sábado, maio 31, 2008

SALMO 15

1 SENHOR, quem habitará no teu tabernáculo? Quem morará no teu santo monte?
2 Aquele que anda sinceramente, e pratica a justiça, e fala a verdade no seu coração.
3 Aquele que não difama com a sua língua, nem faz mal ao seu próximo, nem aceita nenhum opróbrio contra o seu próximo;
4 A cujos olhos o réprobo é desprezado; mas honra os que temem ao SENHOR; aquele que jura com dano seu, e contudo não muda.
5 Aquele que não dá o seu dinheiro com usura, nem recebe peitas contra o inocente. Quem faz isto nunca será abalado.

NO CENÁCULO

Passos conduzidos

Leia Salmo 121.1-8

Alegrei-me quando me disseram: Vamos à Casa do Senhor". Salmo 122.1
......................

Éramos imigrantes no Brasil. Tudo o que tínhamos em comum com as pessoas era o fato de falarmos a mesma língua.
Em nosso primeiro domingo, acordei cedo. Disse a meu marido e filho: "Todos nós devemos ir e orar na casa do Senhor. Devemos buscar as bênçãos de Deus para a nossa sobrevivência nesta nova terra e pedir Sua orientação".
Meu marido disse que não conhecíamos o suficiente a grande cidade do Rio de Janeiro para localizarmos uma igreja. Eu lhe respondi que o bom Senhor nos guiaria.
Deixamos o lugar onde estávamos e vagamos sem destino pelas ruas. Eu carregava uma Bíblia na mão. Tínhamos atravessado algumas ruas quando vi um rapaz à nossa frente, também estava carregando a Bíblia. Abordei-o e perguntei-lhe se estava indo à igreja. Ele estava. Minha alegria não teve limites! Disse para mim mesma: Eis a resposta do Senhor.
Fomos à igreja e nos entregamos a Deus, dando graças pela orientação e pedindo proteção durante nossa estadia no Brasil. E o Senhor estava conosco.
Oração: Graças, ó Deus, por ouvires as preces de Teus filhos e filhas e por guiares nossas vidas. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Quando avançamos com fé para servir a Deus, um caminho se abre diante de nós.

Júlia Pinheiro (Lisboa, Portugal)

Oremos pelos/as imigrantes.

CADA DIA

GENTE GRANDE E GENTE MIÚDA

Sábado, 31 de maio

Leia: Mateus 18:1-9

"Se alguém fizer tropeçar um destes pequeninos... Melhor lhe seria amarrar uma pedra... No pescoço e se afogar nas profundezas do mar." Mateus 18:6

Mensagem:
Escandalizar, fazer tropeçar ou desviar do caminho certo uma criança é um erro de tão graves conseqüências que, segundo Jesus, seria melhor ser jogado no mar, com uma pedra amarrada no pescoço.
Jesus sempre deu atenção à criança. Temos muitas vezes posto os adultos em primeiro lugar, mas Jesus deseja que nossos casamentos e nossas famílias sejam boas instituições para nossos filhos.
Nos dias atuais, a sociedade está enfrentando o terrível problema dos abusos contra a infância. Pais abusam de seus filhos emocional, física e até sexualmente. Tal procedimento causa um impacto devastador na criança, afetando-a pela vida afora.
A saúde do casamento e da família, em última instância, determina o futuro caráter da sociedade. Os pais devem tratar seus filhos com respeito, para o saudável desenvolvimento de sua personalidade; devem orientar sua educação; devem proteger e preparar seus filhos para uma vida de serviço a Deus e ao próximo.
Que Deus amolde nossa maneira de pensar e de agir de tal forma que a "gente miúda" possa tornar-se sadia e forte, para nossa alegria e para a aprovação divina.

Ore:
Deus de misericórdia, abençoa-nos e ajuda-nos a reexaminar nossas atitudes para com nossa família e nossos filhos. Que teu poder e graça transformem nossos corações. Em nome de Jesus. Amém.

Pense:
A saúde do casamento e da família começa com a saúde do nosso coração. Jesus nos dá um novo coração.

sexta-feira, maio 30, 2008

SALMO 14

1 DISSE o néscio no seu coração: Não há Deus. Têm-se corrompido, fazem-se abomináveis em suas obras, não há ninguém que faça o bem.
2 O SENHOR olhou desde os céus para os filhos dos homens, para ver se havia algum que tivesse entendimento e buscasse a Deus.
3 Desviaram-se todos e juntamente se fizeram imundos: não há quem faça o bem, não há sequer um.
4 Não terão conhecimento os que praticam a iniqüidade, os quais comem o meu povo, como se comessem pão, e não invocam ao SENHOR?
5 Ali se acharam em grande pavor, porque Deus está na geração dos justos.
6 Vós envergonhais o conselho dos pobres, porquanto o SENHOR é o seu refúgio.
7 Oh, se de Sião tivera já vindo a redenção de Israel! Quando o SENHOR fizer voltar os cativos do seu povo, se regozijará Jacó e se alegrará Israel.

NO CENACULO

Volta ao lar celestial

Leia João 14.1-7
Aquele que me ama será amado por meu Pai. João 14.21
......................

Uma sensação de náusea no estômago, a boca seca e as mãos suadas evidenciavam meu nervosismo quando o carro do meu namorado se aproximou da casa. Ele me levava para conhecer seus pais, e eu não tinha certeza de como seria recebida. Receava não ser a nora que eles esperavam, a esposa que eles sabiam que seu filho merecia. A presença dele ao meu lado representava minha esperança de que sua família me amasse apenas porque ele amava.
Antes mesmo que eu abrisse a porta do carro, o pai de Jim já estava na calçada, esperando por nós. Meus temores logo se acalmaram diante do grande sorriso em seu rosto, seu beijo em minha bochecha e o conforto de seu abraço. Fui aceita com base no meu relacionamento com seu filho.
Muitos de nós nos preocupamos com a recepção que teremos ao chegar à porta de Deus. Sabemos que não somos bons o bastante para estar lá. Somos indignos de estar na presença de Deus. Mas não estaremos ali sozinhos. Nossa recepção às portas do céu depende apenas do nosso relacionamento com Seu Filho, Jesus Cristo. Posso ficar descansada. A maravilhosa acolhida que recebi de meu sogro é apenas uma antecipação do que receberei, algum dia, de meu Pai que está no céu. Afinal de contas, Deus enviou Seu filho para me trazer para casa.

Oração: Ó Deus, nós Te agradecemos pela certeza do Teu amor e aceitação por meio de nosso relacionamento com Teu Filho, Jesus. No nome dEle oramos. Amém.

Pensamento para o dia: Quem ama o Filho de Deus terá dEle uma alegre recepção.
Elaine L. Bridge (Ohio, EUA)

Oremos pelos noivos e noivas.

CADA DIA

A DOR QUE NUNCA SE ACABA
Sexta-feira, 30 de maio

Leia:
Salmo 42

Minhas lágrimas têm sido o meu alimento de dia e de noite. Salmo 42:3

Mensagem:
“Nunca soube que uma pessoa pudesse sentir tanta dor” – disse um avô ao falar de seus sentimentos pela morte do netinho de três meses. E se é assim que os avós sentem, tentemos imaginar o sofrimento dos pais. No livro Lamento por um Filho, Nicholas Wulterstorff pergunta: “O que faz que a morte de um filho seja tão indescritivelmente dolorosa?” Ele diz que é a dor que nunca se acaba.
A presença de Deus é o único lugar para onde podemos ir com esse tipo de dor; não precisamos esconder nosso sofrimento ou nossas lágrimas e devemos permitir que outros partilhem nossa dor, que chorem conosco. Isto ajuda, e muito. O conforto dos parentes, dos amigos e dos irmãos em Cristo é um lenitivo para o nosso sofrimento.
Há algumas regras a serem observadas pelos que desejam consolar os pais que perderam um filho: Ser autêntico; evitar aparentar o que não sente; ficar em silêncio (nossa presença pode ser mais apreciada que nossas palavras); dar apoio e chorar com eles, se for necessário.
Uma menina perdeu sua amiguinha e foi levar conforto à mãe dela. Quando lhe perguntaram o que tinha dito à mulher, respondeu: “Nada. Eu apenas sentei no seu colo e chorei com ela.” Isto é conforto!

Ore:
Pai bondoso, consola os que sentem a dor que nunca se acaba. Dá-nos amor genuíno para confortarmos os que estão de luto. Oramos em nome de Jesus.

Pense:
Mas Jacó recusou ser consolado, dizendo: "Não! Chorando descerei à sepultura para junto de meu filho".

quinta-feira, maio 29, 2008

SALMO 13

1 ATÉ quando te esquecerás de mim, SENHOR? Para sempre? Até quando esconderás de mim o teu rosto?
2 Até quando consultarei com a minha alma, tendo tristeza no meu coração cada dia? Até quando se exaltará sobre mim o meu inimigo?
3 Atende-me, ouve-me, ó SENHOR meu Deus; ilumina os meus olhos para que eu não adormeça na morte;
4 Para que o meu inimigo não diga: Prevaleci contra ele; e os meus adversários não se alegrem, vindo eu a vacilar.
5 Mas eu confio na tua benignidade; na tua salvação se alegrará o meu coração.
6 Cantarei ao SENHOR, porquanto me tem feito muito bem.

NO CENÁCULO

A dádiva da vida

Leia Salmo 90

Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio. Salmo 90.12
......................
Estava ocupado planejando minha agenda, pois ia ao festival da escola de minhas filhas. Tinha de organizar meu tempo em relação às atividades do festival e ainda fazer meu trabalho. Estava mais preocupado com os detalhes da minha programação do que em usufruir o evento com minhas filhas. Estava esquecendo o propósito do dia. Então, lembrei-me da Escritura: "Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio".
De acordo com o salmista, Deus é eterno e tudo o mais é transitório. Nossas vidas são curtas: "Pois todos os nossos dias se passam [...] porque tudo passa rapidamente" (Salmo 90.9-10). Experimentamos a beleza simples da vida? Ouvimos o canto dos pássaros e abraçamos a alegria da manhã? Ou apressamo-nos pela vida afora, preocupados, exasperados e nervosos no final do dia? A vida é uma dádiva de Deus, que nos convida a usufruir das bênçãos que cada dia traz e a refletir sobre a beleza da vida sem preocupação. Podemos usufruir da vida em sua plenitude quando compreendemos que cada momento é único.

Oração: Senhor, ensina-nos a apreciar a dádiva de vida que nos deste. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Saboreie a vida. Cada momento é único.
Jesús Quintanilla Osorio (Quintana Roo, México)

Oremos para ver a beleza da vida.

CADA DIA

CASAIS SEM FILHOS
Quinta-feira, 29 de maio

Leia:
1 Samuel 1:1-20

Mas a Ana dava uma porção dupla, porque a amava, apesar de que o SENHOR a tinha deixado estéril. 1 Samuel 1:5

Mensagem:
Em qualquer igreja, quando um recém-nascido é dedicado a Deus, algum casal sofre em silêncio. Seu sofrimento é causado pela impossibilidade de gerar filhos. Ana teve igual sofrimento muitos anos atrás. Ela pediu a Deus que lhe desse um filho, mas Ele não a atendeu. E ninguém compreendia seu sofrimento, nem mesmo seu marido. Às vezes ela ficava emocionalmente arrasada e não conseguia comer, pois desejava desesperadamente um filho. Continuou orando e levou perante Deus sua angústia. E Ele, por fim, atendeu suas orações. Algumas vezes, entretanto, Deus parece não ouvir. Há casais que oram anos a fio e gastam muito dinheiro com médicos, porém sem sucesso. Isto pode parecer banal hoje em dia, mas a verdade é que o sofrimento de muitos casais sem filho é grande.
Quem passa por essa frustração e sofrimento deve continuar buscando a solução na moderna medicina. Compartilhar com amigos, principalmente aqueles que passam pela mesma provação, também traz conforto e novas luzes. E, se possível, permitir que os irmãos e irmãs da igreja participem da sua angústia, para que orem com eles e lhes ofereçam a solidariedade cristã. Entretanto, o principal é perseverar em oração, levando sua dor perante Deus. Ele tem soluções inéditas!

Ore:
Pai celestial, aproxima-te dos que desejam e não conseguem ter filhos. Ajuda-os com teu amor e poder e dá-nos sabedoria para provermos consolo e apoio a eles. Por Cristo Jesus. Amém.

Pense:
Ter filhos não deve ser a razão última do casamento.

quarta-feira, maio 28, 2008

SALMO 12

1 SALVA-NOS, SENHOR, porque faltam os homens bons; porque são poucos os fiéis entre os filhos dos homens.
2 Cada um fala com falsidade ao seu próximo; falam com lábios lisonjeiros e coração dobrado.
3 O SENHOR cortará todos os lábios lisonjeiros e a língua que fala soberbamente.
4 Pois dizem: Com a nossa língua prevaleceremos; são nossos os lábios; quem é SENHOR sobre nós?
5 Pela opressão dos pobres, pelo gemido dos necessitados me levantarei agora, diz o SENHOR; porei a salvo aquele para quem eles assopram.
6 As palavras do SENHOR são palavras puras, como prata refinada em fornalha de barro, purificada sete vezes.
7 Tu os guardarás, SENHOR; desta geração os livrarás para sempre.
8 Os ímpios andam por toda parte, quando os mais vis dos filhos dos homens são exaltados.

NO CENÁCULO

Tempo para escutar


Leia 1 Samuel 3.1-10
Samuel disse ao Senhor: ?Fala, porque o teu servo ouve?. 1 Samuel 3.10
......................

Durante muitos anos, minhas orações eram conversações de sentido único, em que só eu falava com Deus. Eu agradecia, confessava, abençoava e pedia, mas não ouvia. No entanto, depois de ter sido apresentada a uma antiga maneira de orar a partir das Escrituras, minha vida de oração mudou. Nesse método, leio uma breve passagem das Escrituras, reflito sobre sua ligação com minha vida, e respondo a ela por meio da oração. Faço perguntas a Deus sobre algo que li. Ou reajo à leitura expressando gratidão pelas obras de Deus em minha vida e no mundo. As preocupações e os pedidos a Deus são filtrados por meio do conhecimento que alcancei com a leitura de meu "livro de instruções": a Bíblia.
Algo falta em meu tempo de oração enquanto não paro de falar e me sento calmamente, em geral de olhos fechados. Assim como limpo minha casa para receber a visita de um amigo especial, varro de minha mente pensamentos que desviem minha atenção e me preparo para receber Deus. Este é o tempo do Senhor. Como Samuel, fico na expectativa. Às vezes, me conscientizo de um pecado em minha vida, ou a afirmação preenche minha mente. Em momentos, sou impelida a agir em relação a algo que Deus me traz ao pensamento. Paz e tranquilidade prevalecem quando me exponho à presença de Deus.
Deus realmente nos fala quando reservamos um tempo para escutar. Todos nós podemos ter uma conversa de mão dupla que fortalecerá nosso relacionamento com Deus para sempre.

Oração: Ó Deus, perdoa-nos por nossas ocupações serem demais para Te permitirmos falar. Ensina-nos a ouvir Tua voz. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: O que a leitura bíblica de hoje diz sobre minha vida?
Leona K. Myer (Pensilvânia, EUA)

Oremos pelas pessoas ocupadas demais para orar.

CADA DIA

FILHOS ESPECIAIS

Quarta-feira, 28 de maio

Leia:
Moisés, recém-nascido, foi escondido durante três meses por seus pais, pois estes viram que ele não era uma criança comum.... Hebreus 11:23

Mensagem:
O Faraó do Egito havia mandado matar os meninos hebreus abaixo de dois anos, quando Moisés nasceu. Seus pais viram que ele era uma criança incomum e por isso arriscaram suas vidas para o esconder e o livrar da morte.
Moisés foi chamado mais tarde para liderar o povo de Deus na saída da escravidão do Egito. Seu chamado foi incomum. Embora seus filhos não sejam chamados para tal missão, os pais crentes de hoje sabem que eles também não são comuns. Seus filhos foram criados à imagem de Deus e são especiais porque, através de Jesus, se tornaram membros do pacto divino.
Quer tenham de seguir pela vida numa cadeira de rodas ou cheguem a campeões no atletismo, sejam eles portadores de alguma deficiência mental ou recebam um prêmio como primeiro aluno, nossos filhos são incomuns porque pertencem a Deus e porque Deus tem um plano especial para eles.
Os pais crentes apresentam seus filhos à igreja, comprometendo-se com a educação cristã deles e a viver uma vida de exemplo a fim de que, no tempo certo, confessem a Cristo como único Senhor e Salvador. Eles reconhecem que a tarefa não é fácil, mas sabem que seus filhos são especiais, pois pertencem a Deus. Fazem parte da Aliança de Deus com seu povo.

Ore:
Graças, Senhor, porque através de teu Filho Jesus nossos filhos são especiais. Graças pelo pacto que nos une ao teu povo e inclui nossos filhos, mesmo antes de saberem disso. Em nome de Jesus.

Pense:
Filho de crente não é crentinho, mas filho de Deus, mesmo antes que tomem conhecimento disso.

terça-feira, maio 27, 2008

SALMO 11

1 NO SENHOR confio; como dizeis à minha alma: Fugi para a vossa montanha como pássaro?
2 Pois eis que os ímpios armam o arco, põem as flechas na corda, para com elas atirarem, às escuras, aos retos de coração.
3 Se forem destruídos os fundamentos, que poderá fazer o justo?
4 O SENHOR está no seu santo templo, o trono do SENHOR está nos céus; os seus olhos estão atentos, e as suas pálpebras provam os filhos dos homens.
5 O SENHOR prova o justo; porém ao ímpio e ao que ama a violência odeia a sua alma.
6 Sobre os ímpios fará chover laços, fogo, enxofre e vento tempestuoso; isto será a porção do seu copo.
7 Porque o SENHOR é justo, e ama a justiça; o seu rosto olha para os retos.

NO CENÁCULO

Pão do céu

Leia Lucas 12.22-34

Paulo escreveu: ?O meu Deus, segundo a sua riqueza em glória, há de suprir, em Cristo Jesus, cada uma de vossas necessidades?. Filipenses 4.19
......................
Durante a II Guerra Mundial, muitas vezes me preocupei sobre como iria alimentar minha família. Um dia, fui à padaria para comprar três pães com meu cartão de racionamento. No entanto, o padeiro disse que não podia me dar nada porque eu já usara os cupons de racionamento daquela semana; ele não podia usar os cupons do mês seguinte, como eu esperava. Ao voltar para casa com meu marido e minha filha, estava bastante preocupada. O que daria à minha família para comer? Meu marido tentou me acalmar e me garantiu: "Deus proverá". Mas tive dificuldade em acreditar nele.
Quando chegamos em casa, vi um grande pão em cima da mesa. Fiquei olhando para ele, sem palavras. Ele parecia brilhar, como se fosse ouro. Mais tarde, descobri que uma criança, a quem eu havia dado aulas, o trouxera, mas para mim o pão viera do céu. Muitas vezes penso nesse episódio quando estou em dificuldades, mesmo depois destes anos todos. Deus sabe tudo, e a experiência fortaleceu minha fé de que Deus proverá tudo aquilo de que necessito.

Oração: Deus do pão de cada dia, graças pelo Teu amor. Liberta-nos de toda ansiedade e aprofunda nossa fé de que continuarás a alimentar-nos e a estar conosco enquanto oramos: "Pai nosso..."*

Pensamento para o dia: Deus proverá.
Lidia Mauri (Milão, Itália)

Oremos pelas crianças que têm fome.

*Mateus 6.9-13

CADA DIA

FILHOS: PRESENTES DO SENHOR

Terça-feira, 27 de maio

Leia:
Salmo 127

Os filhos são herança do SENHOR, uma recompensa que ele dá. Salmo 127:3

Mensagem:
Um dos mais excitantes acontecimentos na vida do casal é o nascimento de um filho. Testemunhar este milagre constitui-se num dos maiores privilégios que podemos ter. A visão de um recém-nascido faz-nos compreender um pouco da grandeza do nosso Deus, que é o doador da vida. E o mais surpreendente é que Deus nos concede tal maravilhoso presente. Pais imperfeitos recebem um pequenino ser, feito à imagem de Deus, para que cuidem dele. O salmista está certo quando diz que “os filhos são uma recompensa que Ele dá”. Não uma recompensa merecida por sermos os pais ou por alguma notável realização pessoal. Os filhos são herança do Senhor; são uma expressão generosa da graça divina.
Muitos de nós pais nos esquecemos de que nossos filhos são presentes de Deus. Falamos sempre dos “nossos” filhos, sem a consciência clara de que eles nos foram dados como presentes de Deus. Chegamos ao ponto de não mais considerarmos nossos filhos como dádivas, mas como realizações nossas.
Sejam os filhos nascidos do casal ou adotados, devemos expressar aquela atitude de admiração do salmista. Devemos colocar-nos diante de Deus com humildade, temor e ações de graças pelas dádivas preciosas que Ele confiou aos nossos cuidados.

Ore:
Bendito Pai, obrigado pelos filhos que nos deste. Faze-nos cônscios a todo momento do milagre que realizaste por nosso intermédio. Ajuda-nos na responsabilidade difícil de cuidar deles. Em Jesus. Amém

Pense:
Os filhos são uma dádiva de Deus que deve ser retornada a Ele.

segunda-feira, maio 26, 2008

NO CENÁCULO

Violência na família
Leia Isaías 54

Porque o Senhor te chamou como a mulher desamparada e de espírito abatido; como a mulher da mocidade, que fora repudiada. Isaías 54.6
......................
Durante 49 anos de vida conjugal sempre fui conciliadora e tentei manter meu casamento com o mínimo de dignidade, até que fui vítima de uma grande violência: meu marido tentou me matar. Dei um basta! Não aguentava mais tanto sofrimento.
Nas igrejas o modelo de casamento que descrevem é de lares felizes, como se vivêssemos fora da realidade e dos problemas do dia a dia. Ao estudarmos a Bíblia vemos muitos exemplos de casamentos conflituosos e lares infelizes. Davi tinha uma vida familiar caótica.
Nesses anos todos, conforto-me com o capítulo 54 de Isaías. Sofrendo as agressões temi perder minha fé. Pedia a Deus que me sustentasse até poder me recuperar. Dói demais ser vítima de violência de quem só se esperava amor e cuidado.
Minha igreja, minha família, meus amigos e meu Deus não me faltaram. Deus carregou-me nos braços. Minha fé e esperança estão depositadas no altar dAquele que não falha.

Oração: Ó Deus, abençoa as mulheres que sofrem violência de seus companheiros; não permita que sintam derrotadas. Por Jesus Cristo. Amém.

Pensamento para o dia: É preciso lutar contra a violência doméstica.
Estherzinha Lara Cardoso (MG, Brasil)

Oremos pelos/as que sofrem violência física nos seus lares.

CADA DIA

FRATERNIDADE

Segunda-feira, 26 de maio

Leia:
Atos 2:42-4

"Ele... foi elevado ao céu. Então eles o adoraram e voltaram... com grande alegria." Lucas 24:51-52

Mensagem:
O livro de Atos descreve a união que havia entre os seguidores de Jesus. A primeira comunidade de crentes partilhava uma intimidade que os levava a abrir seus corações e se confraternizarem. Não havia constrangimento por serem pobres ou terem problemas familiares ou outros. A fraternidade que desfrutavam tornou possível o partir do pão, de modo que não havia necessitados entre eles.
Muita coisa mudou desde o primeiro século. A vida atual não permite que as pessoas se reúnam todos os dias. Pouco restou da intimidade que havia entre os crentes. Muitos não dispõem de tempo para se devotarem ao ensino dos apóstolos e à fraternidade cristã. Outros usam máscaras para esconder suas dores, mesmo quando estão na igreja.
Uma coisa, porém, não mudou: é a nossa real necessidade de companheirismo com outros crentes. Alguns anseiam por um lugar aonde possam ir, não somente para ouvir a Palavra de Deus, mas também para encontrar refrigério. Outros se tornaram estranhos em suas próprias casas e amiúde buscam solidariedade fora – nas escolas, nos clubes ou no trabalho. Precisamos experimentar novamente aquela fraternidade dos primitivos cristãos. E isto pode ocorrer pelo poder do Espírito de Deus.

Ore:
Pai bondoso, dá-nos a oportunidade de ouvir a tua Palavra em perfeita comunhão com os irmãos e fortalece o amor cristão em nossos lares. Oramos em nome de Jesus.

Pense:
Muitos usam máscaras para esconder suas dores, mesmo quando estão na igreja.

domingo, maio 25, 2008

SALMO 10

1 POR que estás ao longe, SENHOR? Por que te escondes nos tempos de angústia?
2 Os ímpios na sua arrogância perseguem furiosamente o pobre; sejam apanhados nas ciladas que maquinaram.
3 Porque o ímpio gloria-se do desejo da sua alma; bendiz ao avarento, e renuncia ao SENHOR.
4 Pela altivez do seu rosto o ímpio não busca a Deus; todas as suas cogitações são que não há Deus.
5 Os seus caminhos atormentam sempre; os teus juízos estão longe da vista dele, em grande altura, e despreza aos seus inimigos.
6 Diz em seu coração: Não serei abalado, porque nunca me verei na adversidade.
7 A sua boca está cheia de imprecações, de enganos e de astúcia; debaixo da sua língua há malícia e maldade.
8 Põe-se de emboscada nas aldeias; nos lugares ocultos mata o inocente; os seus olhos estão ocultamente fixos sobre o pobre.
9 Arma ciladas no esconderijo, como o leão no seu covil; arma ciladas para roubar o pobre; rouba-o, prendendo-o na sua rede.
10 Encolhe-se, abaixa-se, para que os pobres caiam em suas fortes garras.
11 Diz em seu coração: Deus esqueceu-se, cobriu o seu rosto, e nunca isto verá.
12 Levanta-te, SENHOR. Ó Deus, levanta a tua mão; não te esqueças dos humildes.
13 Por que blasfema o ímpio de Deus? dizendo no seu coração: Tu não o esquadrinharás?
14 Tu o viste, porque atentas para o trabalho e enfado, para o retribuir com tuas mãos; a ti o pobre se encomenda; tu és o auxílio do órfão.
15 Quebra o braço do ímpio e malvado; busca a sua impiedade, até que nenhuma encontres.
16 O SENHOR é Rei eterno; da sua terra perecerão os gentios.
17 SENHOR, tu ouviste os desejos dos mansos; confortarás os seus corações; os teus ouvidos estarão abertos para eles;
18 Para fazer justiça ao órfão e ao oprimido, a fim de que o homem da terra não prossiga mais em usar da violência.

NO CENÁCULO

Filhos de Deus em necessidade

Leia Deuteronômio 15.7-11

Moisés disse: "Pois nunca deixará de haver pobres na terra; por isso, eu te ordeno: livremente, abrirás a tua mão para o teu irmão, para o necessitado, para o pobre na tua terra". Deuteronômio 15.11
......................

No albergue dei uma olhada nos sem-teto reunidos na sala ao redor. Todos tinham vindo para refeição noturna. Sentada ao lado de um homem idoso, ouvi-o recitar a passagem bíblica após outra. Pergunteilhe como ele sabia tanto da Bíblia. Ele respondeu: "Sou um ex-pastor". Aquele errante barbado mudou minha concepção sobre as pessoas sem-teto, as necessitadas e as pobres... Hoje eu as vejo mais claramente como filhos e filhas de Deus, pessoas a quem Deus espera que amemos incondicionalmente e para quem tem esperanças e planos. Nossa passagem bíblica de hoje é uma das mais poderosas em toda a Bíblia com relação à nossa responsabilidade para com os pobres. O fato de que os pobres nunca deixarão de estar conosco não é desculpa para os ignorarmos. De fato, bem pelo contrário, temos de "abrir a [...] mão para o [...] irmão, para o necessitado, para o pobre na terra".

Oração: Senhor amado, ajuda-nos a aproveitar todas as oportunidades de ministrar aos necessitados de mãos abertas. Prepara-nos para cada pessoa, para cada encontro que Tu preparaste. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: De que maneiras minhas mãos estão abertas aos pobres?
Valerie Burgess (Alasca, EUA)

Oremos Oremos pelas pessoas sem-teto de nossa cidade.

Medite: Salmo 122

CADA DIA

SOLTEIROS

Domingo, 25 de maio

Leia: 1 Coríntios 7:1-7

Cada um continue vivendo na condição que o Senhor lhe designou e de acordo com o chamado de Deus. 1 Coríntios 7:17

Mensagem:
Uma carta que recebi de uma pessoa solteira me censurava por não ter incluído uma só referência aos solteiros em algo que escrevi. Suas palavras: “Creio que se os líderes da igreja não incluírem os solteiros nos programas, estes continuarão deixando a igreja.” Ela tem razão. Os crentes em geral dão a impressão de que ser solteiro é ser inferior. Em muitas igrejas os solteiros têm sido as pessoas mais esquecidas. A maior parte das atividades e programas da igreja é dirigida aos casados e às famílias. Lembramo-nos dos solteiros quase sempre depois da programação. Poucas igrejas organizam programas específicos para solteiros. E o que é pior: muitos parentes e amigos, com a melhor das intenções, procuram reiteradas vezes fazer o papel de casamenteiros, sem levar em conta que muitos solteiros não querem se casar.
Uma das razões por que isto acontece é que interpretam erroneamente as palavras de Gênesis: “Não é bom que o homem esteja só.” Deus não está dizendo que todas as pessoas devem se casar. Ele se referia a Adão.
Alguns são destinados a ficarem solteiros. Paulo é um exemplo. Devemos entender e aceitar o lugar que Deus reservou para nós, afirma Paulo. O celibato, como disse alguém, não é uma doença que pode ser curada com o casamento.

Ore:
Deus Eterno, graças te damos por fazeres nossas vidas cheias de sentido e beleza. Abençoa-nos de acordo com os dons que nos concedeste. Oramos em nome de Jesus.

Pense:
Nunca é tarde para se casar, nem cedo demais para permanecer solteiro ou solteira.

quinta-feira, maio 22, 2008

SALMO 9

1 EU te louvarei, SENHOR, com todo o meu coração; contarei todas as tuas maravilhas.
2 Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo.
3 Porquanto os meus inimigos retornaram, caíram e pereceram diante da tua face.
4 Pois tu tens sustentado o meu direito e a minha causa; tu te assentaste no tribunal, julgando justamente;
5 Repreendeste as nações, destruíste os ímpios; apagaste o seu nome para sempre e eternamente.
6 Oh! inimigo! acabaram-se para sempre as assolações; e tu arrasaste as cidades, e a sua memória pereceu com elas.
7 Mas o SENHOR está assentado perpetuamente; já preparou o seu tribunal para julgar.
8 Ele mesmo julgará o mundo com justiça; exercerá juízo sobre povos com retidão.
9 O SENHOR será também um alto refúgio para o oprimido; um alto refúgio em tempos de angústia.
10 Em ti confiarão os que conhecem o teu nome; porque tu, SENHOR, nunca desamparaste os que te buscam.
11 Cantai louvores ao SENHOR, que habita em Sião; anunciai entre os povos os seus feitos.
12 Pois quando inquire do derramamento de sangue, lembra-se deles: não se esquece do clamor dos aflitos.
13 Tem misericórdia de mim, SENHOR, olha para a minha aflição, causada por aqueles que me odeiam; tu que me levantas das portas da morte;
14 Para que eu conte todos os teus louvores nas portas da filha de Sião, e me alegre na tua salvação.
15 Os gentios enterraram-se na cova que fizeram; na rede que ocultaram ficou preso o seu pé.
16 O SENHOR é conhecido pelo juízo que fez; enlaçado foi o ímpio nas obras de suas mãos. (Higaiom; Selá.)
17 Os ímpios serão lançados no inferno, e todas as nações que se esquecem de Deus.
18 Porque o necessitado não será esquecido para sempre, nem a expectação dos pobres perecerá perpetuamente.
19 Levanta-te, SENHOR; não prevaleça o homem; sejam julgados os gentios diante da tua face.
20 Põe-os em medo, SENHOR, para que saibam as nações que são formadas por meros homens. (Selá.)

NO CENÁCULO

Onde está o teu tesouro?

Leia Mateus 6.19-24

[Deita] ao pó o teu ouro e o ouro de Ofir entre pedras dos ribeiros, então, o Todo-Poderoso será o teu ouro, e a tua prata escolhida. Jó 22.24-25
......................
Existe uma história sobre um homem rico que estava angustiado por ter de deixar para trás sua riqueza quando morresse. Ele pediu a Deus que o deixasse levar para a eternidade uma mala cheia de seus bens mais preciosos. Deus finalmente consentiu, e o homem colocou o máximo de ouro que pôde dentro da maior mala que tinha. Quando chegou aos portões do céu, foi recebido por Pedro, que abriu a mala, curioso para ver o que o homem mais valorizava. "Quê!?", disse Pedro, sem poder acreditar. "Você trouxe calçamento?"
É um desafio compreender o que é importante na perspectiva de Deus. Se pudéssemos ver aqui na terra na perspectiva da eternidade, aquilo por que lutamos durante anos teria um aspecto diferente. Podemos usar nossa energia nos preocupando, controlando, lutando e juntando, mas se assim fizermos perderemos o que é mais importante.
Jesus disse: "E, quando eu for e vos preparar lugar [...] para que, onde eu estou, estejais vós também" (João 14.3). O importante é Jesus estar conosco. Passar um tempo com Deus e procurar entender mais plenamente a Sua Palavra: isso é o que nos liga a valores eternos. E quanto ao ouro? Bem, o ouro é bom, desde que o mantenhamos debaixo de nossos pés, e não em nossos corações, mentes ou malas.

Oração: Ajuda-nos, Senhor, a ver que estar Contigo é mais precioso do que ouro. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: O que está em sua mala?
Mary Manson (Ontário, Canadá)

Oremos pelas pessoas aprisionadas pelo desejo de riqueza.

MEDITE: SALMO 121

CADA DIA

NEM TUDO SÃO ROSAS

Quinta-feira, 22 de maio

Leia: 2 Samuel 11:1-15

Mas o que Davi fez desagradou ao SENHOR. 2 Samuel 11:27

Mensagem:
Na inversão de valores que caracteriza a nossa sociedade, o que era moda ficou fora de moda. Assim, “ter um caso” pode ser moda; ser fiel no casamento pode ser considerado fora da moda. Mesmo no meio cristão os “casos” muitas vezes são relevados embora nada tenham de inocentes, pois podem causar graves danos a vidas, casamentos, carreiras e filhos.
“Caso” é adultério, e adultério é pecado, ainda que o código civil diga que adultério não seja mais crime. A Bíblia narra o “caso” de Davi e Bate-Seba mostrando que isso desagradou a Deus. A infidelidade é um pecado contra o cônjuge. Constitui-se num ato de engano, traição. Quando nos casamos, prometemos ser fiéis “até que a morte nos separe”. Ter um “caso” é quebrar o voto solene. A Bíblia diz que o adultério é “caminho para a morte”, que deixa amargura quando tudo termina.
Devemos observar atentamente o que está ocorrendo em nossas vidas. Pessoas me dizem: “Nunca pensei que fosse acontecer comigo.” Pois aconteceu. Perguntemo-nos: “Há necessidades não atendidas em nosso casamento? Estamos nos comunicando? Estamos vivendo perto de Deus?” Nem tudo são rosas em nossa caminhada. Devemos “vigiar e orar”. “Vigiar” implica ação, pois o adultério pode ser prevenido por ambos os cônjuges.

Ore:
Pai misericordioso, ajuda-nos a permanecermos fiéis um ao outro e a cuidarmos um do outro em amor, a fim de que não haja lugar para a tentação e a queda. Em nome de Jesus oramos. Amém.

Pense:
O adultério pode começar num olhar, na falta de amor e lealdade e também no vazio de um casamento infeliz.

quarta-feira, maio 21, 2008

NO CENÁCULO

O propósito de Deus

Leia Salmo 127.1-3

Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. Romanos 8.28
......................
Esta noite, meu filho de dois anos orou: "Senhor Jesus, agradeço-Te por este belo dia e por esta noite para eu dormir. Abençoa-me. Abençoa o papai e a mamãe, as crianças da minha igreja e meus amigos. Amém". Ele foi tão sincero em sua oração que eu chorei.
Lembrei-me de minha reação três anos antes, quando soube que estava grávida. Fiquei surpresa e francamente desconfortável com a notícia. Eu planejara uma carreira servindo a Deus. Trabalhava com um grupo de jovens e queria continuar meus estudos de música e depois entrar no seminário. Orei: "Senhor, por que uma criança agora?" Meu bebê nasceu e me dediquei a cuidar dele e ensinar-lhe a amar e servir a Deus. Meu marido e eu amamos nosso bebê e juntos trabalhamos para oferecer-lhe um lar que tenha Deus em seu centro. Nosso filho enriqueceu nosso casamento e nossas vidas espirituais.
Hoje sou professora de Escola Dominical. Não compreendia o quanto as crianças precisavam de mim nem a profundidade de minha capacidade de dar até que meu filho me abriu os olhos para ver esta via de serviço.

Oração: Senhor, ajuda-nos a ver Teu propósito em todas as coisas. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Podemos servir a Deus onde quer que estejamos, mesmo que não seja o lugar de nossa escolha.
Jenny Facundo Hernández (Playa Ciudad Habana, Cuba)

Oremos pelas pessoas que enfrentam uma gravidez não planejada.

CADA DIA

VIVER JUNTO

Quarta-feira, 21 de maio

Leia: l Coríntios 6:12-20

"Todos os outros pecados que alguém comete, fora do corpo os comete; mas quem peca sexualmente, peca contra o seu próprio corpo." 1 Coríntios 6:18

Mensagem:
“Por que casar? Aquele pedaço de papel faz alguma diferença? E por que esperar? Quem disse que sexo é só no casamento? Se você está amando e vai se casar de qualquer modo, o que há de errado em ter contato sexual antes? Afinal, a sexualidade humana não é uma dádiva de Deus?” Estas palavras expressam a opinião de muitas pessoas atualmente! Sim, o sexo é uma dádiva de Deus para nós. A Bíblia nunca ensinou que o sexo é errado, sujo ou pecaminoso. Deus diz que, ao criar a humanidade, nos fez macho e fêmea (Gênesis 1:27). O sexo não foi um acidente da natureza. Foi o próprio Deus que tornou possível ao marido e à mulher unirem-se fisicamente.
Mas, ensina a Bíblia, o sexo é permitido somente dentro do casamento. Ela ensina que devemos deixar pai e mãe para nos unirmos como marido e mulher, e somente então podemos nos tornar uma só carne (Gênesis 2:24). O apóstolo Paulo diz que o sexo fora da relação conjugal é imoralidade, um pecado contra Deus, contra nós mesmos, contra as pessoas ao nosso redor. E o pecado traz conseqüências. Quando Deus determina que sexo é para os casados, Ele deseja nos proteger. Assim, para desfrutarmos a dádiva do sexo, temos de seguir as instruções do Criador.

Ore:
Pai bondoso, graças te damos pela dádiva do sexo e pelo prazer e conforto que ele nos proporciona. Ajuda-nos a manter esta dádiva dentro dos laços do casamento. Em nome de Jesus. Amém.

Pense:
Sexo é para ser curtido dentro do casamento, com vagar, despudor, ousadia, sensibilidade e alegria.

terça-feira, maio 20, 2008

SALMO 8

1 Ó SENHOR, Senhor nosso, quão admirável é o teu nome em toda a terra, pois puseste a tua glória sobre os céus!
2 Tu ordenaste força da boca das crianças e dos que mamam, por causa dos teus inimigos, para fazer calar ao inimigo e ao vingador.
3 Quando vejo os teus céus, obra dos teus dedos, a lua e as estrelas que preparaste;
4 Que é o homem mortal para que te lembres dele? e o filho do homem, para que o visites?
5 Pois pouco menor o fizeste do que os anjos, e de glória e de honra o coroaste.
6 Fazes com que ele tenha domínio sobre as obras das tuas mãos; tudo puseste debaixo de seus pés:
7 Todas as ovelhas e bois, assim como os animais do campo,
8 As aves dos céus, e os peixes do mar, e tudo o que passa pelas veredas dos mares.
9 Ó SENHOR, Senhor nosso, quão admirável é o teu nome sobre toda a terra!

NO CENACULO

Pedido concedido

Leia Mateus 9.9-13

Jesus disse: não vim chamar justos, e sim pecadores?. Mateus 9.13
......................
Quando servi como capelão em uma prisão militar, um prisioneiro me pediu para ser batizado e tornar-se um membro da igreja. Seu crime era assassinato executado premeditada e cruelmente. Se havia um ser humano desmerecedor de misericórdia ou perdão, era ele. No entanto, seu arrependimento parecia genuíno e seu pedido de perdão e aceitação, sincero.
Enquanto conversávamos, ele despejou sua alma a mim, nunca culpando as circunstâncias ou negando sua culpa. Arranjei forma de batizá-lo e recebê-lo como membro da igreja no domingo seguinte. Afinal, Jesus passou boa parte de seu tempo aceitando as pessoas consideradas desqualificadas para serem perdoadas ou salvas: soldados, coletores de impostos, leprosos, ladrões.
Ao olhar para trás, para o período em que fui capelão militar, nada do que fiz me parece tão importante quanto ter levado àquele jovem desesperado o amor gracioso, irrestrito e incondicional de Deus.

Oração: Ajuda-nos, Pai amoroso, a sermos mãos de misericórdia e aceitação para pessoas que, como nós, têm mais necessidade de misericórdia do que de julgamento. Oramos: "Pai nosso..."*

Pensamento para o dia: Porque recebemos a misericórdia de Deus, podemos oferecê-la.
Joe W. Walker (Oregon, EUA)

Oremos Oremos pelos capelães militares.

*Mateus 6.9-13

CADA DIA

CRENTES E CONTENTES

Terça-feira, 20 de maio

Leia:
Filipenses 4:10-20

"Aprendi o segredo de viver contente em toda e qualquer situação..." Filipenses 4:12

Mensagem:
Faz muitos anos, um amigo me deu uma lição sobre contentamento. Quando o conheci, ele estava imobilizado numa cama havia treze anos, sem condições de se mexer. Sua esposa tinha de fazer tudo para ele. Em uma de minhas visitas perguntei-lhe como conseguia suportar aquela situação. Sua resposta foi: “Deus tem sido muito bom para mim. Ele me deu o dom do contentamento. Nos três primeiros anos de minha doença eu era amargo e vivia perguntando: Por que eu? Agora pergunto: Por que não eu?” Citou então as palavras de Paulo: “Aprendi o segredo de viver contente.”
Desde aquela experiência, tenho encontrado outros crentes em condições semelhantes. Uma senhora de nossa igreja está na mesma situação do meu amigo, mas nunca ouvi dela uma única queixa. Ela é uma testemunha viva da graça de Deus, bem como um exemplo vivo da alegria cristã.
As provações, sofrimentos e adversidades podem nos deixar amargos e o caminho do contentamento é muito difícil. Paulo disse: “aprendi o segredo do contentamento” – tal aprendizado durou um longo tempo, através de dificuldades e sofrimentos. Também não o conseguimos pelo poder da vontade. Viver contente é um dom de Deus. É uma prova de que a graça divina é real.

Ore:
Pai celestial, perdoa nossas constantes reclamações, às vezes por coisas banais, insignificantes. Ensina-nos a vivermos sempre alegres, em qualquer circunstância. Oramos em nome de Jesus.

Pense:
Viver contente, em toda e qualquer situação, não é conformar-se com o pior, mas tirar o melhor do que se tem.

domingo, maio 18, 2008

SALMO 7

1 SENHOR meu Deus, em ti confio; salva-me de todos os que me perseguem, e livra-me;
2 Para que ele não arrebate a minha alma, como leão, despedaçando-a, sem que haja quem a livre.
3 SENHOR meu Deus, se eu fiz isto, se há perversidade nas minhas mãos,
4 Se paguei com o mal àquele que tinha paz comigo (antes, livrei ao que me oprimia sem causa),
5 Persiga o inimigo a minha alma e alcance-a; calque aos pés a minha vida sobre a terra, e reduza a pó a minha glória. (Selá.)
6 Levanta-te, SENHOR, na tua ira; exalta-te por causa do furor dos meus opressores; e desperta por mim para o juízo que ordenaste.
7 Assim te rodeará o ajuntamento de povos; por causa deles, pois, volta-te para as alturas.
8 O SENHOR julgará os povos; julga-me, SENHOR, conforme a minha justiça, e conforme a integridade que há em mim.
9 Tenha já fim a malícia dos ímpios; mas estabeleça-se o justo; pois tu, ó justo Deus, provas os corações e os rins.
10 O meu escudo é de Deus, que salva os retos de coração.
11 Deus é juiz justo, um Deus que se ira todos os dias.
12 Se o homem não se converter, Deus afiará a sua espada; já tem armado o seu arco, e está aparelhado.
13 E já para ele preparou armas mortais; e porá em ação as suas setas inflamadas contra os perseguidores.
14 Eis que ele está com dores de perversidade; concebeu trabalhos, e produziu mentiras.
15 Cavou um poço e o fez fundo, e caiu na cova que fez.
16 A sua obra cairá sobre a sua cabeça; e a sua violência descerá sobre a sua própria cabeça.
17 Eu louvarei ao SENHOR segundo a sua justiça, e cantarei louvores ao nome do SENHOR altíssimo.

Os cogumelos

Leia 2 Reis 4.1-7
Toda boa dádiva e todo dom perfeito são lá do alto, descendo do Pai das luzes. Tiago 1.17
......................
Durante um culto em uma região remota de minha província, o pastor pediu à congregação que expressasse agradecimento pelas dádivas de amor de Deus. Muitas pessoas se levantaram e mencionaram as grandes coisas que Deus havia feito em suas vidas: curando-as, dando-lhes emprego ou viagens em segurança, etc. Uma mulher, no início dos seus cinqüenta anos, enfraquecida e envelhecida pela pobreza e trabalho árduo, agradeceu a Deus pelos "cogumelos". Ela orou: "Senhor Deus, agradeço-Te pelos cogumelos que fizeste crescer em meu jardim. Há muitos deles lá e vendi-os por mais dinheiro do que normalmente ganho. Não os plantei nem os mereci, mas Tu, meu Provedor, os deste a mim como maná do céu. Estou feliz".
Certamente me identifico com sua oração. Muitos de nós recebemos muito mais do que merecemos, e tomamos essas coisas como certas, esquecendo-nos de agradecer a Deus. Antes, podemos agradecer-Lhe por tudo o que recebemos, não importa quão pequeno seja, porque é dádiva de Deus a nós. Por causa do Seu imenso amor por nós, estamos cercados de bênçãos.

Oração: Ó Deus, de quem fluem todas as bênçãos, agradecemos-Te por cada uma de Tuas dádivas de amor e atenção. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Procure os cogumelos de hoje.
Charlotte Mande Kasongo-Lenge (Cabo Ocidental, África do Sul)

Oremos pelas pessoas que ganham muito pouco para as suas necessidades.

CADA DIA

DEUS ODEIA O DIVÓRCIO?

Domingo, 18 de maio

Leia:
Malaquias 2:10-17

"Eu odeio o divórcio", diz o SENHOR, o Deus de Israel... Malaquias 2:16

Mensagem:
“Deus odeia o divórcio, mas ele me ama”, foi o que me disse uma mulher recém-separada do marido. E ela estava certa.
Deus odeia o divórcio não porque Ele queira nos ver desgraçados ou queira que paguemos por um erro que tenhamos cometido a algum tempo. Quando Ele nos deu o casamento, quis fazer a nossa vida rica e completa.
Deus odeia o divórcio pelo que ele causa. Deus conhece a dor que ocorre quando duas pessoas que estavam “fundidas” no casamento são “cortadas” e separadas pelo divórcio. Deus conhece a agitação, a confusão, a solidão que sobrevém para duas pessoas destinadas a serem uma só e que de repente se separaram. Deus conhece o sofrimento, a angústia e a confusão que sentem os filhos quando confrontados com a realidade da separação de papai e mamãe. O próprio Deus experimentou a dor do divórcio quando foi compelido a separar-se de seu povo por causa de sua infidelidade.
Deus, porém, não nos força a escolher entre um casamento morto e um divórcio. Ele não quer nenhum dos dois. Ele deseja que o casamento seja um reflexo da relação de Cristo com sua igreja. E isto requer um duro esforço. Mas o Espírito de Deus pode trazer vida onde há morte. Pode restaurar tudo que parece perdido e acabado. E Ele faz isto todos os dias.

Ore:
Senhor, obrigado por continuares nos amando apesar de odiares o divórcio. Guia-nos com teu Espírito para que muitos casamentos sejam salvos. E dá-nos um coração compassivo para com aqueles que estão separados. Amém.

Pense:
Porque se tornam uma só pessoa quando se casam, ficam alguns pedaços de um no outro quando se separam.

sábado, maio 17, 2008

SALMO 6

1 SENHOR, não me repreendas na tua ira, nem me castigues no teu furor.
2 Tem misericórdia de mim, SENHOR, porque sou fraco; sara-me, SENHOR, porque os meus ossos estão perturbados.
3 Até a minha alma está perturbada; mas tu, SENHOR, até quando?
4 Volta-te, SENHOR, livra a minha alma; salva-me por tua benignidade.
5 Porque na morte não há lembrança de ti; no sepulcro quem te louvará?
6 Já estou cansado do meu gemido, toda a noite faço nadar a minha cama; molho o meu leito com as minhas lágrimas,
7 Já os meus olhos estão consumidos pela mágoa, e têm-se envelhecido por causa de todos os meus inimigos.
8 Apartai-vos de mim todos os que praticais a iniqüidade; porque o SENHOR já ouviu a voz do meu pranto.
9 O SENHOR já ouviu a minha súplica; o SENHOR aceitará a minha oração.
10 Envergonhem-se e perturbem-se todos os meus inimigos; tornem atrás e envergonhem-se num momento.

NO CENACULO

Vivendo alerta

Leia Lucas 12.35-40

Jesus disse: tà hora em que não cuidais, o Filho do Homem virá?. Lucas 12.40
......................

Preparava-me para dar uma prova à minha classe de calouros de Psicologia quando meu genro telefonou-me. Um grande caminhão avançara um semáforo vermelho e atingira o carro de nossa filha: ela morreu instantaneamente. No dia seguinte, depois de viajar de avião para sua casa, visitei o cruzamento onde ela havia morrido. Se ela tivesse chegado dois segundos mais cedo ou mais tarde, muito provavelmente teria sobrevivido. A natureza frágil de nossa vida na terra ficou clara para mim naquele momento.
Durante muitos anos, minha fé tem me dado o sentido de que Deus está comigo. Naquele cruzamento, compreendi que, seja pela morte ou pela volta de Cristo, quer sejamos novos ou velhos, cada um de nós vive a poucos instantes de estar face a face com o nosso Senhor. Um aneurisma, um derrame cerebral, uma queda, um acidente de carro ou algum outro acontecimento pode nos levar instantaneamente da vida na terra para um encontro com o nosso Senhor.
Desde que nossa filha morreu, tenho me lembrado frequentemente de que, seja pela morte ou pelo regresso de Cristo, vivo a poucos instantes de estar diante de Cristo. Tento viver como um servo aguardando pelo regresso de meu Senhor e Mestre; tento viver uma vida alerta.

Oração: Senhor amado, que o sentido da Tua presença possa guiar nossas decisões neste dia, e que nossos atos possam trazer amor, alegria e paz a este mundo necessitado. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Viver com um sentido da proximidade de Cristo transforma nossos momentos e nossos dias.
Jeral Williams (Alabama, EUA)

Oremos pelas pessoas que perderam seus filhos ou filhas subitamente.

CADA DIA

SEPARANDO O INSEPARÁVEL

Sábado, 17 de maio

Leia: Dt 24:1-4; Mt 19:1-12

"Portanto, o que Deus uniu, ninguém separe." Mateus 19:6

Mensagem:
Alguns especialistas em relacionamento humano costumam dizer que “um divórcio é melhor do que um casamento morto”. Muita gente concorda com isto. Atualmente, cresce em todos os países o número de divórcios. Certos casais já não se amam e não têm nada mais em comum, enquanto outros sentem que cometeram um engano.
A Bíblia nos mostra que não existe o aviso “SAÍDA” em cima de nosso casamento. E embora o divórcio seja aceito em nossa sociedade, Jesus afirma que ele é inaceitável. Deus diz: “Eu odeio o divórcio.” (Malaquias 2:16). O divórcio, conforme Jesus, jamais foi cogitado. O certificado de divórcio concedido por Moisés nunca significou a intenção de quebrar os laços do matrimônio. Como Jesus afirmou, foi por causa da dureza dos corações e do pecado.
Jesus ensinou que o casamento foi ordenado por Deus desde o princípio. Além disso, marido e mulher unem-se e formam uma só carne. No casamento marido e mulher são fundidos, tornando-se uma só pessoa. Não se pode separar o que foi colado sem provocar sérios danos. E mais, acontece um mistério no casamento. Duas pessoas se unem, formam uma unidade, um todo. Divorciar-se é separar o que pertence a um conjunto indivisível. “Portanto”, disse Jesus, “o que Deus uniu, ninguém separe.”

Ore:
Senhor, oramos hoje por aqueles que conhecemos e amamos e estão enfrentando o divórcio. Perdoa-os, Senhor, e ajuda-os a restaurar suas vidas. Usa-nos como instrumentos teus para dar a eles o apoio da tua misericórdia. Amém.

Pense:
Melhor é viver no deserto do que com [um homem ou] uma mulher briguenta e amargurada. (Provérbios 21:19)

sexta-feira, maio 16, 2008

SALMO 5

1 DÁ ouvidos às minhas palavras, ó SENHOR, atende à minha meditação.
2 Atende à voz do meu clamor, Rei meu e Deus meu, pois a ti orarei.
3 Pela manhã ouvirás a minha voz, ó SENHOR; pela manhã apresentarei a ti a minha oração, e vigiarei.
4 Porque tu não és um Deus que tenha prazer na iniqüidade, nem contigo habitará o mal.
5 Os loucos não pararão à tua vista; odeias a todos os que praticam a maldade.
6 Destruirás aqueles que falam a mentira; o SENHOR aborrecerá o homem sanguinário e fraudulento.
7 Porém eu entrarei em tua casa pela grandeza da tua benignidade; e em teu temor me inclinarei para o teu santo templo.
8 SENHOR, guia-me na tua justiça, por causa dos meus inimigos; endireita diante de mim o teu caminho.
9 Porque não há retidão na boca deles; as suas entranhas são verdadeiras maldades, a sua garganta é um sepulcro aberto; lisonjeiam com a sua língua.
10 Declara-os culpados, ó Deus; caiam por seus próprios conselhos; lança-os fora por causa da multidão de suas transgressões, pois se rebelaram contra ti.
11 Porém alegrem-se todos os que confiam em ti; exultem eternamente, porquanto tu os defendes; e em ti se gloriem os que amam o teu nome.
12 Pois tu, SENHOR, abençoarás ao justo; circundá-lo-ás da tua benevolência como de um escudo.

NO CENACULO

Esconde-esconde

Leia Gênesis 3.6-13

Para onde me ausentarei do teu Espírito? Para onde fugirei da tua face? [...] Até as próprias trevas não te serão escuras: as trevas e a luz são a mesma coisa. Salmo 139.7, 12
......................
Jamais me esquecerei das brincadeiras de esconde-esconde com meu filho de três anos. Ele achava que, por não conseguir me ver, eu também não conseguia vê-lo, embora seu tênis aparecesse por trás do sofá, bem à vista.
Às vezes, os cristãos podem ser igualmente ingênuos quando pensam que podem se esconder de Deus. Adão e Eva tentaram se esconder de Deus, mas descobriram que Ele sabia exatamente onde encontrá-los. Houve momentos em que desanimei ao tentar ser semelhante a Jesus e vencer a tentação. Ao evitar a oração, o louvor ou a comunhão, eu pensava evitar a Deus; que Ele não saberia de minhas falhas. Mas a verdade é que mesmo quando O evito, Ele sabe tudo sobre mim.
Quando oramos abertamente a Deus sobre nossos pecados, ansiedades e tudo o mais em nossas vidas, não o fazemos para que Ele saiba tudo sobre nós, porque Ele já sabe. Oramos sobre essas coisas para conhecer mais sobre Deus e Sua vontade para as nossas vidas e decisões.

Oração: Deus amoroso, perdoa-nos pelos momentos em que tentamos evitar-Te. Agradecemos-Te por nos amares apesar de nossos pecados e agradecemos-Te pelo Teu perdão constante. Ajuda-nos a dedicar um momento a cada dia para melhor Te conhecer, para fazer a Tua vontade. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Nós oramos para o nosso próprio proveito, não para o proveito de Deus.
Rhanna Kidwell (Massachusetts, EUA)

Oremos pelas pessoas que tentam se esconder de Deus.
MEDITE: SALMO 119

CADA DIA

O AMOR É MESMO CEGO?
Sexta-feira, 16 de maio


Leia: Tiago 1:5-8

Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida. Tiago 1:5

Mensagem:
Há alguns anos, um casal resolveu se divorciar. A esposa contou-me que, antes de se casarem, ela iludiu-se a si mesma acreditando que, uma vez que amava seu futuro marido, todas as coisas correriam às mil maravilhas. Disse ela: “Eu passava por cima de tudo. Meu amor por ele me deixou cega.” Mas, depois que se casaram, ela descobriu o que milhares de casais aprendem todos os dias pelos difíceis caminhos da vida: realmente o amor não é cego. Quando escolhemos o parceiro, devemos estar certos de que poderemos nos adaptar um ao outro ou de que somos compatíveis.
Antes de partir para um compromisso mais sério que leva ao casamento, a moça e o rapaz deveriam perguntar a si mesmos: “Estamos emocionalmente sintonizados? Temos a aptidão emocional para nos complementarmos? Ou brigamos toda vez que estamos juntos?” Algumas pessoas casadas ou comprometidas envolvem-se em desastres emocionais. Uns têm medo de seu parceiro e vivem sempre intimidados. Outros sentem que jamais conseguirão fazer alguma coisa direito. Isto se chama incompatibilidade emocional.
De fato, o amor não é cego. Histórico familiar, personalidade, comportamento emotivo e muitos outros fatores, de repente se tornam grandes problemas dentro do casamento.

Ore:
Pai celestial, suplicamos-te hoje em favor dos jovens que desejam se casar, para que tenham tua sabedoria e graça e não decidam com base nas frágeis emoções.

Pense:
O amor não é cego!

quinta-feira, maio 15, 2008

SALMO 4

1 OUVE-ME quando eu clamo, ó Deus da minha justiça, na angústia me deste largueza; tem misericórdia de mim e ouve a minha oração.
2 Filhos dos homens, até quando convertereis a minha glória em infâmia? Até quando amareis a vaidade e buscareis a mentira? (Selá.)
3 Sabei, pois, que o SENHOR separou para si aquele que é piedoso; o SENHOR ouvirá quando eu clamar a ele.
4 Perturbai-vos e não pequeis; falai com o vosso coração sobre a vossa cama, e calai-vos. (Selá.)
5 Oferecei sacrifícios de justiça, e confiai no SENHOR.
6 Muitos dizem: Quem nos mostrará o bem? SENHOR, exalta sobre nós a luz do teu rosto.
7 Puseste alegria no meu coração, mais do que no tempo em que se lhes multiplicaram o trigo e o vinho.
8 Em paz também me deitarei e dormirei, porque só tu, SENHOR, me fazes habitar em segurança.

AS CHAVES DA SABEDORIA

A dúvida esvazia seu futuro para preencher seu presente.
Mike Murdock

NO CENÁCULO

Faça discípulos

Leia Gálatas 1.11-24

Ide [...], fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo. Mateus 28.19
......................

Sou uma leitora fiel do No Cenáculo, e compro vários exemplares para dar de presente a membros da família e vizinhos. Nosso ministério leigo inclui visitas a pessoas doentes e idosas, nas quais lemos meditações escolhidas do No Cenáculo.
Em uma ocasião, reparei no local de residência dos escritores. Alguns moravam muito perto, em minha própria cidade; outros tão longe quanto Queensland, Austrália. Alguns eram de regiões metropolitanas famosas, como Washington, nos EUA; outros eram de regiões menos conhecidas, como Lucknow, Índia, ou Gauteng, África do Sul. Sinto-me realmente grata a Deus pelas pessoas que, ao longo dos anos, responderam à Grande Comissão: "Ide [...], fazei discípulos de todas as nações".
Um pastor visitante disse recentemente à nossa congregação que metade do mundo não conhece o Senhor. Abrimos as portas da igreja e esperamos que as pessoas venham a nós. Mas a Escritura é clara: "Ide [...], fazei discípulos de todas as nações".

Oração: Ó Deus, perdoa-nos por continuarmos a ser complacentes dentro de nossas igrejas enquanto outras pessoas vivem sem fé nem esperança. Anima-nos a proclamar Tua mensagem e a levar as boas-novas de Teu reino a todo o mundo. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Deus diz: "Ide". Como e onde você fará isso?
Hilda Ortiz (Porto Rico)

Oremos pelas pessoas próximas a nós que não conhecem a Cristo.

CADA DIA

É SUFICIENTE AMAR?

Quinta-feira, 15 de maio

Leia: 2 Coríntios 6:14-18

"Não se ponham em jugo desigual com os descrentes." 2 Coríntios 6:14

Mensagem:
A escolha da pessoa com quem se vai casar é uma das coisas mais difíceis e importantes que alguém precisa fazer. Ela afeta a vida como um todo, afeta as famílias, os filhos, os netos, e afeta até a própria comunidade cristã.
Não existe “alma gêmea” e não existe parceiro perfeito. Ninguém pode apresentar todos os predicados que alguns pais pretendem que os parceiros de seus filhos tenham; e talvez ninguém consiga encontrar em seu próprio parceiro o padrão que deseja para a futura esposa ou marido.
Alguns escolhem demais e acabam sozinhos. Outros, nunca estabelecem um padrão para seu pretendente. E há aqueles, ainda, que, mesmo avisados por várias pessoas, se casam com alguém incompatível. Se ficam deslumbrados ou atraídos por alguém fisicamente, é o que importa; não pensam em compatibilidade. E quando descobrem que se casaram com a pessoa errada, reservam-se o direito de “dar o fora”. Afinal, dizem, ninguém é obrigado a pagar por um “erro” pelo resto da vida.
“Não se juntem com os descrentes.” A Bíblia dá ênfase à compatibilidade espiritual, absolutamente essencial no casamento. Somente em Jesus Cristo poderemos desfrutar “um tesouro comum... uma força comum e valores comuns”.

Ore:
Pai, dê aos jovens a capacidade de escolher não apenas com o coração ou pela aparência exterior, mas que tenham sensibilidade e a sabedoria do Espírito ao escolherem com quem vão se casar. Em Cristo. Amém.

Pense:
Somente a compatibilidade espiritual não garante a ninguém a felicidade no casamento.

quarta-feira, maio 14, 2008

AS CHAVES DA SABEDORIA

Acesso cria necessidades; necessidades criam expectativas; expectativas criam distração; distração cria fracasso.
Mike Murdock

SALMO 3

1 SENHOR, como se têm multiplicado os meus adversários! São muitos os que se levantam contra mim.
2 Muitos dizem da minha alma: Não há salvação para ele em Deus. (Selá.)
3 Porém tu, SENHOR, és um escudo para mim, a minha glória, e o que exalta a minha cabeça.
4 Com a minha voz clamei ao SENHOR, e ouviu-me desde o seu santo monte. (Selá.)
5 Eu me deitei e dormi; acordei, porque o SENHOR me sustentou.
6 Não temerei dez milhares de pessoas que se puseram contra mim e me cercam.
7 Levanta-te, SENHOR; salva-me, Deus meu; pois feriste a todos os meus inimigos nos queixos; quebraste os dentes aos ímpios.
8 A salvação vem do SENHOR; sobre o teu povo seja a tua bênção. (Selá.)

NO CENÁCULO

Rico?

Leia Lucas 18.18-30
Quão dificilmente entrarão no reino de Deus os que têm riquezas! Lucas 18.24
......................

Ouvi uma história sobre um homem cujo testamento dizia que seus cheques de viagem deveriam ser colocados junto a ele no caixão. Dei risada da tentativa de contrariar o ditado: "Não se pode levar dinheiro para o túmulo". No entanto, sempre me debati para compreender o comentário de Jesus sobre a riqueza. Embora eu não seja certamente uma pessoa rica pela definição da maioria das pessoas, possuo muitas coisas que Jesus seguramente veria como extravagâncias. Mesmo assim, pareceria irresponsável desfazer-me de todos os meus bens materiais. Quando eu estiver velho e aposentado, minha mulher e eu não gostaríamos de sobrecarregar nossos filhos com o peso financeiro de terem de nos sustentar.
De certo modo, acho que muita gente se sente condenada por esta passagem. No entanto, quando a analiso no contexto do capítulo todo, compreendo que ela não diz que temos que estar sem nenhum tostão para entrar no céu. O texto nos desafia a verificar se amamos a riqueza e os bens mais do que amamos a Deus. É esperado de nós que ajudemos os necessitados enquanto também provemos às nossas próprias necessidades. Como encontramos o equilíbrio? Por meio da fé e pela leitura das Escrituras, podemos nos lembrar de confiar em Cristo, cuja orientação permanece firme.

Oração: Deus amado, ensina-nos o valor de partilhar o que temos. Ajuda-nos a saber que as verdadeiras recompensas da vida não podem ser compradas e não se encontram nesta vida terrena. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Como posso partilhar mais fielmente minha riqueza com quem necessita?
Andrew Billings (Carolina do Sul, EUA)

Oremos Oremos pelas pessoas aprisionadas por seus bens.

CADA DIA

"FALAR, FALAR, FALAR!"

Quarta-feira, 14 de maio

Leia: Efésios 4:7-16

Seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo. Efésios 4:15

Mensagem:
“Falar, falar, falar” é o que alguns especialistas em aconselhamento de casais recomendam. Os casais devem falar um com outro sobre todas as coisas, sejam coisas importantes, banais, divertidas ou tristes. Devem falar!
No relacionamento conjugal precisamos ser sinceros, sem fingimento, sem máscara. É comum em muitas famílias o jogo do esconde-esconde. Falar a verdade exige a remoção da máscara para que marido e mulher vejam o coração um do outro.
Falar a verdade implica a disposição de compartilhar todos os temores, ressentimentos, ansiedades e rancores. Isto requer honestidade e coragem. Isto também envolve riscos. Mas a beleza do casamento está em expor e dividir nossos sentimentos sem medo de rejeição.
Devemos, porém, dizer a verdade com amor. Alguns não hesitam em “pôr para fora” qualquer coisa, sem levar em consideração os sentimentos alheios. Devemos, ao contrário, falar a palavra “que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem.” (Efésios 4:29)
Entretanto, há o risco de falar e o outro não ouvir. “Entra por um ouvido e sai pelo outro.” Falar ao vento, falar sozinho. Falar ao vento, falar sozinho. É preciso ouvir o outro, ouvir com os ouvidos e com os olhos.

Ore:
Senhor, queremos ter um coração aberto para compartilhar com nosso cônjuge o que nos preocupa, nos alegra, nos emociona. Queremos, também, ter ouvidos para ouvir. Ajuda-nos em nome de Jesus. Amém.

Pense:
Por que a mulher e, em especial, o homem deixam de ouvir um ao outro depois que se casam?

terça-feira, maio 13, 2008

SALMO 2

1 POR que se amotinam os gentios, e os povos imaginam coisas vãs?
2 Os reis da terra se levantam e os governos consultam juntamente contra o SENHOR e
contra o seu ungido, dizendo:
3 Rompamos as suas ataduras, e sacudamos de nós as suas cordas.
4 Aquele que habita nos céus se rirá; o Senhor zombará deles.
5 Então lhes falará na sua ira, e no seu furor os turbará.
6 Eu, porém, ungi o meu Rei sobre o meu santo monte de Sião.
7 Proclamarei o decreto: o SENHOR me disse: Tu és meu Filho, eu hoje te gerei.
8 Pede-me, e eu te darei os gentios por herança, e os fins da terra por tua
possessão.
9 Tu os esmigalharás com uma vara de ferro; tu os despedaçarás como a um vaso de
oleiro.
10 Agora, pois, ó reis, sede prudentes; deixai-vos instruir, juízes da terra.
11 Servi ao SENHOR com temor, e alegrai-vos com tremor.
12 Beijai o Filho, para que se não ire, e pereçais no caminho, quando em breve se
acender a sua ira; bem-aventurados todos aqueles que nele confiam.

AS CHAVES DA SABEDORIA

Se o que você segura em sua mão, não for suficiente como sua colheita, então deve ser sua semente.
Mike Murdock

NO CENÁCULO

Mordomos de Deus

Leia Mateus 6.25-34

Observai as aves do céu: não semeiam, não colhem, nem juntam em celeiros; contudo vosso Pai celeste as sustenta. Mateus 6.26a
......................

Em nossa chácara temos um pomar bem diversificado, além das frutas, minha esposa cuida com carinho das suas diversas plantas. Diariamente, presenciamos no cultivo das plantas a maravilhosa obra de Deus, seja no desabrochar de uma nova flor, seja no surgimento de um pequeno fruto.
A multiplicação das aves é outra dádiva de Deus que presenciamos quase diariamente. O ninho de rolinha é feito, de preferência, no cacho da bananeira. O instinto maternal dessa ave sabe qual é o período de crescimento da fruta, pois os filhotes abandonam o ninho quando o cacho da banana está no ponto de ser cortado para o consumo. Não fazemos uso de agrotóxico, o que proporciona uma área saudável e tranquila para nosso regozijo dos amigos e vizinhos.
Acordar pela manhã com o canto dos pássaros e o suave perfume das flores é uma grande benção de Deus. Quando montamos o nosso ambiente em um espaço saudável para se viver, protegendo a natureza e agradecendo a Deus pelas dádivas recebidas, somos abençoados e vivemos em paz.

Oração: Que Jesus amado possa tocar os nossos corações para que sejamos bons mordomos de Deus, sabendo usar e preservar a natureza tão bela e formosa criada pelas suas poderosas mãos.

Pensamento para o dia: O que posso fazer hoje para melhorar o ambiente onde vivo?
Deolindo Dantas (SP, Brasil)

Oremos pelas pessoas e ONGs que trabalham pela defesa e preservação do meio ambiente.

CADA DIA

ESTRANHOS ÍNTIMOS

Terça-feira, 13 de maio

Leia: Efésios 4:25-32

O homem e a mulher viviam nus, e não sentiam vergonha. Gênesis 2:25

Mensagem:
Vivendo em perfeição antes de caírem em pecado, Adão e Eva eram totalmente abertos um para o outro. Não sentiam vergonha do seu estado natural. Partilhavam a perfeita intimidade que Deus planejou para suas vidas.

Ore:
Deus Eterno, que maravilhosa e misteriosa é tua criação, cheia de beleza, segredos e venturas. Que possamos aceitar o desafio de contemplar e descobrir nosso cônjuge, numa comunhão profunda. Em nome de Jesus. Amém.

Pense:
Por trás de que roupas nos escondemos?

segunda-feira, maio 12, 2008

SALMO 1

1 BEM-AVENTURADO o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.
2 Antes tem o seu prazer na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite.
3 Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará.
4 Não são assim os ímpios; mas são como a moinha que o vento espalha.
5 Por isso os ímpios não subsistirão no juízo, nem os pecadores na congregação dos justos.
6 Porque o SENHOR conhece o caminho dos justos; porém o caminho dos ímpios perecerá.

AS CHAVES DA SABEDORIA

Os milagres não ocorrem onde são necessários; eles ocorrem onde são esperados.
Mike Murdock

NO CENÁCULO

As magníficas criaturas de Deus

Leia Lamentações 3.22-26

Pergunta agora às alimárias, e cada uma delas to ensinará; e às aves dos céus, e elas to farão saber. Jó 12.7
......................
Acredito que podemos aprender muito com as criaturas de Deus. Jake, nosso cão golden retriever, não é exceção. Com o alegre mover de seu corpo peludo, ele me cumprimenta impetuosamente: com sua cauda brincalhona sempre em movimento, seu focinho irrequieto e molhado, sua atenção entusiasta e a firme vontade de estar a meu lado. Jake comporta-se assim, constantemente e não importa o dia, o clima e o humor com que eu esteja. Sempre que estou com ele, sorrio e sinto aceitação e amor incondicionais.
Não sou tão constante quanto Jake em meus relacionamentos. Em minha relação com Deus, minha atenção pode variar, dependendo do que o dia me reserva e de como me sinto. Dependendo de como a vida corre extraordinariamente bem ou trazendo aflições e tribulações, até posso me esquecer de Deus. Jake se relaciona comigo jubilosamente; quero relacionar-me com Deus assim, entusiasta e constantemente, por meio da oração diária, do estudo bíblico e buscando a sua orientação.
Deus espera pacientemente que eu busque e experimente o verdadeiro relacionamento. Acreditando nisto, posso sorrir e sentir a aceitação e o amor incondicionais de Deus. Agradeço a Jake, uma das magníficas criaturas de Deus, por me lembrar constantemente desta oportunidade diária.

Oração: Deus amado, graças por nos ofereceres diariamente o Teu amor e aceitação. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Toda a criação pode chamar-nos a uma relação com Deus.
Richard K. Edwards (Virgínia, EUA)

Oremos para que sejamos bons administradores da criação de Deus.

Medite: Salmo 117

domingo, maio 11, 2008

AS CHAVES DA SABEDORIA

A resistêcia desmoralizará seu adversário.
Mike Murdock

N0 CENÁCULO

Luvas extras

Leia 2 Coríntios 9.6-15

Deus pode fazer-vos abundar em toda graça, a fim de que, tendo sempre, em tudo, ampla suficiência, superabundeis em toda boa obra. 2 Coríntios 9.8
......................

Enquanto arrumava as roupas de minha mãe, depois de seu falecimento, por alguma razão coloquei suas luvas boas no bolso de meu casaco, embora tivesse as minhas. Algumas semanas depois, numa manhã muito fria, levei meu carro para a revisão antes de ir para o trabalho.
A jovem que testava meu carro trabalhava com as mãos nuas, que estavam vermelhas e irritadas. Perguntei-lhe se ela tinha luvas. Quando ela respondeu Não?, lembrei-me das luvas de mamãe em meu bolso. Entreguei-as a ela, que as colocou para trabalhar. Observando-a, pensei em minha mãe e em como ela se doava às pessoas.
Quando a jovem terminou, tirou as luvas e devolveu-as a mim. Recusei com a cabeça e disse-lhe para guardá-las. Ela agradeceu-me com alguma descrença. Sorri e disse-lhe que minha mãe teria desejado que ela ficasse com as luvas.
Soube então por que havia colocado as luvas de minha mãe no bolso. Deus usou-as para mostrar-me que, ao partilhar com outros, estava honrando a memória de minha mãe e expressando o amor de Deus.

Oração: Ensina-nos, ó Deus, que ao ajudar alguém, é a Ti que o fazemos. Abre nossos olhos para as pessoas necessitadas ao nosso redor. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Como minha vida reflete a generosidade de Deus?
Charlene Eubank (Tennessee, EUA)

Oremos pelas pessoas que trabalham ao ar livre.

Dia das Mães * Hoje é o dia das mães. Celebremos em família. Recorde algo significativo sinalizado por sua mãe.

CADA DIA

DIA DE DESCANSO

Domingo, 11 de maio

Leia: Marcos 6:30-34

Jesus lhes disse: "Venham comigo para um lugar deserto e descansem um pouco." Marcos 6:31

Mensagem:
Após uma semana de compromissos, tarefas, indo trabalhar fora, hoje, domingo, sou dono do meu tempo. Quero me livrar das preocupações, estar com minha família e, certamente, descansar um pouco. Até mesmo Jesus chegou a trabalhar tanto a ponto de não sobrar tempo nem para comer. Jesus toma a iniciativa e convida seus discípulos a se retirarem para um lugar sossegado, descansar e repor suas energias físicas, emocionais e espirituais.

Ore:
Pai bondoso, graças te damos por tua provisão de um dia de descanso na semana. Ajuda-nos a encontrar lugares de sossego para refazer nossas forças e que tua igreja seja um oásis para nosso espírito. Em nome de Jesus. Amém.

Pense:
Nem todo trabalho é enfado e nem todo lazer é descanso.

sábado, maio 10, 2008

NO CENÁCULO

As palavras de Jesus

Leia João 20.19-29

Veio Jesus, pôs-se no meio e disse-lhes: Paz seja convosco! E, dizendo isto, lhes mostrou as mãos e o lado. [...] Disse-lhes, pois, Jesus outra vez: Paz seja convosco! João 20.19-21
......................

Estas palavras me falam da paz que podemos ter com Deus por intermédio de Jesus Cristo. Por duas vezes, Jesus disse aos discípulos: "A paz seja convosco". Entre as duas vezes, Ele mostrou Suas mãos e o lado feridos. Por quê? Acho que Ele queria mostrar-lhes que nossa paz vem por meio de Sua morte na cruz ? e Suas mãos e o lado eram testemunhos disso.
Se quisermos ter paz com Deus, temos de encarar as feridas de Cristo. Temos de compreender que nossos pecados criaram Suas feridas e nos separaram de Deus.
Mas quando pedimos perdão a Deus, os ferimentos de Jesus tornamse uma fonte de purificação para nossas vidas ? e então encontramos a verdadeira paz com Deus.
Que verdade espantosa! Se estivermos dispostos a assumir a responsabilidade pelos nossos pecados e pedir perdão a Deus, poderemos verdadeiramente ter a reconciliação com Ele!

Oração: Senhor Jesus, graças por nos mostrares Tuas mãos e Teu lado feridos. Obrigada porque, por intermédio de Teu sacrifício, podemos ter paz com nosso Pai. Ajuda-nos a contar esta maravilhosa verdade a todas as pessoas que colocas no nosso caminho. Em Teu nome. Amém.

Pensamento para o dia: Apenas em Cristo podemos ser reconciliados com Deus.
Jarmila Kalko (Sérvia e Montenegro)

Oremos pelo perdão de nossos pecados.

Medite Salmo 116

CADA DIA

A VELHA IRA

Sábado, 10 de maio

Leia: Efésios 4:25-32

"Quando vocês ficarem irados, não pequem". Apazigúem a sua ira antes que o sol se ponha... Efésios 4:26

Mensagem:
De acordo com a Bíblia, há dois tipos de ira: a justa e a pecaminosa. É uma ira justa, por exemplo, quando ficamos indignados com o erro, a corrupção, o pecado.

Ore:
Que teu Santo Espírito, Pai amado, que habita em nossos corações, nos ajude a controlar nosso temperamento, aguçar nossa compreensão, bondade e domínio próprio para vencermos a ira. Em nome de Jesus. Amém.

Pense:
Quem dorme com raiva pode acordar de mau humor e se persistir, com uma úlcera.

sexta-feira, maio 09, 2008

AS CHAVES DA SABEDORIA

Dá ao outro o que ele não pode achar em lugar algum, e ele retornará.
Mike Murdock

NO CENÁCULO

O Pão Divino

Leia João 6.25-35

Pois todo o que pede recebe: o que busca, encontra; e a quem bate, abrir-se-lhe-á. Lucas 11.10
......................
Certa manhã estava em casa, lembrei-me que possuía uma quantidade de pão sobrando na geladeira, e que em breve teria de jogá-los fora.
Sabendo da necessidade de muitas pessoas que não possuem nada para comer, pedi a Deus que enviasse alguém necessitado de alimento. Como moro numa pequena cidade, na zona rural, onde raramente se vê um estranho andando em nossa comunidade. Naquele exato momento ouvi uma voz chamando. Qual não foi minha surpresa quando olhei pela porta e vi um estranho chamando.
Perguntei-lhe o que desejava: pediu-me pão e água. Minha surpresa foi maior ainda, pois era exatamente aquele alimento que ofertara a Deus. Imediatamente lhe servi de comer e beber. Depois de fartar-se, agradeceu-me e disse: "Fique com Deus, vou orar pela senhora".
Quão grande foi minha alegria por ter saciado sua fome. Fez-me refletir que Deus está presente em nossos pensamentos e que devemos estar sempre sensíveis ao próximo e aos necessitados.

Oração: Senhor, agradecemos-Te por ouvires os nossos pedidos, ajuda-nos a estarmos sempre dispostos a ajudar os necessitados. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Para quem passa necessidade, o pouco torna-se muito.
Margarida Duarte (SC, Brasil)

Oremos pelas pessoas que passam por necessidades

CADA DIA

RECOMENDAÇÕES AOS MARIDOS

Sexta-feira, 9 de maio

Leia: 1 Coríntios 13:1-7

Os maridos devem amar cada um a sua mulher como a seu próprio corpo. Quem ama sua mulher, ama a si mesmo. Efésios 5:28

Mensagem:
Logo após o fim da Segunda Guerra Mundial, houve uma epidemia de difteria em minha cidade natal. A doença matou várias pessoas; minha mãe foi uma das vítimas. Meu pai foi alertado a não ficar muito perto dela para evitar o contágio. Mas ele não atendeu. Durante a última semana de vida de minha mãe, ele dificilmente saía de perto de sua cama. Isto aconteceu, estou certo, porque ele a amava como a seu próprio corpo.

Ore:
Graças te damos, Senhor Jesus, por teu amor imutável e eterno que nos salvou quando ainda éramos pecadores. Que, apesar das nossas limitações, possamos viver em nossos lares a alegria desse amor. Amém.

Pense:
Não se deve confundir amor que é capaz de sacrificar a vida pelo outro com o sacrifício de amar o outro por obrigação.

quinta-feira, maio 08, 2008

AS CHAVES DA SABEDORIA - MIKE MURDOCK

Se você não souber a qual lugar pertence,você se adaptará ao lugar em que está.

NO CENÁCULO

A obra-prima de Deus

Leia Salmo 19.1-4

Os céus proclamam a glória de Deus e o firmamento anuncia as obras das suas mãos. Salmo 19.1
......................

Quando vou para o trabalho pela manhã, bem cedo, normalmente ainda está escuro. Mas o proprietário de uma loja de arte e molduras, pela qual passo, deixa as luzes acesas na galeria. As doze pinturas ou mais, vistas da vitrine, combinam-se em um mosaico de cores que iluminam meu dia.
No entanto, meu espírito elevado vem de algo mais do que algumas pinceladas de cores antes do amanhecer. Em cada uma das pinturas eu vejo a obra de um artista que encontrou um significado especial em alguma parte da criação de Deus e empregou talento e conhecimento para expressá-lo sobre uma tela. Quer tenha sido intenção do artista ou não, considero sua obra uma mensagem de Deus para mim.
Não podemos ver Deus. No entanto, somos parte especial da obraprima que Ele está pintando. E que obra espantosa! E o que há de melhor nela são as infinitas maneiras pelas quais Deus nos permite participar de uma criação que nunca acaba, partilhar mutuamente os significados que nela encontramos e enxergar a Sua obra onde quer que olhemos.

Oração: Graças, Generoso Provedor, pela dádiva de Tua criação e de nossas vidas dentro dela. Ajuda-nos a fazer um uso criativo de tudo o que recebemos de Ti. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Cada pessoa faz parte da obra-prima de Deus.

Bob Tippee (Texas, EUA)

Oremos pelos artistas.

CADA DIA

SUBMISSÃO DA MULHER

Quinta-feira, 8 de maio

Leia: Deuteronômio 27:14-26

"Não há nada escondido que não venha a ser descoberto, ou oculto que não venha a ser conhecido." Lucas 12:2

Mensagem:
Esta é a história verdadeira de um ladrão de banco. Mas este ladrão não entrou armado no banco, nem tomou o dinheiro de um atendente temeroso. Ele era funcionário do banco, responsável por calcular os juros a serem mensalmente cobrados dos clientes. A cada mês, ele tirava um centavo de cada cliente e depositava em sua própria conta.
De certa maneira, era um crime perfeito e sem vítimas. Os clientes do banco nunca perceberam a pequena quantia roubada. O próprio banco continuou a obter muito lucro. Durante anos, aquele funcionário se safou, e continuou a roubar milhares de dólares a cada mês. Acidentalmente, porém, o banco finalmente descobriu o esquema —caso contrário, aquele homem estaria roubando até hoje.
As declarações feitas pelos levitas ao povo de Israel no Monte Ebal enfocam pecados mais específicos que os Dez Mandamentos — e alguns deles podem ser considerados "crimes perfeitos". São pecados cometidos em segredo ou com um cúmplice que também lucra com o ato. São cometidos contra vítimas cegas e sem poder. Aos olhos de Deus, porém, não há "crime perfeito". Jesus avisou seus seguidores de que mesmo quem esconder bem o seu pecado não escapará da justiça soberana de Deus.

Ore:
Deus Pai, confessamos a ti o que já sabes — os pecados que tentamos esconder. Perdoa-nos todos os nossos pecados, inclusive os secretos. E pedimos que nos leve de volta ao teu caminho. Amém.

Pense:
Mesmo que possamos esconder dos outros, jamais conseguiremos esconder nossos pecados de Deus.

quarta-feira, maio 07, 2008

NO CENÁCULO

Deus escuta

Leia 1 Reis 8.54-61
Pedi, e dar-se-vos-á; buscai e achareis; batei, e abrir-se-vos-á. Mateus 7.7
......................

Quando meus filhos eram bebês, eu embalava-os, cantando e orando para que dormissem. Lembro-me de segurar meu filho de catorze meses e orar por seus futuros relacionamentos com seus colegas de quarto, seus amigos, sua esposa. Durante anos, fiz a mesma oração. Sei que devo ter enfadado o Senhor com minhas orações, mas Mateus 7.7 nos diz: pedir, buscar e bater.
Quando meu filho foi para a faculdade, mal pude esperar para saber sobre seu colega de quarto. "Bem, mãe, ele é um ex-viciado em recuperação. Foi enviado para cá para passar um ano em reabilitação e estuda arte, faz esportes e tenta voltar a uma vida normal." Senti-me como se Deus me tivesse desapontado, e meu sentimento veio à tona. "Não compreendo. Durante dezoito anos eu orei para que você tivesse um bom colega de quarto, que tivesse uma boa influência em sua vida."
Meu filho, mais sábio que eu, respondeu: "Talvez a mãe dele tenha feito a mesma oração". Meu filho sabia que fora estimulado em toda sua vida e que agora tinha uma oportunidade de estimular um jovem com problemas sérios.
Deus responde às nossas orações com uma sabedoria maior do que a nossa. Eu pensava, que meu filho precisava de um amigo forte e cristão; mas, Deus sabia que meu filho precisava ser um amigo forte e cristão.

Oração: Senhor, cerca as pessoas a quem amamos de outras pessoas que as ajudarão a crescer espiritualmente. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Ore fervorosamente, sabendo que Deus ouve e responde.
Mary Sue Lockard (Flórida, EUA)

Oremos pelas pessoas que prestarão vestibular para a faculdade.

CADA DIA

AS NECESSIDADES DE CADA UM

Quarta-feira, 7 de maio

Leia: 1 Pedro 3:1-7

Criou Deus o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou: homem e mulher os criou. Gênesis 1:27

Mensagem:
Tanto marido como mulher têm necessidades básicas diferentes um do outro. A falha em reconhecer cada qual as necessidades do outro geralmente leva à ruptura da relação conjugal.
Quando Deus nos criou à sua própria imagem, Ele nos fez homem e mulher, e deliberadamente atribuiu distintas características a ambos: diferentes personalidades, diferentes maneiras de ver as coisas e diferentes maneiras de reagir às situações da vida. Ele planejou essas diferenças para permitir que marido e mulher se complementem e se tornem 'mais" completos. O apóstolo Pedro identifica algumas dessas diferentes necessidades quando se dirige às esposas falando de sua beleza interior e quando recomenda aos maridos que respeitem suas esposas.
A pergunta que ambos devem fazer é esta: quais as necessidades do meu cônjuge que preciso suprir? Se nossas relações conjugais devem refletir a relação de Cristo com sua Igreja, precisamos ser mais compreensivos um com o outro. Refletimos, como num espelho, a divindade de Cristo. Embora tenhamos características comuns, devemos ter em mente, por outro lado, que Deus nos fez diferentes – homem e mulher.

Ore:
Cristo, Senhor amado, muitas vezes nos preocupamos apenas com nossas necessidades e nos esquecemos das dos outros. Ajuda-nos a vencer o egoísmo e a nos esforçar em suprir as necessidades do nosso cônjuge. Amém.

Pense:
Descobrir as necessidades do cônjuge e se esforçar em supri-las, é um passo importante para a própria felicidade.

terça-feira, maio 06, 2008

NO CENÁCULO

Nossa canção de Sião

Leia Salmo 137.1-4

Às margens dos rios de Babilônia, nós nos assentávamos e chorávamos, lembrando-nos de Sião. Salmo 137.1
......................

Quando leio as palavras do Salmo 137, sinto a dor e a angústia das pessoas exiladas em uma terra estranha, sem qualquer esperança de poder voltar para casa. Ali, se sentiam abandonadas por Deus, sentiam que nunca mais poderiam se alegrar.
Quando enfrentamos problemas materiais, a morte de entes queridos ou outra perda qualquer, nossa tristeza pode parecer um exílio. Mas, quando ouço as palavras do salmista, lembro-me de que os bons dias não estão perdidos para ninguém. Somos assegurados de que, qualquer que seja nosso exílio, Deus está conosco. E porque Deus está conosco, nada temos a temer. Podemos cantar nossas canções de Sião e louvar a Deus, que está junto a nós, é nosso Consolador e nunca nos abandona.

Oração: Amado Pai, graças por nos lembrares de que, independentemente de onde estamos e do que enfrentamos, não estamos sós, porque Tu estás conosco. Oramos como Jesus nos ensinou, dizendo: Pai nosso que estás nos céus, santificado seja o teu nome; venha o teu reino; seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu; o pão nosso de cada dia dá-nos hoje; e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós temos perdoado aos nossos devedores; e não nos deixes cair em tentação; mas livra-nos do mal, [pois teu é o reino, o poder e a glória para sempre]. Amem*

Pensamento para o dia: Às margens dos rios da nossa "Babilônia", ainda podemos cantar a fidelidade de Deus.
Sherry Brooks Martin (Carolina do Sul, EUA)

Oremos pelas pessoas que vivem longe de casa.

*MATEUS 6.9-13 MEDITE: SALMO 115

CADA DIA

QUEM É QUEM NO CASAMENTO?

Terça-feira, 6 de maio

Leia: 2 Reis 5:1-14

Sujeitem-se uns aos outros, por temor a Cristo. Efésios 5:21

Mensagem:
Há alguns anos, a capa de uma revista estampou a foto de um casal, ambos segurando uma vassoura. A manchete dizia: "Cada um faz o que deve fazer!"
Cresci num lar onde nunca lavei pratos, simplesmente porque era menino. Nos vinte e cinco anos que convivi com meu pai, jamais o vi lavar pratos ou fazer qualquer outro serviço doméstico. Na sociedade daquele tempo, aquilo era serviço de mulher – homens e meninos não faziam esse tipo de trabalho. Entretanto, a Bíblia nunca ensinou que os afazeres da casa cabem somente à mulher. A Bíblia não diz que os homens devem fazer coisas de que gosta, enquanto as esposas fazem todo o trabalho da casa.
Paulo diz o que se espera do marido e da esposa. Embora a leitura comece sempre com a frase: "Mulheres, sujeite-se cada uma ao seu marido", o texto anterior diz: “Sujeitem-se uns aos outros, por temor a Cristo”, e isso inclui os maridos também, mesmo que não gostem desse texto da Bíblia. Ninguém dá ordens, ambos ouvem e respeitam a opinião um do outro. O casamento cristão inicia com a entrega mútua e espontânea dos cônjuges, em sincero amor, sendo a primeira preocupação de cada um não os seus direitos, mas suas responsabilidades comuns.

Ore:
Senhor Jesus, faze-nos capazes de abrir mão de nossos direitos em favor do outro. Se isto requer novas atitudes, ajuda-nos a mudar. Que sejamos capazes de ouvir e respeitar a opinião do nosso cônjuge. Amém.

Pense:
Submissão só da mulher é questão de cultura, o princípio da Bíblia é a submissão de cada um.

segunda-feira, maio 05, 2008

NO CENÁCULO

Envenenando-nos a nós mesmos

Leia Gênesis 33.1-12
[Jacó disse a Esaú:] Vi o teu rosto como se tivesse contemplado o semblante de Deus. Gênesis 33.10
......................
No início da minha vida conjugal minha mulher e eu confiamos a alguns amigos íntimos o nosso futuro financeiro. Mas eles traíram nossa confiança, fizeram-me perder o emprego e roubaram nossas magras economias. Minha raiva crescia a cada dia. Mês após mês, mal conseguíamos pagar a prestação da casa. A raiva que eu sentia provocoume uma úlcera.
"Tom, é como se você bebesse uma garrafa de veneno e esperasse que a outra pessoa morresse", disse-me um bom pastor. "Esqueça isso. Perdoe. Faça isso por si mesmo, não por eles."
Foi preciso tempo, um novo emprego e muita oração. Um dia encontrei o homem que mais havia nos ferido, então entendi que minha provação tinha acabado. O medo brilhou em seus olhos e suas mãos tremeram. "Fique tranquilo. Não vou machucar você", assegurei-lhe. "Eu o perdôo." Seus olhos se encheram de lágrimas quando apertamos as mãos.
Ele, então, soluçou: "Me desculpe", enquanto eu o abraçava. Como Jacó recebendo o perdão de Esaú depois de ter-lhe roubado o direito de primogenitura, naquela tarde aquele homem e eu vimos a face de Deus.

Oração: Senhor, cura-nos de qualquer amargura ou raiva que nos tenha feito adoecer. Ajuda-nos a perdoar, assim como Tu nos perdoaste. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Ao oferecer e receber perdão, vemos a face de Deus.
Tom Powell (Tennessee, EUA)

Oremos pelas pessoas que foram traídas.

Medite : Salmo 114

CADA DIA

DEIXAR PARTIR

Segunda-feira, 5 de maio

Leia:
Mateus 19:4-6

"Por essa razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e os dois se tornarão uma só carne." Mateus 19:5

Mensagem:
Encontrei uma pessoa que tinha se divorciado há vários anos. Logo que falou sobre seu passado, entendi porque o casamento acabou. Ele, na verdade, nunca havia deixado sua mãe enquanto esteve casado. Em quase tudo o que fazia, sua mãe vinha antes de sua esposa. Ele desconhecia a importância do ensino: "O homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher." A interferência dos pais na vida dos filhos casados é muito mais freqüente do que se pensa e isso causa mais atritos do que qualquer outro problema gerador de desavenças. Essa intromissão começa geralmente antes do casamento e se intensifica quando os problemas aumentam.
A Bíblia ensina de forma clara que no casamento as relações familiares mudam. O casal deve deixar pai e mãe. Naturalmente, devemos honrar e respeitar nossos pais e recorrer a seus conselhos, porém temos agora uma família nossa, uma nova unidade. O casamento inclui o compromisso de deixar os pais, que deverão sabiamente colocar-se em seu lugar. Quando nos unimos à nossa esposa ou marido, tornamo-nos uma só carne, uma só pessoa, um relacionamento íntimo, pessoal. Nada deve interferir nesse relacionamento.

Ore:
Pai, ajuda os jovens a compreenderem que devem deixar seus pais ao se casarem; e faze que os pais entendam a importância de permitir aos seus filhos partirem para uma vida independente e responsável. Em nome de Jesus. Amém.

Pense:
Casamento é apenas entre duas pessoas, ainda que una duas famílias.

domingo, maio 04, 2008

NO CENÁCULO

Aprendendo a orar

Leia Salmo 23
O Senhor é o meu pastor [...] Ele me faz repousar em pastos verdejantes. Leva-me para junto das águas de descanso. Salmo 23.1-2
......................

Sendo professora de Escola Dominical*, sempre me perguntei: Como posso explicar a oração a uma criança? Nós aprendemos a orar orando. Portanto, utilizo uma das orações mais belas e memoráveis da Bíblia, o Salmo 23. Gerações de crentes memorizaram este salmo e encontraram conforto, paz e segurança em suas palavras e imagens.
As crianças entendem facilmente as imagens do salmo e muitas vezes vêem-se como ovelhas. Imaginam-se repousando segura e pacificamente sobre grama macia, junto à água fresca, confiando na condução do pastor que amorosamente cuida delas e as protege do perigo. Algumas crianças, então, transferem esse sentimento de confiança para suas próprias orações e entram em diálogo com o Senhor sobre suas vidas e problemas.
Muitas crianças gostam da intimidade da oração. Nela, vivenciam Deus como um amigo que as protege e cuida. Na Escola Dominical, nós formamos um círculo para orar e nos sentirmos ligados mutuamente. As palavras que brotam do coração de cada criança refletem um relacionamento crescente com Deus.

Oração: Graças, Amigo e Criador, por estares sempre junto a nós, especialmente nos momentos mais difíceis da vida. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Podemos conversar com Deus como faríamos com o nosso melhor amigo.
Graziella Gandolfo (Saronno, Itália)

Oremos pelos professores e professoras das Escolas Dominicais.

* Escola Dominical: reunião nas igrejas protestantes/evangélicas as pessoas se dividem em classes conforme faixa etária e interesses coletivos, para o estudo da Bíblia com uso de diversos materiais didáticos.

CADA DIA

COMPATIBILIDADE

Domingo, 4 de maio

Leia: 1 Coríntios 11:11-12

"Farei para ele alguém que o auxilie..." Gênesis 2:18

Mensagem:
O que é mesmo a tal "incompatibilidade de gênios", responsável por um grande número de divórcios? Se tomarmos duas pessoas geniosas, vai ser difícil viver bem e em paz, por muitos anos, sob o mesmo teto. Ou seja, não haverá entre elas compatibilidade, entendimento, compreensão, nas áreas vitais do relacionamento. Entretanto, pode haver incompatibilidade entre pessoas que não sejam geniosas.
Por ironia, certos hábitos passam despercebidos durante o namoro e noivado. Nessa fase, onde predomina o romantismo e a paixão, as pessoas tendem a relevar as diferenças, os "defeitos", e a ressaltar os pontos comuns e as qualidades um do outro. Aí reside o perigo, pois quando se casam as coisas se invertem e a incompatibilidade destrói o casamento.
A compatibilidade é um dos ingredientes-chave para um casamento estável e feliz. Deus não realizou um casamento ao acaso no Éden, antes cuidou para que Eva fosse uma esposa compatível e certamente sabia que Adão corresponderia às necessidades emocionais, espirituais e físicas da sua esposa.
Ninguém deveria se casar movido apenas pelo coração ou outros interesses, pois em questão de compatibilidade no casamento, como em quase todas as áreas da vida, é melhor prevenir que remediar.
(*) Celsino Gama

Ore:
Pai, sê com os que procuram ajustar suas vidas, fazendo de suas diferenças instrumentos para se completarem. Que tenham tua graça para reconhecerem suas falhas e mudarem no que for possível. Em nome de Jesus. Amém.

Pense:
"Incompatibilidade de gênios" pode ser diagnosticada antes do casamento; depois, o tratamento é paliativo.

sábado, maio 03, 2008

CADA DIA

"AUXILIADORA" ?

Sábado, 3 de maio

Leia: Gênesis 2:18-25

"Não é bom que o homem esteja só; farei para ele alguém que o auxilie e lhe corresponda." Gênesis 2:18

Mensagem:
Um homem idoso tinha o costume de gritar para a esposa, pedindo-lhe que trouxesse café. Tão logo o ouvia, ela parava o que estava fazendo e vinha correndo. Quando um amigo indagou como ele conseguia tratar sua esposa daquela maneira, respondeu: ? "Ora, ela não é minha auxiliadora?"
Muitos homens entendem que uma esposa auxiliadora é uma assistente pessoal, uma criada, uma serviçal. Esperam que suas mulheres corram sempre que eles tiverem algum desejo ou necessidade. Infelizmente, muitas esposas se submetem a esse tipo de machismo, originando um relacionamento cheio de ressentimentos e conflitos.
Não creio que Deus tenha tido a idéia de dar a Adão uma criada, escrava ou capacho. A palavra "auxiliadora" em Gênesis não se refere a alguém que sai correndo quando o marido não encontra a camisa ou as meias. O termo hebraico original significa "alguém que ajuda outra pessoa a alcançar completa realização'. Eis o que faz a esposa indispensável ao marido. Ela não é uma utilidade descartável que deve ser tratada como criada. A esposa ajuda seu marido a se tornar completo em todas as esferas da vida – espiritual, emocional, social e profissional – e o marido ajuda sua esposa da mesma maneira.

Ore:
Senhor Jesus, perdoa a ignorância daquele marido que trata sua esposa como se fosse empregada ou serviçal. Dá-nos amor e sensibilidade para nos relacionarmos com nossos cônjuges com respeito, carinho e educação. Amém.

Pense:
As esposas são tão auxiliadoras dos homens quanto os homens devem ser delas.