento pela fé inabalável em Jesus, pelo exemplo, carinho, conselhos, palavras sempre sábias do avô. Expressou o desejo que tinha de estar perto dele, naquele momento tão difícil, quando ele iria enfrentar uma cirurgia de risco. Era 10 de outubro de 2006. A leitura do cartão foi interrompida várias vezes pela emoção que tomou conta de todos nós que estávamos naquele quarto de hospital. Hoje vejo como Deus falou diretamente ao coração de meu pai, preparando-o para ser elevado em segurança (Salmo 20.1), pois ele não resistiu à cirurgia. Por tudo que vimos e ouvimos, podemos dizer: "Uns confiam em carros, outros em cavalos; nós, porém, nos gloriaremos em nome do Senhor, nosso Deus" (Salmo 20.7).
Oração: Deus de Abraão, de Isaque, de Jacó e de Paulo de Oliveira*, meu pai, cria em mim um coração puro e renova dentro de mim uma fé e um espírito inabaláveis. No nome de Jesus eu oro. Amém.
Pensamento para o dia: Nos momentos mais difíceis da vida, Deus é o nosso refúgio e fortaleza.
Elenice de Oliveira Milazzo (Brasília, DF, Brasil)
Oremos pelas pessoas que estão passando pelo momento da perda de seus entes queridos.
*Paulo de Oliveira foi pastor metodista
© Copyright 2007 - No Cenáculo

sexta-feira, maio 15, 2009

MAIS QUE PALAVRAS

Mais que palavras
Leia João 14.15-27
Também o Espírito, semelhantemente, nos assiste em nossa fraqueza; porque não sabemos orar como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós sobremaneira com gemidos inexprimíveis. Romanos 8.26
......................
Sempre apreciei os livros: novos, de capa dura e páginas claras, ou embolorados com páginas amareladas, ou mesmo livros de bolso bem gastos. Os livros levam-me a lugares aventurosos. Por isso, quando comprei uma pequena livraria localizada na tranquilidade das montanhas, foi como um sonho que virou realidade. Todo fim de semana ia para lá, feliz da vida. Depois de algum tempo, comecei a me sentir inquieta. Meus filhos iam à igreja sozinhos. O Espírito Santo instigou-me a orar pela venda da minha loja, ir à igreja com meus filhos e envolver-me na formação espiritual deles. Em meio a tudo isso, convidaram-me a lecionar na classe de Escola Dominical de minha filha. Vendi a loja, troquei milhares de livros para estudar a Bíblia, o maior de todos os livros, com a classe de minha filha. Ao fazê-lo, encontrei a paz de que precisava. Quando tentamos viver a partir de nossa própria sabedoria, frequentemente sentimos que falta alguma coisa. Ao seguirmos a orientação do Espírito Santo, encontramos a vida que Deus nos oferece, a que nos parece completa e certa.
Oração: Pai celestial, ajuda-nos a buscarmos a Tua direção em tudo que fazemos. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: O Espírito Santo nos conduz à vida que Deus quer para nós.
Nancy Madsen-Ostinato (Virgínia, EUA)
Oremos pelas pessoas que estão aprendendo a ler.
MEDITE: ISAÍAS1
Copido de www.editoracedro.com.br

ENTRE QUATRO PAREDES

ENTRE QUATRO PAREDES

Quando vocês ficarem irados, não pequem. Apaziguem a sua ira antes que o sol se ponha. 
Efésios 4:26 


Muita gente enfrenta o seguinte dilema: “Eu sei que meu casamento parece um modelo de sucesso, mas entre as quatro paredes do meu castelo particular, a vida é muito diferente.” Esse é o dilema de muitos casais. Através dos anos, visitei lares que aparentemente viviam em plena harmonia, mas na realidade eram uma panela de pressão no fogo, por causa da ira acumulada.

A ira é um sentimento legítimo, segundo o ensino da Bíblia. É natural que algumas coisas provoquem nossa ira, nossa indignação. Muitas vezes, uma conversa sincera que até vira discussão, pode aliviar a “ira justa”. Paulo diz: “Quando vocês ficarem irados, não pequem. Apaziguem a sua ira antes que o sol se ponha.”

Em outras palavras, os casais devem ter como prioridade o compromisso de resolver a sua ira. A “ira pecaminosa” pode matar os nossos sentimentos de amor uns pelos outros. Ela pode matar a autoconfiança.

Algumas pessoas passam pela vida aleijadas emocionalmente porque cresceram com pais irados. A ira pecaminosa constrói um muro não apenas entre nós e os outros, mas entre nós e Deus. Por isso, devemos pedir que Deus perdoe a nossa ira, e pedir ao Espírito que amoleça nosso coração.

Ore

Santo Espírito, transforma o coração daqueles que guerreiam contra a “ira pecaminosa”. Dá a eles a graça de buscarem ajuda. Livra-nos do pecado, e ajuda-nos a perdoar. Em nome de Jesus. 
Amém.

Pense

A ira é um sentimento legítimo que, se não for corretamente tratado, pode acabar com outros sentimentos.
Copiado de www.lpc.com.br


quinta-feira, maio 14, 2009

TEMPO BEM EMPREGADO

Tempo bem empregado
Leia Isaías 55.1-3
Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio. Salmo 90.12
......................
Os meses de abril e maio são muito quentes na Índia. A temperatura chega a 45°C, às vezes até mais. As noites são um pouco mais frescas e trazem algum conforto, por isso preferimos dormir no terraço de nossas casas. Numa dessas noites, estava dormindo quando acordei repentinamente. Olhei para o relógio: eram 3 horas da manhã. A madrugada estava linda. As estrelas, cintilantes, como se me fitassem. Mas percebi-me absorto em meus próprios pensamentos. Num ímpeto, conscientizei-me de que, no dia seguinte, teria muito trabalho a fazer e precisaria descansar. Não podia perder aquele doce e refrescante sono. Cada hora tinha muito valor. Semelhantemente, os dias de nossa vida são contados (Salmo 90.10). Podemos desperdiçar nosso tempo, talentos e bens em coisas que não alimentam nossa alma, mas não podemos passar os dias de nossa vida inquietos, vagando sem objetivo. Temos o privilégio de seguir Jesus Cristo em Seu propósito de transformar as pessoas, as famílias e a sociedade.
Oração: Ó Senhor, perdoa-nos quando desperdiçamos nosso tempo e talentos em coisas que não Te glorificam. Concede-nos a graça para vivermos de acordo com a Tua vontade. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: O tempo e os talentos dedicados ao trabalho de Deus nunca são desperdiçados.
Prabodh Diarsa (Gujarat, Índia)
Oremos pelas pessoas que sofrem de insônia.
MEDITE: CANTARES 8
PUBLIVADO POR www.editora cedro.com.br

O JOGO DA CULPA

“Foi a mulher que me deste por companheira que me deu do fruto da árvore, e eu comi”.
Gênesis 3:12 


Recentemente me pediram para me encontrar com um casal que estava com o casamento em frangalhos. A esposa gastou meia hora explicando o que havia de errado com seu marido. Quando ela terminou, o marido fez uma lista de como a sua esposa o havia desapontado. Eles estavam fazendo o conhecido “jogo da culpa”, inventado por Adão há muitos anos quando culpou sua mulher e disse a Deus: “Foi a mulher que me deste por companheira que me deu do fruto da árvore, e eu comi”.

Quando as coisas não são o que deveriam ser, precisamos nos perguntar: “O que eu fiz para causar esta ruptura no nosso casamento?”. “O que eu devo fazer para que as coisas melhorem?”. Se não começarmos a olhar e a apontar o dedo para nós mesmos, não haverá cura. Em quase todo casamento em crise, as duas partes têm culpa; e, para que haja renovação, duas pessoas são necessárias.

Devemos olhar para nós mesmos e pedir ao Espírito Santo que abra nossos olhos para os nossos próprios erros. Podemos descobrir que, comparado ao cisco no olho do nosso cônjuge, temos uma trave no nosso próprio olho (Mateus 7:4). Devemos primeiro tirar a trave do nosso olho antes de tentar tirar o cisco do olho do outro.

Ore

Senhor, muitos de nós somos especialistas em jogar a culpa nos outros. Ajuda-nos a olhar para nós mesmos com honestidade, e dá-nos força e sabedoria para mudar o que precisa ser mudado. Em nome de Jesus. Amém.

Pense

Antes de querer mudar o outro,
preciso, primeiro, querer mudar a mim mesmo.

quarta-feira, maio 13, 2009

OBRAS NA PISTA

Obras na pista

Leia 1 Coríntios 13.4-7
Estou plenamente certo de que aquele que começou boa obra em vós há de completá-la até ao dia de Cristo Jesus. Filipenses 1.6
......................
Enquanto dirigia até El Paso, irritei-me novamente com a discussão que havia tido com meu marido, na noite anterior. Tinha certeza de estar certa, mas ele jamais admitiria isso. Minha irritação aumentou quando passei por uma placa alaranjada que dizia: "Obras na pista". Estava atrasada, com pressa e estressada pelo fato de ter de dirigir devagar. Como seguia a passos de tartaruga, pelo deserto, falei com Deus sobre o quanto estava irritada pela noite anterior. Após algum tempo, Ele delicadamente sussurrou-me que, assim como a estrada por onde eu viajava, meu marido estava "em construção" e que eu deveria ser paciente com ele. Pensei novamente na discussão, mas dessa vez analisei-a pela perspectiva de meu marido. Fiquei horrorizada com a falta de amor que vi em meu próprio comportamento. Envergonhei-me até para pedir perdão, mas então percebi quão paciente e bondoso Deus tinha sido comigo. Compreendi que também estou "em construção" e recebi, agradecida, o perdão de Deus. Perdoar meu marido foi mais fácil quando compreendi o quanto Deus havia me perdoado.
Oração: Ó Deus, abre meus olhos para que eu veja claramente a Tua paciência e perdão, para que eu possa oferecer o mesmo aos outros. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Todos nós estamos "em construção".
Karri Howard (Novo México, EUA)
Oremos pelos casais que estão em conflito.
MEDITE: CANTARES 7

APRENDENDO A PEDIR DESCULPAS

APRENDER A PEDIR DESCULPAS

Confessem os seus pecados uns aos outros...
Tiago 5:16 


Há algum tempo, uma senhora me disse: “Em todos os meus anos de casamento, meu marido nunca me pediu desculpas.” Ela não é a única. Para muitas pessoas, a expressão “desculpe-me” está entre as mais difíceis de pronunciar. Alguns cônjuges nunca disseram essas palavras um para o outro. Alguns pais nunca as disseram para seus filhos, e nem alguns filhos para seus pais.

Não importa o quão difícil seja pedir desculpas. Estas palavras estão entre as mais importantes da nossa vida. Uma vez ditas, trazem um sentimento de liberdade e alívio. Ao invés de mostrar fraqueza, essas palavras nos aproximam uns dos outros. Pedir desculpas não nos faz perder o respeito dos outros. Aprender a usar essas palavras poderosas nos direciona para uma cura em nossos relacionamentos.

Maridos e mulheres devem aprender a pedir perdão um ao outro. Pais devem estar dispostos a pedir desculpas aos seus filhos quando falham como pais. E filhos devem pedir o perdão de seus pais quando os desobedecem.

Erramos e falhamos uns com os outros de muitas maneiras. Se tivermos dificuldade em pedir perdão, devemos rogar ao Espírito Santo que mude nosso coração e nos ensine a admitir nossas falhas.

Ore

Senhor Deus, ajuda-nos a termos a humildade de reconhecer nossos erros. Dá-nos a graça de dizer com sinceridade, “desculpe-me”, “perdoe-me”. E que isso seja feito com sinceridade. Em nome de Jesus, oramos. Amém.

Pense

Vergonhoso não é pedir perdão,
mas não admitir os erros.



terça-feira, maio 12, 2009

APRENDER A OUVIR

APRENDER A OUVIR

Sejam todos prontos para ouvir, tardios para falar e tardios para irar-se... 
Tiago 1:19 


Na primeira cena do filme Kramer vs. Kramer, um marido chega em casa, exausto depois de um dia de trabalho e preocupado com uma das suas contas. Sua esposa, que esteve em casa o dia todo, quer conversar. Ela tenta dizer a ele que seu casamento acabou e que vai deixá-lo. Ele não ouve uma palavra do que ela diz, até que a magnitude do que ela está dizendo chama a sua atenção e ele cai em si.

Muitos de nós somos mais hábeis em falar do que em escutar. Em mais de uma ocasião, enquanto finjo escutar, eu não ouço uma palavra do que foi dito. Com frequência faço uma pergunta a alguém sem me dar ao trabalho de prestar atenção na resposta. E, mais de uma vez, minha falta de atenção me colocou em uma enrascada.

Lutamos para ouvir porque temos o hábito de falar demais. Escutamos com impaciência, pensando apenas no que queremos dizer em seguida. Uma esposa saiu de uma sessão de aconselhamento dizendo: “Por que falar? Você nunca escuta!” Alguns pais também nunca escutam seus filhos, e alguns filhos nunca escutam seus pais. Casamentos, lares e relacionamentos têm sido destruídos porque alguém não se importou em prestar atenção no que estava sendo dito. Peçamos ao Espírito Santo que nos torne melhores ouvintes hoje!

Ore

Santo Espírito, ensina-nos a ouvir. A pacientemente escutar os outros. Ajuda-nos a mostrar bondade e respeito pelas outras pessoas, sabendo que elas também têm algo a dizer. Em nome de Jesus. 
Amém.

Pense

Por que será que Deus nos deu 
dois ouvidos e apenas uma boca?

VIDA ABUNDANTE

Vida

Leia Daniel 1.7-17
O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância. João 10.10
......................
"Eu sei que preciso me cuidar, doutor." Como médico de família, de uma região rural, ouço essas palavras pelo menos duas vezes por dia. Vejo pessoas com dores, sofrendo de doenças crônicas em consequência do excesso de comida, do fumo, da falta de exercícios ou de uma combinação desses três fatores. Ao longo dos anos, a maioria dos meus pacientes com doenças crônicas piora, apesar de minhas tentativas de ajudá-los. Eles querem que eu trate seus sintomas, mas não fazem qualquer esforço para lidar com os problemas decorrentes. Quando esses pacientes morrem ou acabam no hospital, fico muito triste. Mas, quando um paciente faz as mudanças necessárias e se cura, sinto uma alegria imensa. Imagino que Deus sinta absolutamente o mesmo com relação a nós. Apesar do sacrifício de Jesus e da busca constante de Deus por nós, muitos nos afastamos e ficamos pensando no por que sofremos. Mas, quando vivemos nos caminhos que nos levam na direção da integridade física e moral, Deus Se alegra.
Oração: Ó Deus, Tu és o grande médico. Graças pelo amor e pela cura que nos dás dadivosamente. Mostra-nos como sermos as Tuas mãos, alcançando outros que precisem de ajuda. Em nome de Cristo, oramos. Amém.
Pensamento para o dia: O que posso fazer para ajudar Deus a ajudar-me?
Ken Franklin (Michigan, EUA)
Oremos por coragem para mudar onde for necessário.
MEDITE: CANTARES 6

segunda-feira, maio 11, 2009

QUEM É MEU PAR IDEAL?

QUEM É MEU PAR IDEAL?

Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente... 
Tiago 1:5 


Conta-se que uma menina de dez anos queria saber como as pessoas decidem com quem se casarão. Ela concluiu: “Ninguém realmente decide. Deus decide tudo bem antes, você descobre depois com quem você está preso pelo resto da vida.” Não exatamente...

Apesar de o casamento ser arranjado em algumas culturas, a maioria das pessoas faz a sua própria escolha. E a escolha de com quem vamos nos casar é uma das mais importantes que fazemos na vida.

A escolha do nosso cônjuge afeta nossos filhos, netos e a comunidade cristã à qual pertencemos. Às vezes, a escolha é feita sem cuidado. Uma famosa revista americana, certa vez, se referiu a isso como “acasalamento ao acaso.” Hoje em dia, os tribunais estão cheios de pessoas que querem se divorciar porque alegam que são incompatíveis. Em mais de uma ocasião, ouvi alguém dizer: “Eu nunca deveria ter me casado com ele. Foi um enorme erro!”.

Quem vai se casar deveria avaliar se está se casando com a pessoa certa. Deve buscar a Deus, perguntando se será possível construir com aquela pessoa um casamento que seja uma bênção para ambos os lados. Deve ouvir os pais, amigos e conselheiros. Deve cuidar para que a emoção não fale mais alto.

Ore

Senhor, oramos hoje por nossos jovens que buscam um relacionamento sadio. Ajuda-os a se apaixonarem pela pessoa certa e ouvir tua Palavra e a razão, e não apenas o coração. Em nome de Jesus. 
Amém.

Pense

Quando um jovem está apaixonado,
não ouve nada nem ningué.
Publicado em www.lpc.org.br

ENFRENTANDO AS SEGUNDAS FEIRAS

Enfrentando as segundas-feiras
Leia Filipenses 2.12-18
Porque Deus é quem efetua em vós tanto o querer como o realizar, segundo a sua boa vontade. Filipenses 2.13
......................
Não sou favorável às segundas-feiras. Esse dia é o primeiro de uma longa semana e representa a volta de todos os problemas no trabalho. Um estudo publicado numa revista sobre hipertensão mostrou que o risco de um infarto ou derrame é maior às segundas-feiras do que em outros dias da semana. Numa noite de domingo, quando começava a me preocupar com todas as coisas que poderiam dar errado no dia seguinte, no trabalho, onde eu seria cercado de reclamações, problemas e pessoas estressadas, tive um momento de lucidez. Enquanto me esforçava para confiar meus problemas a Deus, lembrei-me de Sua fidelidade no passado e de Sua promessa de nos manter seguros e de nos dar forças para levar um dia de cada vez. Desde então, minha meditação e minhas orações matinais têm me sustentado às segundas-feiras e em outros dias difíceis. Pela graça de Deus, tenho sido capaz de reagir diferentemente em muitas circunstâncias adversas. Filipenses 2.13 diz que Deus está agindo em nós, dando-nos o desejo e o poder para fazer o que Lhe agrada. Estou aprendendo a lutar menos e crer mais enquanto Deus me dá o poder para realizar aquele "bom propósito", mesmo nos momentos mais difíceis. A misericórdia e a graça de Deus são suficientes e novas todos os dias, incluindo as segundas-feiras, para que nossa vida possa resplandecer em todas as circunstâncias.
Oração: Ó Deus, lembra-nos de que Tu segurarás a nossa mão e caminharás conosco todos os dias. Dá-nos a vontade de fazer o que Tu queres que façamos. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Eu sou a dor de cabeça ou a aspirina?
Era Pawlowski (Illinois, EUA)
Oremos pelas pessoas que trabalham em situações estressantes.
Publicado em www.editora cedro.com.br - No cenáculo

domingo, maio 10, 2009

HONRA A TUA MÃE

HONRA TUA MÃE

Sua fé não fingida, que primeiro habitou em sua avó Lóide e em sua mãe, Eunice...livremente... 
2 Timóteo 1:5

Um jornalista perguntou a um renomado teólogo: “O senhor escreveu grandes livros sobre Deus. Diga-me, como sabe que tudo aquilo é verdade?”. Dizem que ele respondeu: “Minha mãe me contou.”

Esta resposta, um tanto simples para uma pergunta profunda, diz muito sobre a influência das mães em seus lares. Enquanto ambos os pais têm um papel importante na criação dos filhos, geralmente é a mãe que define o lar e molda as mentes das crianças.

Durante minha infância, a primeira pessoa que eu procurava quando voltava da escola era minha mãe. Quando ela morreu, a vida em casa mudou radicalmente. Meu pai fazia o que podia para manter o lar especial, mas nunca mais foi o mesmo sem a presença da minha mãe.

Devemos ser gratos por nossas mães, e dizer a elas o quanto as amamos e respeitamos. Nos nove anos que convivi com a minha mãe, nunca lhe disse o quanto a amava. Devemos agradecer a Deus pelo papel que nossas mães exercem ou exerceram em nossa vida. Nem todas as mães são como queríamos que fossem. Muitas delas são negligentes, distantes ou violentas. Deve-se orar por estas mães, pedindo que Deus as ajude e nos ajude a perdoá-las; e nos ensine a amá-las e a aceitá-las como são ou foram.

Ore

Senhor amado, damos-te graças por nossas mães. Que nosso amor por elas se mostre na honra, no respeito e no carinho. Ajuda-nos a sermos filhos e pais carinhosos. Em nome de Jesus. 
Amém.

Pense

A mãe é geralmente a primeira a falar
 aos seus filhos sobre Deus.
Publicado por LPC org

INTIMIDADE COM DEUS

Intimidade com Deus
Leia: Isaías 55.6-13
Em tudo daí graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco." 1 Tessalonicenses 5.18
......................
Minha mãe havia sofrido um aneurisma da aorta torácica. Com a graça de Deus, ela sobreviveu. Para toda a família, foram momentos de muita angústia, em especial para mim, que moro muito longe. Deixei esposo, filhos e trabalho e fui ao encontro de meus pais . Foi muito gratificante passar alguns dias com meu pai e meus irmãos e estar com minha mãe no hospital, mesmo sendo na unidade de tratamento intensivo. Recebemos a notícia de que ela ficaria paraplégica em decorrência do aneurisma. Foi um choque. Mamãe sempre fora muito ativa, trabalhara fora, criara sete filhos, acompanhava papai em seus negócios e viajavam com muita frequência. Naqueles dias, vivi uma intimidade muito intensa com Deus. Consegui tranquilidade e paz, e também tranquilizar um pouco meu pai, que depositou nas mãos de Deus a situação delicada de mamãe. Foram dias intensos de muita oração. Hoje mamãe está em cadeira de rodas, tem enfermeiras que cuidam dela, ainda viaja com papai, mas menos, continua a fazer seus bordados e, principalmente, ela e papai vivem para a família. Neste mês de maio mamãe completará 80 anos. Temos muitos motivos para louvar a Deus e dar graças. Agradecemos a mãe que Ele nos deu, por seu exemplo de mulher de fibra, trabalhadora, que soube educar seus filhos. Agradecemos a fé que herdamos dela e a submissão à vontade de Deus na sua vida, principalmente agora, diante da enfermidade.
Oração: Senhor, dou-Te graças pelaLOs dificuldades pelas quais passo, pois são oportunidades de uma maior intimidade conTigo. Peço que eu aprenda a confiar mais em Ti a cada dia e a dar graças em todas as circunstâncias. Peço-Te em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Tenho sido submissa/o à vontade de Deus?
Sylvia R. M. Miguel (São Paulo, SP, Brasil)
Oremos agradeçamos a Deus pelas nossas mães e oremos por aquelas que têm necessidades especiais.
PUBLICADO EM NO CENÁCU

sábado, maio 09, 2009

PORQUE SE CASAR

POR QUE se CASAR?

Fujam da imoralidade sexual... quem peca sexualmente, peca contra o seu próprio corpo. 
1 Coríntios 6:18 


Um ouvinte ligou para um programa de bate-papo numa rádio para perguntar à apresentadora o que ela pensava sobre viver junto, sem se casar. O ouvinte parecia sentir que viver junto antes de se casar seria uma garantia contra um casamento ruim. Ele não queria repetir o erro dos seus pais: casar e depois descobrir que não suporta viver com a pessoa. A apresentadora apontou que a taxa de divórcios entre casais que viveram juntos antes de casar é maior do que aqueles que não o fizeram. Mais importante, porém, é apontar que o que alguns casais chamam de garantia, a Bíblia chama de pecado. Quando Deus instituiu o casamento, Ele disse que um homem e uma mulher se unirão sexualmente e “se tornarão uma só carne” (Gênesis 2:24). Por mais antiquado que pareça, apenas marido e mulher devem tornar-se uma só carne. O sexo é um presente especial de Deus e deve ser desfrutado, em sua plenitude, dentro do laço matrimonial.

Milhões vivem com a culpa de uma vida sexualmente promíscua. Doenças sexualmente transmissíveis estão em alta. Milhares de crianças nascem como consequência indesejada do sexo fora do casamento. Deus deu suas diretrizes para nos proteger, não para nos impedir de desfrutar da vida. Portanto, estamos em risco quando ignoramos essas diretrizes.



Ore

Pai amoroso, graças te damos por nos ter criado homem e mulher e pela bênção do sexo. Ajuda-nos a não torná-lo uma maldição para nós e para outras pessoas. 
Oramos em nome de Jesus. 
Amém.

Pense

Deus deu suas diretrizes para nos proteger,
não para nos impedir de desfrutar da vida.

LIXO FÁCIL

"Lixo" fértil

Leia Marcos 6.30-34
E [Jesus] lhes disse: Vinde repousar um pouco, à parte, num lugar deserto; porque eles não tinham tempo nem para comer, visto serem numerosos os que iam e vinham. Marcos 6.31
......................
Em nosso quintal, junto a uma magnífica horta de tomates, couves-de-bruxelas e pepinos, havia uma grande pilha de "lixo". Quando menino, perguntei certa vez a meu pai por que era necessária aquela pilha feia, cheia de restos de alimento, pedaços de cal e uma boa quantidade de esterco. Então veio o mês de outubro* e descobri seu propósito. Papai espalhou a mistura, agora transformada em terra preta e úmida, sobre a horta. Ela nutriu os vegetais e vários canteiros de rosas, produzindo crescimento renovado, bonito e saudável. O "lixo", para tornar-se fértil, necessita de um tempo em repouso; as plantas necessitam do adubo para nutrir-se, e nós, homens e mulheres, necessitamos de descanso. Nossa vida exagera em muitas experiências, boas e ruins. Mas, quando reservamos um tempo para o descanso, Deus transforma essa experiência em algo frutífero. Jesus Se afastava do trabalho de servir aos outros, desfrutando o descanso que renovava Sua energia e a de Seus discípulos para novas obras. Se seguirmos o exemplo dEle, seremos nutridos para atender aos propósitos de Deus para nós.
Oração: Senhor, mostra-nos hoje como encontrar o descanso que nos renovará para fazermos o que Tu pedes de nós. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: O descanso semanal pode transformar as dificuldades da vida em um terreno rico para a renovação espiritual.
Adam Colwell (Arizona, EUA)
Oremos Oremos pelo descanso semanal.
* N. da R.: No hemisfério Norte, é o início do outono.

sexta-feira, maio 08, 2009

SUBMISSÃO

SUBMISSÃO

Sujeitem-se uns aos outros, por temor a Cristo.
Efésios 5:21


Certa vez, ao liderar uma reunião, cometi o erro de pedir para uma das mulheres fazer anotações. Sua resposta me surpreendeu: “Só porque sou uma mulher não significa que devo servir aos homens.” Ela completou: “Eu não concordo com a idéia de que as mulheres devem ser submissas aos seus maridos, ou que as mulheres devem fazer as coisas que os homens não querem fazer.”

Os termos “submeter” e “ser submisso” são palavras conflitantes para alguns. Já aconteceu de futuras noivas me pedirem para não fazer menção da submissão aos seus noivos na cerimônia de casamento. No entanto, esta terminologia que às vezes nos causa desconforto é parte da mensagem Bíblica. Alguns maridos acham que submissão significa que a esposa deve servi-lo em tudo, e algumas esposas entendem que isso as trata coloca como inferiores.

Tais interpretações estão erradas. A submissão não significa que a esposa se torna serva do seu marido. Pelo contrário, a submissão é baseada no fato de que Cristo deu a própria vida pela igreja. Em Cristo, mulheres e maridos também devem doar-se voluntariamente por amor um pelo outro. Em tal relacionamento de serviço mútuo, entregar-se não é um fardo, mas sim uma bênção.

Ore

Pai celestial, ajuda-nos a compreender o papel que temos dentro do casamento. Enche nossas vidas com o amor de Cristo para que possamos servir um ao outro com desprendimento e amor. Em nome de Jesus. Amém.

Pense

Submissão 
não é servidão.

EXEMPLO DE AMOR

Exemplo de amor

Leia João 13.1-17
Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também. João 13.15
......................
As palavras de Jesus no evangelho de João, capítulos 13 a 17, são muito importantes para mim. Esses capítulos nos falam dos dias anteriores à crucificação: como Ele lavou os pés dos discípulos e orou por eles e por nós. Para Jesus, foi um tempo de ser glorificado, de dar Sua vida por nós. Minha mente é limitada demais para compreender a grandeza de Seu ato de amor; só posso aceitá-lo pela fé. Uma vez que tenha aceitado essa dádiva, como posso demonstrar minha gratidão? Fazendo o que Jesus manda-me fazer. Ele disse: "Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos, se tiverdes amor uns aos outros" (João 13.35). Nem sempre é fácil ou simples amar nosso próximo, mas para o cristão isso é um mandamento. Nada poderá justificar se nós pudermos ajudar os necessitados, mas optarmos por não o fazer. Para amarmos os outros e entregarmo-nos por eles, nós encontramos força pelo poder do Espírito Santo, o Espírito da verdade. Esse poderoso testemunho do Salvador que nos amou até o fim nos dá força para fazer Suas obras. Quando o medo e o desânimo tentam desencorajar-me, o Espírito encoraja-me. Quando medito nas palavras e ações de Jesus nos últimos dias de Sua vida, como Ele lavou os pés dos discípulos, orou e como Se entregou por nós, encontro esperança em Seu exemplo de amor.
Oração: Senhor da esperança, graças por nos receberes no Teu reino. Obrigada pela fé que salva nossas vidas e dá-nos esperança. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Nem sempre é fácil amar os outros, mas Cristo nos ordena a fazê-lo.
Alice Atanassova (Varna, Bulgária)
Oremos por alguém a quem encontramos dificuldade em amar.

quinta-feira, maio 07, 2009

UNIDOS NA ORAÇÃO

Unidos na oração

Leia Tiago 5.13-16
Orai uns pelos outros, para serdes curados. Muito pode, por sua eficácia, a súplica do justo. Tiago 5.16
......................
Fui convidada, várias vezes, a participar de um grupo de oração que tem um formato diferente. Os membros do grupo se comprometem a orar diariamente em momentos determinados e por algo específico. Os que oram podem estar em uma só cidade ou espalhados por todo o país. O que nos une é o compromisso de orar como uma só voz, na mesma hora. Já orei com esse grupo por alguém com um dilema profissional sério, por alguém com câncer e por várias crises nacionais. Em todas as ocasiões, fiquei muito surpresa com o senso de comunhão que senti na oração e com o poder de mudança e cura que se manifestaram em todas as situações pelas quais oramos. Saber que alguém está orando comigo, mesmo quando essa pessoa está distante, significa que não estou só. Jesus sabia bem disso. Ele pediu aos discípulos que "vigiassem" e orassem com Ele, para que tivesse forças e enfrentasse os acontecimentos que estavam por vir (Veja Marcos 14.38). Acredito que Ele pudesse sentir suas orações e também percebesse quando paravam de orar. Quando nos comprometemos a orar por alguém ou sobre alguma coisa, fazemos um importante compromisso. Cumprindo com o nosso compromisso, damos aos outros um apoio suave e abundante, que é "poderoso e eficaz".
Oração: Deus amoroso e compreensivo, ajuda-nos a dizer aos outros que estamos orando por eles e, então, lembra-nos de nossos compromissos. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Orar com os outros é um lembrete de que nenhum de nós jamais está sozinho.
Barbara Chalfant (Pensilvânia, EUA)
Oremos pelas pessoas que oram comigo.
Medite: Cantares 5

MARIDOS E MULHERES - AMOR

MARIDOS E MULHERES - amor

Maridos, amem cada um a sua mulher, assim como Cristo amou a igreja e entregou-se por ela...
Efésios 5:25 


Um comercial de televisão mostrava um marido gripado que agia como se tivesse uma doença incurável. A mensagem por trás da propaganda era que os homens morrem de medo de que algo ruim aconteça com eles, e alguns farão qualquer coisa para se manter em forma. Um marido que conheci não tinha tempo para sua esposa e filhos porque frequentava a academia todas as noites. Ele amava seu próprio corpo mais do que amava a sua esposa.

Os maridos devem amar suas esposas “como Cristo amou a igreja e entregou-se por ela”, e amar suas esposas como amam a si mesmos. Talvez alguns homens precisem gastar menos tempo consigo e mais tempo dando atenção e carinho às suas esposas.

Um funcionário de um asilo para idosos certa vez perguntou a um senhor porque ele ia visitar sua esposa todos os dias mesmo ela não o reconhecendo mais. Ele respondeu: “Mas eu ainda a conheço, e prometi amá-la em qualquer circunstância.” Anos atrás, quando minha mãe estava morrendo de uma doença contagiosa, disseram a meu pai que ele não poderia se aproximar dela porque ele também poderia adoecer. Ele ignorou o conselho do médico. Ambos os homens compreenderam o que significa amar suas esposas como a si mesmos.

Ore

Pai querido, enche nossas vidas com teu amor para que possamos amar aos outros. Dá-nos sabedoria para sermos pacientes e bondosos em todas as áreas do nosso relacionamento. Em nome de Jesus. 
Amém.

Pense

O amor precisa
ser correspondido.

quarta-feira, maio 06, 2009

AJUDANDO OS QUE CAÍRAM

Ajudando os que caíram

Leia Gálatas 6.1-5
Irmãos, se alguém for surpreendido nalguma falta, vós, que sois espirituais, corrigi-o, com o espírito de brandura; e guarda-te para que não sejas também tentado. Gálatas 6.1
......................
Sofri um acidente recentemente, enquanto caminhava com Elko, meu cão-guia. Tropecei em um trecho ruim da calçada, perdi o equilíbrio e caí na rua. Queria continuar nossa caminhada, mas sentia muita dor e não conseguia me levantar. Felizmente, uma pessoa parou e me ajudou. Elko e eu seguimos nosso caminho. Esse acidente fez-me lembrar da passagem bíblica acima. Quando alguém em uma comunidade "cai" por causa do pecado, os membros da igreja têm a responsabilidade de ajudá-lo a se pôr de pé novamente. Oferecemos essa ajuda não porque somos superiores ou mais santos, mas com espírito de brandura e humildade, sabendo que todos nós somos pecadores, que caímos e que necessitamos da graça de Deus. Quando caímos, Deus e Seu povo nos levantam e nos colocam novamente no caminho certo. Quando confessamos nossos pecados, Deus "é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça" (1 João 1.9). Quando vemos irmãos cristãos pecarem, não saímos do caminho e lhes desejamos o bem; nós trabalhamos para restaurá-los e para lhes mostrar o amor e a graça de Deus. Então, outras pessoas poderão ver que o amor e o perdão de Deus são reais.
Oração: Ó Deus, no Teu gracioso amor, ajuda-nos a restaurar os que pecaram e caíram. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Quem, próximo de mim, precisa da minha ajuda?
Roger E. Brannon (Flórida)
Oremos pelas pessoas com deficiência visual.
-----------

MARIDOS E MULHERES - RESPEITO

MARIDOS E MULHERES - Respeito

Maridos... tratem-nas com honra. 
1 Pedro 3:7 

A mulher trate o marido com todo o respeito. 
Efésios 5:33


Há alguns anos, um professor de uma universidade cristã constatou que os principais motivos para uma taxa tão alta de divórcio em nossa cultura não são adultério e incompatibilidade, mas egoísmo e falta de respeito.

Em uma ocasião, ao me reunir com um casal, a esposa saiu da sala gritando com seu marido: “Você não me respeita, nunca me respeitou. Você sempre me diminui, mesmo na frente dos outros. Eu não agüento mais!”.

O respeito mútuo entre marido e mulher é um quesito indispensável. Se não respeitarmos uns aos outros, nos mínimos detalhes, não poderemos ter o casamento que Deus planejou para nós nem amar um ao outro como deveríamos. De acordo com o apóstolo Pedro, o desrespeito pelo nosso cônjuge obstruirá nossas orações e criará um abismo entre nós.

Maridos e mulheres devem aprender a aceitar um ao outro, encorajar um ao outro a usar os dons que Deus lhes deu, e fortalecer um ao outro. Tudo isso exige respeito.

Devemos nos perguntar: “Vivemos de maneira a merecer respeito? Demonstramos respeito aos nossos cônjuges através das nossas ações e palavras? Nosso relacionamento é definido pelo respeito?” Se não, temos um grande problema e precisamos mudar nossas atitudes.


Ore

Deus bondoso, perdoa-nos por desrespeitarmos de tantas maneiras nosso cônjuge. Ajuda-nos a aceitar, compreender e respeitar a pessoa com quem nos casamos. Oramos em nome de Jesus. Amém.

Pense

O respeito anda junto com a consideração, 
simpatia e estima que temos pelo outro.

terça-feira, maio 05, 2009

O PÃO DE CADA DIA

O pão de cada dia

Leia Mateus 6.9-13
Não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus. Mateus 4.4
......................
Gosto muito quando as pessoas, ao me servirem uma refeição, desejam-me "Bom apetite" ou, simplesmente, "Aproveite". É uma bênção ter bom apetite! Quando moramos na África, vivemos vários períodos de escassez de alimentos. Numa dessas ocasiões, os visitantes trouxeram suprimentos, e minha geladeira ficou repleta deles. Mas adoeci e, então, perdi o apetite. Eu precisava de cura e pedi por ela. Embora nos alimentarmos da palavra de Deus seja tão importante quanto ingerirmos alimentos, nós às vezes perdemos nosso "apetite" por estudar a Bíblia. Podemos pedir a cura também para isso. Hoje vivo sozinha e com frequência não sinto vontade de comer. Sei que devo fazer refeições adequadas e balanceadas se quiser estar saudável. Por isso, agradeço a Deus pelo pão de cada dia, tanto o físico quanto o espiritual, e peço que Ele me dê apetite para aproveitá-los.
Oração: Amado Deus, ajuda-nos a cuidarmos de nós mesmos ingerindo alimento saudável e a criarmos o hábito de nos sentar para nos nutrirmos com o alimento espiritual que Tu ofereces a nós por meio da Bíblia. Que possamos encontrar, hoje, as palavras que nos dão força e alegria para enfrentar nossa atual situação, enquanto oramos: "Pai nosso que estás nos céus, santificado seja o teu nome; venha o teu reino; faça-se a tua vontade, assim na terra como no céu; o pão nosso de cada dia nos dá hoje; e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós temos perdoado aos nossos devedores; e não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal [pois teu é o reino, o poder e a glória para sempre. Amém]".*
Pensamento para o dia: Deus também nos faz espiritualmente famintos e nos alimenta.
Pauline Lewis (Gales do Sul, Reino Unido)
Oremos pelas pessoas que não têm alimento adequado.
* Mateus 6.9-13. / MEDITE: CANTARES 4

PARA MELHORES RESULTADOS

PARA MELHORES RESULTADOS...

A tua palavra é lâmpada que ilumina os meus passos e luz que clareia o meu caminho. 
Salmo 119:105


“Para melhores resultados, siga as instruções do fabricante.” Um aviso assim aparece nas etiquetas de vários produtos. Por isso, é melhor seguir as instruções do fabricante minuciosamente.

Isto é ainda mais evidente no casamento. Do início ao fim da Bíblia, Deus nos dá algumas diretrizes sobre a vida diária, e elas, muitas vezes, se aplicam ao casamento. A Palavra de Deus é como uma trilha, um caminho que Deus quer que sigamos na vida. Deus avisa sobre o casamento entre um cristão e um não crente, mas algumas pessoas não dão atenção. É dito que maridos e mulheres devem se respeitar, mas alguns agem com constante desrespeito. A Bíblia nos chama a ser fiéis, mas alguns traem seus cônjuges. Maridos devem amar suas esposas como amam a si mesmos, mas alguns maridos se importam apenas consigo. Não é à toa que tantos casais estão indo rumo à porta de saída, apesar de Deus ter colocado uma placa de “sem saída” sobre a instituição do casamento. Talvez a hora tenha chegado para parar e refletir sobre o casamento. Devemos nos perguntar: “O que Deus diz e o que podemos fazer para transformar o nosso relacionamento no que Deus quer que ele seja?” É hora de olhar para a Palavra de Deus e seguir suas instruções.

Ore

Pai bondoso, ajuda-nos a ouvir e a aprender da tua Palavra Santa. Guia nossas vidas no caminho certo e ajuda-nos a obedecer e a compartilhar tua Palavra com outras pessoas. 
Em nome de Jesus. 
Amém.

Pense

Para ser feliz no casamento, 
é preciso seguir o “manual do fabricante”.

segunda-feira, maio 04, 2009

NÃO APENAS MAIS UM ROSTO

Não apenas mais um rosto
Leia Isaías 49.13-16
Eis que nas palmas das minhas mãos te gravei. Isaías 49.16
......................
Quando chega o fim do dia, com frequência, ao lavar as mãos antes do jantar, encontro algo rabiscado a tinta nelas. Escrevi ali um nome ou um número de telefone, na esperança de não o esquecer. Mas, embora tenha feito aquilo com esse fim, ao lavar minhas mãos me esqueço do lembrete. No entanto, a informação era tão importante que não ousei nem mesmo procurar um papel, mas a escrevi na palma de minha mão. Escrever na mão tem algo a ver com manter a informação em segurança; ela estará bem ali, para quando eu precisar. Durante o dia, eu poderia esquecer a informação, mas um rápido olhar para minhas mãos a traria de volta à minha mente. Isaías nos lembra de que o Senhor faz algo semelhante conosco. O que é importante para Deus somos nós enquanto indivíduos. O seu e o meu nome estão escritos na palma da mão dEle, onde permanecerão para sempre. Às vezes podemos nos sentir como se fôssemos apenas mais um rosto ou um nome na multidão. Regozije-se, veja onde o seu e o meu nome estão escritos. Deus nos mantém juntos, mesmo nesses momentos.
Oração: Graças, Senhor, porque o Teu amor nos mantém próximos de Ti a todo momento. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Meu nome está escrito na palma da mão de Deus.
Gary Griffin (Texas, EUA)
Oremos por alguém que se sinta esquecido.
MEDITE: CANTARES 3

TODOS DEVEM CASAR?

TODOS DEVEM CASAR?

Cada um tem o seu próprio dom da parte de Deus; um de um modo, outro de outro.
1 Coríntios 7:7 


“É melhor ser casado ou solteiro?”, perguntaram. Uma garota de nove anos respondeu: “É melhor para meninas serem solteiras, mas não para meninos. Eles precisam de alguém que arrume sua bagunça”.

Apesar de rirmos, sabemos que a resposta para esta pergunta não é tão simples. Paulo, talvez por pensar que Jesus voltaria logo, estimula as pessoas a se manterem solteiras. Os solteiros teriam mais tempo e liberdade para servir ao Senhor. Mas ele explica que cada pessoa tem um dom que foi dado por Deus. Quando Deus diz: “Não é bom que o homem esteja só” (Gênesis 2:18), Ele não está falando de todos os seres humanos. Algumas pessoas tem o chamado de permanecer solteiras, enquanto outras são chamadas para se casar. Paulo aponta que ser solteiro pode, muitas vezes, abrir portas para serviços especiais em prol do Reino de Cristo que uma pessoa casada não seria capaz de fazer. Dentro da igreja de Cristo, os solteiros são, naturalmente, parte da família.

Aqueles que são solteiros podem usar a sua solteirice para servir ao Senhor. Aqueles que gostariam de se casar devem procurar, através das diretrizes estabelecidas por Deus, alguém que ama ao Senhor para completar suas vidas.

Ore

Senhor, graças te damos por tantas pessoas solteiras que colocam seus dons e talentos a serviço de outras pessoas na comunidade. Ajuda-nos a edificar a vida um do outro enquanto te servimos. Amém.

Pense

Ficar solteiro 
é também uma opção.

sábado, maio 02, 2009

O PRIMEIRO CASAMENTO

O PRIMEIRO CASAMENTO

Com a costela que havia tirado do homem, o SENHOR Deus fez uma mulher e a levou até ele.
Gênesis 2:22

No princípio, Deus preencheu o vazio e o caos com luz e vida, criou o ser humano e celebrou o primeiro casamento (Gênesis 2). O primeiro casamento se deu no Paraíso, o lugar mais lindo de todos. Os primeiros noivos, Adão e Eva, estavam rodeados por uma beleza de tirar o fôlego, a perfeita criação. Nenhum paisagista ou fotógrafo seria capaz de reproduzir a beleza daquela cerimônia.

O mais impressionante foi que o próprio Deus conduziu a cerimônia: “o SENHOR Deus fez uma mulher e a levou até [o homem].” Assim, a Bíblia deixa claro que o casamento vem de Deus, e foi estabelecido como uma lei da criação. O casamento não foi inventado por seres humanos; foi instituído por Deus quando ele nos criou “macho e fêmea” (Gênesis 1:27) e uniu Adão e Eva.

O casamento, portanto, é sagrado. Todos os que se casam recebem um presente especial das próprias mãos de Deus. E porque o casamento vem de Deus, devemos ouvir atentamente ao que ele espera do casamento.

Muitas pessoas encaram o casamento como um jogo de sorte. Mas o casamento tem o potencial proporcionado por Deus de ser uma fonte poderosa de bênçãos para todos os que seguirem as instruções daquele que o criou.

Ore

Pai celestial, ajuda-nos a compreender que o casamento veio de ti. Dá-nos a graça de fazer do nosso casamento (e outros relacionamentos) aquilo que o Senhor quer que eles sejam. Em nome de Jesus. Amém.

Pense

Casamento 
não é loteria.


sexta-feira, maio 01, 2009

O MISTÉRIO DO CASAMENTO

O MISTÉRIO DO CASAMENTO

“... o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e os
dois se tornarão uma só carne.”
Efésios 5:31 (Gênesis 2:24)

Nos próximos meses, milhares de casais se unirão em casamento com uma simples palavra: “sim!” Nas capelas e igrejas, na praia ou no campo, casais ouvirão as solenes palavras “Eu vos declaro marido e mulher.”

Enquanto alguns optam por uma cerimônia simples, outros gastam milhares de reais para celebrar esse dia especial. Não importa o tamanho da festa, todo casal tem a expectativa de um grande evento. Com raras exceções, uma agitação paira no ar antes e durante todo casamento. Claro! Em toda celebração de casamento, duas pessoas são unidas em matrimônio e se tornam uma só. O apóstolo Paulo se refere a isto como “um mistério profundo.” O casamento, explica Paulo, tem a capacidade de refletir um pouco do relacionamento entre Cristo e a sua igreja (Efésios 5:32).

Nas meditações deste mês, vamos refletir sobre esse mistério. Aqueles que têm um bom casamento devem agradecer a Deus por fazer deste mistério uma parte da sua vida. Aqueles que estão prestes a se casar devem ter certeza de que compreendem um pouco do mistério do casamento. E aqueles que estão lutando no casamento não devem ter medo de admitir isso. Devem pedir que Deus os guie para que encontrem a ajuda necessária.



Ore

Deus Eterno, somos gratos pelo presente e mistério que é o casamento. Pedimos que fales conosco durante este mês e ajude-nos a fortalecer nossos relacionamentos. Oramos em nome de Cristo. 
Amém.

Pense

A unidade no casamento é um mistério: dois se tornam um, mas continuam dois.