segunda-feira, junho 30, 2008

SALMO 32

1 Bem-aventurado aquele cuja transgressão é perdoada, e cujo pecado é coberto.
2 Bem-aventurado o homem a quem o Senhor não atribui a iniqüidade, e em cujo espírito não há dolo.
3 Enquanto guardei silêncio, consumiram-se os meus ossos pelo meu bramido durante o dia todo.
4 Porque de dia e de noite a tua mão pesava sobre mim; o meu humor se tornou em sequidão de estio.
5 Confessei-te o meu pecado, e a minha iniqüidade não encobri. Disse eu: Confessarei ao Senhor as minhas transgressões; e tu perdoaste a culpa do meu pecado.
6 Pelo que todo aquele é piedoso ore a ti, a tempo de te poder achar; no trasbordar de muitas águas, estas e ele não chegarão.
7 Tu és o meu esconderijo; preservas-me da angústia; de alegres cânticos de livramento me cercas.
8 Instruir-te-ei, e ensinar-te-ei o caminho que deves seguir; aconselhar-te-ei, tendo-te sob a minha vista.
9 Não sejais como o cavalo, nem como a mula, que não têm entendimento, cuja boca precisa de cabresto e freio; de outra forma não se sujeitarão.
10 O ímpio tem muitas dores, mas aquele que confia no Senhor, a misericórdia o cerca.
11 Alegrai-vos no Senhor, e regozijai-vos, vós justos; e cantai de júbilo, todos vós que sois retos de coração.

NO CENÁCULO

Com mãos amorosas

Leia Jeremias 18.1-4

Como o vaso, que o oleiro fazia de barro, se lhe estragou na mão, tornou a fazer dele outro vaso, segundo bem lhe pareceu. Jeremias 18.4
......................
No Natal passado, recebi de presente um vale de aulas de cerâmica numa loja local. Fiquei entusiasmada, eu via-me criando muitas peças lindas. A realidade foi muito diferente. Em meu primeiro dia, juntei um pedaço de barro frio e molhado do tamanho de um punho e tentei colocá-lo no centro da roda de oleiro. Escutando meu instrutor, tentei aplicar uma mão suave enquanto o barro girava sob os meus dedos. Descobri que até a menor pressão podia alterar a forma do barro. Aprendi aos poucos a alisar suavemente os lados e moldei meu primeiro vaso. Então veio o desastre: minha mão escorregou, meus dedos esbarraram no barro maleável e meu jarro recém-moldado ficou destruído. ?Não é tarde demais?, disse meu professor. ?Você ainda pode fazer algo belo desse barro.? Jeremias descreve Deus como um oleiro que vê possibilidades infinitas para Suas criações. Quando temos vontade de desistir de nós mesmos, nos considerando deformados ou arruinados, Deus sussurra: "Ainda não terminei o que tenho a fazer com você". Quando nos submetemos ao toque de Deus e permitimos que nossas vidas sejam moldadas pelo amor, Ele pode criar algo belo de cada um de nós.

Oração: Deus criador, lembra-nos de que estamos seguros e seguras em Tuas mãos. Ajuda-nos a sermos moldados e moldadas pelo Teu amor todos os dias. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Deus nunca desiste de nenhum de nós. Nunca, nunca, nunca!
Susan J. Foster (Connecticut, EUA)

Oremos pelas pessoas que trabalham com as mãos.

CADA DIA

NÃO LHE DIZ RESPEITO!

Leia:
Mateus 4:1-11

Então Jesus foi levado pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo Diabo. Mateus 4:1

Mensagem:

“Não lhe diz respeito!” O que podemos pensar a respeito desta afirmação? Nosso mundo nos diz o oposto. Nossa cultura é cheia de frases como “Você merece” ou “O sucesso está a caminho”.
Quando Satanás tentou Jesus a desfrutar do sossego, do poder e da fama imediatamente, Jesus optou pelo contrário. Ele escolheu o caminho inconveniente, mas obediente. Faríamos o mesmo? Jesus é o modelo de uma verdade importante: a maneira como seguimos a Deus aponta o verdadeiro motivo pelo qual o seguimos.
Desejamos aprender mais da Palavra de Deus ou obter mais bênçãos? Deus precisa provar que tem poder para que experimentemos da sua presença? Existem outras coisas às quais também prestamos louvor? Estas perguntas foram colocadas perante Jesus. Ao se apegar firmemente às Escrituras e suplicar que a vontade de Deus fosse feita, Jesus foi capaz de refutar cada tentação que o afastaria da sua missão: salvar-nos de nós mesmos. Assim, ele não só venceu o tentador por nós, mas também nos deixou um perfeito modelo de como podemos resistir às tentações, apoiados na Escritura. Quando seguimos o evangelho inconveniente de Jesus, crescemos com Ele de todas as maneiras.

Ore:
Então Jesus foi levado pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo Diabo. Mateus 4:1

Pense:
A maneira como seguimos a Deus aponta o verdadeiro motivo pelo qual o seguimos.

sexta-feira, junho 27, 2008

SALMO 31

1 Em ti, Senhor, me refugio; nunca seja eu envergonhado; livra-me pela tua justiça!
2 Inclina para mim os teus ouvidos, livra-me depressa! Sê para mim uma rocha de refúgio, uma casa de defesa que me salve!
3 Porque tu és a minha rocha e a minha fortaleza; pelo que, por amor do teu nome, guia-me e encaminha-me.
4 Tira-me do laço que me armaram, pois tu és o meu refúgio.
5 Nas tuas mãos entrego o meu espírito; tu me remiste, ó Senhor, Deus da verdade.
6 Odeias aqueles que atentam para ídolos vãos; eu, porém, confio no Senhor.
7 Eu me alegrarei e regozijarei na tua benignidade, pois tens visto a minha aflição. Tens conhecido as minhas angústias,
8 e não me entregaste nas mãos do inimigo; puseste os meus pés num lugar espaçoso.
9 Tem compaixão de mim, ó Senhor, porque estou angustiado; consumidos estão de tristeza os meus olhos, a minha alma e o meu corpo.
10 Pois a minha vida está gasta de tristeza, e os meus anos de suspiros; a minha força desfalece por causa da minha iniqüidade, e os meus ossos se consomem.
11 Por causa de todos os meus adversários tornei-me em opróbrio, sim, sobremodo o sou para os meus vizinhos, e horror para os meus conhecidos; os que me vêem na rua fogem de mim.
12 Sou esquecido como um morto de quem não há memória; sou como um vaso quebrado.
13 Pois tenho ouvido a difamação de muitos, terror por todos os lados; enquanto juntamente conspiravam contra mim, maquinaram tirar-me a vida.
14 Mas eu confio em ti, ó Senhor; e digo: Tu és o meu Deus.
15 Os meus dias estão nas tuas mãos; livra-me das mãos dos meus inimigos e dos que me perseguem.
16 Faze resplandecer o teu rosto sobre o teu servo; salva-me por tua bondade.
17 Não seja eu envergonhado, ó Senhor, porque te invoco; envergonhados sejam os ímpios, emudeçam no Seol.
18 Emudeçam os lábios mentirosos, que falam insolentemente contra o justo, com arrogância e com desprezo.
19 Oh! quão grande é a tua bondade, que guardaste para os que te temem, a qual na presença dos filhos dos homens preparaste para aqueles que em ti se refugiam!
20 No abrigo da tua presença tu os escondes das intrigas dos homens; em um pavilhão os ocultas da contenda das línguas.
21 Bendito seja o Senhor, pois fez maravilhosa a sua bondade para comigo numa cidade sitiada.
22 Eu dizia no meu espanto: Estou cortado de diante dos teus olhos; não obstante, tu ouviste as minhas súplicas quando eu a ti clamei.
23 Amai ao Senhor, vós todos os que sois seus santos; o Senhor guarda os fiéis, e retribui abundantemente ao que usa de soberba.
24 Esforçai-vos, e fortaleça-se o vosso coração, vós todos os que esperais no Senhor.

NO CENÁCULO

Cascatas de bênçãos

Leia Isaías 55.8-13

Não sabes, não ouviste que o eterno Deus, o Senhor, o Criador dos fins da terra, nem se cansa, nem se fatiga? Não se pode esquadrinhar o seu entendimento. Isaías 40.28
......................
Uma manhã, durante minha hora de oração, dei graças por poder falar com Deus em qualquer lugar e a qualquer momento, como milhões de pessoas ao redor do mundo o fazem. Não compreendo como Deus ouve todas as orações e cuida de todas as pessoas, nem como Ele conhece a todos individualmente de um modo que ninguém conhece. No entanto, sei que para Ele nada é impossível. Algumas noites depois, sonhei com uma cachoeira que descia do céu até à terra. A água era a bondade de Deus, derramando amor, paz e alegria sobre todos. O sonho me mostrou que Deus está em toda parte e que Seu poder, por meio do Espírito Santo, nunca acaba. Assim como Deus derrama bênçãos sobre nós, por atos de generosidade e amor, nós podemos ser canais dessa bênção às pessoas.

Oração: Deus de poder e amor, graças pelo Teu infinito amor por nós e por todas as bênçãos que nos dás a cada dia. Ajuda-nos a ser canais do Teu amor. Oramos: "Pai nosso..."*

Pensamento para o dia: Recebemos as bênçãos de Deus para passá-las adiante.
Brian Gaunt (Hull, Inglaterra)

Oremos Oremos para sermos bons administradores de nossas bênçãos.

*Mateus 6.9-13

CADA DIA

UM MODELO DE MATURIDADE

Leia: Efésios 1:1-10

Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos abençoou... Efésios 1:3

Mensagem:

As meninas aprendem a ser mães observando e imitando suas próprias mães. Os meninos aprendem a ser pais imitando seus próprios pais. Todos nós aprendemos sobre a vida através de modelos.
Paulo, em sua carta aos Efésios, explica sobre a maturidade cristã. A carta é um modelo sobre como podemos crescer em Cristo. Paulo começa louvando a Deus. Ele sabe que pertence a Deus e faz parte de algo glorioso e verdadeiro. O Catecismo de Heidelberg coloca da seguinte maneira: “O meu único fundamento é meu fiel Salvador Jesus Cristo. A ele pertenço, em corpo e alma, na vida e na morte... Além disso, tudo coopera para o meu bem.”
Nossa salvação não é uma questão de sorte ou acaso. Aqueles que são redimidos não ganharam em algum tipo de loteria divina. Tudo foi planejado por Deus para que fizéssemos parte dos planos dele para este mundo. O Senhor trabalha para que sejamos modelados e transformados em modelos da sua graça.
Paulo reconheceu que Deus o abençoou com o maravilhoso presente que é a salvação. E em Jesus, Deus criou as condições para que nos tornássemos santos que experimentaram a sua graça e a sua paz. O louvor é a nossa resposta à bondade de Deus. Ao louvarmos, modelamos nossa maturidade em Cristo.

Ore:
Jesus, modela-me e transforma-me de acordo com a tua vontade. Cria em mim um coração obediente e leal. Que eu possa ser sempre grato e cheio de louvor por tua maravilhosa salvação. Amém.

Pense:
O louvor é nossa resposta à bondade e à graça de Deus.

quinta-feira, junho 26, 2008

SALMO 30

1 Exaltar-te-ei, ó Senhor, porque tu me levantaste, e não permitiste que meus inimigos se alegrassem sobre mim.
2 Ó Senhor, Deus meu, a ti clamei, e tu me curaste.
3 Senhor, fizeste subir a minha alma do Seol, conservaste-me a vida, dentre os que descem à cova.
4 Cantai louvores ao Senhor, vós que sois seus santos, e louvai o seu santo nome.
5 Porque a sua ira dura só um momento; no seu favor está a vida. O choro pode durar uma noite; pela manhã, porém, vem o cântico de júbilo.
6 Quanto a mim, dizia eu na minha prosperidade: Jamais serei abalado.
7 Tu, Senhor, pelo teu favor fizeste que a minha montanha permanecesse forte; ocultaste o teu rosto, e fiquei conturbado.
8 A ti, Senhor, clamei, e ao Senhor supliquei:
9 Que proveito haverá no meu sangue, se eu descer à cova? Porventura te louvará o pó? Anunciará ele a tua verdade?
10 Ouve, Senhor, e tem compaixão de mim! O Senhor, sê o meu ajudador!
11 Tornaste o meu pranto em regozijo, tiraste o meu cilício, e me cingiste de alegria;
12 para que a minha alma te cante louvores, e não se cale. Senhor, Deus meu, eu te louvarei para sempre.

NO CENÁCULO

Deus fala, você ouve?

Leia Provérbios 16 1-10

O que atenta para o ensino acha o bem, e o que confia no Senhor, esse é feliz. Provérbios 16.20
......................
Você é uma pessoa atenta com o que acontece ao seu redor? Você consegue diferenciar o que é bom para você? Você está atento ao que Deus está tentando fazer em sua vida? Muitas vezes o Senhor tenta falar conosco, mas nós não prestamos atenção, estamos mais preocupadas em pedir, ou em submeter nossos planos a aprovação do Senhor, que não conseguimos ouvir a Sua voz, na igreja ou executando tarefas que consideramos indispensáveis. Como podemos ouvir a voz do Senhor? Muitas vezes a Sua voz pode ser confundida com a dos irmãos que estão cheios de amor e boa vontade mas não conseguem preencher o vazio que só o Senhor pode suprir. Saber quando Deus está falando só será possível por meio de uma busca diária pela oração, meditação na Palavra, uma comunhão profunda com Deus e na revelação da sua Palavra. Quando estamos em profunda comunhão com Deus há mudança na minha vida, e isso se evidencia na confiança que depositamos Nele, não importa o que aconteça todavia confiamos em Ti. A partir desse momento seremos felizes.

Oração: Senhor, nosso Pai, faça com que aprendamos a orar pedindo sempre o essencial, agradecendo tudo o que nos tem provido e principalmente ensina-nos a ouvi-LO. Em nome de Jesus oramos, amém.

Pensamento para o dia: Preste atenção e ouça a voz de Deus.
Marilia Ramalho Véras Ferreira (PB, Brasil)

Oremos para que Deus fale conosco principalmente nos momentos mais difíceis.

CADA DIA

AMOR QUE CONFRONTA

Leia: Gálatas 2:11-21

Quando, porém, Pedro veio a Antioquia, enfrentei-o face a face, por sua atitude condenável. Gálatas 2:11

Mensagem:

Durante o furacão Katrina (que atingiu o litoral sul dos Estados Unidos), alguns líderes americanos não acreditaram que a tempestade seria tão ruim quanto diziam os meteorologistas. Porém, quando jornalistas registraram imagens de pessoas agarradas a telhados em bairros submersos, a devastação causada pelo furacão se tornou evidente. Há momentos em que precisamos de pessoas que nos confrontem, nos abram os olhos, para que tenhamos forças para encararmos a verdade. Negar a verdade detém nosso crescimento. Encará-la nos ajuda a aceitar a realidade.
O apóstolo Paulo confrontou Pedro com a verdade, forçando-o a perceber o que estava fazendo. Pedro havia regredido a uma vida de exclusão de não-judeus, ao invés de aceitá-los plenamente na família de Deus. Ele estava vivendo uma vida de hipocrisia, entretanto Paulo amou a Pedro o suficiente para confrontá-lo.
Deus seja louvado por colocar em nosso caminho pessoas que nos advertem de vez em quando, porque nos amam o suficientemente para nos confrontarem. Precisamos de pessoas que nos confrontem com amor quando deixamos de fazer a vontade de Deus. Nunca é fácil encarar uma verdade difícil, mas com a graça e com a ajuda de Deus podemos fazer as correções necessárias.

Ore:
Grato sou, Jesus, porque colocaste pessoas na minha vida que questionam amorosamente a minha hipocrisia. Dá-me forças para perceber que estão me confrontando com amor, e ajuda-me a mudar. Amém.

Pense:
Quando somos confrontados com a verdade, é mais fácil ficar aborrecido do que agradecido.

quarta-feira, junho 25, 2008

SALMO 29

1 Dai ao SENHOR, ó filhos dos poderosos, dai ao SENHOR glória e força.
2Dai ao SENHOR a glória devida ao seu nome, adorai o SENHOR na beleza da santidade.
3A voz do SENHOR ouve-se sobre as suas águas; o Deus da glória troveja; o SENHOR está sobre as muitas águas.
4A voz do SENHOR é poderosa; a voz do SENHOR é cheia de majestade.
5A voz do SENHOR quebra os cedros; sim, o SENHOR quebra os cedros do Líbano.
6Ele os faz saltar como um bezerro; ao Líbano e Siriom, como filhotes de bois selvagens.
7A voz do SENHOR separa as labaredas do fogo.
8A voz do SENHOR faz tremer o deserto; o SENHOR faz tremer o deserto de Cades.
9A voz do SENHOR faz parir as cervas, e descobre as brenhas; e no seu templo cada um fala da sua glória.
10O SENHOR se assentou sobre o dilúvio; o SENHOR se assenta como Rei, perpetuamente.
11O SENHOR dará força ao seu povo; o SENHOR abençoará o seu povo com paz.

NO CENÁCULO

Volta ao lar celestial

Leia João 14.1-7*
Aquele que me ama será amado por meu Pai. ? João 14.21
......................
Uma sensação de náusea no estômago, a boca seca e as mãos suadas evidenciavam meu nervosismo quando o carro do meu namorado se aproximou da casa. Ele me levava para conhecer seus pais, e eu não tinha certeza de como seria recebida. Receava não ser a nora que eles esperavam, a esposa que eles sabiam que seu filho merecia. A presença dele ao meu lado representava minha esperança de que sua família me amasse apenas porque ele amava.
Antes mesmo que eu abrisse a porta do carro, o pai de Jim já estava na calçada, esperando por nós. Meus temores logo se acalmaram diante do grande sorriso em seu rosto, seu beijo em minha bochecha e o conforto de seu abraço. Fui aceita com base no meu relacionamento com seu filho.
Muitos de nós nos preocupamos com a recepção que teremos ao chegar à porta de Deus. Sabemos que não somos bons o bastante para estar lá. Somos indignos de estar na presença de Deus. Mas não estaremos ali sozinhos. Nossa recepção às portas do céu depende apenas do nosso relacionamento com Seu Filho, Jesus Cristo. Posso ficar descansada. A maravilhosa acolhida que recebi de meu sogro é apenas uma antecipação do que receberei, algum dia, de meu Pai que está no céu. Afinal de contas, Deus enviou Seu filho para me trazer para casa.

Oração: Ó Deus, nós Te agradecemos pela certeza do Teu amor e aceitação por meio de nosso relacionamento com Teu Filho, Jesus. No nome dEle oramos. Amém.

Pensamento para o dia: Quem ama o Filho de Deus terá dEle uma alegre recepção.
Elaine L. Bridge (Ohio, EUA)

Oremos pelos noivos e noivas.

CADA DIA

CRER EM CRISTO

Leia: João 14:1-4

“Não se perturbe o coração de vocês. Creiam em Deus; creiam também em mim.” João 14:1

Mensagem:
Não precisamos procurar muito para encontrar problemas. Eles estão por toda parte. Muitos ainda morrem na luta entre palestinos e israelenses. A violência continua a tomar conta das metrópoles. Furacões destroem vidas humanas e arrasam cidades.
Jesus fala a todos os corações aflitos. Ele nos pede para confiarmos nele. Quando Jesus disse estas palavras, ele mesmo estava em apuros: em breve seria entregue aos líderes locais que o matariam. Jesus também sabia que seus discípulos ficariam desolados por causa da sua morte. Então, queria lhes dar uma paz profunda, que seria impossível de adquirir por meio de forças externas. Por isso, vamos encorajar uns aos outros a termos “paciência em toda adversidade”, a mostrarmos “gratidão em toda prosperidade”, para que, quanto ao futuro, tenhamos firme confiança em nosso Deus fiel e Pai.
Há motivos suficientes ao nosso redor para vivermos uma vida de sobressaltos, angustiados e com medo. Perguntamos se Jesus diria: “Não se perturbe o coração de vocês” se Ele vivesse aqui no mundo nesse século vinte e um. É que suas palavras estão entrelaçadas à sua promessa: “Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo” (João 16.33).

Ore:
Querido Jesus, fica conosco para que nossos corações não se perturbem. Que a nossa confiança em ti e na tua Palavra aumente. Dá-nos paciência nos tempos difíceis e gratidão quando tudo vai bem. Amém.

Pense:
Com Jesus é possível viver neste mundo conturbado sem ter um coração perturbado.

terça-feira, junho 24, 2008

SALMO 28

1 A ti clamo, ó Senhor; rocha minha, não emudeças para comigo; não suceda que, calando-te a meu respeito, eu me torne semelhante aos que descem à cova.
2 Ouve a voz das minhas súplicas, quando a ti clamo, quando levanto as minhas mãos para o teu santo templo.
3 Não me arrastes juntamente com os ímpios e com os que praticam a iniqüidade, que falam de paz ao seu próximo, mas têm o mal no seu coração.
4 Retribui-lhes segundo as suas obras e segundo a malícia dos seus feitos; dá-lhes conforme o que fizeram as suas mãos; retribui-lhes o que eles merecem.
5 Porquanto eles não atentam para as obras do Senhor, nem para o que as suas mãos têm feito, ele os derrubará e não os reedificará
6 Bendito seja o Senhor, porque ouviu a voz das minhas súplicas.
7 O Senhor é a minha força e o meu escudo; nele confiou o meu coração, e fui socorrido; pelo que o meu coração salta de prazer, e com o meu cântico o louvarei.
8 O Senhor é a força do seu povo; ele é a fortaleza salvadora para o seu ungido.
9 Salva o teu povo, e abençoa a tua herança; apascenta-os e exalta-os para sempre.

NO CENÁCULO

Pela fé, não pela visão

Leia 2 Tessalonicenses 3.1-5 e Habacuque

Andamos por fé, e não pelo que vemos. 2 Coríntios 5.7
......................
Sou a única pessoa a cuidar de minha mãe, que tem 86 anos e é cega. Ao longo do tempo, ela aprendeu a confiar completamente em mim, segura em meu amor e atenção. Consciente de suas limitações, ela segue-me confi antemente, por vezes apóia-se em meu braço e escuta minha orientação. Às vezes, em casa, eu coloco uma venda em meus olhos para ajudar-me a compreender o que minha mãe vivencia. Sem minha visão, as tarefas diárias tornam-se extremamente difíceis. Qualquer atividade exige paciência, concentração e determinação. Espiritualmente, podemos seguir a Deus da mesma maneira que minha mãe segue-me, guiados pela Sua Palavra, a Bíblia. Ela está cheia de promessas e exemplos do amor que Deus nos tem mostrado. Quando confiamos em Deus amoroso e atencioso, que caminha ao nosso lado, não precisamos ver e saber tudo sobre o nosso entorno. Embora não possamos identificar os obstáculos à frente, podemos estar seguros de que nosso Deus nos ama, é confiável e sempre estará conosco.

Oração: Deus Pai, ajuda-nos a confiar em Ti e a seguir-Te, mesmo quando o caminho adiante é incerto e ameaçador. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Podemos confiar na condução de Deus, embora não possamos ver o caminho adiante.
Patsy Sanders (Virgínia, EUA)

Oremos pelas pessoas portadoras de deficiência visual.

MEDITE: FILIPENSES 4

CADA DIA

O QUE O SENHOR EXIGE

Leia: Miquéias 6:1-8

... O que o Senhor exige: pratique a justiça, ame a fidelidade e ande humildemente com o seu Deus. Miquéias 6:8

Mensagem:

Deus exige que eu, como marido, seja fiel à minha esposa. Como pai, cuide dos meus filhos. Exige que meus filhos me honrem. Deus exige que cuidemos dos pobres e necessitados. Quando sigo tais requisitos, cumpro os meus compromissos, faço a vontade de Deus.
Muita gente fica dando voltas, tentando descobrir a vontade de Deus, quando ela é tão clara e expressa em sua Palavra. Basta obedecer. Deus salvou seu povo da escravidão no Egito, e era esperado que Israel mostrasse respeito e cuidado para com todos. O povo não deveria tirar vantagem de estrangeiros ou dos pobres. Viver uma vida de misericórdia significa considerar cada dia como um presente de Deus. Estamos respirando neste momento? Isto é um presente de Deus para nós! Temos um lar aconchegante? Devemos dar glória a Deus por isso! Deus nos mostra misericórdia através da vida, da família, da igreja, dos recursos e da salvação.
A vida de discipulado tem sido descrita como uma caminhada com Deus. Caminhamos com um Deus que nunca desiste, nunca nos abandona e é incrivelmente generoso. Jesus Cristo, o Deus encarnado, caminha conosco, mostrando-nos como viver uma vida plena. Não é complicado, mas implica em obediência, amor e lealdade.

Ore:
Pai amado, somos gratos pelas tuas exigências, que são maneiras práticas de nos lembrar sobre nosso dever de amar-te sobre todas as coisas e amar ao nosso próximo. Ajuda-nos a andar contigo. Amém.

Pense:
Quem fica rodeando, tentando desvendar a vontade de Deus é porque talvez não queira obedecer ao que Ele diz.

segunda-feira, junho 23, 2008

SALMO 27

1 O Senhor é a minha luz e a minha salvação; a quem temerei? O Senhor é a força da minha vida; de quem me recearei?
2 Quando os malvados investiram contra mim, para comerem as minhas carnes, eles, meus adversários e meus inimigos, tropeçaram e caíram.
3 Ainda que um exército se acampe contra mim, o meu coração não temerá; ainda que a guerra se levante contra mim, conservarei a minha confiança.
4 Uma coisa pedi ao Senhor, e a buscarei: que possa morar na casa do Senhor todos os dias da minha vida, para contemplar a formosura do Senhor, e inquirir no seu templo.
5 Pois no dia da adversidade me esconderá no seu pavilhão; no recôndito do seu tabernáculo me esconderá; sobre uma rocha me elevará.
6 E agora será exaltada a minha cabeça acima dos meus inimigos que estão ao redor de mim; e no seu tabernáculo oferecerei sacrifícios de júbilo; cantarei, sim, cantarei louvores ao Senhor.
7 Ouve, ó Senhor, a minha voz quando clamo; compadece-te de mim e responde-me.
8 Quando disseste: Buscai o meu rosto; o meu coração te disse a ti: O teu rosto, Senhor, buscarei.
9 Não escondas de mim o teu rosto, não rejeites com ira o teu servo, tu que tens sido a minha ajuda. Não me enjeites nem me desampares, ó Deus da minha salvação.
10 Se meu pai e minha mãe me abandonarem, então o Senhor me acolherá.
11 Ensina-me, ó Senhor, o teu caminho, e guia-me por uma vereda plana, por causa dos que me espreitam.
12 Não me entregues à vontade dos meus adversários; pois contra mim se levantaram falsas testemunhas e os que respiram violência.
13 Creio que hei de ver a bondade do Senhor na terra dos viventes.
14 Espera tu pelo Senhor; anima-te, e fortalece o teu coração; espera, pois, pelo Senhor.

Dê o que tem

Leia 1 Coríntios 12.12-27

Dai e dar-se-vos-á; [...] porque com a medida com que tiverdes medido vos medirão também. Lucas 6.38

......................
Depois de ler No Cenáculo, certa manhã, folheei as páginas da revista. Notei que seus escritores vivem pelo mundo todo, não apenas nos Estados Unidos. O que realmente me tocou foi o fato de haver tantas pessoas ao redor do mundo com algo para dar. Podem ser estudantes, professores, pais ou mães, a lista poderia continuar eternamente, oferecendo o que têm e contando suas histórias de fé. Isto levou-me a perguntar se estou dando o que tenho para dar. Estou partilhando minha fé em palavras e atos? Com Cristo a meu lado, não preciso hesitar: posso oferecer o que Ele me deu para dar. Seja tempo, dinheiro, bens, ou palavras de fé e encorajamento, todos nós temos algo a dar que pode ser precisamente a diferença no modo como transcorre o dia de alguém, ou mesmo sua vida.

Oração: Senhor, ajuda-nos em nossa doação para que a façamos de boa vontade e generosamente, seja o que for que puseste em nossas mãos. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Deus só pode abençoar as pessoas pelos nossos dons se os partilharmos.
Becky Schenk (Washington, EUA)

Oremos pelas pessoas que não conseguem identifi car seus dons.

MEDITE: FILIPENSES 3

CADA DIA

OXÍMOROS E PARADOXOS

Segunda-feira, 23 de junho

Leia: 2 Coríntios 8:1-7

No meio da mais severa tribulação, a grande alegria e a extrema pobreza deles transbordaram em rica generosidade. 2 Coríntios 8:2

Mensagem:
Um oxímoro é uma figura de linguagem que combina palavras que têm sentido oposto, como “silêncio ensurdecedor” e “espontaneidade calculada”. Um paradoxo é diferente: é a afirmação de algo verdadeiro, mas que contraria o senso comum.
A vida cristã é cheia de paradoxos. Jesus com freqüência os destacou em seus ensinamentos. Por exemplo, ele disse que, para nos tornarmos ricos, precisamos nos tornar pobres. A igreja na cidade de Corinto praticava o paradoxo de doar enquanto vivia na pobreza. O apóstolo Paulo ensina que podemos aprender muito com a história deles. O verdadeiro doar não é medido pelo tamanho do presente, mas pelo espírito do doador. Os cristãos em Corinto experimentaram grande alegria ao providenciarem dinheiro para o ministério de Paulo. Eles foram grandemente abençoados porque se entregaram ao Senhor em primeiro lugar, e então doaram seus recursos para sustentar a igreja do Senhor.
A igreja praticava a matemática de Jesus: pobreza+alegria=verdadeira riqueza. A riqueza de servir a Deus e de doar aos ministérios da igreja era a recompensa para aqueles servos de Deus. Nosso desafio é entrar no paradoxo de doar. E então desfrutar de mais bênçãos do que poderíamos imaginar.

Ore:
Ensina-me, Jesus, a doar os meus recursos com alegria, gratidão e graça. Ajuda-me a ver onde a ajuda é necessária, e a doar livremente e com alegria. Em teu nome oramos. Amém.

Pense:
Na matemática paradoxal de Jesus, enriquece mais quem doa mais.

domingo, junho 22, 2008

SALMO 26

1 Julga-me, SENHOR, pois tenho andado em minha sinceridade; tenho confiado também no SENHOR; näo vacilarei.

2 Examina-me, SENHOR, e prova-me; esquadrinha os meus rins e o meu coraçäo.

3 Porque a tua benignidade está diante dos meus olhos; e tenho andado na tua verdade.

4 Näo me tenho assentado com homens väos, nem converso com os homens dissimulados.

5 Tenho odiado a congregaçäo de malfeitores; nem me ajunto com os ímpios.

6 Lavo as minhas mäos na inocência; e assim andarei, SENHOR, ao redor do teu altar.

7 Para publicar com voz de louvor, e contar todas as tuas maravilhas.

8 SENHOR, eu tenho amado a habitaçäo da tua casa e o lugar onde permanece a tua glória.

9 Näo apanhes a minha alma com os pecadores, nem a minha vida com os homens sanguinolentos,

10 Em cujas mäos há malefício, e cuja mäo direita está cheia de subornos.

11 Mas eu ando na minha sinceridade; livra-me e tem piedade de mim.

12 O meu pé está posto em caminho plano; nas congregaçöes louvarei ao SENHOR.

NO CENÁCULO

Conversão tardia

Leia Romanos 7.14-25

Se alguém está em Cristo, é nova criatura: as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas. 2 Coríntios 5.17
......................

A primeira vez que li as palavras de Paulo, acima citadas, abanei a cabeça e disse: "Ele não está falando de mim". Como podia Paulo afirmar, pensei, que tudo muda no momento em que alguém decide seguir a Cristo? Eu me converti tarde. Tornei-me cristão quando já havia passado dos 50 anos e meus caminhos estavam já arraigados. Foi preciso um bom tempo para que o "velho" partisse e o "novo" chegasse. Nos dias que se seguiram à minha conversão, achei difícil tornar-me imediatamente mais semelhante a Cristo: deixar de xingar, ser perdoador, interessar-me pelas pessoas com quem não me preocupava até alguns dias atrás. A lista é interminável. Cheguei a pensar se algo estaria errado. Seria eu realmente um cristão? Então li Romanos 7.14-25, onde Paulo, outro cristão tardio, revelou que seria impossível mudar seu comportamento pecaminoso. Hoje sei que o poder do Espírito Santo nos capacita a mudar nossos caminhos pecaminosos. Também sei que a luta para completar a transformação leva toda uma vida, não interessa quando começamos.

Oração: Graças, Deus, por nos perdoares e trabalhares ao longo de nossas vidas para nos tornares cada vez mais semelhante a Cristo. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Em que você está diferente desde que disse sim a Cristo?
Ron Benrey (Maryland, EUA)

Oremos pelas pessoas que estão se esforçando para mudar.

CADA DIA

A COMUNHÃO DA IGREJA

Domingo, 22 de junho

Leia: 1 João 1:1-4

Nós lhes proclamamos o que vimos e ouvimos para que vocês também tenham comunhão conosco... 1 João 1:3

Mensagem:

Um pai mandou seu filho cortar o mato do outro lado da estrada. Dois homens de que passavam por ali pediram ajuda ao garoto, pois não sabiam como voltar para a cidade. O garoto deu-lhes informações erradas por duas vezes. Irritados, os homens voltaram para confrontar o garoto. Disseram que era ele quem estava perdido. Mas o menino respondeu: “Não estou perdido. Estou exatamente onde meu pai mandou que eu ficasse.”
Os discípulos de Jesus não estão perdidos quando estão onde Deus lhes ordenou que estivessem. E Deus nos mandou desfrutar da comunhão com ele, com Jesus e com a comunidade dos crentes. Nunca estamos perdidos quando estamos conectados em comunhão com Deus e com outros cristãos. Estamos perdidos quando pensamos que podemos seguir sozinhos neste mundo.
Eugene Peterson diz que a igreja é “um agrupamento de pessoas que Deus uniu, as quais Deus manterá unidas, e que sobrevivem pela sua graça.” Sempre que nos juntarmos como povo de Deus, devemos proclamar “o que vimos e ouvimos” para que outros possam experimentar a alegria e a comunhão que temos com o Pai, o Filho, e o Espírito Santo. Precisamos estar exatamente onde nosso Pai quer que estejamos.

Ore:
Senhor da igreja, que a nossa comunhão contigo se renove sempre e que a nossa comunhão uns com os outros seja aberta, honesta e hospitaleira. Em nome de Jesus oramos. Amém.

Pense:
Os discípulos de Jesus não estão perdidos quando estão onde Deus lhes ordenou que estivessem.

quinta-feira, junho 19, 2008

SALMO 25

1 A ti, Senhor, elevo a minha alma.
2 Deus meu, em ti confio; não seja eu envergonhado; não triunfem sobre mim os meus inimigos.
3 Não seja envergonhado nenhum dos que em ti esperam; envergonhados sejam os que sem causa procedem traiçoeiramente.
4 Faze-me saber os teus caminhos, Senhor; ensina-me as tuas veredas.
5 Guia-me na tua verdade, e ensina-me; pois tu és o Deus da minha salvação; por ti espero o dia todo.
6 Lembra-te, Senhor, da tua compaixão e da tua benignidade, porque elas são eternas.
7 Não te lembres dos pecado da minha mocidade, nem das minhas transgressões; mas, segundo a tua misericórdia, lembra-te de mim, pela tua bondade, ó Senhor.
8 Bom e reto é o Senhor; pelo que ensina o caminho aos pecadores.
9 Guia os mansos no que é reto, e lhes ensina o seu caminho.
10 Todas as veredas do Senhor são misericórdia e verdade para aqueles que guardam o seu pacto e os seus testemunhos.
11 Por amor do teu nome, Senhor, perdoa a minha iniqüidade, pois é grande.
12 Qual é o homem que teme ao Senhor? Este lhe ensinará o caminho que deve escolher.
13 Ele permanecerá em prosperidade, e a sua descendência herdará a terra.
14 O conselho do Senhor é para aqueles que o temem, e ele lhes faz saber o seu pacto.
15 Os meus olhos estão postos continuamente no Senhor, pois ele tirará do laço os meus pés.
16 Olha para mim, e tem misericórdia de mim, porque estou desamparado e aflito.
17 Alivia as tribulações do meu coração; tira-me das minhas angústias.
18 Olha para a minha aflição e para a minha dor, e perdoa todos os meus pecados.
19 Olha para os meus inimigos, porque são muitos e me odeiam com ódio cruel.
20 Guarda a minha alma, e livra-me; não seja eu envergonhado, porque em ti me refúgio.
21 A integridade e a retidão me protejam, porque em ti espero.
22 Redime, ó Deus, a Israel de todas as suas angústias.

NO CENÁCULO

O amor de um pai

Leia Mateus 7.9-12

Como um pai se compadece de seus filhos, assim o Senhor se compadece dos que o temem. Salmo 103.13
......................
Recentemente, passei uma tarde de domingo relaxando numa espreguiçadeira. Grant, meu filho de seis meses, estava sentado em meu colo. Grant alternava entre sorrir para mim, olhar-me pedindo ajuda quando um brinquedo escapava ao seu alcance, e ignorar-me em favor das distrações da sala e do trânsito fora da janela. Por vezes, eu dava brinquedos a ele. Outras vezes, deixava que ele se esforçasse para recuperar os brinquedos que parecia ser capaz de alcançar. Permitia-lhe que se sentasse sozinho o máximo possível, mas permanecia atento para apanhá-lo caso ele caísse. De uma forma diminuída, esta cena simboliza nosso relacionamento com o Pai celestial. A qualquer momento, podemos nos expor à presença de Deus, pedir-lhe ajuda, ou ficar distraídos demais para reconhecê-Lo completamente. No entanto, Deus sempre presente cuida de nós, deleita-se conosco, encoraja-nos a crescer e nos protege, quer estejamos conscientes disso ou não.

Oração: Graças, Deus, pelo Teu amor que cuida de nós e nos permite crescer. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Como estou respondendo à presença de Deus em minha vida?
Joseph G. Johnson (Tennessee, EUA)

Oremos por pais, filhos e filhas

MEDITE: FILIPENSES 2

CADA DIA

IMPERFEITOS, MAS MADUROS

Quinta-feira, 19 de junho

Leia: Efésios 4:7-13

Até que todos alcancemos a unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, e cheguemos à maturidade... Efésios 4:13

Mensagem:
Há duas irmãs que visitam minha igreja de tempos em tempos. Elas não se tornam membros de nenhuma igreja porque não conseguem encontrar uma igreja sem defeitos. Elas estão procurando a igreja perfeita. Essas mulheres vêem imperfeições em todos, mas não nelas mesmas.
O autor Lewis Smedes deu um maravilhoso conselho às pessoas imperfeitas: “As pessoas que baseiam suas vidas na graça não dão tanta importância às suas imperfeições, porque vêem suas imperfeições como motivo para serem gratas, e são gratas por serem criaturas limitadas com potencial ilimitado.” Em outras palavras, nossa maturidade cresce ao reconhecermos nossos limites como seres humanos e a graça expande nossa visão de Deus e uns dos outros. Precisamos ver nossas imperfeições como um instrumento que nos ajuda a aumentar nossa gratidão a Deus!
Paulo escreveu esta carta da prisão. Mas isto não diminuiu sua gratidão pela graça de Deus. Ele sabia que poderia sofrer terrivelmente, no entanto, tentou ser tudo o que Deus o chamou para ser em Cristo Jesus. Paulo era rodeado de imperfeição, e ainda assim lutou para conseguir “a medida da plenitude de Cristo.” Devemos ser gratos a Deus por este exemplo de vida!

Ore:
Querido Senhor, ajuda-nos a gastarmos mais tempo te dando graças pelo que tens feito à igreja, e menos tempo reclamando sobre a igreja. Em nome de Jesus, oramos. Amém.

Pense:
A maturidade cresce quando alguém reconhece seus limites como ser humano.

quarta-feira, junho 18, 2008

SALMO 24

1 DO SENHOR é a terra e a sua plenitude, o mundo e aqueles que nele habitam.
2 Porque ele a fundou sobre os mares, e a firmou sobre os rios.
3 Quem subirá ao monte do SENHOR, ou quem estará no seu lugar santo?
4 Aquele que é limpo de mãos e puro de coração, que não entrega a sua alma à vaidade, nem jura enganosamente.
5 Este receberá a bênção do SENHOR e a justiça do Deus da sua salvação.
6 Esta é a geração daqueles que buscam, daqueles que buscam a tua face, ó Deus de Jacó. (Selá.)
7 Levantai, ó portas, as vossas cabeças; levantai-vos, ó entradas eternas, e entrará o Rei da Glória.
8 Quem é este Rei da Glória? O SENHOR forte e poderoso, o SENHOR poderoso na guerra.
9 Levantai, ó portas, as vossas cabeças, levantai-vos, ó entradas eternas, e entrará o Rei da Glória.
10Quem é este Rei da Glória? O SENHOR dos Exércitos, ele é o Rei da Glória. (Selá.)

NO CENÁCULO

Forasteiros

Leia Deuteronômio 24.14-22

[O Senhor disse:] Também não oprimirás o forasteiro; pois vós conheceis o coração do forasteiro, visto que fostes forasteiros na terra do Egito. Êxodo 23.9
......................
A situação das pessoas com poucos defensores ou recursos é abordada nas Escrituras continuamente. Ao longo da história, o povo de Israel experimentou períodos de escravidão. Por esse motivo, Deus esperava que os israelitas fossem bondosos e agissem com justiça para com todos os povos, mesmo para com forasteiros ou estrangeiros. Nesse sentido, a vontade de Deus também se aplica a nós. Enquanto seguimos a Cristo no século XXI, devemos ser sensíveis às necessidades das pessoas privadas de direitos civis ou solitárias: sorrir a uma nova criança adotiva em nossa igreja; partilhar uma refeição com um estudante de intercâmbio que se sente esmagado e desnorteado por uma nova cultura; reservar tempo para conversar com o vizinho idoso cujo cônjuge, com uem viveu cinquenta anos, faleceu. A maioria de nós já experimentou a sensação de estar de fora, de ser um forasteiro em um novo ambiente; fosse tentando ajustar-se a um novo emprego, escola, bairro, ou adaptando-se a uma nova família. A lembrança de nossos "tempos de forasteiro" pode nos motivar a tomar a iniciativa de estender o amor de Deus com palavras e ações concretas ao próximo.

Oração: Senhor, lembra-nos freqüentemente de que Tu colocas pessoas específicas em nosso caminho, não como um inconveniente, mas como uma oportunidade de abençoar alguém. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: O que estou fazendo para suprir as necessidades de uma pessoa estranha à comunidade?
Maureen Baird (Califórnia, EUA)

Oremos Oremos pelas pessoas novas em nossa comunidade.

CADA DIA

O QUE VEMOS

Quarta-feira, 18 de junho

Leia: João 9:1-12

“Isto aconteceu para que a obra de Deus se manifestasse na vida dele.” João 9:3

Mensagem:
Um monitor de museu é um guia treinado para ressaltar detalhes e aspectos das obras de arte que o olho leigo é incapaz de perceber. Sem um monitor para nos guiar, muitos de nós não seríamos capazes de realmente “ver” muito do que está exposto.
De certa maneira, Jesus era como um monitor para seus discípulos. Eles não conseguiam ver o cego como Jesus o via. Os discípulos o viam como um problema a ser resolvido, mas Jesus enxergava uma pessoa que seria instrumento para a glória de Deus. Quando olhamos apenas para o pecado e para os problemas na vida das pessoas, deixamos de ver o trabalho maior que Jesus quer realizar. A cegueira daquele homem não era meramente um desafio a ser solucionado; era uma oportunidade de mostrar o trabalho e a glória de Deus na vida daquela pessoa.
Eu teria cometido o mesmo erro que os discípulos. Felizmente, Jesus não vê as pessoas como eu as vejo. O homem restaurado respondeu prontamente, demonstrando às pessoas que ele podia ver, e abertamente testemunhou a graça e o poder de Deus. “Sou eu mesmo”, ele finalmente teve que dizer a alguns que duvidaram da sua identidade. Ele era uma testemunha do que Jesus havia feito em sua vida.

Ore:
Querido Jesus, abre nossos olhos para que possamos ver aos outros como tu os vês — pessoas que precisam da Luz do mundo. Que possamos ser testemunhas da tua graça e poder nas nossas vidas. Amém.

Pense:
Onde os homens costumam enxergar obstáculos, Deus pode ver uma oportunidade de mostrar sua glória.

terça-feira, junho 17, 2008

SALMO 23

1 O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará.
2 Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranqüilas.
3 Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome.
4 Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam.
5 Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda.
6 Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do SENHOR por longos dias.

NO CENÁCULO

Sangue sustentador

Leia 1 João 2.1-6

Se, porém, andarmos na luz, como ele está na luz, [...] o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado. 1 João 1.7
......................
Como profissional da saúde, estudei o sangue humano. Em seu centro, há uma molécula de hemoglobina que transporta oxigênio para os milhões de células em nossos corpos. As células precisam de oxigênio para viver. Quando o fluxo de sangue cessa, as células morrem e, então, os indivíduos morrem. Não conseguimos viver sem oxigênio. O sangue faz parte de nossa vida espiritual tanto quanto é necessário para a vida física. Nossa vida eterna foi assegurada pelo fato de Cristo derramar Seu sangue na cruz. Em I João 2.2, Jesus é "a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos próprios, mas ainda pelos do mundo inteiro". Se pedirmos perdão pelos nossos pecados e aceitarmos a dádiva que Deus nos oferece, por intermédio de Jesus, que "nos purifica de todo pecado", teremos a vida eterna. Um dia, nosso sangue deixará de fluir e nosso corpo físico morrerá. Entretanto, o sangue de Cristo nos sustentará por toda a eternidade. Na Santa Ceia, nós relembramos Seu sacrifício na cruz e recebemos renovação pelo Seu amor.

Oração: Pai celestial, damos graças por Jesus e Sua morte na cruz para nos redimir. Enche-nos com Teu Espírito para testemunharmos aos outros esta dádiva. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: A vida de Cristo torna-se a nossa vida.
Robert G. Plage (Carolina do Norte, EUA)

Oremos pelas pessoas que doam sangue.

CADA DIA

ORIENTAÇÃO COMUNITÁRIA

Terça-feira, 17 de junho

Leia: Romanos 12:1-5

... Rogo-lhes pelas misericórdias de Deus, que se ofereçam em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus. Romanos 12:1

Mensagem:
Minhas filhas não ficaram muito animadas para voltar à escola depois das férias. A mais velha ia mudar de escola e perder quase todas as amigas. As gêmeas, de sete anos de idade, iriam ficar em classes separadas pela primeira vez. Mudanças e novas situações podem ser inquietantes se não tivermos alguém que nos mostre o caminho. Felizmente, o apoio das professoras de minhas filhas tornou o novo ano escolar muito mais agradável para elas.
Paulo proveu perspectiva para uma igreja que não tinha conhecimento do que era viver numa comunidade cristã. As pessoas em Roma viam umas às outras como competidores que se esforçavam para ganhar vantagem. Estar à frente era a única coisa que importava.
Mas Paulo disse que devemos ver uns aos outros através da lente da divina graça. Deus nos ofereceu misericórdia ao invés de julgamento, e assim devemos oferecer misericórdia uns aos outros também.
Uma canção que cantei quando jovem dizia: “Nem minha mãe, nem meu irmão, mas eu mesmo, ó Senhor, necessito de oração.” Estas palavras descrevem nossa necessidade de orar diariamente pela misericórdia de Deus e de nos ajudar a demonstrar misericórdia para com outros. A igreja, assim, se torna a comunidade que pratica a vida da maneira de Jesus.

Ore:
Gratos somos, Jesus, pela tua preciosa misericórdia. Dá-nos o poder de mostrar misericórdia para com nossos vizinhos, amigos e inimigos. Ajuda-nos a ver como podemos ajudar aos outros. Amém.

Pense:
Mudanças e novas situações podem ser inquietantes se não tivermos alguém que nos mostre o caminho.

sexta-feira, junho 13, 2008

SALMO 22

1 DEUS meu, Deus meu, por que me desamparaste? Por que te alongas do meu auxílio e das palavras do meu bramido?
2 Deus meu, eu clamo de dia, e tu não me ouves; de noite, e não tenho sossego.
3 Porém tu és santo, tu que habitas entre os louvores de Israel.
4 Em ti confiaram nossos pais; confiaram, e tu os livraste.
5 A ti clamaram e escaparam; em ti confiaram, e não foram confundidos.
6 Mas eu sou verme, e não homem, opróbrio dos homens e desprezado do povo.
7 Todos os que me vêem zombam de mim, estendem os lábios e meneiam a cabeça, dizendo:
8 Confiou no SENHOR, que o livre; livre-o, pois nele tem prazer.
9 Mas tu és o que me tiraste do ventre; fizeste-me confiar, estando aos seios de minha mãe.
10Sobre ti fui lançado desde a madre; tu és o meu Deus desde o ventre de minha mãe.
11Não te alongues de mim, pois a angústia está perto, e não há quem ajude.
12Muitos touros me cercaram; fortes touros de Basã me rodearam.
13Abriram contra mim suas bocas, como um leão que despedaça e que ruge.
14Como água me derramei, e todos os meus ossos se desconjuntaram; o meu coração é como cera, derreteu-se no meio das minhas entranhas.
15A minha força se secou como um caco, e a língua se me pega ao paladar; e me puseste no pó da morte.
16Pois me rodearam cães; o ajuntamento de malfeitores me cercou, traspassaram-me as mãos e os pés.
17Poderia contar todos os meus ossos; eles vêem e me contemplam.
18Repartem entre si as minhas vestes, e lançam sortes sobre a minha roupa.
19Mas tu, SENHOR, não te alongues de mim. Força minha, apressa-te em socorrer-me.
20Livra a minha alma da espada, e a minha predileta da força do cão.
21Salva-me da boca do leão; sim, ouviste-me, das pontas dos bois selvagens.
22Então declararei o teu nome aos meus irmãos; louvar-te-ei no meio da congregação.
23Vós, que temeis ao SENHOR, louvai-o; todos vós, semente de Jacó, glorificai-o; e temei-o todos vós, semente de Israel.
24Porque não desprezou nem abominou a aflição do aflito, nem escondeu dele o seu rosto; antes, quando ele clamou, o ouviu.
25O meu louvor será de ti na grande congregação; pagarei os meus votos perante os que o temem.
26Os mansos comerão e se fartarão; louvarão ao SENHOR os que o buscam; o vosso coração viverá eternamente.
27Todos os limites da terra se lembrarão, e se converterão ao SENHOR; e todas as famílias das nações adorarão perante a tua face.
28Porque o reino é do SENHOR, e ele domina entre as nações.
29Todos os que na terra são gordos comerão e adorarão, e todos os que descem ao pó se prostrarão perante ele; e nenhum poderá reter viva a sua alma.
30Uma semente o servirá; será declarada ao Senhor a cada geração.
31Chegarão e anunciarão a sua justiça ao povo que nascer, porquanto ele o fez.

NO CENÁCULO

Dependendo de Deus

Leia Isaías 43.1-7

Quando passares pelas águas eu serei contigo; quando pelos rios, eles não te submergirão; [...]. Porque eu sou o Senhor, teu Deus, o Santo de Israel, o teu salvador. Isaías 43.2,3
......................
Enquanto organizava a oficina de escritores, para ensinar os cristãos e as cristãs a partilhar sua fé por meio da escrita, tendia a contar demais com meus amigos antigos para o sucesso do projeto. Com o passar do tempo, tornei-me apreensivo e receoso, imaginando se eles poderia me deixar ma mão, na última hora. Ocorreu-me então,que tinha confiado em pessoas e não em Deus para o sucesso da oficina.
De repente, Isaías 43 me veio à mente, oferecendo-me encorajamento e a certeza da ajuda de Deus que precisava naquela ocasião. A leitura da passagem ajudou-me a mudar meu foco, deixando de depender das pessoas para depender de Deus. Continuo meu trabalho, mesmo enfrentando muitos desafios, organizando recursos cristãos nas regiões centrais da África.
Deus apresentou-me, progressivamente, a novos canais de oportunidades para espalhar a Sua mensagem às pessoas, desde meu novo discernimento e inspiração. Continuo a responder ao chamado ao discipulado, igualmente, enquanto encorajo as pessoas a dedicarem tempo, todos os dias, a estar com Deus por meio da oração e da leitura da Bíblia. Posso confiar na promessa de Deus de estar comigo em meus esforços para servir.

Oração: Pai celestial, ensina-nos a confiar sempre em Ti, mesmo quando enfrentamos grandes desafios. Nós vencemos os desafios não pelo nosso próprio poder mas somente pelo Teu Espírito. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Quando dependemos de Deus, novas portas sempre se abrem ao discipulado.
Philip Polo (Nairóbi, Quênia)

Oremos pelas pessoas que trabalham para prover recursos cristãos à África.

-----------

CADA DIA

LOUCO PARA CONHECER A JESUS

Sexta-feira, 13 de junho

Leia: Filipenses 3:7-12

Quero conhecer Cristo, o poder da sua ressurreição... Filipenses 3:10

Mensagem:
Os relacionamentos requerem trabalho duro. Se eu quiser conhecer melhor a minha esposa, por exemplo, gastarei o maior tempo possível com ela. Construir relacionamentos leva horas de escuta, conversa, observação e sacrifício.
E nosso relacionamento com Jesus? Estamos contentes em sermos apenas conhecidos dele ou desejamos um relacionamento profundo e pessoal? Paulo não estava interessado num relacionamento superficial com Jesus. Ele queria conhecê-lo de uma perspectiva radicalmente diferente, e isso envolvia morrer para o seu próprio ego e viver uma vida de completa dedicação a Jesus.
Paulo sabia que sofreria perdas. Mas ele também sabia que, para aprofundar seu conhecimento de Jesus e experimentar um relacionamento íntimo com ele, qualquer prazer mundano deveria ser descartado, e nenhuma perda seria grande demais.
Para conhecer a Cristo, devemos gastar tempo com Ele. Experimentar o poder da sua ressurreição significa abrir mão das nossas próprias vidas.
Paulo tinha consciência que não havia se tornado perfeito, mas prosseguia “para alcançá-lo, pois para isso também... [foi] alcançado por Cristo Jesus”. Estamos fazendo isto também?

Ore:
Senhor, Deus Eterno, pelo teu poder, faze-nos ansiosos para te conhecer e para investir tempo em tua presença. Ajuda-nos a fortalecer nosso relacionamento contigo. Em teu nome oramos. Amém.

Pense:
Para ganharmos intimidade com Jesus, nenhum sacrifício é grande demais.

quinta-feira, junho 12, 2008

NO CENÁCULO

Tempo para curar

Leia Eclesiastes 3.1-14

[O Senhor] sara os de coração quebrantado e lhes pensa as feridas. Salmo 147.3
......................
Olhava fixamente pela janela do ônibus, enquanto viajava de volta para casa, após meu primeiro retiro para viúvos e viúvas. Apenas sete meses antes, Bobby, meu marido, havia falecido. Compreendi quão drasticamente tudo mudou, ao perder o amor de minha vida. Fiquei pensando o que faria, como viúva, em uma nova fase da vida. Sentia-me tão só! Clamei a Deus: "Senhor, sei que os viúvos e viúvas estão junto ao Teu coração. Sei que tens um plano para mim. Por favor, orienta-me".
Deus foi fiel e me falou. Senti um chamado para iniciar um ministério a viúvos e viúvas para ajudá-los a encontrar um novo propósito nesta fase da vida. Por meio da comunhão, do estudo bíblico, da oração e dos projetos de ministério, os viúvos e viúvas obteriam força e cura enquanto estendessem a mão para servir. O objetivo do plano de Deus era curar meu coração enquanto servia às pessoas.
Naquele dia, ao descer do ônibus e despedir-me de meus companheiros de viagem, meu coração estava pesado, mas a cura havia começado. A jornada do luto continuaria a ser difícil, mas recebi a orientação pela qual tinha orado.
Se buscarmos a ajuda de Deus e estendermos a mão a alguém, seremos sustentados e erguidos pela graça de Deus quando sofremos.

Oração: Deus, ajuda-nos enquanto nos curamos, sempre buscando consolo, orientação e força em Ti. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Deus nos ama quando o permitimos
Peggy Latchem (Tennessee, EUA)

Oremos pela cura da dor da perda recente dos viúvos e viúvas.

CADA DIA

O REINO DE DEUS

Quinta-feira, 12 de junho

Leia: Salmo 97:1-9

“O Senhor reina! Exulte a terra...” Salmo 97:1

Mensagem:
Eu aprendo muito com o Salmista. Ele se mantém focalizado no quanto é pequeno e não na sua própria força. Se conseguirmos visualizar nosso verdadeiro tamanho, também conseguiremos aprender muito sobre Deus e seu reino de justiça sobre o universo.
Eu não consigo fazer uma tempestade de fogo, mas Deus lança fogo e fumaça, eliminando a competição. Eu não sei criar um raio, mas Deus lança raios e as nações fogem de medo. Perante a sua presença, a terra treme e as montanhas cedem.
Quando nos impressionamos com nós mesmos e agimos como se fôssemos grandiosos, caímos sob o veredicto de Deus: todos os que adoram ao homem ou aos ídolos criados por mãos humanas são envergonhados. Somos convidados a nos humilharmos e a sermos uma criação que conhece o seu devido lugar. O Salmista nos conta que a terra reconheceu o reinado de Deus e se regozija com isto!
Devemos reconhecer o quanto somos pequenos perante o Senhor. Junto a toda a criação, devemos dizer: “Tu, Senhor, és o Altíssimo sobre toda a terra.” Quando verdadeiramente vemos a grandeza de Deus, começamos a compreender não só a nossa pequenez, como também a grandeza do seu amor por nós.

Ore:
Querido Senhor, ajuda-nos a ver que tu és infinitamente maior do que qualquer um de nós. Cantamos que “tu és exaltado sobre tudo...”. Porque tu reinas, nos alegramos. Em nome de Jesus. Amém.

Pense:
O tamanho da minha alegria está diretamente ligado ao tamanho do meu Deus.

quarta-feira, junho 11, 2008

SALMO 21

SALMO 21

1 Na tua força, ó Senhor, o rei se alegra; e na tua salvação quão
grandemente se regozija!
2 Concedeste-lhe o desejo do seu coração, e não lhe negaste a
petição dos seus lábios.
3 Pois o proveste de bênçãos excelentes; puseste-lhe na cabeça uma
coroa de ouro fino.
4 Vida te pediu, e lha deste, longura de dias para sempre e
eternamente.
5 Grande é a sua glória pelo teu socorro; de honra e de majestade
o revestes.
6 Sim, tu o fazes para sempre abençoado; tu o enches de gozo na
tua presença.
7 Pois o rei confia no Senhor; e pela bondade do Altíssimo
permanecerá inabalável.
8 A tua mão alcançará todos os teus inimigos, a tua destra alcançará
todos os que te odeiam.
9 Tu os farás qual fornalha ardente quando vieres; o Senhor os
consumirá na sua indignação, e o fogo os devorará.
10 A sua prole destruirás da terra, e a sua descendência dentre os
filhos dos homens.
11 Pois intentaram o mal contra ti; maquinaram um ardil, mas não
prevalecerão.
12 Porque tu os porás em fuga; contra os seus rostos assestarás o teu
arco.
13 Exalta-te, Senhor, na tua força; então cantaremos e louvaremos o
teu poder.

NO CENÁCULO

Paciência

Leia Tiago 1.2-5

Não retarda o Senhor a sua promessa, como alguns a julgam demorada; pelo contrário, ele é longânimo para convosco, não querendo que nenhum pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento. 2 Pedro 3.9
......................
A paciência é uma virtude, mas não uma das minhas. Quando eu era jovem, ouvi um pastor dizer que, se orássemos por paciência, os acontecimentos viriam para nos ensinar a tê-la e para nos ajudar a amadurecer. Decidi não orar por paciência, mas para não ter de esperar em longas filas, para não me atrasar em viagens e não ter de lidar com pessoas difíceis. Quero registrar que este plano não funcionou desta maneira.
Agora que tenho dois filhos, peço a Deus que me ajude a ser uma boa mãe, o que significa dizer que oro por paciência. Minha paciência é testada diariamente por choradeiras, lutas e constantes exigências de meu tempo. Muitas vezes, não consigo controlar a irritação.
Quando estou prestes a deixar-me vencer pela frustração, tento me lembrar de que Deus é infinitamente paciente comigo. Ainda não consegui passar um dia inteiro sem julgar ou cometer alguma transgressão. Embora viva com as consequências de meus erros, Deus sempre me acolhe novamente com braços abertos e deixa-me tentar outra vez. Ser tratado com amor e paciência é um dom maravilhoso que todos nós recebemos de Deus e podemos transmitir a alguém.

Oração: Deus, graças por Teu infinito perdão e paciência para conosco. Ajuda-nos a ter paciência e a perdoar. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Vale a pena exercitar a paciência.
Amy L. J. Pease (Illinois, EUA)

Oremos pelos pais e mães de crianças pequenas.

MEDITE: EFÉSIOS 2

CADA DIA

PALAVRA DE CONSOLO

Quarta-feira, 11 de junho

Leia: Isaías 40:1-2

Consolem, consolem o meu povo, diz o Deus de vocês. Encorajem a Jerusalém.... Isaías 40:1-2

Mensagem:
Errar por ignorância é uma coisa, mas ser constantemente avisado e continuar no erro é burrice ou rebeldia. Quando o povo de Israel pecava, Deus enviava seus profetas para adverti-lo, a fim de que se arrependesse e mudasse de vida. Entretanto, o povo continuava a pecar, até que Deus perdeu a paciência. E eles que pareciam não dar muito valor à terra prometida, se tornaram um povo exilado na Babilônia. Ainda assim, Deus manteve sua palavra. Ele escolheu usar seu povo como uma luz para as nações, apesar das suas falhas.
Isaías tinha uma mensagem para compartilhar. Era uma mensagem de restauração para um povo que falhou muitas vezes. Era um anúncio de libertação. Enquanto Israel definhava no exílio na Babilônia, Deus sussurrava palavras de esperança. “Consolem, consolem o meu povo,” disse Deus a Isaías. E Isaías comunicou ao povo que Deus oferecia perdão pelos seus pecados.
Deus também tem uma mensagem de restauração e libertação para nós. Ele perdoou os nossos pecados através de Jesus Cristo. Todos os que estão em exílio por causa do seu pecado podem ser levados para a terra do perdão. Precisamos que Deus nos dê uma segunda chance? Ele nos dará — “Humilhem-se diante do Senhor, e ele os exaltará.” (Tiago 4:10)

Ore:
Amado Pai, somos gratos porque tu não desistes de nós e nos dás uma segunda chance. Restaura-nos para o teu serviço, e guia-nos para que sejamos luz para ti. Em nome de nosso Salvador. Amém.

Pense:
Quantas vezes devo dar uma segunda chance ao meu irmão?

quinta-feira, junho 05, 2008

SALMO 20

1 O SENHOR te ouça no dia da angústia, o nome do Deus de Jacó te proteja.
2 Envie-te socorro desde o seu santuário, e te sustenha desde Sião.
3 Lembre-se de todas as tuas ofertas, e aceite os teus holocaustos. (Selá.)
4 Conceda-te conforme ao teu coração, e cumpra todo o teu plano.
5 Nós nos alegraremos pela tua salvação, e em nome do nosso Deus arvoraremos pendões; cumpra o SENHOR todas as tuas petições.
6 Agora sei que o SENHOR salva o seu ungido; ele o ouvirá desde o seu santo céu, com a força salvadora da sua mão direita.
7 Uns confiam em carros e outros em cavalos, mas nós faremos menção do nome do SENHOR nosso Deus.
8 Uns encurvam-se e caem, mas nós nos levantamos e estamos de pé.
9 Salva-nos, SENHOR; ouça-nos o rei quando clamarmos.

NO CENÁCULO

Sob as asas de Deus

Leia Atos 17.16-28

Pois disseste: o Senhor é o meu refúgio. Fizeste do Altíssimo a tua morada. Nenhum mal te sucederá, praga nenhuma chegará à tua tenda. Salmo 91.9-10
......................
Há algum tempo, estava em um vôo do Cairo, Egito, para Joanesburgo, na África do Sul, enquanto a tripulação preparava o avião para a decolagem, um versículo do Corão apareceu nas telas das televisões do avião. Era uma oração pedindo a Deus para que chegássemos ao nosso destino em segurança.
Ouvi alguém próximo a mim cantando o versículo corânico. Também notei um jovem à minha direita fazendo o sinal da cruz, indicativo de uma oração cristã, e pedindo uma viagem segura. Duas pessoas diferentes, uma islâmica e outra cristã, expressavam sua confiança em Deus ao orarem por uma viagem segura.
Durante aquele momento especial, pensei em como Deus cuidava daquele vôo e de todos os passageiros. Quantas vezes nos lembramos de pedir proteção e orientação a Deus antes de nossas viagens? Como nossas interações com companheiros de viagem seriam diferentes se assim fizéssemos?

Oração: Deus Todo-poderoso, ajuda-nos a lembrar de pedir a Tua proteção e orientação independentemente de como, por que, ou para onde viajamos. Ajudanos em nossas jornadas. Oramos como Jesus nos ensinou, dizendo: "Pai nosso..."*

Pensamento para o dia: Deus está sempre conosco enquanto viajamos.
Albert Isteero (Cairo, Egito)

Oremos pelas pessoas em viagem.

*Mateus 6.9-13

ANDANDO EM PELE HUMANA

Quinta-feira, 5 de junho

Leia:João 1:1-14

“Aquele que é a Palavra tornou-se carne e viveu entre nós.” João 1:14

Mensagem:
No romance “O Sol é Para Todos”, Atticus Finch senta-se para conversar com sua filha sobre o dia difícil que ela teve na escola: “Se você conseguir aprender um truque simples, filha, você se dará muito bem com todos os tipos de pessoas... Você nunca verdadeiramente compreende uma pessoa até considerar o ponto de vista dela... até você vestir a pele do outro.”
O apóstolo João estava feliz ao nos contar que Jesus vestiu a nossa pele e habitou entre nós — “A Palavra se tornou carne e sangue, e se mudou para a nossa vizinhança.” (Eugene Peterson) Jesus veio ao mundo, um lugar escuro e malcheiroso, para se tornar um de nós. Ele escolheu viver a experiência da dor e das decepções da existência humana. Ele escolheu tocar as pessoas que eram rotuladas de intocáveis. Ele se tornou amigo dos pecadores e dos desprezados. Preferiu viver conosco, apesar dos pensamentos equivocados e dos hábitos pouco saudáveis. Ele queria transformar nosso coração em um lar para sua paz e suas bênçãos. Era a única maneira de Ele realmente compreender — e transformar — a condição humana. Jesus escolheu a inconveniência porque nos ama mais do que podemos imaginar.
Uma contínua transformação das nossas vidas é a melhor resposta que podemos dar ao infinito amor de Deus demonstrado em Cristo Jesus.

Ore:
Gratos somos, Senhor Jesus, porque nos amaste mais do que podemos imaginar. Obrigado porque te fizeste um de nós, e podes compreender perfeitamente nossas lutas e ajudar-nos nelas. Amém.

Pense:
Jesus nos amou tanto que veio não apenas morar conosco, como também ser um de nós.

quarta-feira, junho 04, 2008

SALMO 19

1 OS céus declaram a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos.
2 Um dia faz declaração a outro dia, e uma noite mostra sabedoria a outra noite.
3 Não há linguagem nem fala onde não se ouça a sua voz.
4 A sua linha se estende por toda a terra, e as suas palavras até ao fim do mundo. Neles pôs uma tenda para o sol,
5 O qual é como um noivo que sai do seu tálamo, e se alegra como um herói, a correr o seu caminho.
6 A sua saída é desde uma extremidade dos céus, e o seu curso até à outra extremidade, e nada se esconde ao seu calor.
7 A lei do SENHOR é perfeita, e refrigera a alma; o testemunho do SENHOR é fiel, e dá sabedoria aos símplices.
8 Os preceitos do SENHOR são retos e alegram o coração; o mandamento do SENHOR é puro, e ilumina os olhos.
9 O temor do SENHOR é limpo, e permanece eternamente; os juízos do SENHOR são verdadeiros e justos juntamente.
10 Mais desejáveis são do que o ouro, sim, do que muito ouro fino; e mais doces do que o mel e o licor dos favos.
11 Também por eles é admoestado o teu servo; e em os guardar há grande recompensa.
12 Quem pode entender os seus erros? Expurga-me tu dos que me são ocultos.
13 Também da soberba guarda o teu servo, para que se não assenhoreie de mim. Então serei sincero, e ficarei limpo de grande transgressão.
14 Sejam agradáveis as palavras da minha boca e a meditação do meu coração perante a tua face, SENHOR, Rocha minha e Redentor meu!

Confissão
Leia Tiago 5.15-20

Será, pois, que, sendo culpado numa destas coisas, confessará aquilo em que pecou. Levítico 5.5
......................

Como cristãos, sabemos que devemos confessar nossos pecados e buscar o perdão. Mas imagine encontrar não um juiz que perdoa mas um que está prestes a nos sentenciar à prisão perpétua. Como isso mudaria nossa perspectiva da confissão? A resposta é: ela não precisa mudar. Aceitei Cristo em minha vida seis dias depois de minha prisão, fiquei diante do juiz sabendo que não poderia assumir Cristo e ao mesmo tempo mentir no banco do réu. Confessar foi uma das coisas mais difíceis que já fiz, mas ironicamente também foi a mais gratificante. Deus tomou a pequena fé que tinha quando contei a verdade no tribunal e iniciou uma obra que me sustenta por mais de vinte anos em uma das piores prisões do mundo. Penso que isto não teria sido possível se me recusasse a confessar meu pecado e a viver para Deus. Ao confessarmos nossos pecados diante de Deus e das pessoas, também confessamos nossa total confiança na graça e misericórdia divinas. A medida da misericórdia que recebemos depende de nossa vontade em admitir nossos erros. Nossa recompensa é um relacionamento mais próximo e íntimo com Aquele que um dia julgará o mundo.

Oração: Deus, ajuda-me a depositar meus pecados aos pés da cruz, a humildemente buscar Teu rosto e a ser agraciado com Tua amorosa misericórdia. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Até mesmo quando receamos nossos pecados, podemos confessá-los e encontrar perdão.
Richard Ryan (Mississippi, EUA)

Oremos por coragem para confessar nossos pecados.

RISCO QUE VALE A PENA

Quarta-feira, 4 de junho

Leia: Marcos 1:14-20

E disse Jesus: “Sigam-me, e eu os farei pescadores de homens”. Marcos 1:17

Mensagem:
Muitos carros modernos são equipados com um sistema de posicionamento global (GPS). Esses pequenos dispositivos — com vozes macias e mapas exatos — nos mostram como ir de um lugar para outro.
Jesus não providenciou um GPS para Simão e André. Em vez disso, Ele caminhou perto do lago e os convidou para segui-lo numa jornada arriscada. A narrativa do início do evangelho de Marcos nos chama a seguir Jesus Cristo sem conhecermos o caminho.
Na Galiléia, Jesus começou a contar aos outros que o Reino de Deus havia chegado através dele. A boa nova de Jesus veio após 400 anos de silêncio desde que o último profeta do Antigo Testamento havia falado em nome do Senhor.
Jesus queria introduzir as pessoas ao plano de Deus: nele, Deus está entre nós; nele, o Reino de Deus chegou; e o chamado para crer nele é o melhor convite que alguém pode receber. Jesus estava chamando homens e mulheres para um lugar onde não haveria conforto nem segurança.
A caminhada com Jesus levou os discípulos a lugares aonde eles jamais sonharam ir. Eles podiam supor que seguir a Jesus significaria muito risco e inconveniência. Mas a inconveniência com Jesus faz a vida valer a pena.

Ore:
Senhor Jesus, ajuda-me a adequar meus valores aos teus. Ensina-me a confiar em ti e a descansar em tua companhia quando me levares aonde eu deva fazer alguma diferença. Em teu nome. Amém.

Pense:
Na caminhada cristã, é mais importante conhecer quem nos lidera do que saber exatamente aonde vamos.

terça-feira, junho 03, 2008

SALMO 18

1 EU te amarei, ó SENHOR, fortaleza minha.
2 O SENHOR é o meu rochedo, e o meu lugar forte, e o meu libertador; o meu Deus, a minha fortaleza, em quem confio; o meu escudo, a força da minha salvação, e o meu alto refúgio.
3 Invocarei o nome do SENHOR, que é digno de louvor, e ficarei livre dos meus inimigos.
4 Tristezas de morte me cercaram, e torrentes de impiedade me assombraram.
5 Tristezas do inferno me cingiram, laços de morte me surpreenderam.
6 Na angústia invoquei ao SENHOR, e clamei ao meu Deus; desde o seu templo ouviu a minha voz, aos seus ouvidos chegou o meu clamor perante a sua face.
7 Então a terra se abalou e tremeu; e os fundamentos dos montes também se moveram e se abalaram, porquanto se indignou.
8 Das suas narinas subiu fumaça, e da sua boca saiu fogo que consumia; carvões se acenderam dele.
9 Abaixou os céus, e desceu, e a escuridão estava debaixo de seus pés.
10 E montou num querubim, e voou; sim, voou sobre as asas do vento.
11 Fez das trevas o seu lugar oculto; o pavilhão que o cercava era a escuridão das águas e as nuvens dos céus.
12 Ao resplendor da sua presença as nuvens se espalharam, e a saraiva e as brasas de fogo.
13 E o SENHOR trovejou nos céus, o Altíssimo levantou a sua voz; e houve saraiva e brasas de fogo.
14 Mandou as suas setas, e as espalhou; multiplicou raios, e os desbaratou.
15 Então foram vistas as profundezas das águas, e foram descobertos os fundamentos do mundo, pela tua repreensão, SENHOR, ao sopro das tuas narinas.
16 Enviou desde o alto, e me tomou; tirou-me das muitas águas.
17 Livrou-me do meu inimigo forte e dos que me odiavam, pois eram mais poderosos do que eu.
18 Surpreenderam-me no dia da minha calamidade; mas o SENHOR foi o meu amparo.
19 Trouxe-me para um lugar espaçoso; livrou-me, porque tinha prazer em mim.
20 Recompensou-me o SENHOR conforme a minha justiça, retribuiu-me conforme a pureza das minhas mãos.
21 Porque guardei os caminhos do SENHOR, e não me apartei impiamente do meu Deus.
22 Porque todos os seus juízos estavam diante de mim, e não rejeitei os seus estatutos.
23 Também fui sincero perante ele, e me guardei da minha iniqüidade.
24 Assim que retribuiu-me o SENHOR conforme a minha justiça, conforme a pureza de minhas mãos perante os seus olhos.
25 Com o benigno te mostrarás benigno; e com o homem sincero te mostrarás sincero;
26 Com o puro te mostrarás puro; e com o perverso te mostrarás indomável.
27 Porque tu livrarás o povo aflito, e abaterás os olhos altivos.
28 Porque tu acenderás a minha candeia; o SENHOR meu Deus iluminará as minhas trevas.
29 Porque contigo entrei pelo meio duma tropa, com o meu Deus saltei uma muralha.
30 O caminho de Deus é perfeito; a palavra do SENHOR é provada; é um escudo para todos os que nele confiam.
31 Porque quem é Deus senão o SENHOR? E quem é rochedo senão o nosso Deus?
32 Deus é o que me cinge de força e aperfeiçoa o meu caminho.
33 Faz os meus pés como os das cervas, e põe-me nas minhas alturas.
34 Ensina as minhas mãos para a guerra, de sorte que os meus braços quebraram um arco de cobre.
35 Também me deste o escudo da tua salvação; a tua mão direita me susteve, e a tua mansidão me engrandeceu.
36 Alargaste os meus passos debaixo de mim, de maneira que os meus artelhos não vacilaram.
37 Persegui os meus inimigos, e os alcancei; não voltei senão depois de os ter consumido.
38 Atravessei-os de sorte que não se puderam levantar; caíram debaixo dos meus pés.
39 Pois me cingiste de força para a peleja; fizeste abater debaixo de mim aqueles que contra mim se levantaram.
40 Deste-me também o pescoço dos meus inimigos para que eu pudesse destruir os que me odeiam.
41 Clamaram, mas não houve quem os livrasse; até ao SENHOR, mas ele não lhes respondeu.
42 Então os esmiucei como o pó diante do vento; deitei-os fora como a lama das ruas.
43 Livraste-me das contendas do povo, e me fizeste cabeça dos gentios; um povo que não conheci me servirá.
44 Em ouvindo a minha voz, me obedecerão; os estranhos se submeterão a mim.
45 Os estranhos descairão, e terão medo nos seus esconderijos.
46 O SENHOR vive; e bendito seja o meu rochedo, e exaltado seja o Deus da minha salvação.
47 É Deus que me vinga inteiramente, e sujeita os povos debaixo de mim;
48 O que me livra de meus inimigos; sim, tu me exaltas sobre os que se levantam contra mim, tu me livras do homem violento.
49 Assim que, ó SENHOR, te louvarei entre os gentios, e cantarei louvores ao teu nome,
50 Pois engrandece a salvação do seu rei, e usa de benignidade com o seu ungido, com Davi, e com a sua semente para sempre.

NO CENACULO

Até na chuva

Leia 2 Pedro 1.19-21

Aos que viviam na região da sombra da morte resplandeceu-lhes a luz. Isaías 9.2
......................
No Missouri, as noites quentes de verão nos oferecem um prazer especial. Quando cai a escuridão, os gramados ficam cobertos pela luz suave e cintilante dos vaga-lumes. As crianças adoram apanhá-los e colocá-los em frascos para criarem suas próprias lanternas especiais. Enquanto caminhava para casa, no crepúsculo de uma noite quente de verão, com meu neto de cinco anos, Zach, uma chuva leve começou a cair. Ele perguntou: "Vovô, os vagalumes conseguem brilhar na chuva?" Começava a dizer que os vagalumes não saem na chuva quando, de repente, por toda a nossa volta, pequenas luzes começaram a cintilar. Para meu espanto, os vagalumes tinham aparecido em enorme quantidade, subindo do gramado. Sim, os vagalumes brilham na chuva!
De modo semelhante, a luz de Deus é mais forte que os problemas que chovem sobre nós. Se seguirmos a luz de Cristo como Deus a revela na Bíblia, podemos encontrar esperança mesmo quando caminhamos na chuva. Como muitos outros, enfrentei problemas como divórcio, doença, desemprego e conflitos familiares. Em meio a estas desilusões, não precisamos tropeçar na autopiedade, raiva ou pessimismo. Deus nos abençoará com luz enquanto seguimos a Cristo; nós podemos brilhar até mesmo na chuva.

Oração: Grande Estrela da Manhã, em tempos difíceis, que possamos confiar em Ti para nos trazeres luz e nova esperança. Amém.

Pensamento para o dia: Não há chuva que consiga apagar a luz de Cristo.
Cliff Rawley (Missouri, EUA)

Oremos pelos que precisam de luz e esperança.

CADA DIA

SOB NOVA DIREÇÃO

Terça-feira, 3 de junho

Leia: Atos 9:1-19

“Este homem é meu instrumento escolhido para levar o meu nome perante os gentios...” Atos 9:15

Mensagem:
Muitas pessoas medem seu valor pelo trabalho que realizam. Por isso, empenham longas horas no escritório ou na fábrica. Mas, o que nosso trabalho diz a respeito de quem nós somos realmente?
Saulo precisou reavaliar seu trabalho à luz do plano de Jesus para sua vida. Ele se dedicava a perseguir cristãos. Como judeu devoto, sentia que os cristãos eram uma ameaça à religião de Israel. Ele queria destruir qualquer um que seguisse os ensinos de Jesus. Deus, porém, redirecionou Saulo e o transformou num instrumento escolhido pelo Senhor Jesus. Saulo, então, se proclamou discípulo de Cristo, trabalhando sob nova direção.
Saulo foi chamado para levar a mensagem de perdão a todos aqueles que um dia havia odiado. As primeiras palavras de Ananias a ele são significativas: “Irmão Saulo, o Senhor Jesus... enviou-me para que você... seja cheio do Espírito Santo”. Através de Ananias, Saulo foi recrutado para um novo trabalho.
Foi preciso uma crise no caminho para dar a Saulo uma nova direção de trabalho e de vida. Ao refletirmos sobre isto, devemos avaliar o tipo de relação que existe entre o nosso trabalho e a nossa identidade, e reavaliar o quanto nossa vida de trabalho presta louvores a Deus.

Ore:
Senhor Deus, tu te importas com meu trabalho e com o tipo de pessoa que sou. Ajuda-me a trabalhar dedicadamente em prol do teu Reino, promovendo a tua glória. Oro em nome de Jesus. Amém.

Pense:
Nossa devoção pode ser cem por cento, mas somente nossa ação dirá o tipo de cristão que somos.

segunda-feira, junho 02, 2008

SALMO 17

1OUVE, SENHOR, a justiça; atende ao meu clamor; dá ouvidos à minha oração, que não é feita com lábios enganosos.
2Saia a minha sentença de diante do teu rosto; atendam os teus olhos à razão.
3Provaste o meu coração; visitaste-me de noite; examinaste-me, e nada achaste; propus que a minha boca não transgredirá.
4Quanto ao trato dos homens, pela palavra dos teus lábios me guardei das veredas do destruidor.
5Dirige os meus passos nos teus caminhos, para que as minhas pegadas não vacilem.
6Eu te invoquei, ó Deus, pois me queres ouvir; inclina para mim os teus ouvidos, e escuta as minhas palavras.
7Faze maravilhosas as tuas beneficências, ó tu que livras aqueles que em ti confiam dos que se levantam contra a tua destra.
8Guarda-me como à menina do olho; esconde-me debaixo da sombra das tuas asas,
9Dos ímpios que me oprimem, dos meus inimigos mortais que me andam cercando.
10Na sua gordura se encerram, com a boca falam soberbamente.
11Têm-nos cercado agora nossos passos; e baixaram os seus olhos para a terra;
12Parecem-se com o leão que deseja arrebatar a sua presa, e com o leãozinho que se põe em esconderijos.
13Levanta-te, SENHOR, detém-no, derriba-o, livra a minha alma do ímpio, com a tua espada;
14Dos homens com a tua mão, SENHOR, dos homens do mundo, cuja porção está nesta vida, e cujo ventre enches do teu tesouro oculto. Estão fartos de filhos e dão os seus sobejos às suas crianças.
15Quanto a mim, contemplarei a tua face na justiça; eu me satisfarei da tua semelhança quando acordar.

NO CENÁCULO

Das regras ao amor

Leia João 3.1-17

Porque toda a lei se cumpre em um só preceito, a saber: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Gálatas 5.14
......................
No verão que antecedeu ao meu noivado com minha mulher, Suzanne, fiquei cheio de dúvidas: Como poderia ter certeza de que nosso casamento não acabaria em divórcio? Como poderia ter certeza de que teria um lar feliz? Ocorreu-me que, em vez de uma certidão de casamento desejava uma garantia de que não correria risco nenhum ao amar outra pessoa. Mas não há amor sem risco.
Do mesmo modo, durante muitos anos quis que minha vida com Deus fosse legalista e literal, como num jogo no qual todas as regras estão definidas. Viver de acordo com regras afasta a ambiguidade e o risco. Boa parte de minha vida vivi cumprindo regras, preferi estar certo a amar. Mas em meu casamento amoroso e em minha vida em Cristo, experimentei a diferença entre viver sob o rigor da lei e viver pela graça.
Espiritualmente, viver dentro do círculo de amor pode exigir que desaprendamos muito do que pensamos que sabemos sobre Deus. Somente quando permitimos que o amor guie nosso entendimento das regras, podemos receber o dom que jamais conheceremos inteiramente, as boas novas que ouvimos e proclamamos: "Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o Seu Filho unigênito [...]. Porquanto Deus enviou o Seu Filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por Ele" (João 3.16-17).

Oração: Deus, afasta nossa necessidade de certezas e dá-nos a fé que se arrisca a amar as outras pessoas e a Ti. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: O amor rompe com o legalismo.
Mike Ripski (Tennessee, EUA)

Oremos pelas pessoas recém-casadas.

CADA DIA

APRENDER UMA NOVA LÍNGUA

Segunda-feira, 2 de junho

Leia:

Gênesis 11:1-9

O SENHOR os espalhou por toda a terra. Gênesis 11:9

Mensagem:
Um casal de americanos adotou duas crianças de um orfanato em São Paulo. As crianças pareciam felizes, mas não podiam compreender as palavras dos novos pais, que só falavam inglês. O juiz determinou que todos passassem um mês com uma família brasileira para melhorarem o entrosamento e a comunicação.
A vida na Terra era conveniente quando todos falavam a mesma língua. Porém, o povo orgulhoso começou a falar e agir de uma maneira que atrapalhava seu relacionamento com Deus: “Vamos construir uma cidade, com uma torre que alcance os céus. Assim nosso nome será famoso...”
Quem busca fama e grandeza para si mesmo torna sua vida menor, não maior. Contraria o exemplo de Jesus, que “não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se; mas esvaziou-se a si mesmo” (Filipenses 2:6-7). Os esforços do povo para se manter unido em uma única língua falharam porque Deus não era o elemento central em suas vidas. Suas tentativas de unidade criaram divisões que apenas Cristo pôde curar. Através do trabalho reconciliador de Cristo, as nações podem se unir novamente — “Para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho... e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor...” (Filipenses 2:10-11).

Ore:
Senhor Jesus, ajuda-me a buscar sempre a tua glória e a colocar-te no centro de minha vida. Ensina-me a procurar em ti a verdadeira unidade com meus semelhantes. Amém.

Pense:
Se buscamos fazer um nome para nós mesmos e tentamos nos tornar grandes, nossa vida se torna pequena.

domingo, junho 01, 2008

SALMO 16

1 GUARDA-ME, ó Deus, porque em ti confio.
2 A minha alma disse ao SENHOR: Tu és o meu Senhor, a minha bondade não chega à tua presença,
3 Mas aos santos que estão na terra, e aos ilustres em quem está todo o meu prazer.
4 As dores se multiplicarão àqueles que fazem oferendas a outro deus; eu não oferecerei as suas libações de sangue, nem tomarei os seus nomes nos meus lábios.
5 O SENHOR é a porção da minha herança e do meu cálice; tu sustentas a minha sorte.
6 As linhas caem-me em lugares deliciosos: sim, coube-me uma formosa herança.
7 Louvarei ao SENHOR que me aconselhou; até os meus rins me ensinam de noite.
8 Tenho posto o SENHOR continuamente diante de mim; por isso que ele está à minha mão direita, nunca vacilarei.
9 Portanto está alegre o meu coração e se regozija a minha glória; também a minha carne repousará segura.
10 Pois não deixarás a minha alma no inferno, nem permitirás que o teu Santo veja corrupção.
11 Far-me-ás ver a vereda da vida; na tua presença há fartura de alegrias; à tua mão direita há delícias perpetuamente.

NO CENÁCULO

A fragrância da esperança

Leia 2 Coríntios 2.12-17

[Estai] sempre preparados para responder a todo aquele que vos pedir razão da esperança que há em vós, fazendo-o, todavia, com mansidão e temor, com boa consciência. 1 Pedro 3.15-16
......................

Eu gostava de estar sozinha na lanchonete tanto quanto do delicioso aroma do café fresquinho. Debrucei-me sobre minha Bíblia e dei as costas para o senhor idoso, sentado perto de mim.
"Estava aguardando que você acabasse", disse ele quando fechei minha Bíblia. "Na semana passada, vi outra senhora aqui com sua Bíblia. Muitas pessoas participam de estudos bíblicos?"
Fiquei surpresa com sua pergunta. Enquanto conversávamos, contei a ele como eu havia iniciado meu relacionamento com Jesus Cristo 23 anos antes, como isto me resgatara do suicídio e como Deus me havia dado forças para lidar diariamente com a dor física.
"Admiro sua fé", ele disse.
"Não é minha fé", respondi. "Também pode ser sua."
"Estou velho demais e preso demais a meus hábitos", respondeu.
"Nunca se é velho demais."
O homem sorriu. "Estou atrasado para o curso de matemática que estou dando", disse ele. "Gostaria de poder conversar mais." "Vou orar por você", respondi.
Quando vivemos e conversamos sobre nossa fé, somos o aroma de Cristo para o mundo (veja 2 Coríntios 2.14).

Oração: Deus amado, permite-nos ser a fragrância de Cristo para com quem encontramos a cada dia. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Por meio do nosso testemunho, Deus pode levar outras pessoas a Cristo.
Laurie Alloway (Califórnia, EUA)

Oremos pelos grupos de estudo bíblico.

CADA DIA

UM BOM COMEÇO

Domingo, 1 de junho

Leia: Gênesis 1:1-10

E Deus viu que ficou bom. Gênesis 1:10

Mensagem:
É importante começar o dia com um bom café da manhã. Nossos corpos precisam de energia e nutrientes, e uma boa refeição matinal pode definir se o nosso dia será produtivo ou exaustivo. Muitos de nós, contudo, saem correndo de casa e tomam um cafezinho com pão no caminho para o trabalho, ou então nem comem nada até o almoço. Para esses, o café da manhã parece algo inconveniente – embora já fiquem sem energia por volta das dez horas da manhã.
Nossos corpos precisam de alimento. Como damos início ao nosso dia? Com quem fazemos isso? Um bom dia começa com o verdadeiro Deus. Ele deu início ao tempo e à história ao criar tudo do nada. E a terra não foi capaz de desenvolver nada até Deus transformá-la em algo apropriado e belo. Deus falou, e a escuridão desapareceu. Deus trouxe ordem a um universo vazio e sem forma. Ele se alegra em dar ao mundo provisão e propósito.
A cada dia, Deus também se alegra em nos amparar. Ele nos criou à sua imagem, a fim de sermos bênção, e ainda hoje trabalha em nós. “Estou convencido de que aquele que começou boa obra em vocês vai completá-la até o dia de Cristo Jesus” (Filipenses 1:6). Fazemos o nosso melhor quando começamos o dia com Deus.

Ore:
Querido Senhor, ajuda-nos a começar este dia contigo. Somos gratos porque supres nossas necessidades diariamente. Dá-nos o pão diário, e ajuda-nos a caminhar contigo. Em nome de Jesus. Amém.

Pense:
Quando o dia começa na comunhão de Deus, a vida ganha mais energia e significado.